sexta-feira, 22 de março de 2013

ISTOÉ INDEPENDENTE: SENSACIONALISTA OU TENDENCIOSA?



Augusto d… · Correspondências · Enviar ·



Augusto de Piabetá: 

ISTOÉ INDEPENDENTE: SENSACIONALISTA OU TENDENCIOSA?








INÍCIO
VÍDEOS
CONSTITUIÇÃO DO IMPÉRIO DO BRASIL
ESCRITORES CRITICAM A REPÚBLICA
MANIFESTOS DE DOM LUIZ DE BRAGANÇA - 1909 E 1913
BEATIFICAÇÃO DA PRINCESA DONA ISABEL
ANUÁRIO MONARQUIA JÁ

Publicações brasileiras sobre o Beato Carlos e a Serva de Deus Zita da Áustria

SÁBADO, 12 DE JANEIRO DE 2013

ISTOÉ INDEPENDENTE: SENSACIONALISTA OU TENDENCIOSA?

Diante da incapacidade de profissionais em trazer matérias interessantes e bem construídas, o sensacionalismo continua a ser uma ferramenta de grande utilização por parte das editoras e dos jornalistas na busca por maior venda. A revista IstoÉ Independente – que se define com a mais combativa do país – em sua edição 2252, que chegará as bancas no dia 16 de janeiro, traz em suas páginas exemplo típico do uso deste recurso.

A revista traz mais uma matéria tendenciosa, intitulada “Santa Princesa Isabel?”, de João Loes, desta vez atacando a Princesa Dona Isabel e o pedido de início de seu processo de beatificação. Segundo a publicação, a Arquidiocese do Rio de Janeiro está acuada entre grupos de católicos que estão contra e os que estão a favor da beatificação da Princesa, sugerindo inclusive que o Arcebispo Dom Orani está sendo pressionado a resolver a questão. Na verdade, conforme já publicado no Blog Monarquia Já, Dom Orani já se manifestou favoravelmente a respeito da beatificação, quando declarou: “eu recebi com muita alegria o pedido para que nós começássemos a estudar a possibilidade de encaminhamento da beatificação da Princesa Isabel. No Rio de Janeiro nós temos um vigário episcopal para essa área [Vida Consagrada], é o Dom Roberto [Lopes]. A ele entreguei todo esse pedido. Ele está encarregado de levar a diante esse e outros pedidos também… Já consultei o nosso coordenador arquidiocesano, nossos bispos auxiliares para dar prosseguimento. Nós vamos precisar de algumas licenças: de onde ela faleceu, onde está sepultada, para depois pedirmos em Roma e abrirmos um processo. É um primeiro início. Vai haver também um estudo de sua vida, virtudes, para ser levado a diante. Mas com muita alegria tentamos responder a esse pedido que, se quiser a vontade de Deus, será bem encaminhado”, o que pode ser visto novamente no linkhttp://diasimdiatambem.com/2011/11/18/dom-orani-tempesta-falta-um-milagre-para-a-beatificacao-da-princesa-isabel/.


A Revista Ilustrada, em edição do início do século XX, retrata a Princesa Dona Isabel sendo cultuada pelos negros. A república e os "estóriadores" tentam apagar esta verdade

A partir da história inventada que a república conta sobre Dona Isabel, a revista salienta de maneira incisiva, que somente a Abolição da Escravatura não serve para canoniza-la. IstoÉ Independente, na tentativa de desqualificar as ações de Dona Isabel, afirma que a abolição foi uma consequência da ação de negros cativos e abolicionistas como Joaquim Nabuco e Luiz Gama. Apesar das colocações da revista, a verdade atesta o contrário. Comprovadamente, Dona Isabel era uma abolicionista convicta, como a demostra seu incentivo ao Quilombo do Leblon e o constante patrocínio à causa. Conforme Eduardo Silva, em trabalho realizado para a Fundação Casa de Rui Barbosa, intitulado “As camélias do Leblon e a Abolição da Escravatura”: "a Princesa Isabel também protegia fugitivos em Petrópolis. Temos sobre isso o testemunho insuspeito do grande abolicionista André Rebouças, que tudo registrava em sua caderneta implacável. Só assim podemos saber hoje, com dados precisos, que no dia 4 de maio de 1888, “almoçaram no Palácio Imperial 14 africanos fugidos das Fazendas circunvizinhas de Petrópolis”. E mais: todo o esquema de promoção de fugas e alojamento de escravos foi montado pela própria Princesa Isabel. André Rebouças sabia de tudo porque estava comprometido com o esquema. O proprietário do Hotel Bragança, onde André Rebouças se hospedava, também estava comprometido até o pescoço, chegando a esconder 30 fugitivos em sua fazenda, nos arredores da cidade. O advogado Marcos Fioravanti era outro envolvido, sendo uma espécie de coordenador geral das fugas. Não faltava ao esquema nem mesmo o apoio de importantes damas da corte, como Madame Avelar e Cecília, condessa da Estrela, companheiras fiéis de Isabel e também abolicionistas da gema. Às vésperas da Abolição final, conforme anotou Rebouças, já subiam a mais de mil os fugitivos “acolhidos” e “hospedados” sob os auspícios de Dona Isabel".

