Augusto d… ·
Correspondências ·
Enviar ·
Publicidade:Friend activities ·
Vídeo (new: 3) ·
Imagens (new: 1) ·
Áudio ·
Texto ·
Articles ·
Álbum·
Paróquia ·
Almas (new: 1) ·
Comentários (new: 3) ·
Comentado
Indignant Catholic: Reportagem da Veja de 2008 mas que continua bem atual pois a OBSTINAÇÃO desses falsos videntes e dos que os promovem continua.
As vezes a …
Vistos: 1.401 ·
Comentários:3queridosfilhos2506 — 25/07/2012 15:32:54:A revista Veja, em sua edição de 10 de dezembro de 2008, publicou artigo sobre as aparições de Nossa Senhora em Medjugorje com o título: A Virgem sob suspeita.
Como observação inicial destacamos três características da reportagem:
1 - O evidente desconhecimento integral dos fatos de Medjugorje em seu conjunto histórico, sociológico, cientifico, religioso e teológico.
2 - A manipulação tendenciosa da informação baseando-se em meias verdades.
3 - O claro interesse em atacar por meio de uma revista de ampla divulgação no Brasil as aparições de Nossa Senhora de Medjugorje.
Neste momento, peço que não continuem a leitura antes de asistirem a este vídeo-testemunhoda famosa escritora espanhola Maria Valejjo Nagera sobre Medjugorje:
clique aqui para assisti-loNas linhas seguintes demonstraremos com argumentação bem fundamentada parágrafo a parágrafo a inconsistência de muitas afirmações da revista Veja apresentando o parágrafo escrito na revista como ‘A AFIRMAÇÃO ’ seguido do ‘COMENTANDO O PARÁGRAFO.Peço também que assistam a todos os videos sugeridos para que se possa obter uma melhor compreensão dos fatos.
A AFIRMAÇÃO : As aparições de Nossa Senhora de Medjugorje estão na mira do Vaticano. A Igreja desconfia da veracidade dos relatos dos seis videntes que, desde 1981, dizem receber mensagens da Virgem. Além disso, o líder espiritual deles foi acusado de "manipular consciências" e de "imoralidade sexual"
COMENTANDO O PARÁGRAFO: A reportagem em questão demonstra desconhecer tanto o modo de proceder do Vaticano como a realidade de Medjugorje. Dr Frei Ivan Sesar, Provincial da Provincia Franciscana da Bosnia-Herzegovina, onde se situa a Paróquia de Medjugorje, atendida pelos padres franciscanos, em entrevista em 14 de setembro de 2008 a Žarko Ivković disse se sentir surpreso com estas afirmações erradas e malévolas que vêm sendo divulgadas na imprensa internacional ( e que agora chegam ao Brasil via Veja) e que é sabido que o Vaticano acompanha com atenção os eventos de Medjugorje e que ainda não há um pronunciamento oficial e que o Vaticano não é uma instituição que fica acertando contas (mirando) com ninguém e muito menos com Medjugorje. Afirmar que Frei Tomislav Vlasic é o líder espiritual dos videntes é outro erro escandaloso. Frei Tomislav não está em Medjugorje desde 1985, há mais de 23 anos. Ele nem estava em Medjugorje quando inicaram-se as aparições em junho de 1981. Frei Ivan Sesar informa na referida entrevista que Padre Tomislav foi para Medjugorje em setembro daquele ano a pedido de seus superiores após a prisão de Frei Jozo Zovko em 17 de agosto pelo regime comunista quando ele se recusou a fechar a Igreja a qual vinha recebendo fluxo crescente de peregrinos. Quando foi para Medjugorje Frei Tomislav nem conhecia os videntes. Ele permaneceu em Medjugorje até 1985 quando foi transferido pata Vitna e em 1988 foi para a Itália . Portanto não existe nenhuma ligação de Frei Tomislav Vlasic com a Paróquia de Medjugorje desde 1985. Frei Ivan também revela que nenhum sacerdote de Medjugorje foi algum dia indicado para ser o orientador espiritual dos videntes. Portanto, ele não é e nem nunca foi o líder espiritual dos videntes. Alguns dos videntes confessaram-se com sacerdotes da paróquia, mas isto não caracteriza uma ‘direção espiritual’.
A AFIRMAÇÃO : MONTANHA DA CRUZ- O local é um dos que mais atraem peregrinos nas cercanias da cidadezinha bósnia de Medjugorje. Em uma das supostas aparições da Virgem, ela teria dito que a construção da cruz era "um desígnio de Deus"
COMENTANDO O PARÁGRAFO: Foi em 30 de agosto de 1984 que Nossa Senhora em uma de suas mensagens das quintas-feiras disse à Marija Pavlovic:
Queridos filhos, Também a Cruz (do Monte Krizevac) fazia parte dos desígnios de Deus, quando vocês a construíram. Particularmente neste dia, subam o monte e rezem diante da Cruz. Preciso da oração de vocês. Obrigada por terdes respondido ao meu chamado.
Video1 -
video2Se desejar saber mais sobre a cruz do monte Krizevac
clique aquiA AFIRMAÇÃO :: O maior fenômeno de devoção católica surgido nos últimos trinta anos teve início em junho de 1981, quando os adolescentes Vicka, Ivan, Ivanka, Mirjana, Jakov e Marija afirmaram ter visto Nossa Senhora no céu de Medjugorje, vilarejo no sul da Bósnia-Herzegovina.
COMENTANDO O PARÁGRAFO: É verdade que Medjugorje é o maior fenômeno de devoção católica surgido nos últimos 30 anos. Porém, não é verdade que os videntes afirmaram terem visto a Virgem Maria no céu de Medjugorje. Eles a viram no monte Podbrdo (hoje denominado como Colina das Aparições). Fato que já no segundo dia, 25 de junho, ocorreu na presença de muitas pessoas do vilarejo, e que cinco dias depois, devido à rápida divulgação do fato extraordinário, aconteceu na presença de milhares de pessoas. Isto pode ser observado na imagem abaixo numa raríssima foto histórica da primeira semana das aparições, pois aparições assim na colina ocorreram somente nos primeiros dias, pois logo em seguida iniciou-se a repressão do regime comunista proibindo o acesso aquele local.
