quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

ACI Digital: Campanha para hospedagem da JMJ Rio 2013 busca 1.5 milhões de locais de acolhida

Documento sin título
   
NOTÍCIAS DIÁRIAS · www.acidigital.com
 
  6 de dezembro de 2012  
“O coração do mundo bate aqui"
Campanha para hospedagem da JMJ Rio 2013 busca 1.5 milhões de locais de acolhida
RIO DE JANEIRO, 06 Dez. 12 (ACI) .- Com o lema: “O coração do mundo bate aqui”, a campanha para hospedagem para a JMJ Rio 2013 busca conseguir milhão e meio de locais de acolhida. Envolvendo todos os setores da sociedade como artistas, apresentadores, esportistas, entre outros, a mensagem da campanha mostrará diversas possibilidades de locais de acolhida.
NOTÍCIA COMPLETA

SUGERIMOS HOJE:

FAÇA PARTE DA NOSSA REDE NO FACEBOOK
http://www.facebook.com/acidigitalport

NÃO PERCA NOSSO VÍDEO EXCLUSIVO COM O RESUMO DA CATEQUESE DESTA QUARTA-FEIRA 5 DE DEZEMBRO
https://www.youtube.com/watch?v=JAHZwAhFs8s

SIGA AS NOTÍCIAS DO PAPA NO TWITTER
https://twitter.com/ssbentoxvi

ASSINAR · RSS · MP3/PODCAST · RECURSOS · PUBLICIDADE

MANCHETES DO DIA



VATICANO

AMÉRICA

BRASIL

CONTROVÉRSIA

PERFIS

Católico em Dia
Santo ou Festa:
São Nicolau, Bispo
Um pensamento:
Devemos amar o Santo dos Santos, para nos tornarmos santos: quem pode nos impedir isso, se temos um corao para amar e um corao para sofrer.
Santa Margarita Maria
 
 

 

VATICANO


Criança filipina de dois anos cumprimenta o Papa pelo Natal

VATICANO, 06 Dez. 12 (ACI/EWTN Noticias) .- Adrián é um menino filipino de 20 meses que nesta quarta-feira pôde cumprimentar o Papa Bento XVI pelo Natal. Ele e sua mãe Caroline, participam do grande grupo de pessoas atendidas pelas Filhas da Caridade no Dispensário Pediátrico Santa Marta em Roma.

Conforme assinala o jornal vaticano L’Osservatore Romano (LOR), ambos participaram da delegação do dispensário que se aproximou ao Santo Padre para desejar-lhe um Feliz Natal no final da audiência geral realizada na Sala Paulo IV no Vaticano.

No grupo que saudou o Pontífice, também havia voluntários, irmãs e algumas famílias que recebem a ajuda das religiosas que servem no dispensário há mais de 90 anos. A irmã Antonietta Collacchi, que se encarrega do Dispensário há pouco tempo, esteve encarregada de apresentar-lhe ao Papa esta iniciativa.

"Às muitas pessoas que tocam desesperadas nossa porta, buscamos ajuda-las para que vivam o Natal como uma festa de alegria e de esperança, porque Jesus está com eles. E já temos os presentes preparados para as crianças", disse a irmã Collacchi ao LOR.

Do mesmo modo, e como de costume, os representantes da Federação Italiana dos Panificadores apresentaram ao Papa dois mil panetones que serão entregues aos detentos do presídio romano da Rebibbia.

Este presente, "com a característica coroa de Advento levada por dois pastores luteranos chegados da Alemanha, contribuiu para criar já, a vinte dias do Natal, um clima de festa na Sala Paulo VI".

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


Região italiana da Basilicata doa Presépio ao Vaticano

VATICANO, 06 Dez. 12 (ACI/EWTN Noticias) .- Neste ano o tradicional Presépio que se coloca aos pés do obelisco na Praça de São Pedro será oferecido ao Papa Bento XVI pela região italiana da Basilicata.

O Presépio contém cem figuras de terracota e é obra do escultor Francesco Artese.

Conforme se indicou, a peculiaridade de Artese está na recreação da paisagem dos "Sassi de Matera" e em colocar a vida rural em cena. Portanto, o presépio da Praça de São Pedro, reproduzirá a morfologia de um território que lembra muito os lugares da Terra Santa.

"A paisagem lucana se enriqueceu graças à obra dos religiosos que, decidindo viver nesse contexto, transformaram aqueles lugares em uma morada humana cheia de sacralidade edificando cento e cinquenta e quatro Igrejas rupestres, mosteiros e santuários que desde a Alta Idade Média até o século XIX delineiam a identidade de uma vasta área considerada como Patrimônio Mundial da Humanidade", explicou a nota informativa.

