FÉ SEM OBRAS
A EUCARISTIA-E O ESPÍRITO SANTO !(20)
"O Espírito é o Santificador. Jesus Cristo, o Filho de Deus, é o Salvador !.
Nós começamos a entender a missão do Espírito Santo na Eucaristia à medida em que compreendemos a sua missão na Igreja.
O Espírito prepara a final e gloriosa vinda do Reino de Deus.
Esse Reino não está identificado com uma Igreja Institucional, mas mais do que isso, com todos aqueles que acreditam em Deus e atingem a Salvação.
Os Documentos pós-conciliares da Igreja ensinam que o Espírito Santo não está presente e activo, só na Igreja Católica e no Cristianismo.
Como diz S. João :
- "O vento sopra onde quer".(Jo.3,8).
E há evidência de que o Espírito "sopra" também noutras religiões além do Judaísmo e do Cristianismo.
O Espírito Santo é o Santificador; Jesus, o Filho de Deus é o Salvador.
Ele redemiu o Mundo na Cruz, "para o perdão dos pecados".
Ele ressuscitou do túmulo e assim a Sua humanidade atingiu a glória em plenitude.
Ele subiu ao Céu e está sentado à direita do Pai.
Agora continua a enviar o Seu Espírito a todos os que se disposerem a aceitar a Sua vinda.
O Espírito Santo é concedido a todos os que forem baptizados e assim todos serão incorporados no Corpo de Cristo Ressuscitado.
Nesse Corpo Ressuscitado a alma é o Espírito Santo.
Nós crescemos como membros do Corpo de Cristo através da acção criativa e santificante do Espírito Santo.
Talvez a Igreja, na generalidade, não tenha dado a atenção suficiente ao Espírito Santo na Eucaristia e na Teologia Eucarística.
"O Grande Desconhecido" permanece muitas vezes como inconsciente para muitos cristãos.
O Novo Testamento mostra claramente que Jesus, o Senhor Ressuscitado, subiu ao Céu, e enviou um novo Paráclito, uma nova Pessoa com uma nova missão, a de santificar a Igreja e o Mundo.
A missão de Jesus ficou cumprida segundo as Escrituras e agora Ele tem o seu lugar na glória.
Mas isto não quer dizer que Cristo não esteja mais interessado na história humana, porque Cristo é a Cabeça da Igreja e está sempre connosco, especialmente quando houver dois ou três que oram em seu nome.
Mas a Sua acção salvadora é-nos confiada através dos dons do Espírito Santo, o Santificador.
Os Actos dos Apóstolos relatam que, depois da Ascensão do Senhor, entrámos num nova era, a do Espírito Santo, pelo que aos Actos dos Apóstolos se ficou a chamar o Evangelho do Espírito Santo.
A acção transformadora do Espírito Santo é exactamente a Igreja.
A Igreja não é apenas uma burocracia hierárquica; ela é o Corpo vivo do Senhor Ressuscitado.
E este Corpo, o Reino, continua a ser criado pela acção santificadora do Espírito Santo.
O Espírito Santo está particularmente a exercecr a sua missão, de harmonia com o que Jesus fez na noite em Ele morreu, porque nos ajuda a entender o que Jesus fez e o que Ele quer que nós façamos.
É o exemplo de Jesus que nós devemos repetir, muito mais do que as suas palavras, e requere-se a acção santificadora do Espírito Santo para a edificação do Reino porque, sem o Espírito Santo nada podemos fazer.
O Espírito Santo é a fonte de tudo o que é bom, de toda a verdade e de toda a beleza..
Através da Eucaristia o Espírito Santo transforma o pão e o vinho, e transforma os cristãos, fazendo deles instrumentos de Cristo na edificação do Seu Reino, a Igreja.
São, portanto, com as obras que nós fazemos com os dons do Espírito Santo que nós edificamos o Reino de Deus, o Corpo Místico de Cristo, a Igreja.
Nascimento
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Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.
"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]