Clique aqui para assistir ao vídeo do local das primeiras aparições.
Na foto podemos ver: Ivan ajoelhado (camisa azul com faixa vermelha), ao seu lado Marija e Mirjana em pé, depois Ivanka se levantando , Vicka(roupa amarela) e o pequeno Jakov ao lado de Vicka. É muito provavel que esta seja uma fotografia do quinto dia das aparições, pois nos registros históricos está escrito que em 28 de junho de 1981 uma pessoa do local, Grgo Kozina, levou um gravador. (Observa-se as mãos de alguém segurando um objeto parecido com um gravador na frente de Jakov). Observa-se no rosto das pessoas uma expressão de admiração, de surpresa, de curiosidade e de espanto por estarem presenciando um acontecimento incomum.
A AFIRMAÇÃO ::"Desde então, as aparições nunca mais cessaram, segundo eles. Por causa disso, a cidadezinha recebe peregrinos vindos de diversas partes do mundo. Calcula-se que 2 milhões de pessoas viajem anualmente ao vilarejo, em busca do conforto espiritual e das graças de Nossa Senhora de Medjugorje. No Brasil, a fé na Virgem da Bósnia é compartilhada por 1 milhão de pessoas. Elas se reúnem em grupos de oração, rezam o terço e fazem jejuns semanais".
COMENTANDO O PARÁGRAFO:: Aqui está correto. Desde o inicio das aparições o fluxo de peregrinos a Medjugorje somente cresceu chegando atualmente a estimativa de mais de 30 milhões (estimativa feita a partir do número de comunhões distribuidas). Não sabemos como ela pode calcular este número de 1 milhão de pessoas que procuram seguir as mensagens no Brasil. Por si só já é um número bem expressivo, embora a Mensagem de Nossa Senhora é um convite de volta para Deus para toda a humanidade. Por isso ainda falta que muitos milhões de brasileiros a conheçam e a sigam.
A AFIRMAÇÃO ::Tamanha devoção, no entanto, sofreu recentemente um golpe duro – e aplicado pela própria Igreja. O papa Bento XVI ordenou, no início do ano, o confinamento do padre franciscano Tomislav Vlasic, o líder espiritual dos videntes, em um monastério da Ligúria, na Itália.
COMENTANDO O PARÁGRAFO: Um jornalista da revista Veja como empregado da Editora Abril certamente tem deveres e obrigações a cumprir e que se ele não corresponder ao esperado pelos seus empregadores será chamado atenção e medidas disicplinares serão tomadas com a possibilidade inclusive de demisão quando se tratar de falta muito grave. Como padre da Igreja Frei Tomislav está sujeito a obrigações e deveres livremente assumidos. Ele tem sérias responsabilidades com o cuidado dos fiéis, e tem a obrigação de transmitir a fé da Igreja, de dar um testemunho de vida coerente com o Evangelho de Jesus Cristo. Na medida em que ele age e ensina em nome da Igreja de forma contrária aos princípios doutrinários e morais a mesma Igreja tem a obrigação e o direito de chamar a sua atenção e de usar medidas disciplinares para movê-lo a retomar as suas obrigações sacerdotais livremente assumidas. Mas o redator do artigo foi muito infeliz em escrever que o Papa Bento XVI 'ordenou o confinamento' como se fosse um delegado de polícia. É outro o modo de agir da Igreja. E também relacionar os fatos recentes e medidas disciplinares a Frei Tomislav pela Igreja com as aparições de Medjugorje se constituiu numa inverdade, pois, conforme afirma Dom Ratko Perić, atual Bispo de Mostar ( Diocese onde se localiza Medjugorje), em nenhum dos documentos que ele leu sobre este caso existe qualquer referência de que padre Tomislav esteja sofrendo algum tipo de medida disciplinar severa pelo fato de ser ou de ter sido padre de Medjugorje, por alguma atitude ou declaração sua sobre Medjugorje ou por qualquer motivo ligado a Medjugorje.
A AFIRMAÇÃO ::"O religioso é apontado como "manipulador de consciências", "herege" e acusado de "doutrina dúbia e imoralidade sexual", entre outros crimes previstos pelo código canônico. Até que o processo seja concluído, o padre Vlasic permanecerá proibido de exercer suas funções eclesiásticas. Para muitos especialistas em Vaticano, no instante em que a Santa Sé colocou sob suspeita a idoneidade de Vlasic, ela passou a questionar com mais força a veracidade das aparições em Medjugorje. As autoridades da Igreja mantêm uma posição de reserva sobre o assunto. "Por enquanto, o Vaticano não aprova nem desaprova o fenômeno Medjugorje", diz Federico Lombardi, porta-voz da Santa Sé."
COMENTANDO O PARÁGRAFO:Neste parágrafo, Veja se afasta muito da verdade quando tenta desacreditar as aparições de Nossa Senhora em Medjugorje com fatos da vida de um sacerdote que há mais de 23 anos está afastado de Medjugorje, que não pertence à Província Franciscana da Bósnia-Herzegovina, que não tem nenhuma referência em sua punição com os acontecimentos de Medjugorje. A nossa posição a respeito do Padre Tomislav é apenas aquela que Nossa Senhora recomenda “Rezem, rezem, rezem”. Disse a Mãe de Deus: “Os sacerdotes não necessitam de sua critica eles precisam de suas orações e do seu amor. Deus mesmo vai julgar a cada sacerdote pelo modo como ele viveu o seu ministério, não queiram tomar o lugar de Deus”. Deixemos à Igreja cuidar deste caso com os meios que lhe competem e quanto a nós vamos rezar para que a Graça de Deus ilumine tanto ao sacerdote quanto à revista Veja para que se tornem veículos a serviço da Verdade e não o contrário. A opinião acima citada dos anônimos ‘especialistas’ em Vaticano questiona não Medjugorje, mas a qualificação desses especialistas (se é que eles existem) que são capazes de fazer uma associação tão distorcida como aquela. E a afirmação do Porta Voz da Santa Sé de que: "Por enquanto, o Vaticano não aprova nem desaprova o fenômeno Medjugorje", É A VERDADEIRA POSIÇÃO ATUAL DA IGREJA SOBRE MEDJUGORJE . Fato que não deixa de ser muito sigificativo pois se as aparições não fossem verdadeiras ninguém conseguiria enganar tanta gente por tanto tempo.
