quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Padre Alberto Gambarini

Padre Alberto Gambarini


ANO DA FÉ – A MISSA PARTE POR PARTE 1

Posted: 04 Dec 2012 12:19 PM PST

 

     Estamos no Ano da Fé que tem como objetivo avivar a fé dos católicos, e também ajudar a quem esta afastado a redescobrir o tesouro da fé em Jesus. Um dos primeiros passos esta em viver c/ o coração o maior milagre de Jesus: a Eucaristia.

     Existe o perigo de cair na atitude de uma rotina religiosa, onde a missa passa a ser vista como obrigação. Talvez, muitos ainda não entenderam que é o próprio Jesus que desejou este encontro. Antes de celebrar a Eucaristia disse, em Lc 22,15:"Tenho desejado ardentemente comer convosco esta Páscoa…". E durante a ceia, em Lc 22,19:"fazei isto em memória de mim."

     Para que este encontro se torne fonte de graças, é necessário preparar-se. A preparação começa em casa demonstrando a alegria de estar com Jesus. Aí deveríamos fazer uma primeira oração. O passo seguinte é o de procurar chegar antes da missa começar, para saudar Jesus. Poucos são os lugares nos quais se permite chegar atrasados como à missa.Para um show, cinema, trem, avião, médico, trabalho o horário é condição, entretanto para a missa….por quê? O Santo Cura d'Ars dizia que para preparar-se corretamente para a missa eram necessários 15 minutos. São Carlos Borromeu completa: "Quem reclama que ao entrar na missa tem a mente cheia de distrações, deve se examinar e perguntar a si mesmo: como entrei na igreja? Como me preparei para estar com Jesus? Fica recolhido com Deus,evita as conversas desnecessárias.". Como sugestão para a preparação em casa e ao chegar na igreja, o meu livro Acenda a Luz, na pág 121 (http://migre.me/cdylk), traz algumas orações próprias para estes dois momentos.

     Ao chegar a Igreja é importante jamais perder de consciência que estamos entrando em um pedaço do céu. E isso exige reconhecer que ao atravessar a porta estamos passando por Jesus."Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim será salvo." (Jo 10,9). O nosso primeiro gesto é a genuflexão (onde se vê o sacrário), ou a reverência ao altar, e o sinal da cruz com a água benta.

Vale a pena falar de um sinal pouco entendido: os sinos. Por que eles batem? Eles tem uma magnífica função: ser a voz de Deus que nos convoca a estar com Ele. É como se Deus nos disse-se: "Eu estou esperando por vocês."

 Ritos iniciais

     A missa começa com uma procissão de entrada. De pé, a assembléia, olhando para a procissão, acolhe a Jesus, representado pelo celebrante. A meta desta entrada é o altar, lugar onde será celebrada a Eucaristia. O altar representa Cristo, por isso, padre ministros e acólitos fazem uma breve inclinação. O mesmo vale para todos os que passam diante do altar. O sacerdote beija o altar como gesto de veneração a Cristo, a quem se coloca a serviço. O altar é o lugar mais sagrado de toda a igreja, deste modo fica no centro, visível para todos. Quando vemos sacerdote beijar o altar, nós estamos também aí representados. É importante acompanhar este gestos iniciais, a inclinação e beijo do altar, unindo-nos espiritualmente ao sacerdote. Em nosso pensamento e coração rezemos: “Que eu vos beije também, ó meu Jesus, com todo o amor e toda a vontade de viver vossa Palavra. Neste altar jorram todas as graças para a minha vida.

Nas próximas semanas continuaremos este estudo.

 Autor: Pe. Alberto Gambarini

Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desta obra poderá ser reproduzida por nenhum modo sem a permissão do autor. Compartilhe o link do blog.

 

 

 

Continuaremos nos próximos números

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.

"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]