Ademais, a história nos mostra que em datas comemorativas, a Princesa mandava que escravos fossem alforriados. A revista “Aventuras da História” da editora Abril, de maio de 2008, coloca que em 1885, por ocasião de seu aniversário, muito escravos foram alforriados, recebendo o certificado de liberdade das mãos da Princesa. Em sinal de gratidão, os libertos lhe davam um beijo na mão. Segundo a reportagem: “a relação de afeto entre a mulher e os negros começava a ser demonstrada publicamente”. A camélia passou a ser o símbolo do abolicionismo e José Seixas de Magalhaes, português e idealizador do Quilombo do Leblon, passou a fornecer as flores periodicamente ao Palácio Laranjeiras, residência da Princesa Isabel.

A reportagem assenta-se em colocações de Mary Del Priori, que afirma que “a emancipação foi resultado da luta desesperada dos cativos, de suas rebeliões e do ódio aos seus senhores”, esquecendo-se que foi do movimento abolicionista, bem como da corajosa atitude da Princesa regente, que nasceu efetivamente a liberdade. Mary Del Priori, na mesma linha de IstoÉ, sensacionalista, lançará, em abril de 2013, seu novo romance. Suas obras se caracterizam pelo baixo teor histórico, falta de fontes fidedignas e pela inexistente imparcialidade da autora, sempre tendenciosa e inventiva.

O que a reportagem da IstoÉ Independente não menciona, é o fato de que tanto Joaquim Nabuco, monarquista histórico, quanto o advogado Luiz Gama, eram tão abolicionistas quanto Dona Isabel. Estavam no mesmo movimento e comungavam dos mesmos ideais. A favor da Princesa Dona Isabel, para causa de sua beatificação, obviamente, não se deve contar apenas com a assinatura da Lei Aurea. Esta ação foi apenas uma, das muitas que Dona Isabel realizou em favor dos negros. O que deve constar em sua história, sobretudo para comprovação das virtudes heroicas, é sua religiosidade, caridade e o amor ao próximo, a expressão dos seus sentimentos de fé, esperança, caridade, justiça. A riqueza de seus atos, representada na sua fortaleza, mesmo diante de sua característica moderação. A santidade, como é sabido, está muito além das atitudes políticas.

Tanto João Loes, autor da reportagem de IstoÉ Independente, quanto Mary Del Priori, são vítimas de um sistema que há mais de 120 anos vigora no Brasil: a república; que desde seu início substitui os heróis nacionais por criações e ensina nas escolas, através de seus livros didáticos, uma estória repleta de mentiras e difamações. A Princesa Isabel, abolicionista e essencialmente boa, foi substituída por Zumbi dos Palmares, comprovadamente escravagista e opressor. Infelizmente, a cultura de ódio e desprezo que a república plantou contra o Império, continua vigorando para os menos informados.


Postado por Blog Monarquia Já às 19:48

0 COMENTÁRIOS:

Postar um comentário

<< Postagem mais recentePostagem mais antiga >>Início

Assinar: Postar comentários (Atom)

S.A.I.R. o Príncipe Dom Luiz: 30 Anos de Ascensão à Chefia da Casa Imperial do Brasil

Sua Alteza Imperial e Real,o Senhor Dom Luiz de Orleans e Bragança,Chefe da Casa Imperial do Brasil

Clique na imagem e veja sua biografia

Sua Alteza Imperial e Real, o Senhor Dom Bertrand de Orleans e Bragança,Príncipe Imperial do Brasil

Clique na imagem e veja sua biografia

Sua Alteza Imperial e Real, o Senhor Dom Antonio de Orleans e Bragança

Clique na imagem e veja sua biografia

O futuro monárquico do Brasil

“Estou tranqüilo quanto ao futuro do movimento monárquico. Dom Rafael, na missa em memória do irmão, assumiu o compromisso de seguir os mesmos passos. Ele está se preparando para liderar e ser um grande Chefe de Estado.”

Dom Antonio de Orleans e Bragança

O pioneirismo feminino no Governo do Brasil

Imperatriz Dona Leopoldina e Princesa Dona Isabel: duas lideres da História Nacional

Símbolos nacionais


FRASE DO MÊS
“Contra mim abtejam que nasci em Portugal. Eu imaginava que vinte e três anos de existência nesta terra, dos quais dez dedicados à causa pública, me haviam dado o direito de ser brasileiro”.

