quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

A GRANDEZA INFINITA DA SANTA MISSA


Apologética da fé católica.


A GRANDEZA INFINITA DA SANTA MISSA

Posted: 30 Jan 2013 06:44 PM PST
   
A GRANDEZA INFINITA DA SANTA MISSA
"A SANTA MISSA , É A OBRA NA QUAL DEUS COLOCA SOB OS NOSSOS OLHOS TODO O AMOR QUE ELE NOS TEVE ; É , DE CERTO MODO , A SÍNTESE DE TODOS OS BENEFÍCIOS QUE ELE NOS FEZ - SÃO BOAVENTURA


E ASSIM É, SE DE VERDADE PENSÁSSEMOS NO VALOR INFINITO DA SANTA MISSA , DESEJARÍAMOS PARTICIPAR DELA E PROCURARÍAMOS POR TODOS OS MODOS ACHAR O TEMPO PARA ISSO. OBSTÁCULOS NÃO TINHAM PARA OS SANTOS, QUANDO SE TRATAVA DE NÃO PERDER A SANTA MISSA.

 SANTO AFONSO MARIA DE LIGÓRIO , CERTA VEZ , EM UMA DAS RUAS , SE SENTIU TOMADO POR VIOLENTAS DORES NAS VÍCERAS . O COIRMÃO QUE O ACOMPANHAVA , O EXORTOU A PARAR PARA TOMAR UM REMÉDIO . MAS O SANTO , QUE AINDA NÃO TINHA CELEBRADO A SANTA MISSA NAQUELE DIA , RESPONDEU PRONTAMENTE AO COIRMÃO : "MEU CARO , VOU FAZER DEZ MILHAS A PÉ , MAS NÃO VOU PERDER A SANTA MISSA" .

SÃO JOÃO BOSCO TAMBÉM OUTRO GRANDE SANTO, RECOMENDAVA VIVAMENTE: "FAÇAMOS TODO ESFORÇO EM IR Á SANTA MISSA , MESMO NOS DIAS DE SEMANA , AINDA QUE PARA ISSO TENHAIS QUE SOFRER ALGUM INCÔMODO. POIS COM ISSO OBTEREIS DO SENHOR, TODA SORTE DE BENÇÃOS"

A GRANDEZA INFINITA DA SANTA MISSA, DEVE FAZER-NOS COMPREENDER A EXIGÊNCIA DE UMA PARTICIPAÇÃO ATENTA E DEVOTA AS SACRIFÍCIO DE JESUS. ADORAÇÃO, AMOR E DOR DEVERIAM SER NOSSOS SENTIMENTOS DOMINANTES. 

O SUMO PONTPIFICE, PIO XII:  ESCULPIU EM PENSAMENTOS MARAVILHOSOS ( REPETIDOS MAIS TARDE NO CONCÍLIO VATICANO II) , O ESTADO DE ALMA COM QUE PRECISAMOS PARTICIPAR DA SANTA MISSA: 

"O ESTADO DE ALMA EM QUE SE ACHAVA O NOSSO DIVINO REDENTOR , QUANDO FEZ O SACRIFÍCIO DE SI MESMO: UMA HUMILDE SUBMIÇÃO DO ESPÍRITO , ISTO É , A ADORAÇÃO , O AMOR , O LOUVOR E O AGRADECIMENTO Á SUMA MAJESTADE  DE DEUS. 

REPRODUZIR EM NÓS MESMOS AS CONDIÇÕES DA VÍTIMA , A ABNEGAÇÃO DE NÓS MESMOS CONFORME OS PRECEITOS DO EVANGELHO , O VOLUNTÁRIO E ESPONTÂNEO SACRIFÍCIO DA PENITÊNCIA, A DOR E A EXPIAÇÃO DOS NOSSOS PRÓPRIOS PECADOS"PERGUNTEMOS A NÓS MESMOS, SERIAMENTE: É REALMENTE ESTE O ESTADO DE ALMA COM QUE NÓS PARTICIPAMOS DA SANTA MISSA? A VERDADEIRA PARTICIPAÇÃO ATIVA, É AQUELA QUE NOS TORNA VÍTIMAS IMOLADAS COMO JESUS, QUE CONSEGUE O ESCOPO DE "REPRODUZIR EM NÓS MESMOS OS DELINEAMENTOS DOLOROSOS DE JESUS, COMO DIZIA PIO XII

