quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

ACI Digital:Jovens precisam ser educados no sentido do esforço e da perseverança nas dificuldades, diz o Papa Bento XVI

Documento sin título
   
NOTÍCIAS DIÁRIAS · www.acidigital.com
 
  13 de dezembro de 2012  
Jovens precisam ser educados no sentido do esforço e da perseverança nas dificuldades, diz o Papa Bento XVI
VATICANO, 13 Dez. 12 (ACI/EWTN Noticias) .- O Papa Bento XVI exortou a educar os jovens na verdade e no sentido do esforço e da perseverança ante as dificuldades, em meio de um mundo de rupturas que demandam uma atitude coerente por parte dos governantes e educadores.
NOTÍCIA COMPLETA

SUGERIMOS HOJE:

FAÇA PARTE DA NOSSA REDE NO FACEBOOK
http://www.facebook.com/acidigitalport

SIGA AS NOSSAS NOTÍCIAS NO TWITTER
https://twitter.com/acidigital

SIGA AS NOTÍCIAS DO PAPA NO TWITTER
https://twitter.com/ssbentoxvi

ASSINAR · RSS · MP3/PODCAST · RECURSOS · PUBLICIDADE

MANCHETES DO DIA



VATICANO

MUNDO

Católico em Dia
Evangelho:
Santo ou Festa:
Santa Lucia, Mártir
Um pensamento:
Deus no manda coisas impossveis, mas, ao mandar, ensina a fazer o quanto podes, e a pedir o que no podes.
Santo Agostinho
 
 

 

VATICANO


Jovens precisam ser educados no sentido do esforço e da perseverança nas dificuldades, diz o Papa Bento XVI

VATICANO, 13 Dez. 12 (ACI/EWTN Noticias) .- O Papa Bento XVI exortou a educar os jovens na verdade e no sentido do esforço e da perseverança ante as dificuldades, em meio de um mundo de rupturas que demandam uma atitude coerente por parte dos governantes e educadores.

Assim o indicou o Santo Padre em seu discurso aos novos embaixadores e embaixatrizes junto à Santa Sé: Bizwayo Newton Nkunika (Zâmbia); Chalermpol Thanchitt (Tailândia); Ravinatha Pandukabhaya Aryasinha (Sri Lanka); Wafic Rida Saïd (São Vicente e Granadinas); Aminatou Batouré Gaoh (Niger) e Ibrahima Sory Sow (Guiné).

O Papa disse aos diplomáticos que "o direito a uma educação aos justos valores não deveria nunca ser esquecido ou negado. E o direito a educar a estes valores não deve jamais ser interrompido ou enfraquecido por qualquer interesse nacional ou supranacional. Por esta razão, é necessário educar na verdade e para a verdade: a verdade sobre o homem, sobre a criação, a verdade sobre as instituições".

"Junto a essa educação para a retidão de coração e pensamento, o Papa destacou que os jovens precisam, hoje mais do que nunca, ser educados no sentido do esforço e da perseverança nas dificuldades".

O Papa ressaltou que os jovens "têm que aprender que qualquer ato relativo à pessoa humana deve ser responsável e coerente com o seu desejo infinito, e que este ato acompanha o seu crescimento para a formação de uma humanidade sempre mais fraterna e livre das tentações individualistas e materialistas", prosseguiu.

Bento XVI disse que o processo da educação se realiza atualmente "em contextos onde a evolução das formas de vida e de conhecimento cria rupturas humanas, culturais, sociais e espirituais sem precedentes na história da humanidade".

O Papa disse logo que as redes sociais "tendem a substituir os espaços naturais de socialização e de comunicação, tornando-se muitas vezes o único ponto de referência da informação e conhecimento".

"A família e a escola já não parecem ser o terreno fértil, primário e natural, onde as jovens gerações adquirem a seiva vital para sua existência? (...) A escola e a universidade parecem ter se tornado incapaz de projetos criativos que impliquem uma teologia transcendental que as atraia profundamente. (...) O mundo de hoje e os adultos responsáveis não tem sabido dar-lhes os pontos de referência necessários".

Depois de perguntar-se se a disfunção de determinadas instituições e serviços públicos e privados não poderia explicar-se "partindo de uma educação deficiente e mal assumida", o Santo Padre animou aos governantes a "contribuir com valor ao progresso da nossa humanidade favorecendo a educação das novas gerações através da promoção de uma antropologia sólida, base indispensável para toda e qualquer autêntica educação e conforme ao patrimônio natural comum".

"Esta tarefa poderia partir de uma séria reflexão sobre as diversas problemáticas dos seus países respectivos e das determinadas opções políticas ou econômicas que podem afundar, pouco a pouco, seus patrimônios antropológicos e espirituais, patrimônios que resistiram às mudanças dos séculos e se consolidaram, pacientemente, sobre uns fundamentos que respeitam a essência da pessoa humana em sua realidade plural permanecendo em perfeita harmonia com o cosmos".

