segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

A ruptura da família é o primeiro problema da sociedade contemporânea, afirma autoridade vaticana

Caro(a) Senhor(a),

acrvcatolico deseja recomendar o seguinte arquivo:
A ruptura da família é o primeiro problema da sociedade contemporânea, afirma autoridade vaticana

Favor clicar no seguinte link para ver a colaboração:

NOTÍCIAS DIÁRIAS · www.acidigital.com

4 de fevereiro de 2013

A ruptura da família é o primeiro problema da sociedade contemporânea, afirma autoridade vaticana
VATICANO, 04 Fev. 13 (ACI/EWTN Noticias) .- Dom Vincenzo Paglia, Presidente do Pontifício Conselho para a Família no Vaticano, apresentou esta manhã no Escritório de Imprensa da Santa Sé o evento "De Milão a Filadélfia: as perspectivas do Pontifício Conselho para a Família", no qual analisou-se os resultados do Encontro Mundial das Famílias em maio de 2012 nessa cidade italiana.
NOTÍCIA COMPLETA
SUGERIMOS HOJE:
FAÇA PARTE DA NOSSA REDE NO FACEBOOK
http://www.facebook.com/acidigitalport
SIGA AS NOSSAS NOTÍCIAS NO TWITTER
https://twitter.com/acidigital
SIGA AS NOTÍCIAS DO PAPA NO TWITTER
https://twitter.com/ssbentoxvi
ASSINAR · RSS · MP3/PODCAST · RECURSOS · PUBLICIDADE
MANCHETES DO DIA

VATICANO
Bento XVI reza por vítimas da tragédia em prisão venezuelana
Bento XVI: O verdadeiro profeta só obedece a voz de Deus
A ruptura da família é o primeiro problema da sociedade contemporânea, afirma autoridade vaticana
Vaticano dá voz às "culturas juvenis emergentes"
Vaticano e Estado da Palestina examinam projeto de acordo

AMÉRICA
Bispos dos EUA à Corte Suprema: Redefinir o matrimônio é causa de conflito
BRASIL
Arquidiocese do Rio promove "Catequeses rumo à JMJ"
MUNDO
Cuba: Movimento Cristão Libertação nomeado para o prêmio Nobel da Paz 2013
Igreja católica incendiada na Albânia
Espanha: Diante da crise econômica, dono de restaurante oferece comida grátis a desempregados
Frades Menores Conventuais reelegem o Frei Marco Tasca como Ministro Geral

CONTROVÉRSIA
Iniciativa na internet recolhem assinaturas para exigir que o Facebook não censure fanpage Memes Católicos
Católico em Dia
Evangelho:

Santo ou Festa:
Santos Filôromo e Filéias (Mártires)
Um pensamento:
Quando rezamos o Rosrio, falamos com Maria e lhe confiamos nossas preocupaes e esperanas.
João Paulo II

VATICANO

Bento XVI reza por vítimas da tragédia em prisão venezuelana
CARACAS, 03 Fev. 13 (ACI/EWTN Noticias) .- O Papa Bento XVI expressou sua dor e solidariedade pela tragédia no Centro Penitenciário da Região Centro Ocidental "Uribana", estado de Lara (Venezuela), que deixou 58 mortos e perto de cem feridos na sexta-feira, 25 de janeiro.

O telegrama enviado pelo Secretário de estado Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, ao Arcebispo de Barquisimeto (Venezuela), Dom Antonio José López Castillo, assinala que o Santo Padre "oferece sufrágios ao Senhor pelo eterno descanso dos falecidos, e faz chegar aos familiares seus mais sentido pêsames bem como sua proximidade espiritual, junto com o desejo de um pronto e total restabelecimento dos feridos".

"Do mesmo modo, o Papa alenta todas as pessoas e instituições responsáveis a seguirem trabalhando com espírito de colaboração e boa vontade pela superação dos problemas e assim evitar no futuro a repetição de acontecimentos tão dramáticos".

"Com estes sentimentos, o Santo Padre, ao mesmo tempo que invoca o amoroso amparo da Virgem Maria, outorga com afeto sua confortadora Bênção Apostólica, como sinal de consolo e esperança nestes momentos de tristeza", finaliza o telegrama.

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo
Bento XVI: O verdadeiro profeta só obedece a voz de Deus
VATICANO, 04 Fev. 13 (ACI/EWTN Noticias) .- Em sua mensagem prévia à oração do Ângelus deste domingo, na Praça de São Pedro, o Papa Bento XVI assegurou que "o verdadeiro profeta não obedece ninguém mais que Deus e põe-se ao serviço da verdade".

Em relação ao Evangelho de hoje, o Santo Padre recordou que os que escutaram a Jesus se questionavam "'Não é este o filho de José?', que é como perguntar-se: que aspirações pode ter um carpinteiro de Nazaré?".