A AFIRMAÇÃO ::Os malfeitos de Vlasic datam de antes do início das visões em Medjugorje. Em 1976, seis anos depois de se tornar padre, ele engravidou uma freira chamada Rufina. Para evitar o escândalo, convenceu-a a partir para a Alemanha, sob o argumento de que, tão logo abandonasse o hábito, ele se juntaria a ela. Os meses passavam e nada de Vlasic cumprir a promessa. Inconformada, Rufina cobrou a palavra do padre por meio de cartas. Em resposta, ele desconversava, chegando a pedir à freira grávida para "seguir o exemplo de Nossa Senhora e aceitar seu destino em terras estrangeiras, comportando-se com discrição". História mantida em sigilo, Vlasic foi transferido da cidadezinha de Capljina para Medjugorje em setembro de 1981, quase em seguida à primeira aparição da Virgem, em junho. Orador hábil, pertencente à Renovação Carismática, movimento católico caracterizado por grupos de oração animados, missas coreografadas e cenas de transe místico, Vlasic transformou-se em conselheiro espiritual dos seis jovens videntes, também de famílias carismáticas. Coincidência ou não, foi a partir dessa aproximação que as visões adquiriram teatralidade. "Um exemplo: no momento em que afirmam falar com Maria, movem a boca como se falassem por ela", diz Cecília Mariz, professora de Sociologia da Religião da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
COMENTANDO O PARÁGRAFO::Depois de ter entrado na estrada da não verdade relacionando os fatos envolvendo padre Tomislav Vlasic com as aparições de Nossa Senhora em Medjugorje a reportagem mergulha mais fundo em suas pesquisas com muito gosto e satisfação sobre o padre Tomislav e sobre os fatos lamentáveis ocorridos com o sacerdote ausente de Medjugorje há mais de 23 anos.. Por que ela não faz referência aos atuais sacerdotes responsáveis por Medjugorje? Por que ela não escreve sobre os milhares de sacerdotes, bispos de todos os continentes e cardeais que todos os anos vão a Medjugorje em peregrinação? ( foto abaixo) Por que ela não escreve sobre os belos testemunhos de mudanças de vida que ocorrem em Medjugorje? Por que ela não fala da comunidade que atende e liberta tantos jovens da dependência química pela força da fé em Deus em Medjugorje? Leiam a entrevista com o sacerdote de Medjugorje que também tem o nome de Tomislav, mas, chama-se Tomislav Pervan e não Vlasic. (
clique aqui) e que esteve presente na região de Medjugorje desde o inicio das aparições e relata a partir de dentro da comunidade franciscana como foram os primeiros dias das aparições. Em seguida a reportagem faz uma descrição caricatural pejorativa da Renovação Carismática Católica e chega a afirmação fantasiosa de que os jovens videntes e suas famílias eram também carismáticos... Renovação Carismática num país comunista em 1981!? Os videntes eram agricultores e a vidente Mirjana relata inúmeras vezes o seu temor de qualquer manifestação religiosa fora do tolerado pelo regime comunista já que correriam sérios riscos de perseguições? Como já foi afirmado por Frei Ivan Sesar nenhum sacerdote da paróquia de Medjugorje jamais foi designado como conselheiro espiritual dos videntes.
Assista video sobre os 25 anos das aparições em 25 de junho de 2006 -
clique aquiPorém, neste parágrafo a reportagem cita o nome da professora de Sociologia da Religião, Cecilia Mariz, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). que pesquisa religião e mídia, religião e política, pentecostalismo e catolicismo, entre outros temas, sobre os quais resulta um volume considerável de publicações. A referência à Cecília Mariz, se aquela é realmente a opinião da professora, revela uma pobreza de conhecimento que não condiz com alguém que se apresenta como pesquisadora séria de religião. Como ignorar os estudos médicos científicos com os seis videntes de Medjugorje de duas universidades da Itália e França de 1984 e de 1985, E dos estudos de 1998 realizados por especialistas das seguintes instituições: - Instituto de Ciências de Fenômenos Paranormais - (Áustria) , Centro de Estudos e Investigações Psicofisiológicas dos Estados de Consciência (Itália) , Escola Européia de Psicoterapia e Hipnose (Itália) e Centro de Parapsicologia (Itália). e dos recentes estudos de 2005. Como basear o seu parecer simplesmente na opinião de um fato isolado(o movimento dos lábios de um vidente durante uma aparição de Nossa Senhora). Tudo foi profundamente estudado pelas autoridades cientificas acima referidas e está cientificamente documentado. Pois todos os videntes de Medjugorje foram examinados, individualmente e em grupo, com a maior competência e perícia pela Comissão Científico-Teológica Ítalo-Francesa que foi constituída devido à grande divulgação das aparições desde o início em 1981. Em sua investigação a equipe de dezessete renomados cientistas, médicos e teólogos chegaram a 11 conclusões publicadas no dia 14 de janeiro de 1986 em Paina, próximo a Milão (Itália).
Veja
videoApresentamos abaixo as cinco primeiras conclusões das onze publicadas pela Comissão Científico-Teológica Ítalo-Francesa:
1. Com base nos exames psicológicos em todos e em cada um dos videntes é possível excluir com toda segurança a fraude ou o engano.
2. Com base nos exames médicos, provas e observações clínicas é possível excluir em todos e em cada um dos videntes a presença de alucinações de qualquer tipo.
3. Com base no resultado das investigações realizadas é possível excluir em todos e em cada um dos videntes uma interpretação puramente natural destas manifestações
4. Com base nas informações e nas observações que podem ser documentadas existe uma correspondência entre estas manifestações e as que geralmente se descrevem na Teologia Mística.
5. Com base nas informações e nas observações documentadas é possível se falar de crescimento espiritual e nas virtudes teológicas e morais dos videntes desde o início das manifestações até o dia de hoje
Clique
aqui e confira todas as conclusões na página do sitewww.queridosfilhos.com.br sobre estudos médico-científicos e teológicos das aparições de Medjugorje e assista aos vídeos de
aparições de Nossa Senhora à vidente Mirjana Dragicevic Soldo e
a cinco videntes ao mesmo tempo (1983) Os estudos de 1998 confirmaram os estudos de 1984-1985.
