TEMPO DA QUARESMA
Sabeis que sois um templo do Senhor! Criados para a Glória !
(2013-08) UM RENASCIMENTO ESPIRITUAL !
Deus quer-nos abrir os olhos, quer mostrar-nos que o que aconteceu à mulher pecadora, pode acontecer a cada um de nós de cada vez que recebemos o Sacramento da Reconciliação.
Santa Teresa de Ávila, disse uma vez que os nossos pecados são como uma capa que cobre o puro cristal da nossa alma e impede que a luz de Cristo nos ilumine.
A mulher pecadora ficou muito grata a Jesus porque ela reconheceu que Ele lhe tinha removido a "negridão" do pecado da sua alma.
E o mais maravilhoso para nós é o facto de que o que aconteceu àquela mulher, há já muitos anos, pela sua atitude de penitência e arrependimento, podemos nós sentir como experiência, no Sacramento da Reconciliação e, com tanta maior alegria, quanto maiores forem os nossos pecados.
Numa comunicação do Papa Bento XVI em 2007, ele esclareceu :
- O Sacramento torna-se num renascimento espiritual que transforma o penitente numa nova criatura.
Todos nós sabemos que a confissão perdoa os nossos pecados; mas o Santo Padre disse que Jesus quer que nós tenhamos uma verdadeira experiência de um renascimento espiritual, todas as vezes que recebemos a Absolvição.
Jesus quer que tenhamos a experiência de que os nossos corações fiquem purificados e a nossa consciência se sinta livre.
E Jesus quer ainda que esta experiência nos mova a uma prática de culto e adoração, como fez exactamente a pecadora arrependida.
Se quisermos ter uma profunda experiência de um renascimento espiritual na confissão, o melhor que podemos fazer é reservarmos todos os dias alguns momentos para reflectirmos em Jesus em oração.
Pensemos como S. João :
-"Tudo começou a existir por meio d'Ele e, sem Ele nada foi criado".(Jo.1,3).
Pensemos em todas as limitações que Jesus aceitou quando se tornou homem, e quantas exigências aceitou do corpo humano, como, ficar cansado, ter fome e sede, ficar triste e sofrer o abando dos seus amigos e a condenação à morte por nosso amor.
Finalmente como Aquele que deu a vida por nós todos, vem até nós pessoalmente na confissão, para nos dizer que nos perdoa e que nos convida a caminhar com Ele.
Meditando em Jesus desta maneira, pode ser um poderoso caminho para sentimos a presença d'Ele na confissão e recebermos uma luz da Sua glória quando recebemos a Absolvição.
Isso pode ainda inspirar-nos para dedicarmos alguns momentos da nossa vida ao serviço d'Ele na Igreja que nos deixou e de que fazemos parte como membros do Seu Corpo Místico, tornando-nos apaixonados por Ele.
Nascimento
catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.
"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]