O Papa assinalou que "é verdade que Jesus é o profeta do amor, mas também o amor tem sua verdade. Mais ainda, amor e verdade são dois nomes da mesma realidade, dois nomes de Deus".

"Na liturgia de hoje ressoam também estas palavras de São Paulo: 'O amor é paciente, é serviçal; o amor não é invejoso, não faz alarde, não se envaidece, não procede com baixeza, não procura seu próprio interesse, não se irrita, não tem em conta o mal recebido, não se alegra da injustiça, mas sim se regozija com a verdade'".

Bento XVI assegurou que "acreditar em Deus significa renunciar aos próprios preconceitos e acolher o rosto concreto com o que Ele se revelou: o homem Jesus de Nazaré".

"Este caminho conduz também a reconhecê-lo e a servi-lo em outros", assegurou.

O Papa assinalou que "nisto a atitude de Maria é iluminadora. Quem mais que ela teve familiaridade com a humanidade do Jesus? Ela porém, jamais se escandalizou como os conterrâneos de Nazaré".

"Ela custodiava em seu coração o mistério e soube acolhê-lo uma e outra vez, cada vez mais, no caminho da fé, até à noite da Cruz e à plena luz da Ressurreição".

Ao concluir sua reflexão, o Papa pediu "que Maria nos ajude a percorrer com fidelidade e com gozo este caminho".

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo
A ruptura da família é o primeiro problema da sociedade contemporânea, afirma autoridade vaticana
VATICANO, 04 Fev. 13 (ACI/EWTN Noticias) .- Dom Vincenzo Paglia, Presidente do Pontifício Conselho para a Família no Vaticano, apresentou esta manhã no Escritório de Imprensa da Santa Sé o evento "De Milão a Filadélfia: as perspectivas do Pontifício Conselho para a Família", no qual analisou-se os resultados do Encontro Mundial das Famílias em maio de 2012 nessa cidade italiana.

Participaram também Francesca Dossi e seu esposo Alfonso Colzani, responsáveis pelo Serviço para as Famílias da arquidiocese de Milão.

O Arcebispo recordou que esse acontecimento "demonstrou a força vital que as famílias representam na Igreja e na própria sociedade. Obviamente, há muitos problemas relacionados com o matrimônio e a família, mas não devemos esquecer que a família segue sendo o 'recurso' fundamental da nossa sociedade".

As estatísticas são unânimes em assinalar que a família se situa no primeiro lugar como foco de segurança, refúgio, de apoio para a vida e se mantém no topo dos desejos da grande maioria dos jovens. Na Itália, por exemplo, ao redor de 80 por cento dos jovens dizem que preferem o matrimônio (civil ou religioso) enquanto apenas 20 por cento opta pela convivência.

Na França, as pesquisas indicam que 77 por cento quer construir sua vida familiar permanecendo com a mesma pessoa toda a vida. Por outra parte, a necessidade da família está gravada no coração humano, desde que Deus disse: "Não é bom que o homem esteja só".

"Esta verdade profunda que marca tão radicalmente a vida humana parece ser espancada por uma cultura contrária. Há uma escalada ao individualismo que racha a família, assim como as diferentes formas de sociedade. Por isso, a ruptura da família é o primeiro problema da sociedade contemporânea", indica Dom Paglia.

O Prelado Vaticano, disse logo que "é certo que boa parte da história ocidental contemporânea foi concebida como libertação de qualquer laço: com outros, com a família, com a responsabilidade para o outro. E é igualmente certo que os laços, às vezes, oprimiram a subjetividade. Mas hoje a vertigem da solidão com o culto do eu, liberado de qualquer atadura e a desorientação provocada pela globalização acentúan ainda mais o individualismo e a tentação de fechar-se em si mesmos".

"A Igreja –prosseguiu– se preocupa com a crise que atravessam o matrimônio e a família, porque é consciente de que ambos são uma boa notícia, um evangelho para os homens e mulheres de hoje, freqüentemente sós e sem amor, sem paternidade, nem apoio.

A Igreja, "perita em humanidade", conhece também o alto preço da fragilidade da família pago sobre tudo pelas crianças (nascidas e não nascidas), os idosos e os doentes. Nas diversas épocas históricas houve mudanças, inclusive profundas, na instituição familiar, mas nunca se abandonou seu "genoma", sua dimensão profunda, quer dizer, ser uma instituição formada por homem, mulher e filhos.

