Augusto d… · Correspondências · Enviar ·
Publicidade:
Augusto de Piabetá:
Com a missa na praça de São Pedro iniciou o ministério petrino do Papa Francisco
Com a missa na praça de São Pedro iniciou o ministério petrino do Papa Francisco
Para guardar e acolher
Na quarta-feira a audiência aos representantes das diversas confissões cristãs
E na quarta-feira, dia 20, o Papa recebeu os representantes das Igrejas e das comunidades eclesiais e de outras religiões, que vieram a Roma para a inauguração do seu ministério petrino. Após a saudação do patriarca ecuménico Bartolomeu, ao qual o Pontífice chamou significativamente "meu irmão André", confirmando no seu discurso a "firme vontade" de prosseguir o caminho ecuménico e a "promoção da amizade e do respeito entre homens e mulheres de diversas tradições religiosas".
(©L'Osservatore Romano - 24 de Março de 2013)
[Index]
[Top]
[Home]
No sinal da ternura
GIOVANNI MARIA VIAN
O Papa Francisco celebrou a missa para o início do seu serviço como sucessor de Pedro e bispo de Roma na festa de são José, o esposo da Virgem que é venerado como padroeiro da Igreja universal e cujo símbolo (a flor de nardo, segundo a tradição hispânica) está no brasão papal ao lado do de Jesus e de sua mãe Maria. Por conseguinte, uma coincidência muito significativa, fortalecida pelo facto de ser também o onomástico de Bento XVI. Dele "estamos próximos - disse com delicadeza o seu sucessor - com a oração, cheia de afecto e de reconhecimento".E precisamente a figura de José serviu ao Pontífice para descrever a disponibilidade em relação a Deus. Assim o homem justo que teve a tarefa de guardar Maria e o menino Jesus com humildade e no silêncio, mas sobretudo aberto aos misteriosos sinais divinos, tornou-se um modelo para todos: "Guardemos Cristo na nossa vida, para guardar os outros, para guardar a criação" disse o bispo de Roma, acrescentando imediatamente a seguir que esta chamada a guardar é, ainda antes de ser cristã, simplesmente humana. Diz respeito, portanto, a todos, e significa "respeitar todas as criatura de Deus e o ambiente no qual vivemos".
Palavras simples e que pretendem chegar ao coração de todos, crentes e não-crentes, segundo uma intenção desde sempre característica da sede romana mas que é reconhecível sobretudo pelos anos do concílio Vaticano II.
"Oração e amor universais. Iniciativa sempre vigilante em vista do bem do próximo: política papal", como escreveu num rascunho Paulo VI, do qual o seu actual sucessor usa o anel. E precisamente o dirigir-se com respeito a todos explica a atenção e a simpatia que o Papa Francisco suscitou imediatamente. "Recordemos que o ódio, a inveja e a soberba sujam a vida! Então, guardar significa vigiar sobre os nossos sentimentos, sobre o nosso coração, porque é dele que saem as intenções boas e más" disse o bispo de Roma, que a seguir exclamou: "Não devemos recear a bondade, aliás nem sequer a ternura!". Ternura com a qual o Papa deseja guardar o povo de Deus e acolher cada ser humano.
(©L'Osservatore Romano - 24 de Março de 2013)
[Index]
[Top]
[Home]24/03/2013 15:38:29
Share Save
0 avaliação(ões)
SANTO CULTO EM SANTO AMARO COM BISPO MACEDO
Flor Martha compartilhou uma postagem com BLOGUEROS CON EL …
Papa Francisco não foi cúmplice da ditadura argentina, …
Fwd: [estudantesdebiblia] Resumo 3467
KGB- Mapa de Bases alienígenas na Terra
Fotos da Linha do tempo
"Não tenhais medo da bondade e da ternura" - Papa …
AFINAL, QUEM É O ANIMAL?????????
Facebook Papa Francisco
#PerseguiçãoReligiosa
Claudio Salvatore
Pastor diz ter provas de que Barack Obama seria homossexual
Catholic Apologetics · News · Pope/Vatican · Interviews · Homilies ·Reportage · Talks · Catechesis · Mission · Pilgrimage · Liturgy ·Prayer · Vocations · Testimony · Pro Life · Mary · Saints · Family ·Youth · Kids · Music · Fun
RSS Feed · Atom Feed · Contato · Publicidade · Expediente ·Termos e Condições
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.
"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]