sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

[Catolicos a Caminho] Quinta-feira, 03 de Janeiro de 2013

 


 

Dia 03 de Janeiro — Quinta-feira
Antes da Epifania

(Pref. Natal, Cor Branca)


O amor de Deus marcou para sempre nossa vida. Ele tirou-nos das trevas e fez-nos enxergar a luz da eternidade. Não há mais por que nos entristecer ou viver amargurados, se Deus está conosco e no meio de nós. Grande significado tem para nós hoje a afirmação de João: "Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo". Do mesmo modo, nossa missão hoje é apontar o Cordeiro de Deus pela fé e pela caridade, pela misericórdia e solidariedade.


Antífona de Entrada (Jo 1,1)

No princípio e antes dos séculos o Verbo era Deus, e dignou-se nascer para salvar o mundo.


Deus nos fala

Quem escuta o Senhor, transforma-se. Ele quer nossa salvação. E, amando-o de todo o coração, andamos em seu caminho. Seu Filho veio para libertar-nos e salvar-nos e, por isso, João reconhece: Ele é o Cordeiro que tira o pecado do mundo. Acolhamos agora o que o Senhor nos diz.


Primeira Leitura (1Jo 2,29–3,6)

Leitura da Primeira Carta de São João.

Caríssimos: 29Já que sabeis que ele é justo, sabei também que todo aquele que pratica a justiça nasceu dele. 3,1Vede que grande presente de amor o Pai nos deu: de sermos chamados filhos de Deus! E nós o somos! Se o mundo não nos conhece, é porque não conheceu o Pai. 2Caríssimos, desde já somos filhos de Deus, mas nem sequer se manifestou o que seremos! Sabemos que, quando Jesus se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque o veremos tal como ele é. 3Todo o que espera nele, purifica-se a si mesmo, como também ele é puro. 4Todo o que comete pecado, comete também a iniquidade, porque o pecado é a iniquidade. 5Vós sabeis que ele se manifestou para tirar os pecados e que nele não há pecado. 6Todo aquele que peca mostra que não o viu, nem o conheceu.

— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.


Responsório (Sl 97)

— Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus.

— Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus.

— Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios! Sua mão e seu braço forte e santo alcançaram-lhe a vitória.

— Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus. Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, alegrai-vos e exultai!

— Cantai salmos ao Senhor ao som da harpa e da cítara suave! Aclamai, com os clarins e as trombetas, ao Senhor, nosso Rei!


Aclamação (Jo 1,14a.12a)

— Aleluia, aleluia, aleluia.

— Aleluia, aleluia, aleluia.

— A Palavra se fez carne, entre nós ela habitou; todos os que a acolheram, de Deus filhos se tornaram.


Evangelho (Jo 1,29-34)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo  segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

 

29No dia seguinte, João viu Jesus aproximar-se dele e disse: "Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. 30Dele é que eu disse: Depois de mim vem um homem que passou à minha frente, porque existia antes de mim. 31Também eu não o conhecia, mas se eu vim batizar com água, foi para que ele fosse manifestado a Israel".

32E João deu testemunho, dizendo: "Eu vi o Espírito descer, como uma pomba do céu, e permanecer sobre ele. 33Também eu não o conhecia, mas aquele que me enviou a batizar com água me disse: 'Aquele sobre quem vires o Espírito descer e permanecer, este é quem batiza com o Espírito Santo'. 34Eu vi e dou testemunho: Este é o Filho de Deus!"

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

__._,_.___
Atividade nos últimos dias:
Para cancelar sua assinatura deste grupo, envie um e-mail para:
catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com

Ainda dá tempo de encontrar companhia para passar o Dia dos Namorados!

Mais um Dia dos Namorados sozinho? Nada disso! Encontre companhia agora
.

__,_._,___

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.

"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]