A AFIRMAÇÃO : "O sucesso de Vlasic em Medjugorje durou relativamente pouco. De acordo com uma reportagem assinada por Simon Caldwell na revista inglesa The Spectator, em 1984, algumas das cartas enviadas pelo padre à freira Rufina foram lidas pela locatária do apartamento onde ela vivia. Indignada, a mulher enviou a correspondência a Pavao Zanic, bispo da diocese de Mostar, na Bósnia, em cuja jurisdição está Medjugorje. Zanic, por sua vez, remeteu-a a um prelado alemão no Vaticano – ninguém menos do que o cardeal Joseph Ratzinger, que viria a se tornar o atual papa Bento XVI e então presidia a Congregação para a Doutrina da Fé. Em seu notório estilo blitzkrieg, Ratzinger mandou transferir Vlasic para a cidade italiana de Parma. Apesar de mais perto dos olhos de Roma, o padre continuou a divulgar as mensagens de Nossa Senhora de Medjugorje. No fim dos anos 80, ele criou a comunidade Rainha da Paz, Completamente Vosso. Sob sua liderança, integrantes do grupo passaram a relatar visões. Não só da Virgem, como de Jesus e até de extraterrestres".
COMENTANDO O PARÁGRAFO:: Neste parágrafo a reportagem apresenta o forte argumento de sua contradição quando destaca que a própria Igreja afastou padre Tomislav de Medjugorje. Se ele foi afastado há tantos anos pela própria Igreja da diocese onde ocorrem as aparições como pode estar se vinculando a pessoa dele a Medjugorje atualmente? O objetivo deste artigo da revista Veja não é unicamente discorrer sobre a pessoa de padre Tomislav Vlasic, mas sim tentar associá-lo a Medjugorje com o claro objetivo difamatório. Observação: Dom Pavao Zanic foi Bispo da Diocese de Mostar (onde fica Medjugorje) de 1971 a 1993 e faleceu em janeiro de 2000. Quando Dom Pavao Zanic, naquele período declarou-se contrário à veracidade das aparições, a mesma Congregação para a Doutrina da Fè em 1986, sob a direção do Cardeal Ratzinger (atual Papa Bento XVI) transferiu a competência de avaliar e julgar os eventos de Medjugorje para a Conferência dos Bispos daquele país.
A AFIRMAÇÃO:: "Para além do comportamento suspeito de Vlasic, há outro motivo para a desconfiança da Igreja em relação ao fenômeno de Medjugorje. As aparições tiveram início um ano depois da morte de Josip Broz Tito, o ditador comunista que mantinha com mão-de-ferro a unidade da então Iugoslávia. Seu desaparecimento alimentou ainda mais as ambições de independência das repúblicas que compunham o país, entre elas a Bósnia. O que Nossa Senhora tem a ver com as confusões nos Bálcãs? Talvez não fosse essa a intenção da santa, mas o fato é que as visões no começo da década de 80 foram oportuníssimas do ponto de vista político: serviram para fortalecer os franciscanos locais, naquele momento fonte de apoio de grupos nacionalistas croatas de extrema direita que desejavam ampliar sua influência na Bósnia. Ou seja, num primeiro instante, as aparições levaram a que todo o esforço do Vaticano para enfraquecer os franciscanos na região fosse por água abaixo. "A notícia das aparições ajudou os integrantes da ordem a ganhar prestígio junto à população. Isso tornou tudo mais delicado para a Igreja", diz Carlos Steil, antropólogo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul".
COMENTANDO O PARÁGRAF:: Revela-se aqui um fato extraordinário a respeito das aparições de Nossa Senhora. Elas se iniciaram em pleno período e território sob a mão de ferro do regime comunista num local onde ninguém jamais conseguiria simular um fato daquela magnitude e sair sem alguma repressão severa. São inúmeras as referências sobre aquele período inicial do temor dos videntes quanto às conseqüências de se falar publicamente em assuntos religiosos como a prisão, a perda de emprego pelos seus pais e de suas casas. A religião era confinada às casas e à Igreja no final de semana. Não se podia falar publicamente de religião. Tanto que Mirjana Dragicevic quando Ivanka Ivankovic lhe disse em 24 de junho de 1981 – primeiro dia - que estava vendo a Virgem no monte ela que estava de costas para a colina não acreditou e até respondeu de forma ríspida exatamente por medo do regime comunista, pois ‘aquilo não poderia acontecer’. Depois os representantes do governo tentaram de inúmeras formas inibir o fenômeno com prisões, exames médicos, ameaças. A polícia subiu com cães à colina. Um sacerdote foi preso menos de dois meses após o inicio das aparições por quase dois anos. Quem lê e estuda a história inicial das aparições de Medjugorje poderá constatar que as atitudes dos padres da paróquia foram no inicio de muita cautela e que eles também foram ‘pegos de surpresa’ pelos acontecimentos inusitados no vilarejo e que em nenhum momento estiveram 'por trás’ dos acontecimentos.O que Nossa Senhora tem a ver com as confusões nos Bálcãs? Os Balcãs constituem uma região habitada por etnias com raízes históricas e crenças religiosas diferentes e muitas vezes geradoras de conflitos . Nossa Senhora apresentou-se naquele verdadeiro barril de pólvora, a ex-Federação da Iugoslávia formada por seis territórios, como a Rainha da Paz.. Para saber mais
clique aqui.
A AFIRMAÇÃO: "Como se não bastassem as estripulias do padre Vlasic e a oportunidade política das visões, Nossa Senhora de Medjugorje contraria a tradição que cerca a Virgem – o que redobra a desconfiança da Igreja em relação ao fenômeno. Em primeiro lugar, a Nossa Senhora de Medjugorje aparece (e fala) demais. A levar a sério os relatos dos seis videntes, ela já teria dado o ar de sua graça mais de 40 000 vezes nos últimos 27 anos – e em vários lugares, não só no vilarejo bósnio. "Maria, no Evangelho, é um exemplo de discrição e acolhimento", diz o vaticanista italiano Giancarlo Zizola. "Essas aparições em Medjugorje são um imbróglio." Discrição não é força de expressão: para se ter uma idéia, no Novo Testamento inteiro, há apenas seis frases atribuídas à mãe de Jesus, mais uma saudação a Santa Isabel".
