Caro(a) Senhor(a),
acrvcatolico deseja recomendar o seguinte arquivo:
Cardeal Ravasi centrará suas reflexões nos salmos ao pregar os exercícios espirituais do Papa
Favor clicar no seguinte link para ver a colaboração:
NOTÍCIAS DIÁRIAS · www.acidigital.com
5 de fevereiro de 2013
Cardeal Ravasi centrará suas reflexões nos salmos ao pregar os exercícios espirituais do Papa
VATICANO, 05 Fev. 13 (ACI/EWTN Noticias) .- O Presidente do Pontifício Conselho para a Cultura, Cardeal Gianfranco Ravasi, preparará com a ajuda do livro dos salmos as meditações para os exercícios espirituais de Quaresma do Papa Bento XVI e da Cúria romana.
NOTÍCIA COMPLETA
SUGERIMOS HOJE:
FAÇA PARTE DA NOSSA REDE NO FACEBOOK
http://www.facebook.com/acidigitalport
SIGA AS NOSSAS NOTÍCIAS NO TWITTER
https://twitter.com/acidigital
SIGA AS NOTÍCIAS DO PAPA NO TWITTER
https://twitter.com/ssbentoxvi
ASSINAR · RSS · MP3/PODCAST · RECURSOS · PUBLICIDADE
MANCHETES DO DIA
VATICANO
Cardeal Ravasi centrará suas reflexões nos salmos ao pregar os exercícios espirituais do Papa
AMÉRICA
Cuba viveu "eufemismo" eleitoral, denuncia Rosa Maria Payá
Vigário salesiano a jovens: Arrisquem-se a ser santos vivendo o Evangelho da alegria
MUNDO
Novo Patriarca de Babilônia dos Caldeus: Com Cristo reconstruiremos a Igreja no Iraque
CONTROVÉRSIA
Obama apóia presença gay entre os escoteiros nos EUA
Mais um sacerdote assassinado na Colômbia: o terceiro em 20 dias
Mais de 9 mil pessoas pedem ao Facebook reposição do fanpage Memes Católicos
Católico em Dia
Evangelho:
Santo ou Festa:
Santa Águeda, (Virgem e mártir)
Um pensamento:
Quando se deixa de acreditar em Deus, em seguida se acredita em algo.
G. K. Chesterton
VATICANO
Cardeal Ravasi centrará suas reflexões nos salmos ao pregar os exercícios espirituais do Papa
VATICANO, 05 Fev. 13 (ACI/EWTN Noticias) .- O Presidente do Pontifício Conselho para a Cultura, Cardeal Gianfranco Ravasi, preparará com a ajuda do livro dos salmos as meditações para os exercícios espirituais de Quaresma do Papa Bento XVI e da Cúria romana.
"Eu gostaria de voltar a propor o grande tema fundamental através de um único livro, que é o livro dos salmos, quer dizer, a oração que ao final revela o verdadeiro rosto de Deus e o verdadeiro rosto do homem", explicou o Cardeal Ravasi em uma entrevista concedida neste 31 de janeiro ao grupo ACI em Roma.
O Santo Padre escolheu o Cardeal Ravasi neste 18 de janeiro para pregar o retiro anual da Cúria Romana. O Cardeal explicou que é a primeira vez que um chefe de dicastério prega à Cúria romana durante a semana de exercícios espirituais de Quaresma.
"Por um lado certamente está a emoção por viver esta experiência, pelo outro é a primeira vez que um chefe de dicastério fala com seus companheiros além do Papa. Será uma atmosfera muito familiar, pela amizade que me une ao Papa há muitos anos", acrescentou.
Os exercícios espirituais começarão no primeiro domingo da Quaresma na noite do dia 17 de fevereiro, na Capela Redemptoris Mater do Palácio Apostólico Vaticano, e como todos os anos, o Papa cancelará todas as audiências durante a semana para preparar-se de maneira especial para a Páscoa.
O ano passado, o eleito para preparar as meditações foi o Cardeal Laurent Monsengwo Pasinya, Arcebispo de Kinshasa (República Democrática do Congo). O tema das mesmas foi "A comunhão do cristão com Deus".
voltar ao início | comentar a notícia | arquivo
AMÉRICA
Cuba viveu "eufemismo" eleitoral, denuncia Rosa Maria Payá
HAVANA, 05 Fev. 13 (ACI/EWTN Noticias) .- Rosa Maria Payá, filha de Oswaldo Payá, falecido fundador do Movimento Cristão Libertação (MCL), denunciou que "as chamadas eleições à Assembleia Nacional" realizadas ontem em Cuba foram na verdade "um eufemismo", pois os cidadãos são obrigados a votar por todos os candidatos postos pelo Governo comunista.
Em um artigo publicado em seu site, Payá Acevedo assinalou que enquanto na maioria dos países do mundo "as pessoas vão escolher seus representantes ou dirigentes", em Cuba "a palavra eleição é só um eufemismo. Uma ironia humilhante, pois as cédulas aqui têm um quadradinho especial para o 'Voto Unido', ou seja para votar por todos os candidatos que aparecem na cédula de uma só vez".