Portanto, "urge uma atenta reflexão cultural e uma defesa mais vigorosa da família, para colocá-la –e rapidamente– no centro da política, da economia, da cultura, seja nos distintos países onde diferentes organismos internacionais, envolvendo também os crentes de outras tradições religiosas e as pessoas de boa vontade. É uma fronteira que toca os próprios fundamentos da sociedade humana. Daí o extraordinário interesse da Igreja sobre tudo neste momento histórico".

O Pontifício Conselho para a Família "sente a necessidade de ajudar tanto dentro como fora dos limites da Igreja a redescobrir o valor da família. Há um grande trabalho a ser feito no plano cultural: trata-se de restaurar o valor de uma cultura da família, para que esta volte a ser atrativa e importante para a própria vida e para a sociedade".

"Ocupar-se da família não significa restringir-se a um segmento da vida ou da sociedade: hoje significa ampliar os horizontes além de nós mesmos e decidir-nos a participar da construção de uma sociedade que seja 'família' em si mesma, até capacitar a 'família' dos povos e das nações".

Iniciativas do Pontifício Conselho para a Família

O Prelado concluiu a sua apresentação ilustrando as iniciativas que, ao longo deste ano e até o próximo encontro das famílias na cidade de Filadelfia (EUA), o Pontifício Conselho realizará, entre as quais destaca-se a apresentação da Carta dos Direitos da Família, –elaborada há trinta anos por esse dicasterio– na sede das Nações Unidas em Nova Iorque e Genebra e no Parlamento Europeu.

Em abril começará uma série de seminários titulados "Diálogos para a família" em que os peritos de diferentes disciplinas abordarão questões relativas aos principais desafios relacionados com a família e o matrimônio.

Em Roma, no fim de junho terá lugar um congresso internacional de advogados católicos, centrado nos direitos de família e, por último, em outubro, a assembleia plenária do Pontifício Conselho se centrará na Carta dos Direitos da Família.

Nos dias 26 e 27 desse mesmo mês, por motivo do Ano da Fé, haverá uma peregrinação das famílias à tumba de São Pedro.


voltar ao início | comentar a notícia | arquivo
Vaticano dá voz às "culturas juvenis emergentes"
VATICANO, 04 Fev. 13 (ACI/EWTN Noticias) .- No dia 31 de janeiro, festa de São João Bosco, realizou-se no Vaticano a Assembleia Plenária anual do Pontifício Conselho da Cultura, que estará dedicada ao tema das "Culturas juvenis emergentes" prossegue até o dia 9 de fevereiro.

Na apresentação participaram o Cardeal Gianfranco Ravasi, Presidente de dicastério; D. Carlos Alberto do Pinho Moreira Azevedo, delegado; o Padre Enzo Fortunato, diretor do Escritório de Imprensa do Sacro Convento de Assis, e dois representantes da juventude: o italiano Alessio Antonielli e Farasoa Mihaja Bemahazaka.

Em uma entrevista concedida ao grupo ACI logo depois da apresentação, o Cardeal Ravasi assinalou que agora o desafio de seu dicastério "é conseguir pelo menos construir um mapa do horizonte em que nos emergimos, este horizonte juvenil é o futuro da humanidade, e então significa que teremos que procurar as coordenadas, quer dizer, os pontos cardeais da vida emotiva dos jovens, de sua experiência sensível e espiritual".

"Outro ponto cardeal é a de sua linguagem, como comunicam. Seu testemunho também é importante, porque sempre parece negativo, mas que ao mesmo tempo os jovens têm muitos elementos de generosidade… o último ponto cardeal é o de sua espiritualidade, ver se realmente estão tão longínquos da religião como se crê, ou na realidade são completamente partícipes mas sob tantos escombros e pedras que ocultam a pergunta", acrescentou.

A autoridade vaticana assinalou durante sua exposição que durante as reuniões esperam iniciar um ponto de encontro e de interação positiva entre os jovens e a religião católica.

"Seu caminhar pelas ruas com os ouvidos tampados pelos auriculares com os que escutam música assinala que estão 'desconectados' da insuportável complexidade social, política e religiosa que criamos os adultos. Em certo sentido baixam a viseira para autoexcluir-se porque nós os excluímos com nossa corrupção e incoerência, com a precariedade, o desemprego, a marginalização. Teríamos que fazer um exame de consciência: os pais, os professores, os sacerdotes, a classe dirigente", indicou.

Do mesmo modo, assinalou que a 'diversidade' dos jovens não é negativa, mas contém sementes surpreendentes de fertilidade e autenticidade.

"Basta pensar no voluntariado que abrange a um amplo horizonte de jovens, em sua paixão pela música, pelo esporte, pela amizade, que é uma maneira de nos dizer que o homem não vive só de pão; pensemos em sua espiritualidade tão original, em sua sinceridade, na liberdade oculta sob um manto de aparente indiferença".

