TEMPO DO ADVENTO !
-(09) A FUGA PARA O EGIPTO !
-"Levanta-te, toma o Menino e Sua mãe, foge para o Egipto e fica lá até que eu te avise, pois Herodes, procurará o Menino para O Matar".(Mt.2,13).
Este texto de hoje faz-nos lembrar um outro José, o filho de Jacob, de que nos fala o Génesis.
José do Egipto, o filho predilecto de Jacob (também chamado Israel), era conhecido como o sonhador e o intéprete de sonhos :
- "(Os irmãos de José) disseram uns aos outros : Eis que se aproxima o homem dos sonhos. Vamos, matemo-lo, atiremo-lo a qulquer cisterna e depois diremos que um animal feroz o devorou".(Gn,37,19-20).
José do Egipto salvou a sua família da destruição, levando seu pai Jacob-Israel de Canaã para o Egipto.
O José do Novo Testamento evoca a vida do seu antepassado judaico, respondendo à revelação de Deus num sonho.
Também ele vai para o Egipto em busca de refúgio para a sua família e salva-a da destruição.
O texto está bem claro, é num sonho que um anjo fala a José, para que fuja para o Egipto com o Menino e Sua mãe até que ele o avise para regressar.
Algumas vezes, a melhor resposta contra o mal, é fugir e esconder-se, desaparecer e viver em segredo.
Mais uma vez José obedece imediatamente, sem pedir explicações e sem saber para onde vai, como vai e como deve viver no exílio.
Naquela noite, aquelas três pessoas, tornam-se estrangeiros ilegais, refugiados, imigrantes num país que outrora escravisou o seu povo.
Jesus e os seus pais conhecerão também os sobressaltos que tiveram os Israelitas quando eles viveram em escravidão, mas que Deus ajudou a seu tempo.
Também agora Deus ajudará : Quando o anjo avisar de novo, noutro sonho, José e a sua família regressarão às terras de Judá.
Mateus, seguindo o Antigo Testamento revela claramente o que irá acontecer a este Menino :
- "Quando Israel era ainda menino, Eu o amei. E chamei do Egipto o Meu Filho". (Os.11,1).
Esta passagem, é originalmente referida a Moisés, mas Jesus é o novo Moisés.
Também Ele segue os rastos dos seus antepassados na fé, mas agora, d'Ele se diz :
- "Este é o Filho de Deus".
Embora a normalidade dos sonhos não tenha uma interpretação verdadeira e muito menos de inspiração divina, todavia, alguma vez deles possamos tirar motivos de reflexão para a nossa vida.
De qualquer maneira devemos sempre confiar em Deus e pedir-lhe que ajude a nossa família sempre e especialmente quando se encontrar em situação de dificuldade.
Nascimento
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.
"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]