"Na televisão nacional explicam e até aconselham que se vote por todos, que semelhante opção exista é prova suficiente de que não se está realmente escolhendo ninguém, mas a brincadeira não termina aí...", acrescentou.
Rosa Maria explicou que a lei eleitoral vigente estabelece "um único candidato para cada banco na assembleia" e converte, portanto, as eleições cubanas em "confirmações" dos candidatos do governo castrista. Além disso "os votos em branco som anulados, assim nem há nem mesmo chance de expressar o próprio desacordo".
"Para ganhar basta que cada candidato alcance a metade mais um dos votos válidos, o qual, devido a este engenhoso sistema, pode ser obtido com o voto de uma só pessoa mesmo que todas as demais tenham votado em branco", assinalou.
Nesse sentido, rechaçou que algum "um amigo da Revolução" sustente que estes candidatos estão respaldados "pelos delegados que foram escolhidos pelo povo".
Payá exlicou que em Cuba as comissões de candidatura –dirigidas pelo Governo-, são as que propõem aos candidatos às Assembleias Provinciais e Nacional. "Os delegados do povo só podem aprovar estas propostas, que depois são as mesma únicas opções que aparecem na cédula de voto com o quadradinho dedicado".
Desta maneira, assinalou, "é o mesmo governo quem escolhe, através de suas comissões de candidatura os membros do parlamento e uma vez aprovados pelos delegados municipais, são constituídos de facto".
Frente a este eufemismo eleitoral, a filha de Oswaldo Payá recordou que "há quase 10 anos a Assembleia Nacional tem em suas mãos um projeto de lei chamado Projeto Varela, proposto por mais de 25 000 cidadãos, que propõe uma nova lei eleitoral e deve ser aprovado em referendo, para logo realizar eleições livres, pela primeira vez em mais de 60 anos".
Entretanto, "o governo reprime os líderes do Projeto Varela e não ouve a petição legal de seu povo, com o qual viola suas próprias leis".
"Resumindo: em Cuba o governo se escolhe a si mesmo uma e outra vez escandalosamente, e os cubanos ainda nos preocupamos com a reforma migratória", concluiu Rosa Maria Payá.
Mais informação em espanhol: http://rosamariapaya.org/
voltar ao início | comentar a notícia | arquivo
Vigário salesiano a jovens: Arrisquem-se a ser santos vivendo o Evangelho da alegria
LIMA, 05 Fev. 13 (ACI/EWTN Noticias) .- Por motivo da Festa de São João Bosco, fundador da Congregação Salesiana e das Filhas de Maria Auxiliadora, o Vigário do Inspetor da Família Salesiana no Peru, Padre Alejandro Arango, exortou os jovens a serem santos e viver o Evangelho da alegria.
Em diálogo telefônico com o grupo ACI o Vigário explicou que o Evangelho da alegria, especialmente para os salesianos, "é o Evangelho da Páscoa de Jesus já que Dom Bosco é um dos poucos santos que foram canonizados na mesma manhã de Domingo de Ressurreição".
Por isso a celebração do fundador se fundamenta em "uma pedagogia do otimismo, da alegria, quer dizer, Cristo venceu a morte, Cristo venceu o Pecado e Cristo é o melhor mestre de vida humana e de vida espiritual", acrescentou.
"Quem é dócil à ação do Espírito aprende a viver em alegria porque aprende a escolher o melhor bem possível para o alcance da liberdade de cada um e evita o pecado e o mal, que se apresenta no horizonte da vida de cada um, quem luta contra o mal e busca fazer o bem tem mais de uma razão para estar alegres", expressou o Vigário.
Seguindo o exemplo de Dom Bosco, o Padre Arango exortou os jovens: "a que se arrisquem a ser santos, não pode haver santos tristes nas Igrejas, um santo triste é um triste santo, dizia Dom Bosco, e o santo autêntico se compromete com os desafios de sua pátria e de sua realidade".
"Combatamos toda forma de injustiça, isso sem dúvida irá adiantando a chegada do reino com a paz que todos apostamos desde que recebemos o batismo", disse.
O Reitor Mor, superior da Sociedade Salesiana, Pe. Pascal Chávez Villanueva no dia central da festa do fundador, dirigiu-se aos jovens do mundo desde a Basílica de Maria Auxiliadora em Turim –Itália-, e refletiu que "em muitos de nossos países Deus parece ter-se convertido em um desconhecido, uma pessoa de quem se pode prescindir".
"Queridos jovens, Maria Imaculada Auxiliadora lhes dê o sentido vivo de Cristo, um grande amor apostólico para comunicar as riquezas de seu ministério, a inteligência criativa e a competência pedagógica para educar seus amigos na fé de Cristo" exortou o Reitor.
