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Ao entrarmos na Basílica de Nossa Senhora da Assunção, que integra o conjunto do Mosteiro de São Bento, no centro de São Paulo, um ícone russo, no mais puro estilo ortodoxo, recebe os visitantes. Incrustado na primeira coluna à direita do templo, encontramos o Ícone de Nossa Senhora de Kasperovo, ou Kasperovskaya Previataya Bogoroditza.
O Mosteiro de São Bento no início do século 20.
Trata-se de um ícone de viagem, confeccionado provavelmente na antiga Fábrica de Ícones do Kremlin. As dimensões da imagem original foram reduzidas para 27cm x 22cm, e um trabalho em esmaltes preciosos, rubis e turquesas, além de um manto formado por mais de seis mil pérolas raras do oceano pacífico, tomaram o lugar dos resplendores de prata do original.
Por ser um ícone de viagem, era acondicionado em um caixa, que, aberta, também servia como oratório. No fundo dessa caixa, sobre a seda, está estampada a águia bicéfala, símbolo do antigo Império Russo. Logo abaixo da águia há três palavras, que traduzidas significam "Da loja da fábrica imperial". Atrás do ícone encontram-se gravadas algumas letras "A", a data do término do ícone, 1893, e o número 84, além da palavra "is magasina" ao lado da imagem de São Jorge.
Querem alguns ver nisso uma confirmação do estilo georgiano do ícone, mas pode simplesmente significar que ele foi confeccionado em Moscou, uma vez que o símbolo da cidade era, até a revolução russa de 1918, o santo guerreiro.
No detalhe, o ícone. A seta indica onde ele está localizado no mosteiro (clique para ampliar).
O estilo da composição é o "Glicofilusa", que pode ser traduzido como mãe amorosa, ou virgem da doçura. Tem esse nome devido à posição da Virgem Maria em relação ao menino Jesus: encostando o seu rosto no da criança, parece acariciá-la, num movimento terno.
Mas o que um ícone russo faz em uma igreja católica? Com a revolução russa de 1918 e a guerra civil que seguiu até 1921, muitos russos emigraram, e alguns vieram para o Brasil. Segundo Dom Martinho Johnson, OSB, da Academia Paulista de História, no encontro dos Oblatos no mês de dezembro de 1985, o ícone "foi doado a Dom Miguel Kruse [Abade do São Bento] por um oficial russo em testemunho de gratidão pelos benefícios concedidos pelo Abade aos refugiados após a Revolução Russa…".
Na foto, a beleza e o esplendor do ícone de Nossa Senhora de Kasperovo
Essa explicação basta? Acho que não. Quais seriam os "benefícios concedidos" para que essa preciosidade mudasse de mãos? Há muitos anos, no final da década de oitenta, conheci um senhor de aproximadamente setenta anos. Chamava-se Bohdan Bilynskyi, um imigrante ucraniano que, retirado pelos nazistas de sua terra natal, foi obrigado a trabalhar em um fábrica na Alemanha. Depois da guerra, recusando-se a voltar ao "paraíso de Stálin", veio para o Brasil.
O senhor Bilynskyi contou que o ícone foi doado a Dom Miguel Kruse pelo oficial russo em troca de um favor: seria permitido que fossem oficiados na São Bento ritos ortodoxos no idioma russo para os exilados. As cerimônias eram realizadas na capela do Santíssimo Sacramento, à direita do altar-mor, onde o ícone ficava originariamente dentro de sua caixa, aberta em forma de oratório, sobre um pedestal. Outra versão, muito mais difícil de acreditar, e que é passada de geração em geração pela colônia russa de São Paulo, afirma que o ícone teria sido doado ao mosteiro pelo próprio Nicolau II, último czar da Rússia.
O que conhecemos como "Igreja de São Bento" na realidade chama-se Basílica de Nossa Senhora da Assunção (reparem no vitral art-noveau no altar-mor que fica lindo às 18h, hora da Virgem Maria, devido à incidência dos raios do crepúsculo). Fica no Largo São Bento e pode-se chegar lá de metrô, descendo na estação de mesmo nome. Recomendo assistir à concorridíssima missa de domingo às 10h, vale a pena.
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TAGS: A RÚSSIA EM SÃO PAULO, ÍCONE, ÍCONE RUSSO, ÚLTIMO CZAR DA RÚSSIA, BASÍLICA DE NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO, BOHDAN BILYNSKYI, CURIOSIDADES SOBRE O MOSTEIRO DE SÃO BENTO, DOM MARTINHO JOHNSON,DOM MIGUEL KRUSE, GLICOFILUSA, HISTÓRIA DE SÃO PAULO, ICONOGRAFIA PAULISTANA, IGREJA DE SÃO BENTO,KASPEROVSKAYA PREVIATAYA BOGORODITZA, MOSTEIRO DE SÃO BENTO, NICOLAU II, NOSSA SENHORA DE KASPEROVO, RUA SÃO BENTO, SÃO PAULO ANTIGA, VIRGEM MARIA, VOCÊ É CURIOSO
7 Comentaram
Thiago
25/10/2012 ÀS 18:38
Bohdan Bilynskyi foi chefe em meu grupo escoteiro, aliás, é um dos patronos de nosso grupo escoteiro. Pessoa de grandes histórias!
RESPONDER
Peterson Henrique Freitas
28/10/2012 ÀS 11:33
O que é isso que o menino Jesus está segurando?
RESPONDER
Peterson Henrique Freitas
29/10/2012 ÀS 02:04
Era pra ser um rolo de pergaminho, mas parece mesmo um cigarro.
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adrian gonzalez
02/11/2012 ÀS 01:17
maravilha de arte ortodoxa !
a data 1985 no texto acima ( no encontro dos oblatos em dezembro de 1985 ) me parece incorreta. conheço esse icone desde os anos 70 !
