quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

[catolicos_respondem] ANDAM BALÕES NO AR (10) IMAGENS DA ALIANÇA Som !

 

 

                    ANDAM BALÕES NO AR

                                                          (10).-IMAGENS DA ALIANÇA !

           

Devemos pensar como são importantes as imagens, quando elas são usadas para um melhor entendimento da Fé Cristã.

Evidentemente, nós compreendemos que devemos saber e usar a verdade e as doutrinas  da Igreja.

Mas em imagens ilucidativas, sem metáforas bem aplicadas e sem ilustrações convincentes, as verdades, às vezes podem-se apresentar como realidades muito distantes. Que, por isso mesmo podem andar em Balões que andm no ar, em risco de se perderem ou, pelo menos de permanecerem ignoradas e sem efeito em ordem ao nosso bem comum e eterno.

Pensemos , por exemplo, como nos pode ser útil a imagem do Espírito Santo, representado por uma pomba, por uma chama de fogo ou por uma rajada de vento.

Pensemos também como Jesus usou imagens ou comparações tiradas dos factos da vida de todos os dias, trabalho dos campos, da pesca, do casamento e da família, para nos ensinar como devemos, por exemplo, viver em família, etc., como Deus nos falou logo no princípio da Criação.

Depois de criar o homem e a mulher :

-"Abençoando-os, Deus disse-lhes : Crescei e multiplicai-vos, enchei e dominai a terra. Dominai sobre todos os peixes do mar, sobre as aves dos céus  e sobre todos os animais que se movem na terra".(Gn.1,28).

E fez isto para nos ensinar qual o estilo de vida que Ele nos queria deixar.

Mesmo esta expressão "O Reino de Deus", é uma imagem que nos fala e nos comunica o que é a paz, a protecção e o sentido comunitário da família que Deus queria para a humanidade que Ele acabava de criar, que Ele concede àqueles que O quiserem seguir.

Quando se fala na Aliança de amor que Deus fez para nós, a Escritura apresenta-nos duas imagens bem vivas :

A imagem do Matrimónio e a Imagem da Família.

São estas duas imagens de que nos vamos ocupar seguidamente para vermos o que é que elas têm para nos ensinar.

E porquê ?

Porque tanto uma como a outra têm sido tão mal tratadas, tão abusadas e tão espezinhadas que até nos parece que já não são realidades importantes deste mundo, porque foram atiradas para os Balões que andam no ar e correm todos os riscos de se perderem ou de se desprezarem.

E quando isto se realiza, nós compreendemos o que se passou com o primeiro casal humano, mas também o que se foi passando com os seus descendentes e o que se deve passar ou realizar com a familia de todos os tempos, que Deus abençoou logo no princípio.

E Jesus esteve presente numas bodas de casamento onde realizou o primeiro milagres da Sua Vida Pública.

E em toda a sua pregação Jesus continuou a abençoar a família e a usar de imagens ou Parábolas para ilustrar as suas Palavras em ordem à formação da Sua Igreja e estabelecimento do Seu Reino na Terra.

 

                                                                John

                                                            Nascimento

                                                                                       

__._,_.___
Atividade nos últimos dias:
.

__,_._,___

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.

"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]