TEMPO DA QUARESMA
Sabeis que sois um templo do Senhor!
Criados para a Glória !
(2013-35).-IMAGENS DA IGREJA – A CASA DE DEUS !
S. Paulo chamou à Igreja "Casa de Deus" na primeira carta que escreveu a Timóteo :
- "Para que, se eu me demorar, saibas como deves portar-te na Casa de Deus, que é a Igreja de Deus, coluna e sustentáculo da verdade".(1 Tim.3,15).
Ainda S. Paulo na sua carta aos Efésios escreveu para lhes dizer que este lugar (a Igreja) é o lugar onde nós, família de Deus, vivemos, não como estrangeiros, mas como cidadãos dos santos, uns com os outros e com Deus :
- "Já não sois hóspedes nem peregrinos, mas sois concidadãos dos santos e membros da família de Deus, edificados sobre o alicerce dos Apóstolos e dos Profetas, com Cristo, pedra angular".(Ef,2,19-20).
Também Jesus já tinha dito aos vinhateiros homicidas, que Ele é a "Pedra angular" :
- "Nunca lestes na Escrituras : A pedra que os construtores rejeitaram transformou-se em pedra angular ? Isto é obra do Senhor e é admirável aos nossos olhos".(Mt.2142).
Nesta mesma linha de pensamento também S. Pedro, escrevendo aos leitores da Ásia Menor, disse-lhes que nós somos "Pedras Vivas" :
- "Aproximai-vos d'Ele, pedra viva, rejeitada pelos homens, mas escolhida e preciosa aos olhos de Deus, e vós mesmos como pedras vivas, entrai na construção dum edifício espiritual".(1 Pe.2,1-2).
Todos nós, os cristãos, formamos um templo de pedras vivas em Cristo.
Como os hebreus nas águas do Mar Vermelho se tornaram um povo santo, um Sacerdócio Real, assim nós, os cristãos, pelas águas do Batismo, constituímos o novo Povo de Deus.
Nós vemos aqui mais uma Imagem de Jesus dirigida a nós através da Igreja e, ao mesmo tempo, tornando-nos - como Igreja – numa presença visível no mundo.
Jesus está continuamente a edificar a sua Casa Espiritual, e quer que nós sejamos seus cooperadores.
Jesus quer que nós sejamos pedras vivas, não como um peso morto, que nos juntemos a Ele no seu grande projeto de construção.
Esta Imagem da Igreja como a Casa de Deus, mostra-nos como Deus nos quer muito juntos a construir com Ele.
Ele é o construtor geral que nos guia e ajuda a constuir com Ele, e nós somes os operários que edificamos os seus plannos de construção.
Os discípulos foram as primeiras pedras vivas de Jesus quando partiram a pregar o Evangelho e a edificar a Sua Igreja.
Mas nós também seremos pedras vivas, tão importantes como eles na mesma edificação da Igreja nos nossos tempos.
Todas as vezes que nós servimos e nos sacrificamos, todas as vezes que nós ajudamos e prestamos culto, todas as vezes que nós amamos como Jesus amou, nós estamos a edificar a Igreja.
Como pedras vivas em actividade, nós estamos, simultaneamente a suportar as estrutras existentes e a ajudar a criar e a desenvolver novas estruturas da Igreja.
Melhor que tudo, todas as vezes que nós trabalhamos na construçãoo da magnífica Casa de Deus, nós damos alegria ao coração de Jesus.
Nós glorificamo-l'O quando trabalhamos na sua fundação, e Ele alegra-Se por ver a sua Igreja a crescer e a tornar-se cada vez mais forte e gloriosa.
O Tempo da Quaresma é também o tempo favorável para darmos uma nova imagem da Casa de Deus, que somos todos nós, e que assim daremos também Glória a Deus.
Nascimento
catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.
"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]