"Por estas e muitas outras razões -concluía o Presidente do Pontifício Conselho da Cultura- interessam-me os jovens que são o presente e não só o futuro da humanidade".

Por sua parte, Dom Azevedo ilustrou o programa da plenária especificando que o objetivo é "indagar com objetividade o novo, complexo e fragmentado fenômeno das culturas juvenis com a ajuda de peritos e escutando o parecer dos membros e consultores do Pontifício Conselho da Cultura".

No primeiro dia terá lugar a abertura na Aula Magna da universidade LUMSA, com a novidade de um concerto de rock que precederá a primeira conferência.

O segundo dia, três jovens de três continentes refletirão sobre as razões para ter confiança na juventude.

Sucessivamente falarão sobre como gerar a fé entre os jovens, e superar o que denominam a "batalha cultural", para criar condições que façam possível o encontro com a pessoa de Cristo através de um enfoque cultural, e não só pastoral e teológico.

Ao início dos trabalhos, o dicastério terá uma audiência com o Papa Bento XVI.

Das cinco bilhões de pessoas que vivem em países em desenvolvimento, mais da metade são menores de 25 anos -85 por cento dos jovens de todo o mundo-, e dias atrás a Organização Internacional do Trabalho informou que 73,8 milhões de jovens no mundo carecem de trabalho e que este número subirá em meio milhão até 2014.


voltar ao início | comentar a notícia | arquivo
Vaticano e Estado da Palestina examinam projeto de acordo
VATICANO, 02 Fev. 13 (ACI/EWTN Noticias) .- A Santa Sé divulgou no dia 31 de janeiro um comunicado no qual se detalha as recentes conversações entre as autoridades do Estado da Palestina sobre o projeto de um acordo entre os dois estados.

O comunicado assinala que "como resultado das negociações bilaterais nos últimos anos com a Organização para a Libertação da Palestina (OLP), celebrou-se uma reunião oficial em Ramallah no dia 30 de janeiro de 2013, no Ministério de Assuntos Exteriores do Estado da Palestina".

As conversações estiveram encabeçadas por Riad Al-Malki, Ministro das Relações Exteriores do Estado da Palestina, e por Monsenhor Ettore Balestrero, subsecretário da Santa Sé para as Relações com os Estados.

O texto indica que "as Partes intercambiaram pontos de vista sobre o projeto de acordo em discussão, especialmente no que se refere ao Preâmbulo e ao Capítulo I do Acordo mencionado. As conversações tiveram lugar em um ambiente aberto e cordial que expressa as boas relações existentes entre a Santa Sé e o Estado da Palestina".

As delegações manifestaram "o desejo de que se acelerem as negociações para chegar a uma conclusão rápida. Em consequência, acordou-se que um grupo técnico misto se reúna para seu seguimento".

O texto recorda ademais que agradeceu-se especialmente à contribuição da Santa Sé com 100 mil euros à restauração do teto da basílica da Natividade em Belém.

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo
AMÉRICA

Bispos dos EUA à Corte Suprema: Redefinir o matrimônio é causa de conflito
WASHINGTON DC, 04 Fev. 13 (ACI/EWTN Noticias) .- Os Bispos dos Estados Unidos apresentaram um documento perante a Corte Suprema da nação, onde advertem que redefinir o matrimônio geraria um conflito que ameaça os direitos constitucionais como a liberdade de religião, de consciência, de expressão e associação.

No documento apresentado no último 29 de janeiro, a Conferência de Bispos dos Estados Unidos (USCCB por suas siglas em inglês) assinala que "o matrimônio, entendido como a união entre um homem e uma mulher, não é uma relíquia histórica, mas uma instituição básica na sociedade civil de hoje".

Os Prelados enviaram o documento apoiando da Ata Federal (nacional) em Defesa do Matrimônio (DOMA por suas siglas em inglês) e a Proposição 8 do estado de Califórnia, que reconhecem o matrimônio apenas como a união entre um homem e uma mulher.

Em agosto do ano 2010 o juiz homossexual Vaughn Walker revogou esta última medida, decidida democráticamente em 2008, e que foi posteriormente confirmada na Corte do Nono Circuito de Apelações da Califórnia em fevereiro de 2012.

O documento dos Bispos observou que é razoável acreditar que um lar com uma mãe e um pai é "o ambiente ótimo para a criação dos filhos" e advertem que o Nono Circuito define o matrimônio simplesmente como qualquer "relação comprometida para o resto da vida".

Os Prelados qualificam esta definição como "incoerente, grosseiramente sobre-inclusiva e que conduz a consequências absurdas" porque não excluiria as relações paterno-filiais, ou as uniões entre dois amigos ou até relações entre mais de duas pessoas.

