quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

A Igreja desperta nas almas

Caro(a) Senhor(a),

acrvcatolico deseja recomendar o seguinte arquivo:

A Igreja desperta nas almas


Favor clicar no seguinte link para ver a colaboração:


English
Español
Français
Italiano
Português


Facebook
Twitter
Youtube
RSS
Flickr

Agência Fides
L'Osservatore Romano
Sala de Imprensa
VIS
Rádio Vaticana
CTV
Palavras do Papa

A Igreja desperta nas almas

0

11

Imprimir
2013-02-28 L'Osservatore Romano


Na manhã de quinta-feira 28 de Fevereiro, último dia do seu pontificado, Bento XVI quis encontrar-se na Sala Clementina com os cardeais presentes em Roma para uma saudação de despedida. Eis as suas palavras.

Venerados e queridos Irmãos!

É com grande alegria que vos recebo e ofereço a cada um de vós a minha saudação mais cordial. Agradeço ao cardeal Angelo Sodano que, como sempre, soube fazer-se intérprete dos sentimentos do Colégio inteiro: Cor ad cor loquitur. Obrigado de coração, Eminência. E gostaria de dizer – retomando a referência da experiência dos discípulos de Emaús – que também para mim foi uma alegria caminhar convosco ao longo destes anos, na luz da presença do Senhor ressuscitado.
Como disse ontem diante dos milhares de fiéis que encheram a Praça de São Pedro, a vossa proximidade e o vosso conselho foram para mim de grande ajuda no meu ministério. Nestes oito anos, vivemos com fé momentos muito agradáveis de luz radiosa no caminho da Igreja, juntamente com momentos nos quais algumas nuvens se adensaram no céu. Procurámos servir Cristo e a sua Igreja com amor profundo e total, que é a alma do nosso ministério. Demos esperança, a que vem de Cristo, que só pode iluminar o caminho. Juntos podemos dar graças ao Senhor que nos fez crescer na comunhão, e juntos pedir-lhe para que vos ajude a crescer ainda nesta unidade profunda, de modo que o Colégio dos Cardeais seja como uma orquestra, onde as diversidades – expressão da Igreja universal – concorram sempre para a harmonia superior e concorde.
Gostaria de vos deixar um pensamento simples, que me está muito a peito: um pensamento sobre a Igreja, sobre o seu mistério, que constitui para todos nós – podemos dizer – a razão e a paixão da vida. Deixo-me ajudar por uma expressão de Romano Guardini, escrita precisamente no ano em que os Padres do Concílio Vaticano II aprovavam a ConstituiçãoLumen gentium, no seu último livro, com uma dedicatória pessoal também para mim; portanto as palavras deste livro são-me particularmente queridas. Diz Guardini: A Igreja «não é uma instituição pensada e construída sob um projecto.... mas uma realidade viva... Ela vive ao longo do tempo, no futuro, como todos os seres vivos, transformando-se... E no entanto na sua natureza permanece sempre a mesma, e o seu coração é Cristo». Foi a nossa experiência, ontem, parece-me, na Praça: ver que a Igreja é um corpo vivo, animado pelo Espírito Santo e vive realmente pela força de Deus. Ela está no mundo, mas não é do mundo: é de Deus, de Cristo, do Espírito. Vimos isto ontem. Por isso é verdadeira e eloquente também outra famosa expressão de Guardini: «A Igreja desperta nas almas». A Igreja vive, cresce e desperta nas almas, que – como a Virgem Maria – acolheram a Palavra de Deus e a conceberam por obra do Espírito Santo; oferecem a Deus a própria carne e, precisamente na sua pobreza e humildade, tornam-se capazes de gerar Cristo hoje no mundo. Através da Igreja, o Mistério da Encarnação permanece para sempre presente. Cristo continua a caminhar através dos tempos e em todos os lugares.
Permaneçamos unidos, queridos Irmãos, neste Mistério: na oração, especialmente na Eucaristia quotidiana, e assim servimos a Igreja e a humanidade inteira. Esta é a nossa alegria, que ninguém nos pode tirar.
Antes de vos saudar pessoalmente, desejo dizer-vos que continuarei a estar convosco com a oração, especialmente nos próximos dias, a fim de que sejais plenamente dóceis à acção do Espírito Santo na eleição do novo Papa. Que o Senhor vos mostre o que Ele quer. E entre vós, entre o Colégio Cardinalício, está também o futuro Papa ao qual já hoje prometo a minha reverência e obediência incondicionadas. Portanto, com afecto e reconhecimento, concedo-vos de coração a Bênção Apostólica.

