TEMPO DO ADVENTO !
(06) DEUS ESTÁ CONNOSCO !
-"Eis que a Virgem conceberá e dará à luz um filho; e chamá-lo-ão Emmanuel, que quer dizer Deus connosco". (Mt.1,23).
As nossas reflexões de hoje incluem a primeira das cinco profecias do Antigo Testamento, usadas por Mateus na sua narrativa da infância de Jesus..
Uma vez que a audiência original de Mateus eram judeus convertidos ao que depois se chamaria Cristianismo, ele quer mostrar-lhes que os ensinamentos das profecias do Antigo Testamento serão cumpridas por Jesus.
Esta passagem de Mateus hoje citada é uma evocação da profecia de Isaías :
- "Por isso, o mesmo Senhor vos dará um sinal :Eis que uma Virgem concebeu e dá à luz um filho e o cahamam Emmanuel".(Is.7,14).
Portanto Isaías refere-se a um sinal dado por Deus através do rei Acaz, que governava a Judeia no século VIII a. C., durante o tempo das grandes esperanças.
A profecia refere-se a um nascimento de um rei que há-de vir para restaurar a gloriosa linha de David e será um sinal que Deus dá a Israel.
Uma vez que os reis de Judá nunca cumpriram esta e outras profecias referentes à ligação de Deus com Israel, desenvolve-se mais a expectativa futura de um rei messiânico.
- "O Seu império será grande e a Sua paz não terá fim, sobre o trono de David e sobre o seu reino. Ele estabelecê-lo-á e mantê-lo-á pelo direito da justiça desde agora e para sempre".(Is.9,7).
Isaías anuncia, portanto, o Reino Messiânico que há-de vir :
- "Naquele dia, o rebento da raiz de Jessé, posto por estandarte dos povos, será procurado pelas nações e será gloriosa a sua morada".(Is.11,10)
Isaías está a referir-se a David e à sua descendência.
Assim Mateus proclama que Jesus é o prometido desde há longo tempo.
E agora Jesus é o "Emmanuel", o Deus connosco.
Aplicando isto a Jesus na narrativa do seu nascimento, Mateus anticipa o que transcreve no fim do seu Evangelho, dito por Jesus :
- "E Eu estarei sempre convosco até ao fim do mundo".(Mt.28,20).
E este texto de Mateus termina com José levando Maria para sua casa, mesmo sem terem tido relações conjugais :
- "Despertando José do sono, fez como lhe ordenou o anjo do Senhor e recebeu sua mulher. E, sem que a tivesse conhecido, ela deu à luz um filho, ao qual ele pôs o nome de Jesus".(Mt.1,24-25).
Os textos dizem que Maria concebeu o seu filho como virgem, mas não afirmam nem negam que Maria tivesse realações conjugais depois do nascimento de Jesus.
O que se pretende que fique bem claro é que o Emmanuel é o Deus connosco, isto é, o Deus que fica sempre connosco até ao fim do mundo.
Nascimento
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.
"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]