DIA DA FAMÍLIA !
*********
Propriamente, o Dia da Família é o dia em que a Igreja celebra a festa da Sagrada Família, como modelo da nossa família humana e que é o Domingo dentro da Oitava do Natal.
Aqui no Canadá celebramos hoje, o Dia da Família como dia feriado em contraste e em contestação contra a mania de redefinir o Casamento para agradar a uma escassa minoria de homossexuais em oposição a todas as leis de Deus e da própria natureza.
Pois a finalidade desta celebração, tanto a da Sagrada Família como o Dia da Família é a de nos levar todos a uma profunda reflexão sobre o valor e o significado da Família na sociedade.
Foi no quadro de uma família humana que se realizou o mistério da Encarnação, pelo qual Deus feito Homem habita entre os homens.
Nos nossos dias, a Família passa por transformações assaz profundas, que alteram o rosto a que estávamos habituados a contemplar.
Contudo, a comunidade familiar, nascida da instituição divina que é o Matrimónio, mantém todo o seu valor.
A experiência dos países, onde se levaram ao máximo a socialização e os estudos da psicanálise, mostram a importância decisiva da Família para a vida de todo o homem.
Dada a importância da Família na sociedade e o seu valor para a educação do homem, há muitos outros dias a que chamamos Dias da Família ou, mais propriamente, dias em que a família deve estar reunida, para conviver, para celebrar e para recordar.
Assim costumamos dizer que o Dia de Natal é o dia da família, e, mais genericamente e amiudado, também costumamos dizer que todos os domingos são dias da Família.
Depois, ainda, cada vez que há um aniversário dentro dos membros de uma família, também é bom costume reunirem-se os membros da família para uma celebração em comum, especialmente os que vivem mais afastados e que se vêem menos vezes.
Infelizmente, e por razões de mera conveniência para uma parte diminuta da sociedade humana, há uma tendência generalizada para distorcer ou apagar o verdadeiro sentido da Família, tal como Deus, desde o princípio da humanidade, a constituiu, santa, indissolúvel e com a missão de procriar para garantir o cumprimento da Sua vontade, expressa nestas palavras :
- Crescei e multiplicai-vos...
- Não separe o homem o que Deus uniu...
O respeito pelos problemas pessoais de cada um, que todos devermos ter em conta e respeitar, nunca de modo nenhum significa, doa a quem doer, uma transformação ou rejeição da vontade de Deus e dos princípios que nos deixou para darmos cumprimento à Sua vontade.
Tentar fazê-lo, a nível pessoal, religioso ou governamental, é um verdadeiro atentado contra a vontade de Deus, contra a Família e, mais ainda, contra uma sociedade organizada.
Nada muda diante de Deus, mesmo que os homens impunemente tentem perverter o sentido verdadeiro das normas que Deus nos deixou e é bem que pensemos que os pecados comunitários, nacionais ou plenamente sociais, têm uma responsabilidade que pode afectar toda uma sociedade em que não serão poupados uns em benefício de outros, mas em que todos podem ser abrangidos pelas transgressões de apenas alguns.
Que pensem nisto os mais responsáveis, e pensemos todos nós no sentido de tudo fazermos para defender e honrar a Família.
Nascimento
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.
"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]