Bento XVI insistiu "aos governantes para ter coragem de trabalhar sobre a consolidação da autoridade moral – entendida como convite a uma vida coerente – necessária para uma verdadeira e saudável educação das jovens gerações".

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo

MUNDO


Linha de emergência para exorcismos habilitada na Itália

MILÃO, 13 Dez. 12 (ACI/EWTN Noticias) .- Ante o aumento do pedido de ajuda por parte dos fiéis que acreditam estar afetados pelo demônio, a arquidiocese de Milão na Itália, encabeçada pelo Cardeal Angelo Scola, habilitou uma linha de atenção e nomeou mais sacerdotes exorcistas para facilitar o processo complexo de discernimento nestes casos que a Igreja leva muito a sério.

Dom Angelo Mascheroni, Bispo Auxiliar de Milão e responsável pelo colégio de exorcistas da arquidiocese explicou que começamos com esta iniciativa "a partir da necessidade" e busca ser uma melhor coordenação dos esforços pastorais.

A Arquidiocese dispôs um telefone central habilitado durante as tardes que pode dirigir os fiéis ao exorcista mais próximo. "Quem precisar, pode ligar e encontrar uma pessoa que lhe dê os endereços mais próximos da zona para que as pessoas não tenham que viajar por distâncias longas" e ressaltou que "a Igreja deve escutar a estas pessoas, faz parte do seu ministério".

A atenção pastoral dos fiéis que temem sofrer um ataque do maligno é cuidadosa e atenta, na qual se discernem as possíveis causas naturais e espirituais das situações. "No ministério dos exorcistas é fundamental escutar e dar consolo, porque vêm pessoas afetadas que afetam aos demais", relatou o Prelado. "Todos são recebidos com grande serenidade e não podemos permitir que se desalentem, porque o Senhor é mais forte que o demônio".

O Cardeal Angelo Scola, arcebispo de Milão, habilitou seis novos sacerdotes exorcistas ante o número de pedido de ajuda por parte dos fiéis.

Os doze sacerdotes exorcistas informaram à arquidiocese os lugares e horários nos quais se encontram disponíveis. "Sugeri a eles que tenham a sua própria agenda e que não se aflijam pela grande quantidade de trabalho", afirmou Dom Mascheroni. "Devem ter entre duas ou quatro conversas por dia, não mais que isso, pois já seria demasiado". O critério de discernimento é complexo: "envolve a mente, a ética, a dor física e psíquica".

O Prelado também explicou que os casos de verdadeira presença do demônio são estranhos, e que muitas pessoas que vão aos exorcistas o fazem porque padecem dificuldades que atribuem ao maligno. Nesses casos "é importante discernir bem as situações", expressou o Bispo.

Os exorcistas também precisam observar a vida de fé das pessoas, depois de escuta-las. "Pergunto-lhes se costumam ir à missa aos domingos, quando se confessaram pela última vez... "Se já faz mais de dez anos que a pessoa não se confessa, digo-lhe que vá primeiro se confessar e que depois vemos as outras coisas".

Finalmente, Dom Mascheroni expressou a vontade da Igreja de ajudar a quem sofre este tipo de situações para que não sejam vítimas de bruxos e estelionatários que podem tirar um benefício econômico das dificuldades destas pessoas.

"A Igreja deve escutar a estas pessoas, faz parte do seu ministério. Então, se o demônio estiver verdadeiramente presente, o Evangelho nos diz como se comportou Jesus: orando, jejuando e amando", concluiu.

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


Contemplar quadro religioso pode reduzir a percepção da dor

LONDRES, 13 Dez. 12 (ACI/EWTN Noticias) .- Um estudo publicado na revista Pain e realizado pela neurocientista Katja Wiech da Universidade de Oxford (Inglaterra), assinalou que contemplar um quadro religioso pode reduzir nas pessoas a percepção da dor.

Conforme reproduziu a página Web Muyinteresante.es, a cientista estudou a atividade cerebral de católicos praticantes, ateus e agnósticos enquanto contemplavam um quadro de Santa Maria e o retrato da Dama do Arminho, de Leonardo da Vinci. Simultaneamente, estas pessoas recebiam descargas elétricas na mão esquerda.

As imagens obtidas mediante ressonância magnética funcional mostraram que o ícone religioso gerava uma alteração no cérebro dos católicos que reduzia a percepção da dor. A resposta consistia em um aumento da atividade da região direita do córtex pré-frontal, a mesma que funciona quando se administra um tratamento com placebo. Os ateus professos, pelo contrário, não mostravam alívio nem alteravam sua atividade cerebral ao contemplar nenhum dos retratos.