Por outro lado também fazem referência aos casos onde algumas empresas se viram obrigadas a organizar "bodas gays" e recordam alguns casos em que funcionários públicos como trabalhadores municipais tiveram que abandonar seus postos de trabalho por não permitir as uniões de pessoas do mesmo sexo.

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo
BRASIL

Arquidiocese do Rio promove "Catequeses rumo à JMJ"
RIO DE JANEIRO, 02 Fev. 13 (ACI) .- No próximo 23 de fevereiro toda a Arquidiocese do Rio tem um encontro marcado, para estar continuar a preparação para a JMJ Rio2013. Trata-se das"Catequeses rumo à JMJ", que, segundo os organizadores, também será o último 'teste' prévio às Catequeses que tradicionalmente acontecem durante a Jornada.

O evento, que começa a partir das 8h nos sete vicariatos da Arquidiocese também foi proposto para as subsedes. Na programação, haverá uma reflexão, conduzida por um bispo, sobre a Campanha da Fraternidade 2013, que neste ano tem com o tema "Fraternidade e Juventude" e como lema "Eis-me aqui, envia-me!" (Is 6,8).

"Entendemos pelas Catequeses um momento especial de formação, escuta e aprofundamento dos temas. Elas se desenvolvem como Catequeses da Jornada. Tudo num clima de muita animação, com boa música, um clima de fraternidade e também de ansiedade já pela Jornada que vai chegar. De algum modo, nós como organizadores da Jornada conseguiremos ver a mobilização, especialmente dos voluntários, das equipes de trabalho, que são muito importantes para o funcionamento das inúmeras Catequeses que vão acontecer durante os dias da Jornada", explicou um dos responsáveis pelo setor de Preparação Pastoral, Padre Leandro Lenin

De acordo com a programação, às 8h será realizada a acolhida com animação. Logo após, haverá uma oração inicial seguida da pregação, às 9h15, feita por um dos bispos convidados. Às 10h, será realizado um intervalo com animação e, às 10h30, será aberto um momento para as perguntas dos jovens. As "Catequeses rumo à JMJ" serão encerradas com a Santa Missa, às 11h.

Em cada vicariato da arquidiocese, haverá um local onde os jovens estarão reunidos para as Catequeses, exceto no Vicariato Oeste, onde as Catequeses serão realizadas em dois locais diferentes, segundo a lista oferecida no site oficial da Jornada:

Vicariato Jacarepagua – Paróquia Nossa Senhora do Loreto (Loretão) - Freguesia

Vicariato Norte – Unicirco Marcos Frota – Quinta da Boa Vista

Vicariato Oeste 1 – Paróquia de Sant'Ana – Campo Grande

Vicariato Oeste 2 – Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Realengo

Vicariato Suburbano – Paróquia São Brás – Madureira

Vicariato Sul – Paróquia Nossa Senhora de Copacabana – Copacabana

Vicariato Urbano – Paróquia de Sant'Ana – Centro

Vicariato Leopoldina – Paróquia Bom Jesus da Penha – Penha

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo
MUNDO

Cuba: Movimento Cristão Libertação nomeado para o prêmio Nobel da Paz 2013
HAVANA, 01 Fev. 13 (ACI/EWTN Noticias) .- O deputado do Partido Popular da Espanha, Pablo Casado Blanco, solicitou outorgar ao Movimento Cristão Libertação (MCL), o Prêmio Nobel da Paz 2013 e afirmou que este reconhecimento ajudaria a uma futura transição pacífica de Cuba à democracia.

Casado Blanco enviou neste 28 de janeiro uma carta ao presidente do Comitê do Prêmio Nobel, Thorbjorn Jagland, para apresentar a nominação do MCL ao Prêmio Nobel da Paz.

No texto, difundido no site do MCL, o deputado espanhol destacou que este galardão é o mais prestigioso em nível internacional pois distingue "personalidades e instituições defensoras da paz e da não-violência".

Nesse sentido, recordou que este movimento de inspiração católica foi fundado por Oswaldo Payá em 1988 como "uma iniciativa civil e pacífica que reclama o respeito das liberdades públicas e os direitos humanos em Cuba, assim como instauração da democracia dentro do marco da legislação cubana".

"Cuba é atualmente o único país do continente americano que reprime toda forma de dissidência política e não tolera a discrepância ideológica há mais do meio século de regime autoritário. De fato, numerosos integrantes do Movimento Cristão Libertação foram encarcerados, deportados e represaliados por sua pacífica defesa da liberdade na ilha", assinalou.

Por isso, o parlamentar indicou ao presidente do Comitê do Prêmio Nobel que seria "um apoio fundamental para um futuro processo de transição pacífica em Cuba que o Movimento Cristão Libertação recebesse este Premio em reconhecimento ao seu esforço para obter a reconciliação, a liberdade e a democracia para todos os cubanos".