COMENTANDO O PARÁGRAFO : No sexto dia, 29 de junho de 1981, segunda-feira, os jovens outra vez foram chamados a sede do município de Citluk pelas autoridades, e então foram enviados ao departamento neuro-psiquiátrico do Hospital Dr. Safet Muji em Mostar. Esperava-se que os seis jovens fossem declarados mentalmente doentes, ou que estivessem tendo alucinações, ou qualquer outro problema. Foram feitos exames completos e minuciosos, e eles passaram pelas provas respondendo a todas as perguntas sem hesitação, de modo que o Dr. Mulija Dzudza os declarou completamente saudáveis.. Naquela noite, depois que retornaram para casa, os jovens tiveram outra visão da Virgem Maria. Os jovens então perguntaram inicialmente se ela estava feliz por aquelas pessoas estarem ali. Ela respondeu com um sorriso significando que sim, que ela estava feliz com a presença de todos. Quando os jovens perguntaram quantos dias ela iria ficar com eles, ela respondeu: “Tantos quanto vocês desejarem"". Quando perguntado à vidente Vicka em entrevista pela rádio Maria da Itália em janeiro de 2008 por que tantas aparições e tão longas ela disse ao entrevistador: “Padre Livio... 27 anos não é um longo tempo, 27 anos é uma grande graça!” A mesma pergunta feita a outro dos videntes foi respondido que isto se devia à bondade e à misericórdia de Deus. Nossa Senhora é mãe e uma mãe que ama os seus filhos e que procura protegê-los para evitar o pior. Quem se cansaria de ouvir a sua mãe se ela se faz presente com amor e carinho na vida dos filhos e com motivação protetora?. Deus é livre para definir a manifestação da forma que lhe apraz. Considerando-se que em sua evolução as aparições de Medjugorje anunciam 10 segredos que ocorrerão num futuro próximo ,desde que estão vinculadas à idade do padre Petar Ljubicic que completa 63 anos em 2009 (ele vai revelar os segredos em seu tempo normal de vida quando chegar a hora que lhe será comunicada pela vidente Mirjana -
clique aqui para assistir video sobre a revelação dos dez segredos de Medjugorje -podemos mesmo pensar que estas aparições tão freqüentes são uma oportunidade a mais que Deus está dando à humanidade para a conversão, para a mudança de vida, para a volta para Ele que é de fato o sentido último da vida humana. Deus é livre para se manifestar da forma que quiser. O próprio Jesus Cristo não foi aceito quando veio porque estava fora dos ‘esquemas’ dos poderosos políticos e religiosos da época. Deus não se submete aos nossos esquemas... o principal argumento para verificar a veracidade de uma manifestação se é de Deus ou não são os seus frutos, é a consistência doutrinária da mensagem, é a idoneidade moral dos protagonistas. Os frutos de oração, conversão em Medjugorje são abundantes. Muitos teólogos católicos de renome já expressaram a sua opinião favorável a Medjugorje. O padre Renè Laurentim, da França, eminente perito católico em aparições marianas escreveu entusiasticamente sobre Medjugorje e está convencido da autenticidade das aparições. Ainda em junho deste ano de 2008 ele reafirmou a sua posição favorável quando defendeu de forma competente Medjugorje diante de uma autoridade da Igreja que afirmava ser Medjugorje um engano. O grande teólogo, Cardeal Urs Hans Von Baltazar, já falecido, era favorável e também... Não há nada que comprometa a idoneidade dos videntes.
A AFIRMAÇÃO :"Há outro elemento estranho: boa parte das mensagens de Nossa Senhora de Medjugorje está em desacordo com a imagem de Maria talhada por séculos de história. A santa bósnia pede que os videntes rezem pela paz, como as de Fátima e Lourdes, mas freqüentemente menciona um nome estranho ao universo da mãe de Jesus: Satanás. E de maneira bastante amedrontadora. Em 1917, por exemplo, quando Nossa Senhora de Fátima apresentou o inferno – um mar de fogo sobre o qual flutuavam e gemiam formas humanas –, as três crianças que descreveram a visão não ficaram aterrorizadas. Sentiram-se protegidas pela santa. No caso de Medjugorje, quando o mal é o tema das aparições, ele invariavelmente causa medo. Num dos relatos mais célebres, a vidente Mirjana mostrou-se horrorizada com as feições de Nossa Senhora. De acordo com ela, por alguns segundos, os olhos da Virgem permaneceram vazios de expressão. A explicação é que ela queria que Mirjana percebesse a diferença entre o mal e o bem. "A participação de Maria no Evangelho é sempre uma manifestação de amor e agradecimento, nunca de medo", diz Afonso Murad, professor de Teologia do Centro de Estudos Superiores da Companhia de Jesus, em Belo Horizonte".