S.M.I, o Senhor Dom Pedro I

(Às vésperas da abdicação ao Trono do Brasil)

Imagem do mês

O Príncipe Dom Antonio presente as comemorações dos 150 anos do Monumento a Dom Pedro I. Rio de Janeiro. Março de 2012.

Livro: Dom Luís de Orleans e Bragança: peregrino de impérios

Leia a obra de Teresa Malatian

Boletim "Herdeiros do Porvir"


João Paulo II: o Papa Peregrino


Beato Carlos e Serva de Deus Zita da Áustria

Clique na imagem para saber mais

3 ANOS






EM CASO DE CÓPIA DO MATERIAL EXPOSTO:
Considerando a lei 9610/98, o plágio é crime. As obras literárias e fotográficas existentes neste espaço são de uso exclusivo do Blog Monarquia Já. Ao copiar qualquer artigo, texto, fotografia ou assemelhado, o Blog Monarquia Já deve, obrigatoriamente, ser citado.

Translate



Gadgets powered by Google




Siga o Blog Monarquia Já por e-mail | Follow by Email

Pesquise o Blog Monarquia Já

Assine nosso Feed


Seguidores


Coroa Brasileira

Símbolo da Restauração

Imperador Dom Pedro I do Brasil

Clique na imagem e leia a respeito

Imperador Dom Pedro II do Brasil

Clique na imagem e veja a respeito

S.A.I.R., o Senhor Dom Pedro Henrique

Pai e antecessor do atual Chefe da Casa Imperial do Brasil

Arquivo do blog
2013 (8)
Março(2)
Fevereiro(4)
Janeiro(2)
IstoÉ Independente: sensacionalista ou tendenciosa...
Casamento do Arquiduque Christoph da Áustria com A...
2012 (105)
2011 (131)
2010 (118)
2009 (95)

Sites indicados:
Casa Imperial do Brasil
Casa Real de Portugal
Casa Real da França
Casa Real da Bélgica
Casa Real da Grécia
Casa Real da Sérvia
Casa Real da Espanha
Casa Real da Noruega
Casa Real da Romênia
Casa Real da Dinamarca
Casa Real do Reino Unido da Grã-Bretanha
Casa Imperial da Alemanha e Real da Prússia

Trono do Brasil

Vamos Restaurar a Monarquia?

Imperatriz Dona Leopoldina

Clique na imagem e veja a respeito

Imperatriz Dona Teresa Cristina

Clique na imagem e veja a respeito

S.A.I.R.,a Senhora Dona Maria, Princesa Mãe

Mãe do atual Chefe da Casa Imperial do Brasil

Links sugeridos:

DIRETÓRIO MONÁRQUICO DO BRASIL
O RIO COMPRIDO E SUA AVENIDA
Há 2 horas


Família Real Portuguesa
REPTO AOS REFORMADORES DO ESTADO
Há 3 horas

Noblesse & Royautés
Frederik et Mary de Danemark à la présentation des mémoires de Koffi Annan
Há 23 horas

Matutando
Charge: O crime não compensa
Há uma semana


MONARQUIA EM AÇÃO
"Feliz Natal e Ótimo 2013"
Há 2 meses


Viscondessa de Jaú
A evolução é um tema opinável para os católicos?
Há 6 meses


A Real Democracia
O mito do extrangeirismo da ideologia conservadora no Brasil.
Há um ano

Palácio dos Duques de Cadaval

Ville d'Eu - Patrimoine - Musée Louis-Philippe


Instituto Dona Isabel I

Associação Causa Imperial - A.C.I

Postagens mais lidas
Tiradentes: Um herói inventado
Imperatriz Dona Amélia do Brasil é destaque de exposição em Munique
Entrevista exclusiva da Professora Valdirene do Carmo Ambiel ao Blog Monarquia Já sobre a exumação dos despojos do Imperador Dom Pedro I e das Imperatrizes Dona Leopoldina e Dona Amélia
Há 118 anos morria Dom Pedro II
Dom Pedro I, Dona Leopoldina e Dona Amélia: um novo olhar sobre a História
120 anos de República: O Golpe Militar de 1889
Imperador Dom Pedro II: 120 anos de falecimento
Profª Valdirene do Carmo Ambiel: A redescoberta de D. Pedro I, D. Leopoldina e D. Amélia

Contador de visitas mundial

contador gratis

Monarquia Já
Entrevista exclusiva da Professora Valdirene do Carmo Ambiel ao Blog Monarquia Já sobre a exumação dos despojos do Imperador Dom Pedro I e das Imperatrizes Dona Leopoldina e Dona Amélia - 7/3/2013
Profª Valdirene do Carmo Ambiel: A redescoberta de D. Pedro I, D. Leopoldina e D. Amélia - 3/3/2013
Magazine L' Eventail: Christine de Ligne, une princesse belge au Brésil - 23/2/2013
Declarações de Dom Bertrand à revista Época: “‘Acompanhei presencialmente toda a exumação’, diz tetraneto de Dom Pedro I” - 23/2/2013
Dom Pedro I, Dona Leopoldina e Dona Amélia: um novo olhar sobre a História - 23/2/2013

