CANÁ DA GALILEIA !
1)- Foi a cidade onde Jesus fez um milagre, na festa de um casamento, transformando a água em vinho, a pedido de sua mãe, conforme nos conta S. João.
E foi este o primeiro milagre da vida pública de Jesus.
- "Foi este o primeiro milagre de Jesus. Realizou-o em Caná de Galileia. Manifestou, a Sua glória, e os Seus discípulos acreditaram n'Ele". (Jo.2,11).
O lugar é incerto e a tradição coloca-o em Kefr Kenna a cerca de oito quilómetros a Nordeste de Nazaré.
Mas, para alguns peritos, o lugar seria Khirbet Qanah, a cerca de quinze quilómetros a Norte de Nazaré, e pensam que seria este o lugar mais provável.
2)- Jesus visitou Caná uma segunda vez :
- "Chegou então novamente a Caná da Galileia, onde havia convertido a água em vinho. Havia ali um funcionário real, cujo filho se encontrava doente". (Jo.4,46).
3)- Era em Caná a casa de Natanael :
- "Estavam juntos Simão Pedro, Tomé, chamado Dídimo, e Natanael, que era de Caná de Galileia".. (Jo.21,2).
Caná contém hoje cerca de 8.000 habitantes, sendo os cristãos 1.500, e os outros, na sua maioria, muçulmanos.
Durante o ano, muitos peregrinos visitam este lugar, que ficou célebre com a presença de Jesus e de Maria com alguns Apóstolos.
A tradição muito antiga continua a fazer de Caná da Galileia o lugar onde Jesus fez o Seu primeiro milagre, embora haja outras terras que disputem esse primeiro milagre de Jesus.
Esta tradição já vem desde o século IV.
Uma Igreja católica e uma Igreja ortodoxa grega, na moderna povoação de Kefr Cana (nome árabe de Caná) têm desde longa data preservado a memória do primeiro milagre de Jesus, conservando reminiscências dos jarros dentro dos quais Jesus transformou a água em vinnho e o lugar é considerado como o que é mencionado por S. João.
Todavia, não há evidência arqueológica histórica que suporte a certeza do lugar.
Recentes excavações em Khirbert Kana (Ruínas de Caná), a 14 quilómetros a Norte de Nazaré, pretendem ser o lugar original de Caná.
A construção da actual Igreja começou em 1879, no mesmo lugar onde existiu outra desde o século VIII.
A celebração deste acontecimento das Bodas de Caná é celebrado no 2° Domingo Comum do Ano C.
É costume, muitos peregrinos casados irem até à Igreja de Caná renovar as suas promessas de Casamento, por ter sido neste lugar que Jesus fez o Seu primeiro milagre numas bodas de Casamento, representando uma bênção para o Casamento e a família.
Excavações em Khibert Kana :
Nascimento
catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.
"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]