Por sua parte, o MCL agradeceu o gesto generoso de Pablo Casado e assinalou que "esta ação solidária é extensiva também a todos os lutadores pacíficos cubanos por seu heroísmo e martírio na ilha de Cuba".

O movimento dissidente recordou que Payá Sardiñas –Premio Sajarov de Direitos humanos do Parlamento Europeu 2002-, foi nomeado ao Nobel da Paz em seis ocasiões.

Do mesmo modo, destacou que Casado visitou anos atrás "a ilha de Cuba para solidarizar-se com os homens e mulheres que em condições de terror, miséria e isolamento trabalham sem ódio mas sem medo contra uma ditadura que persegue, encarcera, desterra e assassina seus contrários ideológicos. Na ilha conheceu Oswaldo Paya e pôde constatar a perseguição a que constantemente era submetido pelos agentes da polícia do regime".

O MCL, que sustenta que Payá Sardiñas foi assassinado em 22 de julho de 2012 junto ao ativista Harold Cepero, reiterou seu agradecimento pela nominação, que se une à já realizada dias atrás por um grupo de legisladores uruguaios do Partido Nacional.


voltar ao início | comentar a notícia | arquivo
Igreja católica incendiada na Albânia
ROMA, 03 Fev. 13 (ACI/EWTN Noticias) .- No domingo 20 de janeiro um jovem com problemas mentais colocou fogo na igreja da padroeira dos franciscanos, a Imaculada Conceição, tutelada pelos Frades Menores Conventuais da cidade de Fier, Albânia, ao sudeste da Europa.

Em uma nota publicada pelos Franciscanos Menores Conventuais em seu site, Frei Toma Lesniak explica que o jovem de 25 anos se aproximou ao meio dia ao templo e procurou o Superior da missão, Padre Jaroslav Cár, e lhe fez uma pergunta: "Os frades acreditam no mesmo Deus que o Papa acredita?".

"Dava a impressão de estar drogado. Quando escutou a resposta afirmativa, ameaçou os missionários a não deixá-los jamais mais em paz", mas "ninguém podia imaginar que teria podido terminar fazendo um ato tão grave", explica o Pe. Lesniak.

Os religiosos não tomaram a sério as ameaças e saíram do recinto. Quando retornaram pela tarde, encontraram a igreja em chamas.

O jovem não tentou escapar e declarou à polícia que foi ele mesmo o responsável pelo incêndio. Permaneceu junto ao lugar dos fatos, inclusive quando chegaram os bombeiros para apagar o fogo.

Agora, os religiosos deverão celebrar a Missa nos bunkers anti-aviões fabricados de cimento armado que ainda persistem no país e cuja construção se remonta ao período comunista. A igreja da Imaculada era única que os franciscanos possuíam no país.

A comunidade dos franciscanos na Albânia é pequena, forma parte da Custódia provincial da Eslováquia, e foi aberta no ano 2008. Os filhos de São Francisco celebram agora em Assis (Itália) seu Capítulo Geral, e esperam a construção de uma nova pequena igreja no país albanês, de maioria muçulmana.

Segundo um estudo demográfico do Pew Research Center, a porcentagem de muçulmanos no país alcança quase 80 por cento. O resto corresponde à população cristã.

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo
Espanha: Diante da crise econômica, dono de restaurante oferece comida grátis a desempregados
MADRI, 04 Fev. 13 (ACI) .- Emilio José Aguilar, dono do bar "El Cordobé" na cidade de Mallorca (Espanha), decidiu oferecer comida grátis às pessoas desempregadas, com ou sem filhos, em seu afã de contribuir com as pessoas afetadas pela grave crise que levou ao desemprego mais de cinco milhões de pessoas.

Em declarações a emissora Antena 3, Emilio assegurou que "quem me traga cartão (documentos) de desempregado, tenha filhos ou não, dou-lhe um prato de comida".

A ideia surgiu, recordou, "como resultado da crise presente. Uma família com 3 ou 4 crianças e uma ajuda de 420 euros (573 dólares), isso não dá para nada".

O solidário empresário assinalou que em seu bar, aos desempregados, "não se serve sobras, são mantimentos baratos, mas comprados para isso".

Para Emilio, "onde comem uns, podem comer alguns mais".

O empresário espanhol recordou que ele viveu em carne própria as dificuldades da crise econômica que se vive no país, pois, nos dois anos que esteve desempregado "não tinha nada para comer".

