CONVERSÃO – METANOIA !
«Olha, Senhor, vou dar aos pobres metade dos meus bens e, se causei qualquer prejuízo a alguém, restituirei quatro vezes mais».
Estas expressões Conversão e Metanoia, podem ser usadas em muitos sentidos, mas, no sentido religioso, significam uma mudança de um estilo de vida de pecado, para o caminho de Deus através da Igreja.
No Antigo e Novo Testamento, a conversão significava geralmente a mudança dos caminhos do pecado para a vida de Deus.
No Novo Testamento especialmente Cristo pregou a conversão como uma preparação para o Reino que havia de vir :
- Convertei-vos que está próximo o Reino dos céus. (Mt. 4,17).
- Arrependei-vos e acreditai na Boa-Nova. (Mc.1,15).
O tema da conversão foi o centro de toda a pregação de João Baptista e de Cristo.
Santo Tomás de Aquino diz que a conversão se opera em três fases, para cada uma das quais há uma graça correspondente :
- Preparação que é a operação da graça divina através de Deus.
- Mérito que é o estado habitual da graça.
- Glória que é a consumação destas graças e de todas as outras.
Estas etapas da conversão supõem liberdade, como supõem também evangelização e conhecimento, como diz S. Paulo :
- Mas como hão-de invocar Aquele em quem não acreditam ? E como hão-de acreditar n'Aquele que não ouviram ? E como ouvirão se ninguém lhes prega ? E como pregarão se não foram enviados ? (Rom.10,14).
Diz o Catecismo da Igreja Católica :
160 . - ...De facto, Cristo convidou à fé e à conversão, mas de modo nenhum constrangeu alguém. «Deu testemunho da verdade, mas não a impôs pela força aos seus contraditores. O seu reino(...) dilata-se graças ao amor, pelo qual, levantado na cruz, Cristo atrai a Si todos os homens».(DH 11).
E o Concílio Vaticano II diz no Decreto sobre a Actividade Missionária da Igreja :
- Portanto, é preciso que todos se convertam a Cristo conhecido pela pregação da Igreja e que sejam incorporados, pelo Baptismo, a Ele e à Igreja, o Seu Corpo. (AG 7).
Assim, ao falarmos em Convertidos podemos entender o seguinte :
1- De maneira geral são aquelas pessoas cujas ideias e convicções se mudaram de uma posição para outra.
2)- Religiosamente são aquelas pessoas que deixaram uma vida de pecado e entraram na prática da virtude e da integridade moral.
3)- No sentido de Profissão Religiosa são aquelas pessoas que aceitaram uma nova filiação religiosa incluindo a renúncia à crença e a práticas religiosas da anterior filiação.
4)- Quanto à Igreja Católica, são aquelas pessoas que se tornaram cristãos e católicos pelo Baptismo.
A Metanoia é uma expressão grega que significa, contrição, conversão, mudança de vida.
Dentro do pensamento e do ensino modernos da Igreja esta expressão Metanoia, hoje muito usada, significa a relação da Comunidade Cristã dentro da Igreja como deve ser sentida e vivida por cada pessoa.
A primeira "conversão" é o dom fundamental que cada um recebe no Baptismo; se este dom se perde pelo pecado, é necessária uma outra "conversão" (regresso à comunidade eclesial), que torne a pessoa mais vigorosa, através do Sacramento da Reconciliação.
Assim, Metanoia significa o exercício da virtude da penitência pela qual se completam os sofrimentos de Cristo, se atinge uma vida em união com o corpo de Cristo e se vive para Cristo na fé :
- Produzi, pois, frutos de arrependimento e não vos iludais a vós mesmos, dizendo: Temos por pai Abraão... (Mt.3,8).
- João Baptista apareceu no deserto a pregar um baptismo de arrependimento para a remissão dos pecados. (Mc.1,4).
- Haverá mais alegria no Céu por um só pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento. (Lc.15,7).
- Foi a Ele que Deus elevou[...] a fim de conceder a Israel o arrependimento e a remissão dos seus pecados. (Act.5,31).
Por todos estes textos da Sagrada Escritura se entende que, para uma verdadeira Conversão ou Metanoia, é preciso o Arrependimento.
S. Paulo fala numa "nova criatura", no "homem velho" que deve morrer para dar lugar ao "homem novo", e a tudo isto se pode chamar a verdadeira Metanoia, que é a verdadeira Conversão ou mudança do coração.
Uma verdadeira Conversão ou Metanoia, foi o que aconteceu a Zaqueu, a partir do momento em que, ao chamamento de Jesus, toda a sua vida entrou numa nova fase de arrependimento, de renúncia aos seus erros e de recuperação pela entrega dos seus bens aos pobres.
A Conversão ou Metanoia é o único caminho de salvação para todos aqueles que, pelo pecado grave, perderam o estado de graça ou de união com Deus.
Conversão, arrependimento e penitência são os temas principais deste Tempo da Quaresma.
Nascimento
catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.
"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]