segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

[catolicos_respondem] ANDAM BALÕES NO AR (11) IMAGEM DA FAMÍLIA Som !

 

 

                  ANDAM BALÕES NO AR

                                                           (11).-IMAGENS DA FAMÍLIA !

           

Na primeira imagem da Criação nós podemos observar como a noção da Família estava profundamente enraizada no coração de Deus.

Na  verdade, o primeiro mandamento que Deus Deu ao homem e à mulher está assim apresentado pela Bíblia :

            -"Abençoando-os, Deus disse-lhes : Crescei e multiplicai-vos dominai a terra. Doninai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus  e sobre todos os animais que se movem na terra".(Gn.1,28).

E fez isto para nos ensinar qual o estilo de vida que Ele nos queria deixar.

Quando Deus chamou Abraão para ser o "Pai de muitas nações, Ele tinha em mente uma enorme agenda, mais do que uma simples bênção para um único Patriarca.

-"Já não te chamarás Abrão, mas sim Abraão, porque Eu farei de ti o pai de inúmeros povos".(Gn.17,5).

Através do seu trabalho  com Abraão e os seus descendentes Deus mostrou como quer que todos os povos sejam seus filhos.

E Deus mostrou também que quer que nós sejamos o Seu Povo de uma maneira que seja muito para além do que seja apenas cumprir as suas Leis.

Deus quer que nós sejamos os seus filhos de modo que possamos reflectir a Sua Imagem a "Sua filosofia familiar" para todo o mundo de todos os tempos.

Enquanto esta imagem da família de Deus se difunde através das Escrituras hebraicas, torna-se mais evidente com a vinda de Cristo.

Nos Evangelhos, Jesus fala de novo e repete-o a respeito de Seu Pai celeste – e igualmente nosso Pai celeste.

Ele ensina-nos a chamar a Deus "Pai" na oração exige que perdoemos aos outros  como o nosso Pai nos perdoa a nós :

-"E tu, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, reza em segredo a teu Pai, pois Ele, que vê o oculto, recompensar-te-á. Nas vossas orações  não sejais como os gentios, que usam de vãs repetições, porque pensam que, por muito falarem serão atendidos".Mt.6,6-8).

Deus promete que o nosso Pai nos quer dar coisas boas :

-"Ora bem, se vós, sendo maus sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o vosso Pai que está nos Céus dará coisas  boas àqueles que Lhas pedirem. Portanto, o que quiserdes que vos façam os homens, fazei-o também a eles, porque esta é a lei e os Profetas".Mt.7,11-12).

E Deus disse também a Maria Madalena :

-"Não me detenhas, porque ainda não subi para Meu Pai; mas vai ter com os Meus irmãos e diz-lhes que vou subir para Meu Pai e vosso Pai, Meu Deus e vosso Deus".(Jo.20,17).

É esta a Imagem da Família, tal como Deus a criou e como Deus a quer e não há ninguém que tenha poder e autoridade constitucional para legislar seja o que for contra ela.

E quem o fizer, disso terá que dar sérias contas a Deus, queira ou não queira.

Era bom que todos os legisladores humanos soubessem desta lei, desta verdade.

E os que  já legislaram e vão legislando erradamente, roubam à Família o seu valor e que fica assim oculta e desrespeitada em Balões que andam no ar, com todos os riscos e responsabilidades inerentes em ordem ao futuro da sociedade e ao futuro eterno.

A imagem de Deus como um Pai que nos ama e quer apenas boas coisas para nós, pode ajudar-nos a entender a Aliança que Deus fez connosco, em prol da Família e da Humanidade.

Ela mostra-nos que Deus nos ama da mesma maneira como os pais o fazem pelos seus filhos.

E diz-nos também que o nosso Pai do Céu se comprometeu a Si mesmo por uma Aliança tão íntima e eterna como a que existe entre pais e filhos.

A verdade é que Deus ama todas as pessoas, mesmo aquelas que não crêem n'Ele e não têm fé.

Todas elas são membros da  Sua família.

Jesus ensinou isto na parábola do filho pródigo.

O filho mais novo dessa parábola sentiu-se indigno de se juntar à sua família, mas o seu pai não pensava da mesma maneira.

Logo que ele voltou a sua casa e se queria considerar, não como um filho, mas como um simples servo, seu pai saiu ao seu encontro para o abraçar e fez questão de fazer uma festa, porque seu filho tinha morrido e ressuscitou.

Sabendo nós que o nosso Pai fez connosco uma Aliança e que nos chama como filhos, como qualquer bom pai sente-se confortável e feliz.

Nós nunca devemos perder a esperança nem nos devemos esquecer daqueles membros da família que se afastaram do verdadeiro caminho.

E como a imagem da Família bem constituída surge normalmente do Matrimónio, vamos ver na  próxima qual é e deve ser a imagem do verdadeiro Matrimónio.

Uma família destroçada é como um Balão em chamas.

 

                                                John

                                                            Nascimento

 

 

 

__._,_.___
Atividade nos últimos dias:
.

__,_._,___

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.

"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]