Na porta de seu restaurante, Emilio colocou um pôster no que avisa "famílias com filhos, desempregados e sem salário, convidamos a um prato quente".


voltar ao início | comentar a notícia | arquivo
Frades Menores Conventuais reelegem o Frei Marco Tasca como Ministro Geral
ROMA, 02 Fev. 13 (ACI/EWTN Noticias) .- No dia 29 de janeiro foi reeleito no Sacro Convento de Assis o 119º Ministro Geral da Ordem dos Frades Menores Conventuais, Frei Marco Tasca. Trata-se do 200º capítulo geral da Ordem, que começou o passado 19 de janeiro e se estenderá até em 17 de fevereiro.

"Rezo ao Senhor e a São Francisco para que nos dê a graça de ser testemunhas da beleza e da esperança. Temos um grande sonho que viver com Francisco: raízes e asas. Somos custódios da vida de Francisco, de seu carisma, de seus sonhos, de suas fadigas e daquilo que viveu. Tudo isto nos empurra ainda mais a estar em sintonia com a proposta que nos fez", disse Frei Tasca em seu discurso de investidura.

Conforme explicaram os franciscanos no seu site, Frei Tasca também foi eleito no anterior capítulo de 2007. Anteriormente tinha sido eleito no capítulo provincial de 2001 como Custódio capitular e Guardião do convento do Camposampiero (Pádua), e em 2005 como Ministro Provincial.

Para esta ocasião, os frades convocados em Assis representam os mais de quatro mil irmãos nos cinco moderados. Os dirigentes começaram o capítulo com uma celebração na tumba de São Francisco.

O Capítulo Geral oferecerá as linhas orientativas para a Ordem durante os próximos seis anos. Os membros da assembleia sexenal são 88, aos quais se acrescenta 11 frades como ouvintes, quer dizer, sem direito de voto.

As quatro línguas oficiais da Ordem exigem uma particular atenção na tradução de textos e na interpretação simultânea das intervenções em várias línguas que ocorrem na sala capitular.

Conforme explicam, o capítulo se está caracterizando por uma notável utilização da tecnologia. Memórias USB que contendo os documentos em formato eletrônico foram distribuídas aos frades, um serviço de rede sem fio, lugares para consultar Internet e um servidor interno asseguram as comunicações e a possibilidade de descarregar em tempo real os textos produzidos nas diversas línguas.

A ferramenta informática além de outorgar fluidez e velocidade ao trabalho, tem a vantagem de limitar o uso do papel. A preocupação pela ecologia é fundamental para os franciscanos.

No evento de abertura participaram o Custódio do Sacro Convento, Frei Giusseppe Piemontese, assim como o bispo de Assis, Dom Domenico Sorrentino, junto com o prefeito da cidade em que viveu São Francisco, o engenheiro Claudio Ricci, quem saudou em nome da Igreja local e da cidade de Assis os filhos de Francisco que ali se reuniram.

Para o dia da votação, o capitular mais ancião, Frei Alfredo Ruela (ministro provincial de Malta), presidiu a Missa Votiva ao Espírito Santo, e o pregador, Frei Jude Winkler convidou aos frades eleitores a obedecer a voz do Espírito, não só no que diz respeito à eleição de quem deve guiar a família religiosa.

Por volta das 10:00h, reunidos no Salão Papal do Sacro Convento, os membros do Capítulo oraram o Veni Creator Spiritus. Frei Ruela presidiu a sessão eletiva e posteriormente convidou os ouvintes, os tradutores e oficiais da Secretaria a deixarem a sala.
Após a chamada dos membros, a distribuição dos papéis para o primeiro escrutínio e a votação por parte dos 86 capitulares com direito, os escrutinadores fizeram público os nomes dos votados, e ao terminar a leitura dos votos, elevou-se o aplauso dos capitulares: o Frei Marco Tasca havia sido reconfirmado como Ministro Geral por uma ampla maioria.

Posteriormente os sinos da Basílica de São Francisco repicaram e os capitulares se dirigiram em procissão à Tumba de São Francisco cantando o Te Deum, como ação de graças a Deus pela eleição do guia da Ordem.

Ante o sepulcro do fundador, Frei Tasca fez a profissão de fé, seguida do juramento de dedicar-se com todas as forças a fazer observar a Regra e as Constituições, e a procurar sempre melhoraa da vida religiosa da Ordem. Ao terminar, todos os frades reunidos abraçaram, um a um, o Ministro Geral em sinal de obediência, um dos três votos que assumem os franciscanos.

Frei Tasca é natural de Sant'Angelo di Piove, Pádua (Itália). Nascido em 1957, entrou na Ordem em 1968, e fez o noviciado em Pádua, na Basílica de Santo Antônio (1976-1977). Depois do noviciado empreendeu os estudos de Teologia no Instituto Teológico "Santo Antonio Doutor" de Pádua, e conseguiu o título acadêmico do Bacharelado em 1982.

