sábado, 16 de março de 2013

[Catolicos a Caminho] CREDO DOA APÓSTOLOS (017) CRISTO Som !

 

 

                      CREDO DOS APÓSTOLOS!

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             CREIO EM JESUS CRISTO, SEU ÚNICO FILHO, NOSSO SENHOR !.

                                      (017).-CRISTO !    

CRISTO

Esta palavra Cristo, vem do grego  Christos e é a tradução da palavra hebraica Meshia, e significa O Ungido.

Na nossa linguagem, Cristo é o Messias, o Ungido.

No Antigo Testamento o termo Ungido, refere-se ao rei:

- "Samuel tomou, então, um pequeno frasco de óleo, derramou-o sobre a cabeça de Saúl, e beijou-o, dizendo : O Senhor te ungiu príncipe sobre a Sua herança". (1 Sam 10/1).

- "Os homens de Judá foram ali e ungiram David como rei de Judá". (2 Sam.2/4).

- "O sacerdote de Sadoc tomou do tabernáculo o corno do óleo e ungiu com ele Salomão".(1 Reis 1/39).

Também se refere aos sacerdotes.

O Livro do Êxodo, falando da sagração dos sacerdotes, diz :

- "Tomarás o óleo da unção, e, derramando-o sobre a sua cabeça, ungi-lo-ás". (Êx.29/7).

A Unção era a maneira normal pela qual os reis, os sacerdotes e, às vezes, os profetas eram investidos com especial poder por Deus para o exercício das suas funções entre o povo de Israel.

Na pessoa de Cristo se encontram os três elementos : Sacerdote, Profeta e Rei, os que eram ungidos segundo as expectativas do Antigo Testamento a respeito do Deus que havia de vir e do Seu Reino.

Cristo traz o Seu Reino .

O Catecismo da Igreja Católica pronuncia-se segundo as mesmas palavras e com a mesma doutrina :

436. - Cristo, vem da tradução grega do termo hebraico "Messias", que quer dizer "ungido". Só se torna nome próprio de Jesus porque Ele cumpre perfeitamente a missão divina que tal nome significa. Com efeito, em Israel eram ungidos, em nome de Deus, aqueles que Lhe eram consagrados para uma missão d'Ele dimanada. Era o caso dos reis, dos sacerdotes e, em raros casos, dos Profetas. Este devia ser por excelência o caso do Messias, que Deus enviara para estabelecer definitivamente o Seu Reino. O Messias devia ser ungido pelo Espírito do Senhor, ao mesmo tempo como rei e sacerdote, mas também como profeta. Jesus realizou a expectativa messiânica de Israel, na sua tríplice função de sacerdote, profeta e rei.

Em que sentido foi Jesus ungido ?

Ele não foi ungido por  nenhuma mão mortal ou com alguma unção terrestre.

Ele foi ungido pelo poder de Seu Pai Celestial, com a plenitude do Espírito Santo, como mais ningém no mundo  podia receber.

Podemos assim dizer, todavia,  que a humanidade de Jesus foi ungida com a Divindade.

Como consequência, a natureza humana de Jesus ficou unida hipostaticamente (isto é, pessoalmente) com a Divindade.

Apesar disso a natureza humana de Jesus permaneceu verdadeiramente humana, isto é, igual em tudo à nossa, excepto no pecado.

Assim como os profetas, os sacerdotes e os reis foram ungidos com óleo material, também Jesus  foi ungido  com um óleo espiritual que Lhe conferiu a plenitude da profecia, do sacerdócio e do poder real.

Jesus  foi e continua a ser  o Grande Profeta.

Na língua grega  Prophetes é aquele que ensina e fala por outro.

Jesus é o Mestre como Ele se intitulou a Si mesmo, cujos lábios e cujas acções humanas nos revelam o pensamento e a vontade de Deus.

Jesus foi e continua a ser o Sumo Sacerdote que Se sacrificou a Si mesmo na Cruz para nos salvar.

Ele continua a oferecer-Se a Si mesmo  no Santo Sacrifício da Missa.

Jesus foi e continua a ser o Rei que tem toda a autoridade para governar e dirigir, não apenas os cristãos que n'Ele crêem, mas toda a raça humana.

Quando, durante a Sua Paixão, Pilatos Lhe perguntou :

- "Portanto, Tu és rei ?"(Jo.18,37).

Jesus respondeu :

-"Tu o dizes ! Eu sou Rei !  Para isso nasci e para isto vim ao mundo, para dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a Minha voz".(Jo.19,37).

Jesus disse muito mais do que os nossos olhos podem ver.

Ele é o rei, muito especialmente, porque Ele é quem governa divinamente o mundo de forma humana.

Mas o Seu governo não é coercivo nem tirano.

Nós devemos ouvir voluntariamente as leis com que nos governa através da Sua Igreja, que o mesmo é dizer que devemos ouvir a Sua voz, se formos humildes e nos quisermos submeter às Suas Palavras.

 

                                                             John

                                                            Nascimento

 

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Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.

"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]