sábado, 16 de março de 2013

Yoani: Fidel gostava da repressão como show; Raúl não deixa rastro



Augusto d… · Correspondências · Enviar ·
Publicidade:



Augusto de Piabetá: Yoani: Fidel gostava da repressão como show; Raúl não deixa rastro






Ir ao menu
Ir ao conteúdo
Ir para busca
Ir para busca

Terra



todos os canais

radiono Terraradiona Web

email
horóscopo
tempo
assinaturas e serviços

MUNDO
AMÉRICA LATINA
ELEIÇÕES NA VENEZUELA
INFOLATAM
MORTE DE HUGO CHÁVEZ
ACOMPANHE AGORA1EVENTOS AO VIVOCONFIRA A PROGRAMAÇÃO

Esportes


Assista ao vivo
Brasileiros disputam sul-americano de poker no Chile

21 de Fevereiro de 2013•10h30 • atualizado às 14h28
Yoani: Fidel gostava da repressão como show; Raúl não deixa rastro
Em evento realizado em SP, a blogueira voltou a criticar o embargo, elogiou o bolsa-família e pediu uma postura mais enérgica do Brasil em relação à Cuba

Yoani participou de uma palestra e concedeu entrevista coletiva nesta quinta-feira, em São Paulo Foto: Fernando Borges / Terra


Thais Sabino
Direto de São Paulo



No governo de Fidel, a repressão era como um show. No de Raúl, a repressão é velada. Esta é a diferença das ditaduras dos irmãos Castro, segundo Yoani Sanchéz. Em evento realizado pelo jornal O Estado de S. Paulo nesta quinta-feira, a blogueira dissidente cubana chamou a ilha de "reino", voltou a criticar o embargo econômico e defendeu uma postura mais enérgica do Brasil em relação à Cuba - principalmente em relação aos direitos humanos.

Clique no link para iniciar o vídeo

"Não sou cubana de Fidel, nem de Miami", diz blogueira
"Recomendaria um posicionamento mais enérgico", disse ela, afirmando que, muitas vezes, questões ligadas a direitos humanos são ofuscadas pelos debates sobre o embargo. Por outro lado, elogiou o programa bolsa-família, dizendo que algo semelhante poderia ser aplicado em Cuba após a "reforma". Disse também que se tivesse a chance de escolher outro lugar para nascer, escolheria o México, mas que também seria feliz no Brasil.

Sobre a repercussão de sua viagem, ela foi enfática: "É o preço da opinião, o preço do silêncio é que eu não gosto. Precisamos aprender a discutir sem odiarmos, a democracia é aprender a reconhecer opiniões diferentes". Desde que chegou ao Brasil, Yoni já enfrentou protestos no Recife, Salvador, Feira de Santana e Brasília. Entre as muitas palavras de ordem, os manifestantes a acusam de ser uma agente da CIA paga pelo governo dos Estados Unidos.

Em São Paulo, a recepção foi mais tranquila e silenciosa. Yoani chegou às 9h40 ao prédio doEstadão para participar de uma palestra e conceder entrevista coletiva. No início da conversa, ela afirmou que o regime político de Cuba não é socialista. “Não creio que Cuba viva um socialismo, Cuba vive um capitalismo de Estado, em que o patrão não é o rico ou o burguês, mas o governo”, disse ela.

Meu país é como um reino

Yoani Sánchez

De acordo com a blogueira, o governo de Raúl tem o pecado original: não ter sido eleito e ter recebido o poder por laços sanguíneos. "Meu país é como um reino. No século XXI, me aparece algo surpreendentemente absurdo", disse. Ela reconheceu que Raúl está promovendo reformas, mas disse que elas não são suficientes. Yoani também disse acreditar que as reformas jamais teriam acontecido durante o regime de Fidel. "Ele gostava de controlar cada passo do nosso país".

A blogueira comparou as diferenças entre os governos de Fidel Castro e o atual, de seu irmão Raúl. "Fidel gostava da repressão como show midiático", disse Yoani, acrescentando que o antigo líder gostava que os dissidentes fossem julgados e condenados publicamente. Por sua vez, o regime de Raúl Castro trataria de realizar atos repressivos "sem deixar rastro", segundo ela.

Embargo econômico
Yoani voltou a afirmar a posição, que já tinha expressado em entrevistas anteriores, de que é contra o embargo econômico estipulado pelo governo dos Estados Unidos a Cuba. "Em primeiro lugar, porque é ineficaz", disse a blogueira, acrescentando que o governo cubano acabou por adotar a prática de culpar o embargo para justificar eventuais problemas do país. "Se não há tomate, é por culpa do império".

Transição cubana e EUA

Se fosse para escolher a política modelo de um país para ser implantada em Cuba, Yoani disse que ficaria com a “nova Cuba”. Embora tenha citado o bolsa-família, ressaltou a importância de Cuba se regenerar com um novo regime próprio. “A Cuba futura precisa se focar nos serviços, investir no turismo, mas com cuidado porque a indústria do turismo também pode trazer muitos males”.

Yoani recebe um abraço de Suplicy Foto: Fernando Borges / Terra


Perguntada sobre a política de relações exteriores dos EUA, Yoani disse “não ser especialista no assunto” e evitou comentar sobre as possíveis consequências de estreitamento de laços entre o país norte-americano e Cuba. Ela, porém, defendeu a aproximação com os EUA como fundamental para a transição de Cuba, assim como com outros países da região. “Melhorar as relações com a América Latina pela proximidade geográfica e necessidade deste vínculo”, disse.