Em 28 de novembro de 1981 fez a profissão solene. Em 1982 foi transladado a Roma, à comunidade do Seraphicum, para estudar uma licenciatura na Pontifícia Universidade Salesiana. Ordenou-se sacerdote em 19 de março de 1983 em seu povoado natal, Sant'Angelo di Piove, recebendo o sacramento da ordam das mãos do então bispo de Pádua, Dom Filippo Franceschi.

Em 1986 obteve a Licenciatura em Psicologia e, dois anos depois, a de Teologia Pastoral. Foi reitor do Seminário menor de Brescia e docente de Psicologia e Catequética no Instituto Teológico do Santo Antonio Doutor".

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo
CONTROVÉRSIA

Iniciativa na internet recolhem assinaturas para exigir que o Facebook não censure fanpage Memes Católicos
MADRI, 02 Fev. 13 (ACI/EWTN Noticias) .- A plataforma espanhola HazteOír apresentou hoje uma campanha de coleta de assinaturas, para exigir à rede social Facebook que "revise a denúncia" que motivou à censura da página Memes Católicos e devolva esta ao seu administrador, o peruano Yhonatan Luque Reyes, de 24 anos.

A destinatária das assinaturas recolhidas por HazteOír é Natalia Basterrechea, responsável de assuntos públicos do Facebook na Espanha.

Tal como denunciou ACI Prensa, a agência do grupo ACI de notícias em espanhol, na sexta-feira 25 de janeiro, sem dar explicação alguma, Facebook eliminou a página criada pelo jovem peruano Yhonatan Luque e deixou seus mais de 115 mil seguidores sem poder acessar os "memes" (quadrinhos com mensagens curtas).

Conforme informou Yhonatan à ACI Prensa, em dezembro de 2012 Facebook notificou que vários usuários denunciaram seu espaço porque supostamente violava o numeral 3.7 da declaração de direitos e responsabilidades do Facebook sobre linguagem que incita ao ódio.

Nessa ocasião, a rede social deu ao jovem a alternativa de conservá-la colocando a etiqueta [Humor polêmico] devido ao nome "Memes Católicos".

Yhonatan explicou que "o numeral 3.7 das políticas de segurança do Facebook diz que está proibido subir material que incite ao ódio, material pornográfico, material que induza à violência, e supostamente perigosos para a rede social, mas Memes Católicos não está promovendo este tipo de conteúdos. Isto não é certo".

"Minha página se resume em subir vinhetas para evangelizar, para catequizar, para mostrar o que a Igreja tem a dizer, para mostrar nossa doutrina tal como ela é", assegurou.

HazteOír sublinhou que, ao momento de sua censura por parte do Facebook, a página "Memes Católicos" contava "com mais seguidores que meios de comunicação de destaque, como os espanhóis ABC, El Mundo ou a Cadeia SER".

A plataforma espanhola remarcou que esta censura à página católica no Facebook "foi interpretada como um ataque à liberdade de expressão e de religião por muitos meios de comunicação".

"A indignação está percorrendo as redes sociais, as mostras de apoio existem por milhares, todos são testemunhas oculares de que os fatos denunciados são falsos", indicou.

O Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais do Vaticano também ecoou, através de sua conta na rede social Twitter a denúncia publicada pela ACI Prensa.

Para os membros da HazteOír, "Facebook pode voltar a analisar os fatos e restituir a página a seu administrador", pois "já no passado a empresa deu mostras de boa atitude no respeito à liberdade religiosa e de expressão".

"Podemos ajudar o Facebook a descobrir o engano e mostrar que pode ser também um espaço amável para o desenvolvimento da atividade dos cristãos", assegurou a plataforma espanhola.

HazteOír advertiu que "hoje a injustiça foi cometida contra Yhonatan, amanhã é você quem pode sofrê-la".

Na carta destinada a Natalia Basterrechea, informa-se que a página "Memes Católicos" foi "denunciada falsamente por incitação ao ódio simplesmente pelo fato de mostrar conteúdo cristão".

"Por favor, revise a denúncia, devolva a página a seu administrador e permita que Facebook, como demonstrou em muitas ocasiões, seja também um espaço amável para o desenvolvimento da liberdade de religião dos cristãos", solicita a nota do grupo espanhol.

Para assinar a carta exigindo que Facebook não censure aos cristãos, ingresse em: http://hazteoir.org/alerta/50692-firma-vas-permitir-que-facebook-censure-cristianos

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo

PARA CANCELAR A ASSINATURA O INSCREVER UM AMIGO, PREENCHA O FORMULÁRIO AQUI
COMENTÁRIOS OU PERGUNTAS A acidigital@acidigital.com
http://www.acidigital.com

http://www.gloria.tv/?media=395376

Que Deus te abençoe,
Gloria.tv

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.

"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]