Compartilhar

NEWS.VA ARCHIVE
Fonte ALL FIDES OSSERVATORE-ROMANO PRESS-OFFICE VATICAN-INFORMATION-SERVICE VATICAN-RADIO CTV VATICAN-VA
Publish date Day 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 Month Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Year 2011 2012 2013

EVENTOS DO VATICANO
28/02/2013
Inicio de la Sede Vacante
Città del Vaticano
iniciar 8 p.m. fim 8:01 p.m.
01/03/2013
Encuentro informativo de actualización de P. Lombardi
Sala Stampa della Santa Sede
iniciar 1 p.m. fim 2 p.m.
29/03/2013
Via Crucis del Viernes Santo
Colosseo, Roma
iniciar 9 p.m. fim 10:30 p.m.

EVENTOS DO VATICANO
L'OSSERVATORE ROMANO
Última edição
RÁDIO VATICANA

Mundo

Boletim de Notícias
Listen
Vaticano

O afeto dos cardeais ao Papa
Igreja

A Montanha de Jesus e a Tenda de Pedro: como reconciliar?
Listen
REFLEXÃO ESPIRITUAL
"Quer que a tua oração chegue até Deus" coloque duas asas, o jejum e a esmola". "Reparte o teu pão com o faminto" (Is 58,7), disse Isaías; não creias que seja suficiente o jejum. O jejum te mortifica, não socorre os outros. Serão frutuosas as tuas privações quando deres aos outros com abundância. Eis que hás defraudado a tua alma; a quem darás aquilo que tiraste a ti? Onde colocarás o que negaste a si mesmo? Quantos pobres poderiam ser saciados com o alimento que hoje interrompemos! O teu jejum deve ser este: enquando um outro se alimenta, beneficia-te na oração pela qual serás atendido. De fato continua Isaías: "Enquanto falas, eu te direi: eis que estou aqui; reparte de bom ânimo o pão com o faminto".
Comentário aos Salmos, Santo Agostinho, PL 36, 400-401
MAIS PENSAMENTOS ESPIRITUAIS
Mais lidos
Mais compartilhados
"Amar a Igreja significa ter a coragem de fazer opções difíceis" - Bento XVI a 150 mil fiéis na Praça de S. Pedro. Vozes lusófonas
Bento XVI no último Angelus : "Não abandono a Igreja"
Título, vestes e anel de Bento XVI: eis as respostas
Momento histórico seguido bo mundo: Bento XVI deixou o Vaticano, para Castelgandolfo. Às 20 h deste dia 28/2, Sede Vacante
Bento XVI deixa aos cardeais a faculdade de antecipar o Conclave
Bento XVI será Papa Emérito e recolhe-se em Castel Gandolfo a partir de 28 de Fevereiro
Saudação do Papa aos cidadãos de Castelo Gandolfo
Papa agradece aos colaboradores que carregaram com ele o "peso do ministério petrino"
Bento XVI se despede dos fiéis na Praça S. Pedro
Vatileaks: divulgação ou não ficará a cargo do novo Papa

Sala de Imprensa
Boletim diário
Vatican Information Service
L'Osservatore Romano
Últimas notícias
Arquivo Fotográfico
Rádio Vaticana
Últimas notícias
CENTRO TELEVISIVO VATICANO
Sobre CTV
A SANTA SÉ
www.vatican.va
Agência Fides
Últimas notícias
AO VIVO
Transmissão
SEGUIR NEWS.VA
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
NEWS.VA | © Copyright News.va & all Vatican media sources | Termos e condições | Contatos | Sobre nós

- See more at: http://www.news.va/pt/news/a-igreja-desperta-nas-almas#sthash.2oJlhM1B.dpuf

http://www.gloria.tv/?media=407130

Que Deus te abençoe,
Gloria.tv

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.

"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]