COMENTANDO O PARÁGRAFO:: O episódio relatado acima foi o seguinte: em 14 de abril de 1982, quando Mirjana esperava pela aparição de Nossa Senhora, surgiu o demônio, vestido como se fosse Nossa Senhora. A vidente o reconheceu pelo olhar. Ele exortava a renunciar a Deus e a Nossa Senhora para ter todas as riquezas. O demônio prometeu fazê-la bela e feliz. A todos os convites de Satanás, Mirjana respondia NÃO, mas ele, com seu olhar. tirava-lhe a força. Já estando a ponto de desmaiar, Nossa Senhora apareceu e o demônio fugiu. Em seguida a Virgem deu-lhe a seguinte mensagem: “ Desculpe pelo que aconteceu, mas você precisava saber que Satanás existe e tem poder. Um dia, ele apresentou-se diante do Trono de Deus e pediu permissão para submeter a Igreja a um período de provações. Deus concedeu-lhe permissão para provar a Igreja por um século. Mas, Deus disse: Não a destruirás ! Este século está sob o poder de Satanás, mas quando os segredos confiados a vocês realizarem-se, o poder dele será destruído. Mesmo agora, ele está começando a perder seu poder e tornou-se agressivo. Está destruindo casamentos, criando divisão entre sacerdotes e é responsável por obsessões e assassinatos. Vocês devem se proteger contra essas coisas através do jejum e da oração, especialmente da oração comunitária. Tenham consigo objetos bentos, Coloquem-nos em suas casas e renovem o uso da água benta”. A existência de Satanás é uma verdade de fé presente na Bíblia e na Tradição da Igreja. O combate entre a mulher e a serpente já foi anunciado no Paraíso quando do pecado original e segue pela Biblia até o Apocalipse A reportagem novamente tenta restringir a interpretação dos fatos por parâmetros baseados no preconceito e na ignorância. A afirmação de Afonso Murad é um testemunho a favor de Medjugorje por que lá também a experiência vivida pelos peregrinos é sempre de paz, de amor e de gratidão. Não é verdade que o tema Satanás em Medjugorje provoque medo. Pelo contrário, o convite de Nossa Senhora ao jejum e à oração são os caminhos para a paz e à segurança e nos afastam do medo e são as armas que segundo Nossa Senhora nos protegem da influência do Mal. A própria vidente Mirjana quando perguntada sobre outras aparições marianas contemporâneas respondeu assim:” Eu não sei sobre outras aparições marianas. O que eu posso lhes dizer é que eu não acredito naquelas aparições onde Nossa Senhora atemoriza as pessoas com suas mensagens. Nossa Senhora é uma mãe amorosa e vem para proteger e não para assustar seus filhos”
A AFIRMAÇÃO ::Hoje, Vicka, Ivan, Ivanka, Mirjana, Jakov e Marija estão na faixa dos 40 anos. Quatro deles permaneceram na Bósnia. Marija vive em Monza, na Itália, e Ivan, em Boston, nos Estados Unidos. Todos se casaram (Ivan com uma ex-miss Massachusetts), tiveram filhos e engordam a renda familiar com palestras sobre a Nossa Senhora de Medjugorje. Como algumas visões acontecem com hora marcada, é possível promover espetáculos em torno delas – que rendem a videntes e organizadores um bom dinheiro. Em 1997, durante uma visão na Califórnia, Ivan conseguiu arrecadar 70 000 dólares sob a forma de doações voluntárias.
COMENTANDO O PARÁGRAFO:Quando perguntado sobre o fato de todos os videntes estarem casados Dom Eduardo Horácio Garcia, Bispo auxiliar de Buenos Aires, que esteve em Medjugorje no começo de outubro de 2008 ele respondeu: ‘Sim, a presença de Deus pode ser experienciada na vida normal diária’. Quando perguntada se quando mais jovens os videntes não pensaram em ser padres e freiras, a vidente Mirjana respondeu: Como crianças nós perguntamos qual o seu desejo para as nossas vidas. E foi isto que ela respondeu: "Se vocês sentem dentro de vossos corações que são chamados para serem padres ou freiras eu desejo que fique claro que eu estarei com vocês. Mas, se vocês desejam ter as suas famílias, então eu desejo que façam o melhor para que sua família seja um exemplo para as outras”. E isto foi tudo o que ela sempre falou sobre nossa vida pessoal.
Consideremos a fantástica conclusão que podemos chegar a partir de algumas afirmações deste parágrafo. Todos os seis videntes estão na faixa dos quarenta anos, casados e com filhos. É impossível se imaginar que seis pessoas que tenham constituído famílias e vivem um longe do outro, quase não se encontrando, continuem vivendo uma fraude sem entrarem em contradição entre si. Sem apresentarem idéias divergentes. Porém, todos eles na verdade se dedicam de formas diversas ao serviço das mensagens seguindo as orientações de Nossa Senhora e em plena harmonia entre o conteúdo e prática de suas vidas. A cada um Nossa Senhora confiou uma missão especial.Vicka mora em Medjugorje atende os peregrinos e recebeu a missão de rezar pelos doentes. O que ela faz regularmente (
assista vídeo)
Ivan na Catedral de Viena (Áustria) em setembro de 2008
Assista video de aparição de Nossa Senhora a Ivan Dragicevic em 22 de novembro de 2008
na Igreja de São Fancisco Xavier em Nova Orleans no estado da Luisiana nos Estados Unidos -
clique aquiIvan viaja pelo mundo continuamente a serviço das mensagens Em Hong Kong (China), Japão, Coréia, Austrália, Filipinas, Nova Zelândia, por toda a Europa e pelos Estados Unidos ele tem se encontrado com presidentes, familiais reais, embaixadores, políticos, personalidades do esporte, do cinema e também com padres, bispos, cardeais.e com as pessoas mais pobres. Ivan tem levado a mensagem de Nossa Senhora para pessoas que nunca poderiam ir à Medjugorje.Recentemente, em setembro, ele falou na Catedral de Viena na Áustria e na quarta feira, 17 de setembro de 2008, o Cardeal Christoph Schönborn, arcebispo de Viena, o recebeu para a oração do meio dia na capela de sua residência. Seguiu-se uma conversa durante a qual o vidente falou ao Cardeal quais são as intenções mais importantes da Mãe de Deus. O encontro do qual participaram também os amigos de Medjugorje de Viena ocorreu em uma atmosfera muito cordial. Ivan tem a missão de rezar pelos jovens e pelos sacerdotes.O fato de citar explicitamente de Ivan ter se casado com ex-Miss Massachustes tem uma conotação preconceituosa. O importante é revelar se eles vivem de forma cristã coerentemente. Enviamos email para Ana Shawn que cuida da agenda e acompanha Ivan em suas viagens pelos Estados Unidos para encontros de oração e de divulgação da mensagem de Medjugorje. Relatei sobre este artigo da revista Veja e ela me respondeu assim sobre as falsas afirmações contra Ivan: "Ó Deus, isto é tão absurdo que eu nem sei o que dizer. Eu estava com Ivan na Califórnia e esta informação não é verdadeira. Isto certamente é feito por pessoas que não gostam de Deus e que não desejam promover a bondade de Deus. Estas são exatamente aquelas pessoas que Nossa Senhora está dizendo por quem devemos rezar para que os seus corações sejam transformados e eles abandonem este terrível caminho em que estão andando. Ivan vive com a esposa e 4 filhos na casa de seus sogros. E qual o problema de sua esposa ter sido miss Massachustes? Tudo isto é apenas ciúme. São pessoas que não vivem uma vida realmente feliz e assim têm o desejo de colocar-se acima dos outros e a única maneira de elas conseguirem isto é tentando rebaixar os outros ao seu mesmo nível. Eu pessoalmente acompanho Ivan em suas viagens para suas palestras a serviço da Mensagem de Medjugorje. A condição para que Ivan falar em alguma paróquia é que ele seja convidado pelo padre local. O fato é que ele nunca recebeu nem vai receber qualquer quantia de dinheiro para falar. Ele só vai aonde é convidado e inicialmente assume todas as despesas da viagem. São os fiéis que espontaneamente fazem coletas para ajudarem nas despesas de viagem, para pagarem o interprete, para sua alimentação, vôos. Ele nunca ganhou dinheiro com isso. Existem muitas pessoas que dão palestras e cobram vultosas somas de dinheiro por isso, que vivem disso e ninguém as critica. Porém, Ivan que viaja a todo lugar para levar a mensagem de Nossa Senhora sem receber um centavo por isso é criticado desta forma tão irresponsável. Eu me pergunto para que lado estas pessoas estão trabalhando. Eu tenho ajudado Ivan em seus compromissos de falar sobre a Mensagem de Nossa Senhora e nós nos tornamos bons amigos já há muito tempo. E posso dizer que boa pessoa ele é doando todo o seu tempo e a sua vida para a vivência e divulgação da Mensagem de Nossa Senhora de Medjugorje, deixando muitas vezes a sua família para ir a qualquer hora e em qualquer lugar onde Nossa Senhora lhe pedir".
