(05)-DESEQUILÍBRIOS PESSOAIS, FAMILIARES E SOCIAIS !
8. – Uma tão rápida evolução, muitas vezes processada desordenadamente e, sobretudo, a consciência mais aguda das desigualdades existentes no mundo, geram ou aumentam contradições e desequilíbrios.
Ao nível da própria pessoa, origina-se com frequência um desequilíbrio entre o saber próprio moderno e o pensar teórico, que não consegue dominar o conjunto dos seus conhecimentos nem ordená-los em sínteses satisfatórias.
Surge também desequilíbrio entre a preocupação da eficiência prática e as exigências da consciência moral; outras vezes, as condições colectivas da existência e as exigências do pensamento pessoal e até da contemplação.
Gera-se, finalmente, o desequilíbrio entre a especialização da actividade humana e a visão global da realidade.
No seio da família, originam-se tensões, quer devido à pressão das condições demográficas, económicas e sociais, quer pelas dificuldades que surgem entre as diferentes gerações, quer pelo novo tipo de relações sociais entre os homens e mulheres.
Grandes discrepâncias surgem entre as raças e os diversos grupos sociais; entre as nações ricas, as menos prósperas e as pobres; finalmente, entre as instituições internacionais, nascidas do desejo de paz que os povos têm, e a ambição de propagar a própria ideologia ou os egoísmos colectivos existentes nas nações e em outros grupos.
Daqui nascem desconfianças e inimizades mútuas, conflitos e desgraças, das quais o homem é simultaneamente causa e vítima.
9. – Entretanto, vai crescendo a convicção de que o género humano não só pode e deve aumentar cada vez mais o seu domínio sobre as coisas criadas, mas também lhe compete estabelecer uma ordem política, social e económica, que o sirva cada vez melhor e ajude indivíduos e grupos a afirmarem e desenvolverem a própria dignidade.
Daqui vem a insistência com que muitos reivindicam aqueles bens de que, com uma consciência muito viva, se julgam privados por injustiça ou por desigual distribuição.
As nações em vias de desenvolvimento, e as de recente independência desejam participar dos bens da civilização, não só no campo político mas também no económico, e aspiram a desempenhar livremente o seu papel no plano mundial; e, no entanto, aumenta cada dia mais a sua distância, e muitas vezes, simultaneamente, a sua dependência mesmo económica com relação às outras nações mais ricas e de mais rápido progresso.
Os povos oprimidos pela fome interpelam os povos mais ricos.
As mulheres reivindicam, onde ainda a não alcançaram, a paridade de direito e de facto com os homens.
Os operários e os camponeses querem não apenas ganhar o necessário para viver, mas desenvolver, graças ao trabalho, as próprias qualidades; mais ainda, querem participar na organização da vida económica, social, política e cultural.
Pela primeira vez na história dos homens, todos os povos têm já a convicção de que os bens da cultura podem e devem estender-se efectivamente a todos.
Subjacentes a todas estas exigências, esconde-se, porém, uma aspiração mais profunda e universal : as pessoas e os grupos anelam por uma vida plena e livre, digna do homem, pondo ao próprio serviço tudo quanto o mundo de hoje lhes pode proporcionar em tanta abundância.
E as nações fazem esforços cada dia maiores por chegar a uma certa comunidade universal.
O mundo actual apresenta-se, assim, simultaneamente poderoso e débil, capaz do melhor e do pior, tendo patente diante de si o caminho da liberdade ou da servidão, do progresso ou do regresso, da fraternidade ou do ódio.
E o homem torna-se consciente de que a ele compete dirigir as forças que o suscitou, e que tanto o podem esmagar como servir.
Por isso se interroga a si mesmo.
Nota. A Igreja, através do Concílio Vaticano II, nesta Constituição Pasroral, procurou ir ao encontro dos problemas mais actuais do homem do presente, tendo em conta, não só as transformações psicológicas, morais e sociais, como também, e de modo especial, os desequilíbrios pessoais, familiares e sociais com que eles se debatem, e considerando de maneira especial as aspirações mais universais do género humano, procurando chamar a atenção de toda a comunidade humana, especialmente religiosa, para a grande verdade de que só Jesus Cristo pode dar uma resposta e uma solução à problemática humana, o que significa que é preciso fazer uma chamada à fé com uma correspondência nas atitudes humanas, contra a corrente avassaladora das heresias, e das práticas que ofendem a doutrina e a moral da Igreja.
E desde o tempo em que se realizou o Concílio Vaticano II até agora, muitos dos desequilíbrios humanos se agravaram, pelo que já há quem proclame que se torna necessário, a breve praso, um novo Concílio, que vá ao encontro dos desequilíbrios das nossa sociedade.
Nascimento
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Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.
"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]