sábado, 9 de fevereiro de 2013

[Catolicos a Caminho] CREDO DOS APÓSTOLOS (012) ANJOS E SERES HUMANOS - Som !

 

 

                     CREDO DOS APÓSTOLOS!

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                           CREIO EM DEUS PAI TODO-PODEROSO,

                                  CRIADOR   DO CÉU E DA TERRA !.

                                      (012).ANJOS E SERES HUMANOS !

               É comum doutrina da Igreja que Deus criou os Anjos e os seres humanos.

            Nos princípios do século XIII a Igreja formulou o Credo de Latrão(1215), para defender a fé contra os Albigenses que afirmavam que havia dois deuses : O deus bom era o criador dos seres espirituais e o deus mau, o criador do mundo material.

            Então o Credo de Latrão declarou :

            -"Nós firmemente acreditamos e professamos sem qualquer restrição, que há um só Deus verdadeiro, o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Ele é o único princípio de todas as coisas, criador do visível e do invisível, do espiritual e do corporal. Pelo seu infinito poder, desde o princípio, criou todas as criaturas da mesma maneira, do nada, o mundo espiritual ou angélico, corporal ou visível do Universo. E ainda formou o ser humano, que simultaneamente pertence às duas ordens, porque é coposto de corpo e alma. Quanto ao diabo e outros demónios, foi Deus que os criou bons segundo a sua natureza, mas eles se tornaram maus pelas suas acções. Tal como para o homem, o seu pecado foi por instigação do mal.(4o Concílio de Latrão, 1215).

             São os seguintes os princípios da fé professados pelo Credo de Latrão :

             1).- Só Deus criou o Universo inteiro, espiritual e material, angélico e humano.

            2).- Este Deus Criador é a Santíssima Trindade por cujo infinito poder todas as coisas começaram a existir.

            3).- O tempo começou com a criação do mundo. Porquê ? Porque o tempo é a medida do movimento, e só com a origem das criaturas começou a existência do movimento.

            4).- Deus primeiro criou o mundo espiritual dos Anjos, que são pessoas com  inteligência e vontade; depois criou o mundo material que só é perceptível pelos sentidos.

            5).-  Por fim Deus criou o homem, que é semelhante aos Anjos por poder pensar e amar; semelhante ao mundo material e tangível no qual ele anda e respira. A alma do homem é espiritual e naturalmente imortal; o seu corpo é material e naturalmente mortal.

            6).- O diabo (no grego diabolos) e os demónios (no grego é daimon), foram originariamente Anjos bons. Orgulhosamente recusaram-se a obedecer a Deus e foram precipitados no inferno. Converteram-se em MAL pelo mau uso da sua vontade livre.

 

            Sete séculos depois do CREDO LATERANO, o papa Pio XII voltou ao mesmo assunto da origem do homem.

            Entretanto várias teorias do evolucionismo puseram a questão da origem da raça humana.

            Na sua Encíclica Humani Generis (Agosto de 1950), o papa disse :

            "A doutrina da Igreja deixa a evolução em questão aberta, no que diz respeito à sua especulação sobre o desenvolvimento do corpo humano, de matéria viva já existente. A fé católica obriga-nos a crer que as almas foram criadas directamente por Deus.

              No mesmo documento, Pio XII dirigiu-se directamente aos que perfilham a teoria do poligenismo.

            Os que sustentam esta teoria, afirmam que, desde que o desenvolvimento é um facto concreto, todos os seres humanos que existem na terra, não são descendentes de um único casal, mas de diferentes antepassados humanos.

            Estas "conjecturas" a respeito do poligenismo, não deixam ao  crente a liberdade de escolha.

            Os Cristãos não podem dar a sua adesão a uma teoria que supõe a existência, depois do tempo de Adão, de outras raças de seres humanos, verdadeiramente assim chamadas, que não eram descendentes de Adão, ou ainda supõe que Adão seria o nome dado a um grupo de pessoas, os primordiais antepassados.

            Em linguagem técnica, só o monogenismo (raça única) e não o poligenismo (muitas raças), é compatível com a fé católica.

            O Livro do Génesis começa com duas algo diferentes narrações da Criação do Universo material, feita por Deus, incluindo  a criação da raça humana.

            Embora com algumas diferenças em alguns pormenores, ambas as narrações afirmam que Deus criou as coisas e o ponto mais alto da Criação foi a criação do homem :

            -"Deus, a seguir disse : Façamos o homem à Nossa Imagem e à Nossa semelhança, para que domine sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos e sobre todos os répteis que rastejam por terra. Deus criou o homem à Sua imagem, criou-o à imagem de Deus; Ele os criou homem e mulher; abençoando-os, Deus disse-lhes : Crescei e multiplicai-vos, enchei e dominai a terra. Dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se movem na terra".(Gn.1,26-28).

             O facto de que o ser humano foi criado por Deus, à Sua Imagem e semelhança, primariamente indica que Deus os criou para que existam em afinidade com Ele.

            E indica ainda que  a humanidade possui uma natureza espiritual como Deus tal como uma inteligência, uma vontade livre e ainda outras  virtudes de Deus.

            A narração do Génesis acentua um especial amor de Deus pelo homem, e as suas relações de intimidade para com ele.

            A única  proibição do primeiro casal foi a de comeram da árvore do conhecimento do bem e do mal, sob a condição de virem a morrer :

            -"E o Senhor deu  esta ordem ao homem : Podes comer do fruto de todas as árvores do jardim; mas não comas o da árvore da ciência do bem e do mal, porque, no dia em que o comeres, certamente morrerás".(Gn.2,16-17).

             Eles gozavam  de uma completa e rica existência humana em perfeita harmonia com Deus, com a natureza e um com o outro.

            A este estado de humanidade antes da rebelião contra Deus chama-se, segundo a teológica católica, o Estado de original integridade, ou Estado de Inocência Original.

           

                                                            John

                                                          Nascimento

 

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Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.

"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]