1
2
Em 17 de setembro de 2008 Ivan Dragicevic, vidente de Medjugorje, foi recebido na Áustria pelo Cardeal Christoph Schönborn, arcebispo de Viena, (foto1), Pelo Núncio Apóstólico na Áustria D. Edmond Farhat.(foto2) e, acompanhado dos amigos de Medjugorje de Viena, teve fraternal encontro com o Cardeal Schonborn (foto3)
3
Fonte: www.medjugorje.hr - a partir de www.medjugorje.ws
Marija vive na Itália com o marido e os filhos e se dedica a divulgação da Mensagem sem nunca cobrar nada por isto. Ivan certa vez revelou: Há uma razão para mim viver nos Estados Unidos e para Marija viver na Itália. Esta razão está correlacionada com a missão que eles receberam de Deus por meio de Nossa Senhora. Assista video entrevista com Marija (em italiano).
Clique aquiIvanka, que tem a missão de rezar pelas famílias, mora em sua casa em Medjugorje com o marido e filhos e diz... nós devemos falar menos e vivermos mais as mensagens de Nossa Senhora.Mirjana é casada e vive com o marido e suas duas filhas em Medjugorje. Ela atende aos peregrinos. Todos os dias 2 tem a aparição de Nossa Senhora quando é dada nova mensagem para a humanidade. Os vídeos destes momentos são sempre disponibiliados no YOUTUBE e em seguida no site www.queridosfilhos.com.br. Assista ao vídeo do dia 02 de dezembro de 2008 clicando
aquiJakov também vive em Medjugorje atende aos peregrinos. É casado e tem 3 filhos. Testemunho de Jakov (2008 - em italiano)
1 -
2 -
3A AFIRMAÇÃO: Há três anos, formou-se um grupo de estudos, cujo núcleo é composto de trinta pessoas, entre leigos e religiosos, para analisar a veracidade do fenômeno. Conduzidos pela Pontifícia Academia Mariana Internacional (Pami), instituição ligada ao Vaticano, os trabalhos correm em segredo e estão previstos para acabar até o fim de 2009. "É extremamente remota a probabilidade de o veredicto ser favorável às aparições em Medjugorje", diz um dos vários consultores da Pami. A conclusão do grupo de estudos é peça fundamental para uma posição definitiva da Santa Sé em relação às visões de Medjugorje. O Vaticano, ressalte-se, é muito cuidadoso em relação a aparições em geral. Mesmo os fenômenos reconhecidos oficialmente só têm lugar para homenagens nos calendários nacionais da Igreja – o dia de Nossa Senhora Aparecida, por exemplo, é comemorado apenas no Brasil. Nenhum católico é obrigado a acreditar em aparições de santos. "Mas elas têm o papel fundamental de alimentar a fé", diz Afonso Soares, presidente da Sociedade de Teologia e Ciências da Religião e professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
COMENTANDO O PARÁGRAFO::É muito impressionante o grau de desinformação da revista que se apresenta como a maior revista semanal de informação do Brasil. Ela apresenta os fatos como se fosse agora pela primeira vez depois de mais de 27 anos que alguém teve a idéia de estudar cientificamente o fenômeno de Medjugorje. Os primeiros a estudarem este fenômeno foram os médicos e outros especialistas do regime comunista iugoslavo com a intenção repressora de acabar com aquela ameaça ao regime ateu. Porém foi o regime ateu que acabou e não as aparições de Nossa Senhora que continuam até hoje. Qualquer estudo que possa ser feito deverá se deparar com os intensivos, sérios e bem documentados estudos já realizados desde há 25 anos pelas universidades da Itália e França com a presença de eminentes cientistas, médicos e teólogos os quais afirmam e comprovam a idoneidade dos videntes, a sobrenaturalidade dos fatos e a coerência de vida cristã na doutrina e na moral dos videntes como anteriormente já citamos. E inclusive sugerem à Igreja, na última das onze conclusõe,s que ela aceite como verdadeiros os fatos e a mensagem de Medjugorje. Eis, a seguir, o texto da conclusão final da Comissão Médico-Científico-Teológica:
11. Como conseqüência se pode concluir que depois de um exame mais profundo dos protagonistas dos fatos e de seus efeitos não somente à nível local, mas também a respeito de uma resposta da Igreja à nível geral seria bom para a Igreja reconhecer a origem sobrenatural e por meio deste reconhecimento aceitar o propósito dos eventos de Medjugorje
A AFIRMAÇÃO : Mariano ardoroso – creditava à intercessão de Nossa Senhora de Fátima o fato de ter saído com vida do atentado na Praça de São Pedro, em 1981 –, o papa João Paulo II esteve na Bósnia por duas vezes e jamais colocou os pés em Medjugorje. "Foi o único grande local de peregrinação católica que não recebeu a visita dele", diz o padre Vicente André de Oliveira, diretor da Academia Mariana do Brasil e pároco do Santuário de Nossa Senhora Aparecida. Se um papa místico como João Paulo II não cedeu à popularidade da Virgem dos Bálcãs, só um milagre, e dos grandes, possibilitará que um papa cerebral como Bento XVI venha a reconhecer a sua legitimidade.