Labels
Documentos (1)
Dom Luiz de Orleans e Bragança; Chefe da Casa Imperial do Brasil(1)
Família Imperial do Brasil(1)
Famílias Imperiais Estrangeiras (1)
Imperador Dom Pedro II(1)
Imperatriz Dona Teresa Cristina (1)
Monarquia no mundo (1)

Desaparecidos
DESAPARECIDOS:
Coloque no seu Blog!

DivulgandoDesaparecidos.org

Postagens mais comentadas
UM ANO [7 comentarios]
Entrevista de Dom Bertrand de Orleans e Bragança - 02-10-2011[2 comentarios]
Falece a Imperatriz Mãe Dona Maria: imagens da infância, juventude e da fase adulta de nossa Imperatriz [2 comentarios]
Repercussão do falecimento da neta da Princesa Isabel, S.A. a Princesa Senhora Dona Teresa de Orleans e Bragança [2 comentarios]
"Troféu Blog Cristão 2011" [2 comentarios]
Documentos históricos do Imperador Dom Pedro II se tornarão patrimônio da Humanidade [2 comentarios]
Pioneirismo feminino da Chefia de Estado Brasileiro [2 comentarios]
Eleições 2010: o circo está armado [2 comentarios]
Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança em palestra na UNESP Franca [2 comentarios]
Dom Bertrand cumpre agenda em Minas Gerais [1 comentarios]

Contador de visitas diárias

contador gratis

Notícias

O príncipe ea psicose
Jornal do Brasil
Dom Bertrand de Orleans e Bragança, bisneto da princesa Isabel, lança na próxima semana em Belo Horizonte seu livro "Psicose Ambientalista", cujo conteúdo à primeira vista parece tão surreal quanto o título pelo qual é chamado: Príncipe Imperial do ...
Marcia Peltier
Jornal do Commércio
A princesa Maritza deOrleans e Bragança criou um jardim à entrada que reproduz, com plantas verdes e vermelhas, o formato dos ramos de café. Já a princesa Lelli de Orleans e Bragançapintou anjos barrocos no teto de um dos quartos. Aliás, a Boa Sorte ...
Historiadora brasileira quer analisar o coração de D. Pedro
Expresso
Foi feito um inventário para o Instituto do Património Histórico e Artístico do Governo Federal, com cópia para a família Orleans e Bragança (descendentes da família imperial, no Brasil). Todas as amostras recolhidas para novos exames - de modo a ...
"Acompanhei presencialmente toda a exumação", diz tetraneto de ...
Revista Época
“Impressionante e fundamental para a História do Brasil”, disse Bertrand de Orleans e Bragançasobre a exumação para estudo dos restos mortais de Dom Pedro I, Dona Leopoldina e Dona Amélia. Tetraneto do imperador, Dom Bertrand, como é conhecido, ...
tecnologia


Total de visualizações de página
395577

Our Blogger Templates Web Design
©2010. Monarquia Já. Todos os direitos reservados.
Veja como a monarquia pode dar certo no Brasil.


© Blogger template 'Isfahan' byOurblogtemplates.com 2008
Back to TOP22/03/2013 00:33:59


Share Save
0 avaliação(ões)




Augusto de Piabetá — 22/03/2013 00:35:56:

http://imperiobrasileiro-rs.blogspot.com.br/2013/01/istoe-independente-sensacionalista-ou.html
Editar comentário »
Contacte quem enviou »


Augusto de Piabetá - Blog Católico

A Igreja Católica aceita a mediunidade ou comunicação …

IPCO - Instituto Plínio Corrêa de Oliveira

Sacerdote sequestrado pela ditadura: "O Padre Bergoglio …

Assunto: Alerta do Google - Perseguição Religiosa

Brasil… ¡ay! Brasil

Depoimento de Dom Odilo Cardeal Scherer sobre a eleição …

Os ritos: canto, pálio, anel, oração e promessa

Propaganda oficial cubana

Raúl está na Pátria de Chávez

@Pontifex_pt

CARTA ENCÍCLICA DIVINIS REDEMPTORIS DE SUA SANTIDADE PAPA …

Catholic Apologetics · News · Pope/Vatican · Interviews · Homilies ·Reportage · Talks · Catechesis · Mission · Pilgrimage · Liturgy ·Prayer · Vocations · Testimony · Pro Life · Mary · Saints · Family ·Youth · Kids · Music · Fun

RSS Feed · Atom Feed · Contato · Publicidade · Expediente ·Termos e Condições

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.

"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]