CREDO DOS APÓSTOLOS!
***********************
CREIO EM DEUS PAI TODO-PODEROSO,
CRIADOR DO CÉU E DA TERRA !.
Deus revelou-se a Si mesmo.
Se nós temos que aceitar como revelação natural, tudo quanto temos – a existência do Universo como prova da existência de Deus – ficamos a saber que Deus existe, mas pouco ficamos a saber como Ele é.
Assim Deus deu-nos um segundo e mais completo caminho para O conhecermos.
Depois de falar da nossa capacidade para conhecermos a Deus pela nossa reflexão sobre as coisas naturais o Concílio Vaticano I (1870), acrescentou :
-"Aprouve à Sua (de Deus) Sabedoria, e à Sua Bondade, revelar-Se a Si mesmo e aos eternos decretos da Sua vontade, à Humanidade, de uma outra e sobrenatural maneira. Como diz o Apóstolo :
- Tendo Deus falado outrora aos nossos pais, muitas vezes e de muitas maneiras, pelos Profetas, agora falou-nos nestes últimos tempos pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de tudo e por quem Igualmente criou o mundo.(Heb.1,1-2).
Por causa desta divina revelação, todos os homens têm capacidade para conhecer com prontidão, com firme certeza e sem medo de errar, tudo o que em assuntos divinos não está por si mesmo ao alcance da razão humana.
Esta Constituição declara que a revelação divina está contida, segundo diz o Concílio de Trento, nos livros escritos do Antigo e do Novo Testamento e na tradição oral, que recebemos através dos Apóstolos, da boca do próprio Cristo, ou dos próprios Apóstolos, por inspiração do Espírito Santo. (Conc.Trento 4a Sessão)
Assim Deus Se revelou a Si mesmo através das Escrituras, dos Apóstolos e através de todos aqueles que, nos seus ensinamentos o fizeram chegar até nós através do séculos
Como é que nós sabemos que Deus falou ou Se revelou a Si mesmo, por este meio, à raça humana ?
É uma pergunta a que se não pode dar uma resposta baseada na razão ou nas experiências científicas.
Em útima análise nós só conhecemos com segurança que Deus falou e Se revelou a Si mesmo pela Fé.
Nós aceditamos nos escritos e nos testemunhos que nos comunicam que Deus falou e Se tornou conhecido.
Todavia esta certeza não é o fruto de uma Fé cega.
A verdade tem um caminho para se provar a si mesma ao coração humano sem uma demonstração rac ional ou científica
Um autor cristão, J.B.Philips, escreveu que a Bíblia convence até os incrédulos, tem o TOQUE DE VERDADE, fala verdade com a nossa experiência humana.
Escreveu S. Paulo ;
-"Porque a Palavra de Deus é viva, eficaz e mais penetrante que uma espada de dois gumes; penetra até dividir a alma e o coração, as junturas e as medulas, e discerne os pensamentos e intenções do coração". (Heb.4,12).
A fé na Revelação de Deus é uma luz que ilumina a Deus e a Sua presença no meio de nós.
Assim como a experiência e observação científica é a luz, ou o meio pelo qual podemos ver e conhecer os electrões e as estrelas mais distantes, assim a fé no que Deus revelou é também a luz ou o meio pelo qual nós podemos ver e conhecer a Deus, como uma realidade espiritual.
Deus também se manifesta pelos Seus atributos.
Nascimento
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.
"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]