quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

[catolicos_respondem] TEMPO DO NATAL (03) A APRESENTAÇÃO DE JESUS Som !

 

 

                                 

 

                                          TEMPO DO NATAL !

                                                                                                                                     

                                                 - (03) A APRESENTAÇÃO DE JESUS

 

           

-"Quando se cumpriu  o tempo da sua purificação, segundo a Lei de Moisés, levaram-n'O a Jerusalém para  O apresentarem ao Senhor"'.(Lc.2,22).

 

Há alguns episódios no Evangelho de Lucas sobre a narrativa da infância de Jesus, que não têm nenhum paralelismo no Evangellho de Mateus.

            Alguns deles são estes, o da Apresentação no Templo para a Purificação e o da  perda e encontro de Jesus no Templo aos 12 anos.

            - "Quando se cumpriu o tempo da sua purificação, segundo a Lei de Moisés, levaram-n'O a Jerusalém para O apresentarem ao Senhor conforme está escrito na lei de Deus".(Lc.2,22).

            Era esta a Lei de Moisés.

            - "O Senhor disse a Moisés "Consagrar-Me-ás todo o primogénito, dentre os filhos de Israel, seja homem ou animal; ele pertence-Me". (Êx.13,1).

            - "Quando o Senhor  te houver já introduzido na terra dos cananeus, como te jurou a ti e aos teus pais, e quando eu ta der, consagrarás ao Senhor todo o primogénito, mesmo os primogénitos dos animais, pois os indivíduos  do sexo masculino pertencem ao Senhor".(Êx.13.11-12).

             Portanto, segundo a Lei de Moisés, todo o primogénito – homem ou animal do sexo masculino  – pertence ao Senhor, mas pode ser redimido perante um pequeno pagamento  no Templo :

            - "Todo o primogénito do homem, entre os teus filhos, será também resgatado por ti". (Êx,13,13).

             Para este resgate no Templo, era necessário um rito especial a que se chamava a purificação da mãe da criança, quarenta dias depois do seu nascimento, porque se considerava que a mulher, depois do parto ficava impura.

            Mas não era só em Israel, onde a fecundidade era desejada como uma bênção de Deus, que se considerava impura a mulher que desse à luz, mas também noutros povos da antiguidade..

            Decorrido algum tempo depois do parto, a mulher devia submeter-se ao rito da purificação legal.

            - "Quando terminar o tempo da sua purificação, para um filho ou para uma filha, apresentará ao sacerdote, à entrada da tenda da reunião, um cordeiro de um ano, como holocausto, e uma pomba ainda nova ou uma rola, sacrifício expiatório".(Lev.12,6).

            A oferta de uma pomba ou de uma rola era para as pessoas pobres.

            Na Apresentação do Menino no Templo, a família encontrou-se lá com Simeão e com a Profetiza Ana.

            Simeão esperava a consolação de Israel :

            - "Ora residia em Jerusalém um homem chamado Simeão; era justo e piedoso, esperava a consolação de Israel e o Espírito Santo estava nele".(Lc.2,25).

             O Espírito Santo tinha-lhe revelado que ele não morreria antes de ver o Messias e então ele tomou o Menino nos seus braços e exclamou (Câtico Nunc dimitis) :

            - "Agora, Senhor, podes deixar o teu servo partir em paz, segundo a Tua palavra, porque os meus olhos viram a Salvação".(Lc,2,29).

             Simeão abençoou os pais do Menino e disse ainda a Maria :

            - "Este Menino está aqui para queda e ressurgimento de muitos em Israel e para ser sinal de contradição; uma espada trespassará a tua alma, a fim de se revelarem os pensamentos de muitos corações".(Lc.2,34-35).

             Mas também estava presente a profetiza Ana, de idade avançada, já viúva, que nunca se afastava do Templo, servindo a Deus dia e noite :

            - "Aparecendo nessa mesma altura, pôs-se a louvar a Deus e a falar do Menino a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém".(Lc.2,38).

             Mais uma vez no Novo Testamento se cumprem as leis e as promessas do Antigo Testamento ao povo de Israel.

            Cristo, o enviado por Deus, o ungido, o Messias, foi sinal de contradição para muita gente e continua a sê-lo ainda hoje, porque, para os que crêem é sinal de salvação e, para os que não crêem será sinal de condenação.

 

                                                           John

                                                                       Nascimento

 

           

 

 

__._,_.___
Atividade nos últimos dias:
Quem procura, acha. Encontre a pessoa ideal online

Quem procura, acha. Encontre a pessoa ideal online
.

__,_._,___

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.

"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]