quarta-feira, 27 de março de 2013

Voz da Igreja +

Voz da Igreja +


Terça-feira da Semana Santa

Posted: 26 Mar 2013 02:58 PM PDT


A
oração especial para antes ou depois da refeição da noite de Terça-Feira da Semana Santa é uma seleção do Salmo 21, em que vemos através dos olhos de Davi a imagem de Cristo que sofre por nós na cruz.

Oração:

Salmo 21,13-22

"Cercam-me touros numerosos, rodeiam-me touros de Basã; contra mim eles abrem suas faces, como o leão que ruge e arrebata. Derramo-me como água, todos os meus ossos se desconjuntam; meu coração tornou-se como cera, e derrete-se nas minhas entranhas. Minha garganta está seca qual barro cozido, pega-se no paladar a minha língua: vós me reduzistes ao pó da morte. Sim, rodeia-me uma malta de cães, cerca-me um bando de malfeitores. Traspassaram minhas mãos e meus pés: poderia contar todos os meus ossos. Eles me olham e me observam com alegria, repartem entre si as minhas vestes, e lançam sorte sobre a minha túnica. Porém, vós, Senhor, não vos afasteis de mim; ó meu Auxílio, bem depressa me ajudai. Livrai da espada a minha alma, e das garras dos cães a minha vida. Salvai-me a mim, mísero, das faces do leão e dos chifres dos búfalos."


Hoje, a Igreja celebra também as Sete Dores de Nossa Senhora, a Santíssima Virgem Maria, as seguintes:

1ª Dor – Apresentação de seu Filho no Templo
2ª Dor – A fuga para o Egito
3ª Dor – A perda do Menino Jesus
4ª Dor – O doloroso encontro no caminho do Calvário
5ª Dor – Aos pés da Cruz
6ª Dor – Uma lança atravessa o Coração de Jesus
7ª Dor – Jesus é sepultado

Com a alma imersa na mais profunda dor, Maria Santíssima assistiu todo o sofrimento de seu Filho, sendo humilhado, espancado e crucificado, depois sepultado, sendo Ele Deus! Num gesto final de extrema humildade e obediência, nosso Cristo submeteu-se à sepultura, para depois ressuscitar glorioso dentre os mortos. Rezemos: Nós vos adoramos, Senhor Jesus, e vos bendizemos, porque pela vossa Santa Cruz remistes o mundo!

_______________________
Fonte: Quaresma e Semana Santa em Casa. HYNES, Emerson & Arlene, The Liturgical Press, Collegeville, Minnesota, 1977

-


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.

"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]