TEMPO DA QUARESMA
Sabeis que sois um templo do Senhor! Criados para a Glória !
(01).-CRIADOS PARA A GLÓRIA
Benvindos à Quaresma !
Se este é o grito que nos convida a dar glória a Deus, estamos realmente no lugar próprio, com as nossas melhores disposições para celebrarmos a Quaresma.
É disto que nos vamos ocupar na intenção de, em conjunto, celebrarmos e vivermos profundamente a nossa fé ao longo deste Ano da Fé que continuamos a celebrar, para aprofundar os nossos conhecimentos da doutrina e alcançarmos uma fé mais responsável.
Nós queremos fazer isto de harmonia com uma promessa da Escritura segundo a qual nós nos podemos emcontrar com o Senhor nesta Quaresma, um encontro em que nos permita encontrar com a Sua Glóoria.
E S. Paulo escreveu :
-"E todos nós, com a cara descoberta, reflectindo a glória do Senhor, como um espelho, somos transformados de glória em glória, nessa mesma imagem, sempre mais resplandecente, pela acção do Espírito do Senhor.".(2 Cor.3,18).
Na continuação do nosso tempo da Quaresma, seremos chamados à prática da oração, da penitência quaresmal e à prática da caridade para com os nossos irmãos mais necessitados.
Seremos também convidados para o Sacramento da Reconciliação, precedido do nosso arrependimento para uma mais profunda conversão com propósitos de emenda para o futuro.
Imaginemos como poderão estas práticas ser poderosas e efectivas se as fizermos com a intenção de darmos mais glória a Deus.
E imaginemos também como o poder destas práticas nos pode aliviar do peso dos nosssos pecados e nos colocar mais perto do Senhor e com maior intimidade !
Pois bem, isto é o que deve signifiar para nós o Tempo da Quaresma com a Glória de Deus !
Nós devemos pensar que estas práticas são duras e como que um fardo.
Mas Jesus prometeu que o seu jugo é suave e o seu peso é leve,
E disse-nos também que não precisamos de uma virtude heróica para vermos a Sua Glória.
Nós devemos simplesmente aprender a caminhar com Ele, e Ele nos dará o descanso.
Procuremos acima de tudo, nesta Quaresma, ter em conta a Glória de Deus, que já nos foi anunciada na Escritura desde o Antigo Testamento.
Nascimento
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.
"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]