PESCA MILAGROSA
"Não tenhas receio, de futuro serás pescador de homens".
O milagre da pesca, pelo qual Jesus manifesta o Seu poder divino sobre a criação, constitui uma preparação psicológica para Pedro e os companheiros, chamados ao apostolado precisamente quando estavam absorvidos pela sua actividade profissional.
Ao mesmo tempo é o anúncio profético daquilo que irão realizar no mundo, através destes homens, que não são necessariamente santos nem génios, mas são generosos e desinteressados.
Cristo continuará a sua obra maravilhosa de tirar os homens das profundezas do mar (onde, segundo a tradição bíblica, reina o poder tenebroso do demónio), para os reunir na barca de Pedro.
Um pescador na sua faina profissional não tinha pescado nada.
Um estrangeiro virtual diz-lhe que tente outra vez e o pescador encontra tanto peixe que ameaça romper as redes e pede auxílio aos companheiros.
Aquele estrangeiro mostrou a Pedro que ele estava perante alguém que tinha alguma relação com Deus, e isto foi para ele uma grande lição, porque lhe foi prometido que ele havia de ser um pescador de homens.
Jesus estava assim a mostrar a Pedro qual era a sua missão e Pedro tem agora um novo chamamento – ele tem que trazer as almas para o Reino de Deus.
E Jesus mostra-lhe que ele terá todos os meios necessários para o seu novo trabalho – pescar não é o seu problema mas o seu trabalho de pescador de homens é a missão de fundar uma Igreja.
Nessa missão Jesus diz-lhe – "Não tenhas receio". E assim lhe garante que irá ter o mesmo sucesso que agora alcançou com a pesca milagrosa.
E foi sobre Pedro – a rocha firme – que Jesus fundou a Sua Igreja, a nossa Igreja, com tanto poder que as forças do inferno não terão qualquer poder contra ela.
Pois o mesmo Jesus, através da Igreja nos vai dizendo constantemente a todos nós : Não tenhais medo..Eu estarei convosco até ao fim do mundo.
A nossa Igreja – o Corpo místico de Cristo que somos todos nós – sempre teve e sempre há-de ter dificuldades e problemas, porque é uma Igreja de pessoas humanas, mas que caminha e que luta, e que há-de ter o mesmo sucesso da pesca milagrosa.
Os nossos melhores desejos devem ser de:
- Chamar e conduzir os povos para Deus;
- Ajudar aqueles que têm necessidades;
- Encontrar-se com eles onde eles estiverem;
- Levá-los pelos caminhos da salvação.
Esta é que será, para os nossos tempos, a nossa Pesca Milagrosa.
Nascimento
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.
"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]