RESPONDER
Paulo Rezzutti
10/11/2012 ÀS 11:53
Olá Adrian, se você reler o texto com atenção verá que não está sendo dito que o ícone apareceu, surgiu, ou foi colocado na igreja em 1985, pelo contrário, ele está lá desde meados da década de 20 do século passado.
RESPONDER
João Telles
10/11/2012 ÀS 00:45
Acerca das celebrações no Mosteiro acrescento que aos domingos, as 18h, é celebrada a Missa em rito tridentino, ou seja, no rito anterior ao Concílio Vaticano II que foi iniciado nos anos 60 e que alterou a liturgia da Igreja, assim sendo esta Missa é celebrada em latim e em Versus Deum. Vale conhecer!
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Manoel
17/11/2012 ÀS 01:05
fiquei um tempão admirando as fotos de uma São Paulo que não veremos nunca mais – parabéns
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A Rua Adolf Hitler e outras ruas de alemães que mudaram de nome em São Paulo
JANEIRO 4, 2013 13:01
FLICKR SÃO PAULO ANTIGA
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O Ícone Russo do Mosteiro de São Bento
ARTIGOS — POR PAULO REZZUTTI EM 25/10/2012 16:54Ao entrarmos na Basílica de Nossa Senhora da Assunção, que integra o conjunto do Mosteiro de São Bento, no centro de São Paulo, um ícone russo, no mais puro estilo ortodoxo, recebe os visitantes. Incrustado na primeira coluna à direita do templo, encontramos o Ícone de Nossa Senhora de Kasperovo, ou Kasperovskaya Previataya Bogoroditza.
O Mosteiro de São Bento no início do século 20.
Trata-se de um ícone de viagem, confeccionado provavelmente na antiga Fábrica de Ícones do Kremlin. As dimensões da imagem original foram reduzidas para 27cm x 22cm, e um trabalho em esmaltes preciosos, rubis e turquesas, além de um manto formado por mais de seis mil pérolas raras do oceano pacífico, tomaram o lugar dos resplendores de prata do original.
Por ser um ícone de viagem, era acondicionado em um caixa, que, aberta, também servia como oratório. No fundo dessa caixa, sobre a seda, está estampada a águia bicéfala, símbolo do antigo Império Russo. Logo abaixo da águia há três palavras, que traduzidas significam "Da loja da fábrica imperial". Atrás do ícone encontram-se gravadas algumas letras "A", a data do término do ícone, 1893, e o número 84, além da palavra "is magasina" ao lado da imagem de São Jorge.
Querem alguns ver nisso uma confirmação do estilo georgiano do ícone, mas pode simplesmente significar que ele foi confeccionado em Moscou, uma vez que o símbolo da cidade era, até a revolução russa de 1918, o santo guerreiro.
No detalhe, o ícone. A seta indica onde ele está localizado no mosteiro (clique para ampliar).
O estilo da composição é o "Glicofilusa", que pode ser traduzido como mãe amorosa, ou virgem da doçura. Tem esse nome devido à posição da Virgem Maria em relação ao menino Jesus: encostando o seu rosto no da criança, parece acariciá-la, num movimento terno.
Mas o que um ícone russo faz em uma igreja católica? Com a revolução russa de 1918 e a guerra civil que seguiu até 1921, muitos russos emigraram, e alguns vieram para o Brasil. Segundo Dom Martinho Johnson, OSB, da Academia Paulista de História, no encontro dos Oblatos no mês de dezembro de 1985, o ícone "foi doado a Dom Miguel Kruse [Abade do São Bento] por um oficial russo em testemunho de gratidão pelos benefícios concedidos pelo Abade aos refugiados após a Revolução Russa…".
Na foto, a beleza e o esplendor do ícone de Nossa Senhora de Kasperovo
Essa explicação basta? Acho que não. Quais seriam os "benefícios concedidos" para que essa preciosidade mudasse de mãos? Há muitos anos, no final da década de oitenta, conheci um senhor de aproximadamente setenta anos. Chamava-se Bohdan Bilynskyi, um imigrante ucraniano que, retirado pelos nazistas de sua terra natal, foi obrigado a trabalhar em um fábrica na Alemanha. Depois da guerra, recusando-se a voltar ao "paraíso de Stálin", veio para o Brasil.
O senhor Bilynskyi contou que o ícone foi doado a Dom Miguel Kruse pelo oficial russo em troca de um favor: seria permitido que fossem oficiados na São Bento ritos ortodoxos no idioma russo para os exilados. As cerimônias eram realizadas na capela do Santíssimo Sacramento, à direita do altar-mor, onde o ícone ficava originariamente dentro de sua caixa, aberta em forma de oratório, sobre um pedestal. Outra versão, muito mais difícil de acreditar, e que é passada de geração em geração pela colônia russa de São Paulo, afirma que o ícone teria sido doado ao mosteiro pelo próprio Nicolau II, último czar da Rússia.
O que conhecemos como "Igreja de São Bento" na realidade chama-se Basílica de Nossa Senhora da Assunção (reparem no vitral art-noveau no altar-mor que fica lindo às 18h, hora da Virgem Maria, devido à incidência dos raios do crepúsculo). Fica no Largo São Bento e pode-se chegar lá de metrô, descendo na estação de mesmo nome. Recomendo assistir à concorridíssima missa de domingo às 10h, vale a pena.
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Era pra ser um rolo de pergaminho, mas parece mesmo um cigarro.
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a data 1985 no texto acima ( no encontro dos oblatos em dezembro de 1985 ) me parece incorreta. conheço esse icone desde os anos 70 !
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Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.
"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]