terça-feira, 19 de março de 2013

Voz da Igreja +

Voz da Igreja +


Vaticano já divulgou o Brasão do Papa Francisco

Posted: 18 Mar 2013 02:49 PM PDT

Brasão Pontifício de Francisco
(Escritório de Imprensa da Santa Sé/AFP)

O Vaticano divulgou hoje (segunda-feira, 18/3) como será o Brasão Pontifício do Papa Francisco - Portal G1-SP

Seu lema, em latim, é "Miserando Atque Eligendo" (Olhou-o com Misericórdia e o Escolheu).

O Papa Francisco conservou seu Escudo de bispo mas acrescentou os símbolos da Dignidade Pontifícia e a Mitra (chapéu) colocada entre as Chaves de prata e ouro e entrelaçadas por um cordão vermelho. Na parte alta do escudo, o emblema da Companhia de Jesus: um sol radiante e amarelo com as letras em vermelho "IHS": "Jesus, Homem e Salvador".

Sobre a letra H há uma cruz e abaixo das letras IHS, sempre dentro do sol, estão três pregos. Na parte inferior do escudo, à direita, encontra-se uma estrela e a flor de nardo. A estrela simboliza Virgem Maria, mãe de Cristo e da Igreja, e a flor de nardo São José, padroeiro da Igreja Universal.

Segundo o Vaticano, com o escudo o Papa quis ressaltar sua devoção à Virgem e a São José.

O lema foi retirado das homilias de São Beda, o Venerável, que, comentando o Evangelho de São Mateus, escreveu "Vidit ergo lesus publicanum et quia miserando atque eligendo vidit, ait illi Sequere me" ('Viu Jesus a um publicano e como o olhou com sentimentos de Amor, o elegeu e lhe disse: Siga-me').

O escudo é semelhante ao já usado pelo Papa quando era Cardeal Arcebispo de Buenos Aires, segundo o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi.

Catequese para adultos sobre a Trindade: Quem é Jesus Cristo?

Posted: 18 Mar 2013 09:23 PM PDT

Jesus Cristo Pantocrator, das mais
antigas imagens de Jesus (séc. VI-VII).
Monastério Sta. Catarina, Monte Sinai

Se
perguntarmos "Deus existe?", as pessoas que não tem fé poderão argumentar e questionar. Mas bem poucos questionariam se o personagem histórico Jesus de Nazaré existiu. Independente das questões de fé, os historiadores aceitam que de fato Jesus existiu, que viveu em Israel há aproximadamente 2000 anos e que sua pregação e influência mudaram a História. Mas quem foi Jesus? Porque foi tão importante a ponto de mudar os destinos do mundo? O que ele fez de tão especial?

** Ler o estudo completo
-

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.

"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]