"DANDO-NOS UMA UNIÃO COMUM COM CRISTO EM SEUS SOFRIMENTOS E A CONFORMIDADE COM ELE EM SUA MORTE" - (FL 3,10). NA VERDADE , QUANDO VAMOS Á MISSA , DEVERÍAMOS IR , REPETINDO COMO FAZIA SÃO TOMÉ : "VAMOS , NÓS TAMBÉM , PARA MORRERMOS COM CRISTO!" - (JO 11,16) . DEVEMOS SEGUIR ATENTAMENTE O SACERDOTE NO ALTAR . ASSIM , VENCEMOS MAIS FACILMENTE AS DISTRAÇÕES E O TÉDIO , E AOS DOMINGOS NÃO SE FICARÁ PERGUNTANDO , COMO FAZEM MUITOS , ONDE É QUE A MISSA É MAIS RÁPIDA , POIS ELES NÃO VÊEM A HORA QUE ELA ACABE . DURANTE O TEMPO DA SANTA MISSA , A NOSSA ÚNICA PREOCUPAÇÃO , DEVE SER A DE ACOMPANHÁ-LA . BASTA IR LENDO COM O SACERDOTE AS ORAÇÕES , QUE ELE RECITA NO ALTAR . ASSISTIR Á MISSA DE FATO , É COMO ESTAR PRESENTE NO CALVÁRIO

O PAPA JOÃO PAULO II , EM UM DISCURSO AOS JOVENS , DISSE EM UMA FRASE SIMPLES E ADMIRÁVEL: "IR Á MISSA , QUER DIZER IR AO CALVÁRIO, PARA ENCONTRAR-NOS COM CRISTO, O NOSSO REDENTOR"  . UM ENCONTRO DE AMOR E DE DOR COM JESUS CRUCIFICADO: ISTO É QUE É PARTICIPAR DA SANTA MISSA. NÃO SE PODE SEPARAR A SANTÍSSIMA EUCARÍSTIA DA PAIXÃO DE JESUS, DIZIA SANTO ANDRÉ AVELINO , GEMENDO ENTRE LÁGRIMAS. CERTA VEZ, PERGUNTARAM Á SANTO PADRE PIO DE PIETRELCINA: PADRE, O SENHOR DEVE SOFRER MUITO POR FICAR EM PÉ DURANTE TODA A MISSA, APOIADO SOBRE AS CHAGAS SANGRENTAS DOS SEUS PÉS! O SANTO PADRE PIO, RESPONDEU: DURANTE A SANTA MISSA , NÃO ESTOU DE PÉ , ESTOU SUSPENSO" . QUE RESPOSTA !! AS DUAS PALAVRAS "ESTOU SUSPENSO", EXPRIMEM VIVA E FORTEMENTE AQUELAS OUTRAS PALAVRAS, "CRUCIFICADO COM CRISTO", DITAS POR SÃO PAULO (GI 2,19) , E QUE DISTIGUEM A VERDADEIRA E PLENA PARTICIPAÇÃO NA MISSA DE UMA PARTICIPAÇÃO VAZIA , ACADÊMICA E TALVEZ ATÉ RUIDOSA . QUANDO ASSISTIMOS Á MISSA , DEVEMOS ESTAR TOTALMENTE CONCENTRADO NO TREMENDO MISTÉRIO QUE ESTÁ ACONTECENDO DIANTE DE NOSSOS OLHOS : A REDENÇÃO DE NOSSA ALMA , E A RECONCILIAÇÃO COM DEUS . A VERDADEIRA PARTICIPAÇÃO NA SANTA MISSA , DEVE FAZER DE NÓS , VÍTIMAS COM A VÍTIMA , QUE É CRISTO. 