O Papa Bento XVI durante a audiência geral da quarta-feira 30 de janeiro, convidou a seguir o exemplo de São João Bosco: "vejam, queridos jovens, como é um autêntico mestre da vida".
voltar ao início | comentar a notícia | arquivo
MUNDO
Novo Patriarca de Babilônia dos Caldeus: Com Cristo reconstruiremos a Igreja no Iraque
ROMA, 05 Fev. 13 (ACI/EWTN Noticias) .- O novo Patriarca de Babilônia dos Caldeus (Iraque), Dom Luis Sako, afirmou que "com a ajuda de Cristo e a colaboração entre os bispos viverão uma unidade que nos permita reconstruir a casa caldeia", apesar das muitas dificuldades que se enfrenta dentro e fora do país.
Dom Sako foi eleito recentemente como Patriarca de Babilônia dos Caldeus durante o Sínodo dos Bispos Caldeus realizado a partir da segunda-feira passada em Roma. Logo depois de sua eleição, o Prelado recebeu a Ecclesiastica Communio enviada pelo Papa Bento XVI.
O novo Patriarca, que escolheu como lema "autenticidade, unidade e renovação", afirmou que a casa caldeia "sempre estará aberta a outras Igrejas - começando por nossos irmãos assírios - e também a nossos concidadãos muçulmanos".
Conforme informou a agência Fides, Dom Sako disse que "a Igreja caldéia deve ser um sinal de esperança, de testemunho e de comunhão, apesar das dificuldades, segundo o convite e a chamada dirigida a todos nós pelo Papa Bento XVI em sua Exortação Apostólica Ecclesia in Medio Oriente".
Por isso, convidou os iraquianos de todas as religiões a trabalharem juntos "na defesa da dignidade humana e na convivência apoiada na igualdade de direitos e obrigações para todos os cidadãos".
voltar ao início | comentar a notícia | arquivo
CONTROVÉRSIA
Obama apóia presença gay entre os escoteiros nos EUA
WASHINGTON DC, 05 Fev. 13 (ACI) .- O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, apoiou que sejam admitidos homossexuais nos Boys Scouts (escoteiros), logo depois de que esta organização anunciasse que está reconsiderando modificar suas políticas a respeito.
O mandatário fez esta afirmação em entrevista televisiva com a cadeia CBS antes do Super Bowl do futebol americano, o evento esportivo mais importante dos Estados Unidos com a maior quantidade de telespectadores em toda a nação; e um dos mais vistos do mundo.
Obama disse que está de acordo com que os Scouts permitam homossexuais dentro de seus grupos e que ocupem cargos de liderança porque, em sua opinião, os gays devem ter as mesmas oportunidades "em todas as instituições e âmbitos da vida".
Através de um comunicado em 28 de janeiro, o Diretor de Relações Públicas da organização, Deron Smith, anunciou que o grupo "está discutindo a eliminação da restrição nacional de afiliação que expõe o tema da orientação sexual".
Este anúncio produziu severas críticas e preocupação por parte das organizações religiosas e seculares que apóiam o movimento Scout.
Nos últimos meses quando se registrou a proibição de membros homossexuais no movimento, muitos dos doadores mais expressivos - incluindo Intel, UPS e Merck - deixaram que apoiar economicamente os Boy Scouts.
O Presidente de Pais e Amigos de Ex-gays e Gays, Greg Quilan lamenta que a decisão dos Boy Scouts de revisar esta política se deva a pressões econômicas de um ou mais de seus contribuintes financeiros principais e advertiu que "o dinheiro que vem com condições perigosas não é uma doação, é um suborno".
Quinlan, quem se identifica como um ex-homosexual, disse que "se as crianças e jovens foram expostas a um homem com condutas homossexuais, estarão promovendo este tipo comportamento como algo normal, natural e até saudável".
"Os jovens podem interpretar e questionar sua própria sexualidade e terminar afirmando-se na homossexualidade. Os Boy Scouts estão pendentes de seus líderes maiores e querem imitá-los e seguir seu exemplo", explicou.
Quinlan, que atribui sua passada conduta gay ao abuso sexual que sofreu quando era jovem, expressou sua consternação com a revisão da política interna dos escoteiros, já que com a aceitação de homossexuais nos grupos de scouts poderia aumentar o número de abusos de menores.
O líder Scout na Filadelfia, Andrew Hill, em diálogo com o grupo ACI em 31 de janeiro, expressou sua decepção pela notícia: "os Boy Scouts não são uma organização mais ou outra pessoa pública que cede à pressão da sociedade".
"Estes são os tempos em que vivemos, e como católicos, temos que seguir adiante conscientes desta realidade", disse Hill.
O Diretor de Comunicações da Diocese de Arlington na Virginia, Michael Donohue, declarou ao grupo ACI, que "é uma bênção que os Scouts dos Estados Unidos tenham tido ao longo destes anos a claridade e a coragem de enfrentar esta imensa pressão cultural, política e jurídica".
A Diocese de Arlington, patrocina 68 tropas de Scouts. Donohue disse ainda que "qualquer mudança substancial na missão ou nas políticas, requereria um exame cuidadoso" e acrescentou que os funcionários diocesanos de todo o país estão a espera do comunicado da Associação que sairá da sua próxima reunião no Texas.
voltar ao início | comentar a notícia | arquivo
Mais um sacerdote assassinado na Colômbia: o terceiro em 20 dias
BOGOTÁ, 05 Fev. 13 (ACI/EWTN Noticias) .- O sacerdote Luis Alfredo Suárez Salazar foi assassinado por dois desconhecidos na localidade Ocaña, ao Norte de Santander (Colômbia), onde passava suas férias antes de retornar à Diocese de Villavicencio onde realizava seu trabalho pastoral, informou no domingo a Polícia local.