COMENTANDO O PARÁGRAFO:: A presença de um Papa num local de aparições normalmente é interpretada como um sinal de reconhecimento da Igreja para aquele acontecimento sobrenatural e extraordinário. Como os eventos de Medjugorje continuavam em andamento quando João Paulo II ainda vivia entre nós ele não poderia ir a Medjugorje, pois a Igreja tradicionalmente aguarda o término dos acontecimentos para depois se pronunciar oficialmente. Por isso ele não foi a Medjugorje. Mas a admiração, aprovação pessoal de João Paulo II sobre as aparições de Nossa Senhora na Bósnia-Herzegovina são bem conhecidas dos que entendem um pouco das aparições de Medjugorje. Vejamos estes dois testemunhos muito significativos: A vidente Mirjana Soldo em entrevista gravada em novembro de 2007 deu a seguinte declaração quando lhe questionaram que o Bispo local não estava plenamente de acordo com o que acontece lá. Mirjana respondeu: “Nosso Bispo antes de tudo é nosso Bispo. Nós rezamos por ele e o respeitamos por que foi isto que a nossa Mãe Celestial tem nos ensinado. Ele nunca conversou conosco, os videntes, e é por este motivo que eu simplesmente não posso comentar ou fazer qualquer comentário sobre ele. O que eu posso lhe dizer é que nós temos uma carta do Vaticano de que aquilo que o Bispo local disser sobre Medjugorje será aceito no Vaticano como sua opinião pessoal, mas não como a opinião de um Bispo porque Medjugorje ultrapassa a sua diocese e eu posso lhes dizer que Medjugorje está nas mãos do Vaticano por que é um fenômeno mundial. Assim nós agora estamos nas mãos do Vaticano. E eu pessoalmente tive uma grande honra de ter podido falar com o papa João Paulo II. Aquilo foi lindo. Eu estava na Basílica de São Pedro em Roma junto com todos os outros peregrinos. Como o Papa estava passando, abençoando a todos, ele me abençôou e seguiu em frente. E então o padre italiano com quem eu estava disse:" Santo Padre esta é Mirjana de Medjugorje" Ele voltou, abençoou-me novamente e seguiu. Entretanto, de tarde nós recebemos um convite para na manhã seguinte irmos a Castelgandolfo, perto de Roma, para conversarmos com o Santo Padre. No dia seguinte quando cheguei no lugar ele viu que eu estava muito ansiosa. Nós ficamos a sós e então ele começou a falar comigo em polonês. Ele pensou que eu poderia entendê-lo por que ambas são línguas eslavas (polonês e croata a língua de Mirjana). Ele queria me fazer sentir confortável. Entretanto eu estava chorando e nem conseguia respirar para dizer uma única palavra. Então quando finalmente eu pude dizer algo, falei: "Santo Padre, poderíamos tentar em italiano?". Então nós conversamos e entre outras coisas ele me disse: "Se eu não fosse Papa, eu já estaria em Medjugorje há muito tempo. Eu sei tudo, eu tenho acompanhado tudo. Peça aos peregrinos para rezarem em minhas intenções. E cuidem bem de Medjugorje porque Medjugorje é a esperança para o mundo inteiro!”
E ao final da entrevista de junho deste ano acima citada com o grande teólogo francês o entrevistador se dirige ao Padre Rene Laurentin dizendo que sua opinião se assemelha a do Servo de Deus Papa João Paulo II. E Rene Laurentin respondeu exatamente assim: “Eu desejo enfatizar o que disse o Papa polonês: ‘ Eu lamento ter que guiar a Igreja a partir do Vaticano e não de Medjugorje’ Isto me parece muito significativo”. (“Tengo a sottolineare che il Papa polacco disse: ‘Mi spiace dover guidare la Chiesa qui dal Vaticano e non da Medjugorje’. Ciò mi sembra molto significativo”. clique
aqui para entrevista em Italiano - No Boletim de janeirto de 2009 a apresentamos em Português)
Dr Dário Antônio da Silva Mattos
Médico Psiquiatra com formação superior
em Teologia pelo Instituto Teológico de Santa Catarina (ITESC) —
« DetalhesEditar comentário »Contacte quem enviou »Indignant Catholic — 30/06/2011 09:06:42:Aqui não há nada de calúnia ou difamação apenas fatos reais. Se há, por favor aponte e nos mostre porque é uma calúnia.
O pior pecado é a DESOBEDIÊNCIA. Aliás, foi como o pecado se introduziu no mundo. Está na raiz do pecado original. Ou você se esquece do que fizeram Adão e Eva? E Lucifer também quando se contemplou e se achou mais do que Deus e disse"Non serviam" (Não servirei). Por isso ele incita a desobediência, para igualar os homens a ele.
Editar comentário »Contacte quem enviou »Ricardo Silva — 23/06/2011 20:18:51:Calúnia e difamção são crimes e o pior pecado mortal, cuidado com a lingua
Viva Medjugorje, Viva a Gospa
Editar comentário »Contacte quem enviou »Catholic Apologetics ·
News ·
Pope/Vatican ·
Interviews ·
Homilies ·
Reportage ·
Talks ·
Catechesis ·
Mission ·
Pilgrimage ·
Liturgy ·
Prayer ·
Vocations ·
Testimony ·
Pro Life ·
Mary ·
Saints ·
Family ·
Youth ·
Kids ·
Music ·
Fun RSS Feed ·
Atom Feed ·
Contato ·
Publicidade ·
Expediente ·
Termos e Condições
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.
"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]