O neurocientista Matthew Lieberman, da Universidade da Califórnia, assegura que o seguinte passo é averiguar se as imagens religiosas conseguiram este efeito simplesmente porque chamavam a atenção dos católicos ou porque geravam neles sentimentos "piedosos".

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


Hospital de crianças em Barcelona é denunciado por promover a eutanásia

REDAÇÃO CENTRAL, 13 Dez. 12 (ACI) .- O Dr. José María Simón Castellví, membro do Pontifício Conselho para os Agentes Sanitários (Pastoral da Saúde), denunciou que o Hospital San Juan de Deus de Esplugues, em Barcelona (Espanha), especializado em crianças, acolherá uma jornada que promove a eutanásia hoje, 13 de dezembro.

O centro médico é dirigido pela Ordem Hospitaleira de São João de Deus, e se encontra sob a jurisdição da diocese de Sant Feliu, pertencente ao Arcebispado de Barcelona.

Em um folheto explicativo a associação Direito a Morrer Dignamente, organizadora da jornada titulada "Debate sobre o bom morrer", assinala que "todos temos direito a uma morte digna e a lei reconhece em alguns casos o direito a decidir. Mas o que acontece com estes grupos que não reúnem as condições que a lei prevê?".

Em declarações ao grupo ACI, o Dr. Simón Castellví, também presidente da Federação Internacional de Associações Médicas Católicas (FIAMC), assinalou que o fato de que "deixem que a associação espanhola pela eutanásia (que se chama Direito a Morrer Dignamente) atue em um hospital de crianças é uma vergonha".

Esta postura se entenderia porque "há muito tempo, este hospital de crianças tem como assessor em bioética o Instituto Borja de Bioética", o qual faz alguns anos emitiu "um documento a favor da despenalização da eutanásia", indicou.

Para Simón Castellví, a organização deste evento em um hospital católico "trata-se de uma provocação à Igreja em toda regra, possivelmente para ver como vai reagir".

"Sinto muito dizer que, com estes senhores a favor da eutanásia em um hospital de crianças, posso pensar razoavelmente que já se estão aplicando eutanásias em crianças. Sinto dor pela Ordem do grande São João!", lamentou.

A jornada contará com a presença e participação da Francina Vila, secretária de Mulher e Direitos Civis da Prefeitura de Barcelona, que respalda o evento.

O Pe. Custódio Ballester, pároco da Imaculada Conceição de Hospitalet de Llobregat em Barcelona e um dos primeiros a denunciar as práticas contra a vida em diversos hospitais vinculados à Igreja na Catalunha, lamentou a falta de ação do Episcopado local porque "Dom Agostinho Cortês, Bispo de São Feliu, pensa que, ao ser o hospital propriedade de uma ordem religiosa, o fato não lhe diz respeito, embora o direito canônico certamente lhe dê autorização para intervir".

Se o Prelado descobrir um abuso na administração do hospital, assinalou o Pe. Ballester, "depois de ter avisado sem resultado ao Superior religioso, pode agir pessoalmente com sua própria autoridade, de acordo ao cânon 683, inciso 2".

O sacerdote espanhol também indicou a responsabilidade do Irmão Jesús Etayo, "nomeado recentemente superior geral dos Irmãos de São João de Deus".

"Desde 2006 e até sua eleição, era o segundo conselheiro do até agora superior geral, portanto, está sabendo de tudo o que acontece já faz tempo", indicou.

Para o Pe. Ballester, "certamente o mestrado que realizou no Instituto Borja de Bioética debilitou bastante seus critérios morais".

De acordo com o sacerdote, uma terceira responsabilidade corresponde ao Arcebispo Metropolitano da Província Eclesiástica de Barcelona, quem evitou "encarar o problema de uma diocese que depende de sua jurisdição".

A jornada incluirá temas como "O caminho da morte digna em uma unidade neonatal" e "A morte na doença mental e na deficiência intelectual".

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


Católicos da América devemos estar na primeira linha de combate, diz o Prefeito da Congregação para os Bispos

ROMA, 13 Dez. 12 (ACI/EWTN Noticias) .- Durante uma Missa solene celebrada na Igreja de Santa Maria in Traspontina, a poucos metros do Vaticano, o Cardeal Marc Ouellet, Prefeito da Congregação para os Bispos, disse que os católicos das Américas devem estar "na primeira linha de combate pela justiça, pela paz e pelos autênticos direitos humanos"; mas que esse compromisso só será eficaz "com o testemunho de santidade".

A Missa, concelebrada por cardeais, bispos e sacerdotes da cúria vaticana, América Latina, Estados Unidos e do Canadá, encerrou, na festa de Nossa Senhora de Guadalupe no dia 12 de dezembro, o Congresso Internacional "Ecclesia in America" organizado pela Pontifícia Comissão para a América Latina e pelos Cavaleiros de Colombo.