Conforme indicou o tenente Gustavo Andrés Orrego Correa, comandante da estação de Polícia de Ocaña, os criminosos fugiram em uma motocicleta sem placa logo depois de assassinar o sacerdote de 50 anos, que acabava de retornar do Santuário da Água da Virgem e se ajudava sua irmã com algumas coisas que ia colocando sobre um caminhão.
No ataque resultou ferido o condutor do veículo identificado como Hernán Torre Ramos. Atualmente se encontra hospitalizado com prognóstico reservado.
Por sua parte, a família do Pe. Suárez indicou que o sacerdote não tinha ameaças, e pelo contrário, sempre se caracterizou por ser uma pessoa humanitária e solidária. Conforme informaram os familiares à imprensa, sua preocupação era retornar a Villavicencio para continuar com os programas sociais que adiantava nessa Diocese.
Sobre este assassinato, o Arcebispo de Bogotá e Presidente da Conferência Episcopal da Colômbia, Cardeal Rubén Salazar, assinalou que "todo assassinato é repudiável, mas causa especial atenção que assassinem um homem que dedicou sua vida a Cristo e ao serviço de outros".
O Cardeal disse também que atualmente há "muitos sacerdotes ameaçados, em todas as regiões do país, sobre tudo onde há uma forte presencia do conflito armado".
Segundo registros da Conferência Episcopal, desde 1984 até o fim de semana passado na Colômbia foram assassinados 83 sacerdotes, cinco religiosas, três religiosos e três seminaristas, assim como um arcebispo e um bispo. O assassinato do padre Suárez é o terceiro homicidio de um clérigo em apenas 20 dias.
Nesse mesmo período de tempo, 17 bispos e 52 sacerdotes foram vítimas de ameaças.
voltar ao início | comentar a notícia | arquivo
Mais de 9 mil pessoas pedem ao Facebook reposição do fanpage Memes Católicos
REDAÇÃO CENTRAL, 05 Fev. 13 (ACI/EWTN Noticias) .- A coleta de assinaturas empreendida pela plataforma espanhola HazteOír, exigindo ao Facebook que reponha a página Memes Católicos, levatou mais de 9 mil adesões em apenas 3 dias.
A campanha "Assine: você vai permitir que o Facebook censure os cristãos?", na que se pede a Natalia Basterrechea, responsável assuntos públicos do Facebook na Espanha, que "revise a denúncia" contra a página Memes Católicos reuniu, até o fechamento desta edição, 9 332 assinaturas.
Na mensagem à executiva espanhola do Facebook, se pede também que "devolva a página a seu administrador e permita que Facebook, como demonstrou em muitas ocasiões, seja também um espaço amável para o desenvolvimento da liberdade de religião dos cristãos".
Em 25 de janeiro deste ano, a agência ACI Prensa, do grupo ACI, denunciou que o Facebook fechou a página Memes Católicos, criada pelo peruano Yhonatan Luque Reis, e que contava com mais de 115 mil seguidores, sem dar explicação alguma.
Conforme indicou Yhonatan ao grupo ACI, "ao querer ingressar na conta para seguir publicando material me deparei com a surpresa de que Facebook já não me deixava fazê-lo, que já não tinha essa opção".
Em dezembro de 2012, Facebook advertiu Yhonatan que diversos usuários tinham denunciado sua página por violar o artigo 3.7 de suas políticas de segurança, e ofereceu como alternativa para conservar sua página colocar [Humor polêmico] diante do nome "Memes Católicos".
O criador do fanpage Memes Católicos assegurou que sua página não está promovendo o tipo de conteúdos censurados pelo artigo 3.7 das políticas da rede social.
A coleta de assinaturas do HazteOír assegura que "Facebook pode voltar a analisar os fatos e restituir a página a seu administrador. No passado a empresa já deu mostras de boa atitude no respeito a liberdade religiosa e de expressão".
"Podemos ajudar o Facebook a descobrir o erro e mostrar que pode ser também um espaço amável para o desenvolvimento da atividade dos cristãos", indica a petição.
A plataforma civil HazteOír também adverte que "hoje a injustiça foi cometida contra Yhonatan, amanhã é você quem poderá sofrê-la".