SANTO PADRE PIO DE PIETRELCINA , PEDIA AOS DEVOTOS PRESENTES , QUE ASSISTISSEM Á MISSA DE JOELHOS , RECORDANDO-Á DO IMPRESSIONANTE SILÊNCIO EM QUE O RITO SAGRADO SE DESENROLAVA E O SOFRIMENTO CRUEL QUE SE FAZIA NOTAR , NO ROSTO DE PADRE PIO , ENQUANTO ELE IA PRONUNCIANDO COM ESFORÇO AS PALAVRAS DA CONSAGRAÇÃO , E TAMBÉM DO FERVOR DA ORAÇÃO SILENCIOSA DOS FIÉIS QUE ENCHIAM A IGREJA . MAS A SOFRIDA PARTICIPAÇÃO DE SANTO PADRE PIO NA SANTA MISSA , É A MESMA DE TODOS OS SANTOS . AS LÁGRIMAS DE PADRE PIO , ERAM COM AS DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS (QUE MUITAS VEZES SE TORNAVAM SANGUÍNEAS) , COMO AS DE SÃO VICENTE FERRER , DE SANTO INÁCIO , DE SÃO FELIPE NERI , DE SÃO LOURENÇO DE BRINDESI (QUE CHEGAVA A ENSOPAR DE LÁGRIMAS SETE LENÇOS) , DE SANTA VERÔNICA GIULIANI , DE SÃO JOSÉ COPERTINO , DE SANTO AFONSO MARIA DE LIGÓRIO , DE SANTA GEMA.....MAS AFINAL , COMO FICAMOS INDIFERENTES , DIANTE DA CRUCIFIXÃO E DA MORTE DE JESUS CRISTO ? POR CERTO , NÃO HAVEMOS DE SER , DE MODO ALGUM , COMO OS APÓSTOLOS ADORMECIDOS NO GETSÊMANI , NEM , MUITO MENOS , COMO OS SOLDADOS , QUE POUCO SE IMPORTAVAM COM OS ATROZES ESPASMOS DE JESUS AGONIZANTE . MAS INFELIZMENTE , ESTA É A REALIDADE ANGUSTIOSA QUE SE VÊ HOJE EM DIA , QUANDO SE ASSISTE ÁS CHAMADAS MISSAS BEATS , CELEBRADAS AO TOQUE DE GUITARRAS E ACOMPANHAMENTOS ESTRIDENTES , COMO DANÇAS , PULOS E PALMAS TOTALMENTE INCOVENIENTES, E CONTRÁRIAS Á LITURGIA, COM MULHERES E HOMENS VESTIDOS DE MODO INCOVENIENTE, E POR JOVENS QUE OSTENTAM AS MAIS EXTRAVAGANTES MANEIRAS. PESSOAS QUE CONVERSAM E SE DISTRAEM DE FORMA VOLUNTÁRIA, DURANTE TODA Á SANTA MISSA, QUE COMUNGAM EM ESTADO DE PECADO, DE FORMA SACRÍLEGA, SEM O MENOR TEMOR. PESSOAS QUE NÃO VÊEM A HORA DA MISSA TERMINAR , SEM DAR AO MENOS ALGUNS POUCOS SEGUNDOS DE AÇÃO DE GRAÇAS , SAINDO ÁS PRESSAS DA IGREJA , ATÉ MESMO ANTES DA BENÇÃO FINAL DE SACERDOTE....."SENHOR , PERDOAI-LHES.....".

TAMBÉM SÃO JOÃO BOSCO, LAMENTAVA AMARGAMENTE O COMPORTAMENTO DE CRISTÃOS QUE , NA IGREJA , FICAVAM "VOLUNTARIAMENTE DISTRAÍDOS , SEM NENHUMA MODÉSTIA , SEM ATENÇÃO , SEM RESPEITO , DE PÉ , OLHANDO PARA CÁ E PARA LÁ . ESSES TAIS , NÃO ASSISTEM AO DIVINO SACRIFÍCIO COMO MARIA E JOÃO , MAS COMO OS JUDEUS , PREGANDO DE NOVO , A JESUS NA CRUZ" . OLHEMOS PARA NOSSA SENHORA E PARA OS SANTOS. IMITEMO-LOS. SÓ MESMO ACOMPANHANDO-OS É QUE SEGUIREMOS PELO CAMINHO CERTO QUE É "AGRADAVEL Á DEUS" (1 COR 1,21)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.

"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]