Conforme se indicou, no Presépio "se reconhecem a igreja rupestre Convicinio de Santo Antônio e a de São Nicolás dos Gregos e por cima dos tetos, destaca o campanário de São Pedro Barisano".

A instalação da obra será feita pelos Serviços Técnicos do Governo do Estado da Cidade do Vaticano.

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo

AMÉRICA


Cardeal venezuelano afirma que não podemos chamar-nos cristãos se não vivermos a Lei de Deus

CARACAS, 06 Dez. 12 (ACI/EWTN Noticias) .- O Arcebispo de Caracas (Venezuela), Cardeal Jorge Urosa Savino, chamou os venezuelanos a aproveitar o Advento para refletir sobre a fé que receberam, porque "não podemos dizer que somos autenticamente cristãos se vivemos à margem da Lei de Deus".

"Recordemos as palavras de Jesus: ‘Nem todo aquele que me diz: Senhor, Senhor, entrará no Reino dos céus, mas sim aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus’. Esse sim entrará no Reino dos Céus", assinalou em sua mensagem de Advento e Natal.

O Arcebispo explicou que a fé cristã tem consequências e implicações sociais e que o ódio, a violência, a corrupção são faltas graves contra Deus. Além disso, a indiferença religiosa ofende gravemente a Deus.

Por isso, assinalou que o Ano da Fé, no qual acontecerá este Natal, é uma oportunidade para "refletir seriamente sobre o dom maravilhoso da fé que recebemos, valorizá-la, celebrá-la, e viver de acordo a ela".

"Neste Natal, ao contemplar o Presépio, que não deve faltar em nenhuma casa, convido-os a sentir a alegria da nossa identidade católica, da nossa gloriosa condição cristã de filhos de Deus, discípulos de Jesus Cristo, e membros da nossa Santa Igreja Católica", expressou.

O Cardeal indicou que "em um mundo secularizado, que prescinde de Deus, nós sabemos que Ele existe, que é bom e poderoso, e está conosco; sabemos que seu amor se derramou em nossos corações. Por isso, não devemos nunca nos envergonhar da nossa fé. Pelo contrário, devemos valorizá-la cada vez mais, pois é um tesouro que nos comunica a luz de Cristo".

Por isso, o Arcebispo convidou os fiéis "a celebrar um Natal muito fervoroso, de renovação da fé, de compromisso fraterno e solidário com nossos irmãos mais pobres".

"Vamos à Missa de Natal no dia 24 de noite ou no dia 25, e comecemos bem o ano participando da Missa de Ano Novo, sob a proteção amorosa de Maria, a quem proclamamos Mãe de Deus. Encomendamo-nos a sua proteção e encomendamos também a ela o destino da nossa Pátria durante todo o próximo ano 2013", expressou.

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo

BRASIL


Campanha para hospedagem da JMJ Rio 2013 busca 1.5 milhões de locais de acolhida

RIO DE JANEIRO, 06 Dez. 12 (ACI) .- Com o lema: “O coração do mundo bate aqui”, a campanha para hospedagem para a JMJ Rio 2013 busca conseguir milhão e meio de locais de acolhida. Envolvendo todos os setores da sociedade como artistas, apresentadores, esportistas, entre outros, a mensagem da campanha mostrará diversas possibilidades de locais de acolhida.

Nomes como a cantora Elba Ramalho, a atriz Christiane Torloni e os ginastas Daniele e Diego Hypólito estarão apresentando a campanha.

A divulgação nacional será realizada por meio de comerciais nas principais emissoras de televisão, além de anúncios na mídia impressa, rádios, outdoors e internet.

Em entrevista ao portal oficial da próxima Jornada Mundial da Juventude, a diretora do setor de Hospedagem da JMJ Rio2013, irmã Graça Maria afirmou: “Nós trabalhamos no primeiro semestre para a comunidade católica, ou seja, a campanha foi toda voltada para o público interno. Agora começaremos atingir a sociedade, queremos mobilizar todo o povo carioca para abrir suas casas ao acolhimento.

“Por isso, iremos utilizar artistas que podem nos ajudar a mobilizar a sociedade, dando sua credibilidade a campanha e a hospedagem da Jornada. Nosso objetivo é envolver toda a população, através do meio artístico e desportivo, de forma que atinja a sociedade em todas as suas dimensões”, declarou Irmã Graça.

Sobre a participação dos artistas na campanha a religiosa afirma que eles podem “com a sua fama dar credibilidade ao trabalho que está sendo feito com a relação à hospedagem e à Jornada Mundial da Juventude”.