Para assinar esta alerta do grupo HazteOír para que Facebook não censure os cristãos, ingresse em: http://www.hazteoir.org/alerta/50692-firma-vas-permitir-que-facebook-censure-cristianos
voltar ao início | comentar a notícia | arquivo
PARA CANCELAR A ASSINATURA O INSCREVER UM AMIGO, PREENCHA O FORMULÁRIO AQUI
COMENTÁRIOS OU PERGUNTAS A acidigital@acidigital.com
http://www.acidigital.com
http://www.gloria.tv/?media=395861
Que Deus te abençoe,
Gloria.tv
acrvcatolico deseja recomendar o seguinte arquivo:
Cardeal Ravasi centrará suas reflexões nos salmos ao pregar os exercícios espirituais do Papa
Favor clicar no seguinte link para ver a colaboração:
NOTÍCIAS DIÁRIAS · www.acidigital.com
5 de fevereiro de 2013
Cardeal Ravasi centrará suas reflexões nos salmos ao pregar os exercícios espirituais do Papa
VATICANO, 05 Fev. 13 (ACI/EWTN Noticias) .- O Presidente do Pontifício Conselho para a Cultura, Cardeal Gianfranco Ravasi, preparará com a ajuda do livro dos salmos as meditações para os exercícios espirituais de Quaresma do Papa Bento XVI e da Cúria romana.
NOTÍCIA COMPLETA
SUGERIMOS HOJE:
FAÇA PARTE DA NOSSA REDE NO FACEBOOK
http://www.facebook.com/acidigitalport
SIGA AS NOSSAS NOTÍCIAS NO TWITTER
https://twitter.com/acidigital
SIGA AS NOTÍCIAS DO PAPA NO TWITTER
https://twitter.com/ssbentoxvi
ASSINAR · RSS · MP3/PODCAST · RECURSOS · PUBLICIDADE
MANCHETES DO DIA
VATICANO
Cardeal Ravasi centrará suas reflexões nos salmos ao pregar os exercícios espirituais do Papa
AMÉRICA
Cuba viveu "eufemismo" eleitoral, denuncia Rosa Maria Payá
Vigário salesiano a jovens: Arrisquem-se a ser santos vivendo o Evangelho da alegria
MUNDO
Novo Patriarca de Babilônia dos Caldeus: Com Cristo reconstruiremos a Igreja no Iraque
CONTROVÉRSIA
Obama apóia presença gay entre os escoteiros nos EUA
Mais um sacerdote assassinado na Colômbia: o terceiro em 20 dias
Mais de 9 mil pessoas pedem ao Facebook reposição do fanpage Memes Católicos
Católico em Dia
Evangelho:
Santo ou Festa:
Santa Águeda, (Virgem e mártir)
Um pensamento:
Quando se deixa de acreditar em Deus, em seguida se acredita em algo.
G. K. Chesterton
VATICANO
Cardeal Ravasi centrará suas reflexões nos salmos ao pregar os exercícios espirituais do Papa
VATICANO, 05 Fev. 13 (ACI/EWTN Noticias) .- O Presidente do Pontifício Conselho para a Cultura, Cardeal Gianfranco Ravasi, preparará com a ajuda do livro dos salmos as meditações para os exercícios espirituais de Quaresma do Papa Bento XVI e da Cúria romana.
"Eu gostaria de voltar a propor o grande tema fundamental através de um único livro, que é o livro dos salmos, quer dizer, a oração que ao final revela o verdadeiro rosto de Deus e o verdadeiro rosto do homem", explicou o Cardeal Ravasi em uma entrevista concedida neste 31 de janeiro ao grupo ACI em Roma.
O Santo Padre escolheu o Cardeal Ravasi neste 18 de janeiro para pregar o retiro anual da Cúria Romana. O Cardeal explicou que é a primeira vez que um chefe de dicastério prega à Cúria romana durante a semana de exercícios espirituais de Quaresma.
"Por um lado certamente está a emoção por viver esta experiência, pelo outro é a primeira vez que um chefe de dicastério fala com seus companheiros além do Papa. Será uma atmosfera muito familiar, pela amizade que me une ao Papa há muitos anos", acrescentou.
Os exercícios espirituais começarão no primeiro domingo da Quaresma na noite do dia 17 de fevereiro, na Capela Redemptoris Mater do Palácio Apostólico Vaticano, e como todos os anos, o Papa cancelará todas as audiências durante a semana para preparar-se de maneira especial para a Páscoa.
O ano passado, o eleito para preparar as meditações foi o Cardeal Laurent Monsengwo Pasinya, Arcebispo de Kinshasa (República Democrática do Congo). O tema das mesmas foi "A comunhão do cristão com Deus".
voltar ao início | comentar a notícia | arquivo
AMÉRICA
Cuba viveu "eufemismo" eleitoral, denuncia Rosa Maria Payá
HAVANA, 05 Fev. 13 (ACI/EWTN Noticias) .- Rosa Maria Payá, filha de Oswaldo Payá, falecido fundador do Movimento Cristão Libertação (MCL), denunciou que "as chamadas eleições à Assembleia Nacional" realizadas ontem em Cuba foram na verdade "um eufemismo", pois os cidadãos são obrigados a votar por todos os candidatos postos pelo Governo comunista.
Em um artigo publicado em seu site, Payá Acevedo assinalou que enquanto na maioria dos países do mundo "as pessoas vão escolher seus representantes ou dirigentes", em Cuba "a palavra eleição é só um eufemismo. Uma ironia humilhante, pois as cédulas aqui têm um quadradinho especial para o 'Voto Unido', ou seja para votar por todos os candidatos que aparecem na cédula de uma só vez".
