quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

A Verdade, as boas obras, o cristianismo e o espiritismo


Voz da Igreja +


A Verdade, as boas obras, o cristianismo e o espiritismo

Posted: 09 Jan 2013 09:33 AM PST

O
leitor Fábio Gomes enviou-nos a seguinte mensagem, no post "Biografia de Allan Kardec e as origens do espiritismo":


"Naturalmente, como conhecedor (embora veja no seu blog um desserviço aos católicos - e quiçá ao mundo) das boas novas do Cristo, falta-lhe a caridade. Caso contrário, utilizaria este espaço para divulgar as boas ações que os 'ignorantes' do espiritismo praticam. (...) Vou citar apenas duas obras que superam qualquer comentário preconceituoso seu: Casas André Luiz (cuidam de crianças com todo tipo de deficiência mental, entre outros) e Mansão do Caminho (mais de 33 mil crianças formadas).

As duas obras, dirigidas por espíritas, fazem o bem sem perguntar cor, credo ou origem. Mas, já que a questão é filosófica, permita-me esclarecer: não existe espiritismo 'kardecista', de 'mesa branca' ou qualquer outra qualificação. O que existe é o espiritismo codificado (sem aspas) por Allan Kardec. 
Infelizmente o seu conhecimento de história parece não se aprofundar muito. Não lhe ocorreu como o Cristianismo foi fundado? Não lhe ocorreu que as manifestações que Jesus mostrou chocou aos fariseus? E que estes foram seus maiores opositores? O senhor agora ocorre talvez no mesmo erro. 

(...)Será que uma biografia de Jesus por uma pessoa que seja judeu ortodoxo (apenas como referência, sem julgamento de valor) terá valor? Ou melhor ainda, um médico que escreve um livro de mecânica. Ou um mecânico falando de botânica. É preciso deixar claro que esta é a SUA opinião e não a pesquisa de alguém isento. Nas fileiras do espiritismo há médicos, engenheiros, filósofos, juizes... São pessoas ignorantes, por assim dizer. 

(...)Quer fazer um serviço de verdade e que ajude a todos? Divulgue os ensinamentos de Jesus. Mostre pelo exemplo como podemos ser grandes. Como nos amamos uns aos outros. Veja em Mateus 22:35-40 o que ele quer de nós. É isto que deveria unir a todas as religiões."

** Leia o comentário na íntegra e nossa resposta
-

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.

"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]