Recordando a aparição da Virgem de Guadalupe no Tepeyac, o Cardeal Ouellet disse que "graças a três milagres de Santa Maria, a graça prevaleceu sobre a prudência episcopal e marcou o momento de decolagem da Evangelização no novo mundo".

"Mas Ela agora insiste aos batizados de toda a América a empreender o caminho da nova evangelização", adicionou.

Ao referir-se à presença de mais de 150 cardeais, bispos, sacerdotes e leigos convidados ao evento vindos de toda a América e do Caribe, o Cardeal disse que "chegamos aqui a Roma, a esta reunião, guiados pela estrela, como os ‘sábios do ocidente’, a estrela que é a Virgem de Guadalupe".

"Vamos agora dar testemunho do Evangelho que nos une mais além das fronteiras e raças em um só continente, como filhos de uma só Igreja: o mundo inteiro, especialmente os pobres e os que mais sofrem esperam este testemunho".

"Os batizados –continuou– devemos levantar-nos para proclamar nossa fé com orgulho, certamente com respeito por todos; mas com a urgência de saber que devemos passar a tocha desta fé às novas gerações da cultura digital".

O Cardeal Ouellet falou com emoção do testemunho de santidade da primeira Santa da América, Santa Rosa de Lima; e da mais recentemente canonizada, Santa Kateri Tekakwitha, e disse que "ambas as santas devem estar agora de mãos dadas no Céu, não só para velar por toda a América, mas também para impulsionar em nós a nova evangelização".

"Por isso –disse o Cardeal canadense– a única garantia do cumprimento da nossa missão é a santidade: a existência hoje de homens e mulheres Santos".

"Não há nenhum obstáculo para ser Santos hoje, basta a fé de um grão de mostarda", concluiu.

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


Virgem de Guadalupe oferece poderosa mensagem contra o aborto

ROMA, 13 Dez. 12 (ACI/EWTN Noticias) .- O Presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina, Cardeal Marc Ouellet, assegurou que a aparição da Virgem de Guadalupe como uma mulher grávida é em si mesmo um testemunho poderoso de vida contra o aborto.

A imagem da Virgem de Guadalupe apareceu em 1531 na tilma de São Juan Diego no Tepeyac (México). Destaca-se na imagem que ela não leva a Jesus nos braços, mas tem uma faixa preta atada no seu ventre, símbolo asteca da gestação maternal.

Durante o Congresso Internacional Ecclesia in América que foi celebrado desde o dia 9 ao 12 de dezembro no Vaticano, o Cardeal Ouellet sublinhou que Maria de Guadalupe "mostra-se sem o menino nos braços e com o menino no ventre, e essa é uma mensagem muito poderosa ante a cultura de morte, ante o fato de que muitas crianças morrem antes de nascer".

O Cardeal Ouellet, que é Prefeito para a Congregação dos Bispos, indicou que a Virgem grávida "recorda-nos que a palavra de Deus se fez carne no ventre de uma mulher e Ele nos leva a redenção, a renovação das relações, a misericórdia com o mundo e também uma abertura a vida e a esperança".

Em meio de tanta confusão, o sim à vida de Maria permitiu a vinda de Jesus ao mundo e recordou que essa "é a verdadeira solução da humanidade, de todas as culturas e é o presente de Deus para toda a humanidade".

Além disso, explicou que a Virgem também deu outra mensagem poderosa à cultura indígena que "praticava sacrifícios humanos… de maneira que a Virgem se apresentou como a mãe do verdadeiro Deus que nos diz que não é necessário que sacrifiquem seus filhos porque foi Ele quem sacrificou o seu filho para nos levar à liberdade, à redenção, à mudança nos corações, nas relações humanas, uma nova cultura, e um novo começo".

"Esta é a mensagem da Virgem, que nos orienta para seu filho o crucificado, mas também o ressuscitado, que é nossa esperança".

A autoridade vaticana destacou também que esta invocação mariana não é somente um ponto de união entre a América do Sul e do Norte, mas, além disso, é visível em seu rosto e em seu nome a história da reconciliação de todas as culturas.

Pode-se ver "na maneira em que se apresenta a si mesma, Maria é um nome que tem raízes judias e, Guadalupe, é um nome com raízes árabes. Assim unidos ‘Maria e Guadalupe’, fazem também uma mensagem por si mesma de reconciliação, de proximidade entre culturas", concluiu.

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


PARA CANCELAR A ASSINATURA O INSCREVER UM AMIGO, PREENCHA O FORMULÁRIO AQUI
COMENTÁRIOS OU PERGUNTAS A acidigital@acidigital.com
http://www.acidigital.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.

"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]