"Na televisão nacional explicam e até aconselham que se vote por todos, que semelhante opção exista é prova suficiente de que não se está realmente escolhendo ninguém, mas a brincadeira não termina aí...", acrescentou.
Rosa Maria explicou que a lei eleitoral vigente estabelece "um único candidato para cada banco na assembleia" e converte, portanto, as eleições cubanas em "confirmações" dos candidatos do governo castrista. Além disso "os votos em branco som anulados, assim nem há nem mesmo chance de expressar o próprio desacordo".
"Para ganhar basta que cada candidato alcance a metade mais um dos votos válidos, o qual, devido a este engenhoso sistema, pode ser obtido com o voto de uma só pessoa mesmo que todas as demais tenham votado em branco", assinalou.
Nesse sentido, rechaçou que algum "um amigo da Revolução" sustente que estes candidatos estão respaldados "pelos delegados que foram escolhidos pelo povo".
Payá exlicou que em Cuba as comissões de candidatura –dirigidas pelo Governo-, são as que propõem aos candidatos às Assembleias Provinciais e Nacional. "Os delegados do povo só podem aprovar estas propostas, que depois são as mesma únicas opções que aparecem na cédula de voto com o quadradinho dedicado".
Desta maneira, assinalou, "é o mesmo governo quem escolhe, através de suas comissões de candidatura os membros do parlamento e uma vez aprovados pelos delegados municipais, são constituídos de facto".
Frente a este eufemismo eleitoral, a filha de Oswaldo Payá recordou que "há quase 10 anos a Assembleia Nacional tem em suas mãos um projeto de lei chamado Projeto Varela, proposto por mais de 25 000 cidadãos, que propõe uma nova lei eleitoral e deve ser aprovado em referendo, para logo realizar eleições livres, pela primeira vez em mais de 60 anos".
Entretanto, "o governo reprime os líderes do Projeto Varela e não ouve a petição legal de seu povo, com o qual viola suas próprias leis".
"Resumindo: em Cuba o governo se escolhe a si mesmo uma e outra vez escandalosamente, e os cubanos ainda nos preocupamos com a reforma migratória", concluiu Rosa Maria Payá.
Mais informação em espanhol: http://rosamariapaya.org/
voltar ao início | comentar a notícia | arquivo
Vigário salesiano a jovens: Arrisquem-se a ser santos vivendo o Evangelho da alegria
LIMA, 05 Fev. 13 (ACI/EWTN Noticias) .- Por motivo da Festa de São João Bosco, fundador da Congregação Salesiana e das Filhas de Maria Auxiliadora, o Vigário do Inspetor da Família Salesiana no Peru, Padre Alejandro Arango, exortou os jovens a serem santos e viver o Evangelho da alegria.
Em diálogo telefônico com o grupo ACI o Vigário explicou que o Evangelho da alegria, especialmente para os salesianos, "é o Evangelho da Páscoa de Jesus já que Dom Bosco é um dos poucos santos que foram canonizados na mesma manhã de Domingo de Ressurreição".
Por isso a celebração do fundador se fundamenta em "uma pedagogia do otimismo, da alegria, quer dizer, Cristo venceu a morte, Cristo venceu o Pecado e Cristo é o melhor mestre de vida humana e de vida espiritual", acrescentou.
"Quem é dócil à ação do Espírito aprende a viver em alegria porque aprende a escolher o melhor bem possível para o alcance da liberdade de cada um e evita o pecado e o mal, que se apresenta no horizonte da vida de cada um, quem luta contra o mal e busca fazer o bem tem mais de uma razão para estar alegres", expressou o Vigário.
Seguindo o exemplo de Dom Bosco, o Padre Arango exortou os jovens: "a que se arrisquem a ser santos, não pode haver santos tristes nas Igrejas, um santo triste é um triste santo, dizia Dom Bosco, e o santo autêntico se compromete com os desafios de sua pátria e de sua realidade".
"Combatamos toda forma de injustiça, isso sem dúvida irá adiantando a chegada do reino com a paz que todos apostamos desde que recebemos o batismo", disse.
O Reitor Mor, superior da Sociedade Salesiana, Pe. Pascal Chávez Villanueva no dia central da festa do fundador, dirigiu-se aos jovens do mundo desde a Basílica de Maria Auxiliadora em Turim –Itália-, e refletiu que "em muitos de nossos países Deus parece ter-se convertido em um desconhecido, uma pessoa de quem se pode prescindir".
"Queridos jovens, Maria Imaculada Auxiliadora lhes dê o sentido vivo de Cristo, um grande amor apostólico para comunicar as riquezas de seu ministério, a inteligência criativa e a competência pedagógica para educar seus amigos na fé de Cristo" exortou o Reitor.