“Por exemplo, quando a Elba Ramalho publica na coluna do O Globo que quer acolher, que vai acolher... Isso dá uma credibilidade e uma seriedade muito grande ao trabalho que está sendo feito. É um grande fator que ajuda a envolver a população, por meio da mídia, dos artistas e cantores”, explicou a Irmã.

A encarregada da hospedagem dos milhares de peregrinos esperados no Rio de Janeiro afirmou que a campanha visa atingir“a sociedade de um modo em geral, a população carioca, independentemente de ser católico ou não”.

“Existe uma meta para atingir na Jornada que é de um milhão e meio de vagas de alojamento. Nós trabalhamos a campanha como um todo. A primeira parte já foi finalizada. Agora, estamos na segunda. Essa campanha é mais um instrumento para atingir a nossa meta”, conclui Ir. Graça Maria.

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo

CONTROVÉRSIA


Sacerdote jesuíta que nega a virgindade de Maria tem uma postura herética, explica perito

REDAÇÃO CENTRAL, 06 Dez. 12 (ACI/EWTN Noticias) .- O Pe. Pedro Mercado Cepeda, perito em direito canônico e doutor em filosofia, qualificou a postura do sacerdote jesuíta colombiano Alfonso Llano, que nega a virgindade de Maria e a divindade de Jesus, como "claramente herética".

Em uma coluna publicada no jornal El Tiempo com ocasião da publicação do livro "A Infância de Jesus" do Papa Bento XVI, o Pe. Alfonso Llano qualificou a virgindade de Maria como "um ponto que parecia já estar superado" na Igreja.

Em seu texto, o Pe. Llano –que foi diretor do Instituto de Bioética da Pontifícia Universidade Javeriana, a qual pertence o também sacerdote jesuíta Carlos Novoa que apoia publicamente o lobby do aborto liderado pela advogada Mónica Roa– assegurou que a Virgem Maria, "como mãe do homem Jesus, igual a nós, engendra-o com um ato de amor com seu legítimo marido, José, do qual teve quatro filhos homens e várias mulheres".

Em comunicação com o grupo ACI em 4 de dezembro, o Pe. Pedro Mercado Cepeda, Secretário adjunto da Conferência Episcopal da Colômbia assinalou que "no fundo, o que o Pe. Llano nega é a divindade de Cristo tal e como é entendida pelo Magistério e pela Tradição".

O Pe. Mercado precisou que as opiniões que deu ao grupo ACI são a título pessoal e não podem ser entendidas como a postura oficial do Episcopado colombiano. Segue abaixo o texto íntegro da entrevista:

Grupo ACI: O Padre Llano parece dissentir novamente sobre a doutrina católica e o faz novamente em um meio de grande difusão na Colômbia. Já lhe expressaram alguma indicação corretiva?

Padre Mercado: Na coluna titulada "A infância de Jesus" o sacerdote jesuíta controverte claramente a fé da Igreja Católica. Não é a primeira vez. Suas muito graves afirmações vão muito além da negação da virgindade corporal de Maria. No fundo, o que o Pe. Llano nega é a divindade de Cristo tal e como é entendida pelo Magistério e pela Tradição.

Nesse sentido, não tenho dúvida em afirmar que sua postura é claramente herética. Sobre as indicações corretivas posso te dizer que alguns Bispos já conversaram com ele em privado expressando seu rechaço. Acho, entretanto, que chegou a hora de esclarecer definitivamente a situação. Espero que as autoridades eclesiásticas competentes tomem cartas no assunto.

Grupo ACI: O sacerdote jesuíta fala que o "ponto" da virgindade de Maria "parecia já superado". A Igreja superou" o dogma da Virgindade de Maria?

Padre Mercado: O que está superado é essa teologia racionalista e redutiva que parece estar no fundo de certas afirmações do Pe. Llano não só sobre a virgindade de Maria, mas também sobre outros elementos relevantes da fé da Igreja.

Grupo ACI: Não é perigoso para os fiéis ler de um sacerdote, que deve fortalecê-los na fé, que a Virgem Maria "como mãe do homem Jesus, igual a nós, engendra-o com um ato de amor com seu legítimo marido, José, do qual teve quatro filhos homens e várias mulheres"?

Padre Mercado: É obvio que é perigoso ler esse tipo de afirmações e mais ainda se foram escritas por um sacerdote. Os fiéis terminam desconcertados. Por isso é importante que alguém diga a esses fiéis que as opiniões do Pe. Llano não são expressão da fé autêntica da Igreja Católica.

A virgindade corporal de Maria é uma realidade inquestionável desde uma perspectiva bíblica e desde o magistério. A opinião do Pe. Llano é uma postura pessoal, isolada do autêntico sentir da Igreja e inclusive de um são julgamento teológico. Eu o convidaria a estudar certos temas teológicos com maior empenho porque não podemos ficar presos na teologia dos anos sessenta.

