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De: "edgard..." <edgardtimao7@gmail.com>
Data: 14 de março de 2013 08:16:47 BRT
Para: catolicos_debates <catolicos_debates@yahoogrupos.com.br>, AvivamentoCristaoCatolico <AvivamentoCristaoCatolico@yahoogrupos.com.br>, catolicos-unidos <catolicos-unidos@yahoogrupos.com.br>
Assunto: [Catolicos_Debates] O CONCEITO DA BÍBLIA
Responder A: catolicos_debates@yahoogrupos.com.br
Importa em que você crê?
"O HOMEM PREFERE CRER NO QUE ELE PREFERE QUE SEJA VERDADE." — FRANCIS
BACON, 1561-1626, ENSAÍSTA E ESTADISTA INGLÊS.
NO QUE diz respeito a doutrinas religiosas, muitos acham que desde que
se creia sinceramente que 'há Alguém lá em cima' e se ame o próximo,
realmente não importa em que mais se crê.
Alguns talvez vejam os conceitos conflitantes que as religiões advogam
sobre Deus, seu propósito e como adorá-lo, e concluam que as
diferenças são meramente superficiais, como estilos diferentes de
roupas usadas pelo mesmo homem.
Talvez até mesmo achem que quem faz caso dessas diferenças despercebe
inteiramente o espírito do verdadeiro cristianismo.
As Escrituras reconhecem que nem todas as conversas sobre ensinos
religiosos valem a pena.
Por exemplo, em suas cartas inspiradas a Timóteo, o apóstolo Paulo
mencionou homens que fomentavam "disputas violentas sobre ninharias".
Paulo os chamou de pessoas que tinham "mania de criar questões e
debates sobre palavras". - 1 Timóteo 6:4, 5.
Instruiu Timóteo a 'recusar questões tolas e ignorantes, sabendo que
produzem lutas', e a instruir as congregações a 'não lutarem sobre
palavras, coisa que não é de nenhuma utilidade'. - 2 Timóteo 2:14, 23.
Boa parte do debate religioso em nossos dias se encaixa nessas
palavras e são uma perda de tempo sem sentido.
Significa isso, porém, que todas as conversas sobre crenças religiosas
são sem sentido? Bem, não deixaríamos de usar roupa só porque algumas
roupas são impróprias, não é? Então por que encarar o inteiro assunto
das crenças religiosas como sem importância apenas porque algumas
questões doutrinais não merecem consideração?
O contexto das palavras de Paulo citadas acima mostra que ele
considerava a questão das doutrinas como de preocupação vital.
Ele avisou repetidamente que os ensinos falsos podiam desencaminhar as
pessoas da fé, e instruiu Timóteo a 'mandar a certos que não
ensinassem doutrina diferente'. - 1 Timóteo 1:3-7; 4:1; 6:3-5; 2
Timóteo 2:14-18, 23-26; 4:3, 4.
Certamente, ele não faria declarações tão enfáticas se o que os
cristãos do primeiro século criam não fosse importante.
Por que, então, ele deu o conselho de recusar questões sobre doutrina?
Porque nos dias de Paulo certos homens — a quem ele chamou de
"corrompidos na mente e espoliados da verdade" — suscitavam questões
doutrinais com a única intenção de subverter a fé de outros. - 1
Timóteo 6:5.
Era apenas com respeito às questões suscitadas por esses homens
corruptos que Paulo aconselhou Timóteo a evitar discutir sobre crenças
religiosas.
--
Att.
Edgard!
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Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.
"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]