O Papa Bento XVI durante a audiência geral da quarta-feira 30 de janeiro, convidou a seguir o exemplo de São João Bosco: "vejam, queridos jovens, como é um autêntico mestre da vida".
voltar ao início | comentar a notícia | arquivo
MUNDO
Novo Patriarca de Babilônia dos Caldeus: Com Cristo reconstruiremos a Igreja no Iraque
ROMA, 05 Fev. 13 (ACI/EWTN Noticias) .- O novo Patriarca de Babilônia dos Caldeus (Iraque), Dom Luis Sako, afirmou que "com a ajuda de Cristo e a colaboração entre os bispos viverão uma unidade que nos permita reconstruir a casa caldeia", apesar das muitas dificuldades que se enfrenta dentro e fora do país.
Dom Sako foi eleito recentemente como Patriarca de Babilônia dos Caldeus durante o Sínodo dos Bispos Caldeus realizado a partir da segunda-feira passada em Roma. Logo depois de sua eleição, o Prelado recebeu a Ecclesiastica Communio enviada pelo Papa Bento XVI.
O novo Patriarca, que escolheu como lema "autenticidade, unidade e renovação", afirmou que a casa caldeia "sempre estará aberta a outras Igrejas - começando por nossos irmãos assírios - e também a nossos concidadãos muçulmanos".
Conforme informou a agência Fides, Dom Sako disse que "a Igreja caldéia deve ser um sinal de esperança, de testemunho e de comunhão, apesar das dificuldades, segundo o convite e a chamada dirigida a todos nós pelo Papa Bento XVI em sua Exortação Apostólica Ecclesia in Medio Oriente".
Por isso, convidou os iraquianos de todas as religiões a trabalharem juntos "na defesa da dignidade humana e na convivência apoiada na igualdade de direitos e obrigações para todos os cidadãos".
voltar ao início | comentar a notícia | arquivo
CONTROVÉRSIA
Obama apóia presença gay entre os escoteiros nos EUA
WASHINGTON DC, 05 Fev. 13 (ACI) .- O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, apoiou que sejam admitidos homossexuais nos Boys Scouts (escoteiros), logo depois de que esta organização anunciasse que está reconsiderando modificar suas políticas a respeito.
O mandatário fez esta afirmação em entrevista televisiva com a cadeia CBS antes do Super Bowl do futebol americano, o evento esportivo mais importante dos Estados Unidos com a maior quantidade de telespectadores em toda a nação; e um dos mais vistos do mundo.
Obama disse que está de acordo com que os Scouts permitam homossexuais dentro de seus grupos e que ocupem cargos de liderança porque, em sua opinião, os gays devem ter as mesmas oportunidades "em todas as instituições e âmbitos da vida".
Através de um comunicado em 28 de janeiro, o Diretor de Relações Públicas da organização, Deron Smith, anunciou que o grupo "está discutindo a eliminação da restrição nacional de afiliação que expõe o tema da orientação sexual".
Este anúncio produziu severas críticas e preocupação por parte das organizações religiosas e seculares que apóiam o movimento Scout.
Nos últimos meses quando se registrou a proibição de membros homossexuais no movimento, muitos dos doadores mais expressivos - incluindo Intel, UPS e Merck - deixaram que apoiar economicamente os Boy Scouts.
O Presidente de Pais e Amigos de Ex-gays e Gays, Greg Quilan lamenta que a decisão dos Boy Scouts de revisar esta política se deva a pressões econômicas de um ou mais de seus contribuintes financeiros principais e advertiu que "o dinheiro que vem com condições perigosas não é uma doação, é um suborno".
Quinlan, quem se identifica como um ex-homosexual, disse que "se as crianças e jovens foram expostas a um homem com condutas homossexuais, estarão promovendo este tipo comportamento como algo normal, natural e até saudável".
"Os jovens podem interpretar e questionar sua própria sexualidade e terminar afirmando-se na homossexualidade. Os Boy Scouts estão pendentes de seus líderes maiores e querem imitá-los e seguir seu exemplo", explicou.
Quinlan, que atribui sua passada conduta gay ao abuso sexual que sofreu quando era jovem, expressou sua consternação com a revisão da política interna dos escoteiros, já que com a aceitação de homossexuais nos grupos de scouts poderia aumentar o número de abusos de menores.
O líder Scout na Filadelfia, Andrew Hill, em diálogo com o grupo ACI em 31 de janeiro, expressou sua decepção pela notícia: "os Boy Scouts não são uma organização mais ou outra pessoa pública que cede à pressão da sociedade".
"Estes são os tempos em que vivemos, e como católicos, temos que seguir adiante conscientes desta realidade", disse Hill.
O Diretor de Comunicações da Diocese de Arlington na Virginia, Michael Donohue, declarou ao grupo ACI, que "é uma bênção que os Scouts dos Estados Unidos tenham tido ao longo destes anos a claridade e a coragem de enfrentar esta imensa pressão cultural, política e jurídica".
A Diocese de Arlington, patrocina 68 tropas de Scouts. Donohue disse ainda que "qualquer mudança substancial na missão ou nas políticas, requereria um exame cuidadoso" e acrescentou que os funcionários diocesanos de todo o país estão a espera do comunicado da Associação que sairá da sua próxima reunião no Texas.
voltar ao início | comentar a notícia | arquivo
Mais um sacerdote assassinado na Colômbia: o terceiro em 20 dias
BOGOTÁ, 05 Fev. 13 (ACI/EWTN Noticias) .- O sacerdote Luis Alfredo Suárez Salazar foi assassinado por dois desconhecidos na localidade Ocaña, ao Norte de Santander (Colômbia), onde passava suas férias antes de retornar à Diocese de Villavicencio onde realizava seu trabalho pastoral, informou no domingo a Polícia local.