Grupo ACI: Esta negação repetitiva dos ensinamentos da Igreja não constitui já heresia?

Padre Mercado: Eu não tenho dúvida alguma a respeito. Espero que o Pe. Llano seja consciente de sua situação canônica e se reconcilie logo com a Igreja. Espero, igualmente, que seus Superiores da Companhia de Jesus tenham a coerência e a valentia para solicitar-lhe uma retratação imediata e pública.

Por outra parte, as autoridades eclesiásticas competentes devem assumir sua responsabilidade e aplicar as medidas corretivas estabelecidas pelo direito canônico. A fé deve ser protegida em sua integridade. Esse é um direito dos fiéis que não pode ser violado impunemente.

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo

PERFIS


Conheça a história do menino órfão que chegou a ser Arcebispo

WASHINGTON DC, 06 Dez. 12 (ACI/EWTN Noticias) .- O Arcebispo Emérito de Saint Paul e Minneapolis (Estados Unidos), Dom Harry Flynn, expressou seu carinho pelos religiosos e religiosas e pelo trabalho que estes realizam no país, e recordou a grande importância que teve na sua vida a caridade com a que o trataram quando, em sua infância, ficou órfão.

Em um texto publicado no blog da Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB), titulado "Arcebispo Flynn: de órfão a Bispo", o Prelado expressou que tem "um carinho especial por todos os religiosos porque valorizo profundamente os sacrifícios que fazem para servir ao povo de Deus em nosso país".

Dom Flynn exortou a todos os fiéis a colaborar com a coleta anual para religiosos idosos que já não exercem o ministério, que se realizará nos dias 8 e 9 de dezembro em todo o país e se perguntou "onde estaria a Igreja nos Estados Unidos sem os religiosos?".

"Meu pai morreu quando eu tinha seis anos", recordou o Arcebispo Emérito. Poucos anos depois, enquanto "meus irmãos mais velhos estavam longe, no serviço militar, em setembro de 1945", faleceu sua mãe.

Dom Flynn recordou que "estava sozinho em casa com minha mãe viúva. No dia seguinte do Dia do Trabalho acordei para começar o meu oitavo ano na Escola St. Columba, em Schenectady, Nova Iorque. Essa manhã ainda está muito clara na minha memória. Encontrei a minha mãe morta".

"O que supostamente ia ser o dia que eu começaria o oitavo ano no colégio, foi o dia em que foram feitas todas as preparações para o funeral da minha mãe", assinalou.

O Prelado indicou que nunca esquecerá "a dolorosa experiência", mas recordou que ao voltar para a escola na segunda-feira seguinte, encontrou a uma "Irmã de São José, a irmã William Edmund. Seu nome de família era Mary Rose Eagan".

"Ela me recebeu afetuosamente e me guiou durante o oitavo ano. Frequentemente me pergunto como teria feito sem seu cuidado atencioso", disse.

Dom Flynn assegurou que ela "estava e está em minha memória de gratidão até hoje".

No ensino médio, o Prelado teve o apoio da diretora da escola, a Madre Maris Stella, que também exercia o cargo de superiora de um convento com 16 religiosas.

Ela dedicou tempo e dedicação ajudando-o a estudar para obter um Diploma do New York State Regent.

"Ela se destacava pela sua generosidade e penso nessa generosidade até hoje", indicou o Arcebispo Emérito.

Dom Flynn assinalou que "observei a Igreja nos Estados Unidos. É uma Igreja saudável. Nossa Igreja tem 77 milhões de pessoas. Pensei inúmeras vezes em onde estaria a Igreja se não fossem as mulheres religiosas e os homens religiosos".

O Prelado recordou o trabalho dos religiosos e religiosas que ensinam nas escolas em todo Estados Unidos e que fazem trabalho pastoral em hospitais e trabalhos de caridade.

"Agora temos a oportunidade de ajuda-los em suas necessidades", assinalou e recordou que "eles trabalham por pequenos estipêndios e qualquer outro ingresso adicional é reaplicado nos ministérios da comunidade".

"Como resultado, eles necessitam da nossa ajuda agora, necessitam muito. É minha esperança e minha oração que os católicos norte-americanos mostrem sua gratidão a estes valentes religiosos sendo generosos nesta grande coleta", concluiu.

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


PARA CANCELAR A ASSINATURA O INSCREVER UM AMIGO, PREENCHA O FORMULÁRIO AQUI
COMENTÁRIOS OU PERGUNTAS A acidigital@acidigital.com
http://www.acidigital.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.

"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]