sexta-feira, 1 de março de 2013

Voz da Igreja +


Voz da Igreja +


Posted: 28 Feb 2013 12:09 PM PST

"Mesmo se me retiro agora, em oração estou sempre próximo a todos vós e tenho certeza de que também todos vós sois próximos a mim, mesmo que para o mundo eu permaneça escondido."

(Papa Bento XVI)
-

Vai-se o Papa

Posted: 28 Feb 2013 11:19 AM PST
-
Posted: 28 Feb 2013 10:12 AM PST


Hoje, no último dia do seu pontificado (28 de fevereiro), o Papa Bento XVI proferiu as seguintes palavras*:


"Não tenhamos medo de confrontar, também nós, o combate contra o espírito do mal: o importante é que o façamos com Ele, com Cristo, o Vencedor!"

"Nesses últimos dias, desde que apresentei minha renúncia, pude sentir quase fisicamente as vossas orações. Continueis rezando por mim. Mesmo se me retiro agora, em oração estou sempre próximo a todos vós e tenho certeza de que também todos vós sois próximos a mim, mesmo que para o mundo eu permaneça escondido."


"Vivemos momentos muito belos de luz radiante com a Igreja, assim como momentos que foram escuros. Nestes momentos, buscamos seguir a Cristo e à sua Igreja com amor profundo e total."

"Quero alentá-los a crescer nesta amizade profunda, de tal maneira que o Colégio dos Cardeais seja expressão da diversidade da Igreja Universal, marcada por uma concórdia harmoniosa."

"A Igreja é um Corpo vivo, que está no mundo, mas não é do mundo."

"A Igreja vive, cresce e se reflete nas almas que, como a Virgem Maria, acolhem a Palavra de Deus e a concebem por obra do Espírito Santo."

"Permanecemos unidos neste Mistério, na oração, especialmente na Eucaristia cotidiana. Esta é a alegria que ninguém poderá nos tirar."

"Continuarei servindo à Igreja na oração, especialmente nos próximos dias, para que a eleição do novo Papa seja fruto da docilidade ao Espírito Santo."




Vai com Deus, Santo Padre, sabendo que és muito amado pelos católicos fiéis! Jamais serás esquecido em nossas orações! Retorna agora aos livros e aos estudos que tanto amas, e não deixes de cumprir a tua promessa de pedir sempre a Deus por todos nós, teus pares, que verdadeiramente amamos a Igreja. Que o Espírito Santo ilumine este conclave, para que nos traga um novo Pontífice tão digno e comprometido com a Verdade quanto fostes tu. Muito obrigado!

_________________
* Palavras ditas aos Cardeais reunidos na Sala Clementina do Palácio Apostólico (Fonte: Portal Notícias da Igreja)
-
Posted: 28 Feb 2013 07:08 AM PST

Dom Angélico Sândalo Bernardino, Bispo Emérito de Blumenau (SC), escreve uma emocionada carta-despedida sobre o inesquecível Papa Bento XVI

Posted: 28 Feb 2013 06:46 AM PST

Dom Angélico Sândalo Bernardino, Bispo emérito de Blumenau (SC)


Nosso amado Papa Bento XVI renunciou; agora, é Bispo Emérito de Roma! Após seu histórico gesto de renúncia, marcado por grandeza de alma, humildade, fé, esperança e imenso amor à Igreja, choveram indagações, especulações, do que estaria por trás da atitude do Papa ao renunciar. Não faltaram, inclusive, calúnias, intrigas, de tradicionais inimigos da Igreja. Ao anunciar sua renúncia, o Papa foi claro e preciso, dizendo: "Após ter examinado perante Deus reiteradamente minha consciência, cheguei à certeza de que, pela idade avançada, já não tenho forças para exercer adequadamente o Ministério Petrino".
Ao contrário de muita gente, não me surpreendi, como Bispo Emérito que sou, com a atitude de Bento XVI. Pois, há 50 anos, o decreto Christus Dominus, do Vaticano II, promulgado a 28 de outubro de l965, pedia, "com empenho, os Bispos apresentassem sua renúncia à Autoridade competente em caso de idade avançada" (C.D.21). O Papa Paulo VI, no motu próprio denominado Ecclesiae Sanctae, regulamentou esta recomendação do Concílio fixando a idade de 75 anos para a renúncia dos Bispos. Esta matéria está claramente legislada no cânon 401 do Código de Direito Canônico, sendo que, no cânon 332, se prevê também a possibilidade de renúncia do Papa.

O Papa, Bispo de Roma, não foi porém incluído na fixação dos 75 anos para a renúncia. Os Cardeais o foram, conservando-se contudo aptos para participar do conclave eletivo do Papa até os 80 anos de idade, motivo pelo qual Dom Cláudio Hummes e Dom Geraldo M. Agnelo, Bispos eméritos, com menos de 80 anos participam da eleição do Papa. As razões alegadas por Bento XVI para a sua renúncia são claramente as indicadas pelo Concílio, 50 anos atrás!

A Igreja, Mãe e Mestra, na longa história do Papado, reconhece que somente Celestino V renunciou. Ele era monge e ficou no governo da Igreja somente cinco meses, renunciando já bastante idoso, no ano l294, por se sentir incapaz para o cargo. Dante Alighieri o colocou no inferno pela renuncia e a Igreja o declarou santo!

Acredito que a generosa, profética atitude do Papa Bento, agora Bispo Emérito de Roma, aprofundará o estudo sobre as questões práticas que envolvem os EMÉRITOS, abrangendo todos os ministros ordenados, do Papa ao Diácono. A Conferência dos Bispos do Brasil já avançou muito no campo dos Bispos Eméritos, tendo inclusive constituído (19 de outubro de 2012) uma Comissão Especial para os Bispos Eméritos. O Papa Bento, em seu ato oficial de renúncia, afirma que " no mundo de hoje, sujeito a rápidas transformações e sacudido por questões de grave relevo para a vida da fé, para conduzir a barca de São Pedro e anunciar o Evangelho, é necessário também o vigor tanto do corpo como do espírito, vigor que nos últimos meses, diminuiu em mim..." (...)

Bendito seja o Papa Bento, Bispo Emérito de Roma, por sua atitude profética! Que, em seu amor profundo à Igreja, a humanidade toda reze de maneira especial por nós, conservando-nos em seu coração, pois em nossos corações, ele tem permanente morada e imensa gratidão!

Dom Angélico Sândalo BernardinoBispo emérito de Blumenau (SC)

-

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.

"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]