Conforme indicou o tenente Gustavo Andrés Orrego Correa, comandante da estação de Polícia de Ocaña, os criminosos fugiram em uma motocicleta sem placa logo depois de assassinar o sacerdote de 50 anos, que acabava de retornar do Santuário da Água da Virgem e se ajudava sua irmã com algumas coisas que ia colocando sobre um caminhão.
No ataque resultou ferido o condutor do veículo identificado como Hernán Torre Ramos. Atualmente se encontra hospitalizado com prognóstico reservado.
Por sua parte, a família do Pe. Suárez indicou que o sacerdote não tinha ameaças, e pelo contrário, sempre se caracterizou por ser uma pessoa humanitária e solidária. Conforme informaram os familiares à imprensa, sua preocupação era retornar a Villavicencio para continuar com os programas sociais que adiantava nessa Diocese.
Sobre este assassinato, o Arcebispo de Bogotá e Presidente da Conferência Episcopal da Colômbia, Cardeal Rubén Salazar, assinalou que "todo assassinato é repudiável, mas causa especial atenção que assassinem um homem que dedicou sua vida a Cristo e ao serviço de outros".
O Cardeal disse também que atualmente há "muitos sacerdotes ameaçados, em todas as regiões do país, sobre tudo onde há uma forte presencia do conflito armado".
Segundo registros da Conferência Episcopal, desde 1984 até o fim de semana passado na Colômbia foram assassinados 83 sacerdotes, cinco religiosas, três religiosos e três seminaristas, assim como um arcebispo e um bispo. O assassinato do padre Suárez é o terceiro homicidio de um clérigo em apenas 20 dias.
Nesse mesmo período de tempo, 17 bispos e 52 sacerdotes foram vítimas de ameaças.
voltar ao início | comentar a notícia | arquivo
Mais de 9 mil pessoas pedem ao Facebook reposição do fanpage Memes Católicos
REDAÇÃO CENTRAL, 05 Fev. 13 (ACI/EWTN Noticias) .- A coleta de assinaturas empreendida pela plataforma espanhola HazteOír, exigindo ao Facebook que reponha a página Memes Católicos, levatou mais de 9 mil adesões em apenas 3 dias.
A campanha "Assine: você vai permitir que o Facebook censure os cristãos?", na que se pede a Natalia Basterrechea, responsável assuntos públicos do Facebook na Espanha, que "revise a denúncia" contra a página Memes Católicos reuniu, até o fechamento desta edição, 9 332 assinaturas.
Na mensagem à executiva espanhola do Facebook, se pede também que "devolva a página a seu administrador e permita que Facebook, como demonstrou em muitas ocasiões, seja também um espaço amável para o desenvolvimento da liberdade de religião dos cristãos".
Em 25 de janeiro deste ano, a agência ACI Prensa, do grupo ACI, denunciou que o Facebook fechou a página Memes Católicos, criada pelo peruano Yhonatan Luque Reis, e que contava com mais de 115 mil seguidores, sem dar explicação alguma.
Conforme indicou Yhonatan ao grupo ACI, "ao querer ingressar na conta para seguir publicando material me deparei com a surpresa de que Facebook já não me deixava fazê-lo, que já não tinha essa opção".
Em dezembro de 2012, Facebook advertiu Yhonatan que diversos usuários tinham denunciado sua página por violar o artigo 3.7 de suas políticas de segurança, e ofereceu como alternativa para conservar sua página colocar [Humor polêmico] diante do nome "Memes Católicos".
O criador do fanpage Memes Católicos assegurou que sua página não está promovendo o tipo de conteúdos censurados pelo artigo 3.7 das políticas da rede social.
A coleta de assinaturas do HazteOír assegura que "Facebook pode voltar a analisar os fatos e restituir a página a seu administrador. No passado a empresa já deu mostras de boa atitude no respeito a liberdade religiosa e de expressão".
"Podemos ajudar o Facebook a descobrir o erro e mostrar que pode ser também um espaço amável para o desenvolvimento da atividade dos cristãos", indica a petição.
A plataforma civil HazteOír também adverte que "hoje a injustiça foi cometida contra Yhonatan, amanhã é você quem poderá sofrê-la".
Para assinar esta alerta do grupo HazteOír para que Facebook não censure os cristãos, ingresse em: http://www.hazteoir.org/alerta/50692-firma-vas-permitir-que-facebook-censure-cristianos
voltar ao início | comentar a notícia | arquivo
PARA CANCELAR A ASSINATURA O INSCREVER UM AMIGO, PREENCHA O FORMULÁRIO AQUI
COMENTÁRIOS OU PERGUNTAS A acidigital@acidigital.com
http://www.acidigital.com
http://www.gloria.tv/?media=395861
Que Deus te abençoe,
Gloria.tv
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.
"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]