Tolerância do governo

Yoani se tornou uma personalidade internacional devido ao seu blog Generácion Y, que lhe rendeu diversos prêmios internacionais e recebe milhões de visitantes todos os meses. Crítica ao governo, ela recebe acusações de ser financiada por organizações internacionais e de ter certos privilégios que não são possíveis a outros cubanos.

Yoani afirmou que não é a única blogueira do país e que não é "tolerada" pelo governo. Ela disse que há um movimento crescente de pessoas conectadas na ilha, especialmente ao Twitter, que não têm sido atingidos pela censura. "Talvez tenham pensado (o governo) que era uma bobagem a mais", disse Yoani. "Quando se deram conta, era tarde demais".

Yoani pelo Brasil

A cubana desembarcou no aeroporto do Recife na segunda-feira, onde foi recebida com protestos e acusações de que seria uma espiã dos Estados Unidos. Mas as críticas e até o puxão no cabelo que levou provocaram comentários positivos em seu blog: “gostei muito, confesso, porque me permitiu dizer que eu sonhava que algum dia em meu país as pessoas pudessem se expressar publicamente assim contra algo, sem represálias”.
Clique no link para iniciar o vídeo



Yoani Sánchez fala das diferenças entre Fidel e Raúl Castro

No mesmo dia, Yoani seguiu para Feira de Santana, no interior da Bahia, onde assistiria o documentário Conexão Cuba-Honduras, mas a exibição foi cancelada após manifestantes a favor do regime cubano cercarem a sala. O ocorrido motivou um post de críticas em seu blog, em que Yoani se mostra inconformada com a atitude dos manifestantes baianos. Ela reprovou as críticas pessoais e a falta de argumentação sobre a situação de Cuba.

“Ao final da noite, me sentia como depois de uma batalha conta os demônios do mesmo extremismo que atiçou os atos de repúdio daquele ano de 80 em Cuba. A diferença é que esta vez eu conhecia o mecanismo que fomenta estas atitudes, e podia ver o longo braço que os move desde a Praça da Revolução em Havana”, escreveu.

Após a confusão, o deputado federal Otávio Leite (PSDB-RJ) convidou a dissidente a assistir ao documentário em Brasília. A recepção à Yoani na Câmara dos Deputados na quarta-feira não foi diferente das anteriores e, mais uma vez, ela ouviu vaias de líderes de esquerda e movimentos sociais. No entanto, conseguiu assistir ao filme.
<










>
154

Yoani observa uma das fotos da exposição que mostra o ex-presidente da Argentina, Néstor Kirchner, durante retira dos quadros dos ditadores da sede do Colégio Militar de Buenos Aires em 2004
Foto: Fernando Borges / Terra


Terra

Comentar
964






Links relacionados
Na Câmara, Yoani Sánchez critica embargo americano contra...
Cubana Yoani Sánchez encerra evento após manifestações em...
Blogueira cubana Yoani Sánchez retoma publicações após ser...
'Queriam me linchar e eu, conversar', diz Yoani em 1º post...
Yoani confia que "em breve" haverá transição democrática em...
Blogueira Yoani Sánchez diz que tem medo, mas não pretende...

Galeria de fotos:Dissidente, blogueira cubana Yoani Sánchez viaja ao...


Galeria de fotos:Na presença de Fidel, Assembleia vota permanência de...

recomendado para você
Yoani Sánchez diz que Brasil é omisso sobre direitos humanos em Cuba
Yoani Sánchez confia que "em breve" haverá transição democrática em Cuba
Na Câmara, Yoani Sánchez critica embargo americano contra Cuba
Dissidente cubana inicia turnê mundial com viagem ao Brasil
Blogueira cubana visita o Congresso e provoca tumulto
Em artigo, Yoani Sánchez cobra "verdade" sobre morte de Chávez

COMENTÁRIOS
964 comentários
COMENTAR

MOSTRAR:
todos mais votados

Facebook
Pedro Sa
22/02/2013, 14h13
João tem uma mente ideológica, do tipo que precisa distorcer toda a realidade para a ideologia ter algum valor, e assim dar sentido á existência dela.

Só isso mostra que a ideologia dele (ou de qualquer outra agremiação) não vale(m) nada.

Se é preciso subverter a realidade, o mundo ideológico é um embuste.

João prova isso em TODO comentário que faz.

A quem você engana, João? Só os ignorantes, por isso sua ideologia não quer obrigar que os pobres vão à escola aqui no BRasil., porque pobre que vai na escola deixa de ser pobre e dependente do Estado, logo, deixa de ser dependente de vocês e não vai votar em vocês;

Acabou o seu sonho de cinderela.

responder

reportar abuso
4up2down

Facebook
Angelo Adriano
22/02/2013, 14h07
JOÃO CABEÇA DE MOITÃO!!!

responder

reportar abuso
3up1down

Facebook
Campos Aurio
22/02/2013, 13h29
JOÃO, VAI PRA CUBA! O QUE VOCE ESTÁ FAZENDO NUM PAÍS CAPITALISTA?? SAIA DO MEU PAÍS!!

responder

reportar abuso
7up1down

Facebook
Campos Aurio
22/02/2013, 13h22
BASTA SER COMUNISTA PRA TER CONDIÇÃO PRA COMENTAR NESTE PORTAL!! ESTE PORTAL É COMUNISTA!!

responder

reportar abuso
4up0down

Twitter
joao
22/02/2013, 00h58
em Cuba votam mais de 8.000.000 de eleitores.. fidel castro se candidatou e ganhou o ultimo pleito

04 respostas

responder

reportar abuso
4up11down

Facebook
Pedro Sa
22/02/2013, 00h19
Os ditadores de Cuba deveriam tapar a boca de todo o mundo, comprovando que lá é um paraíso que toda a população aprova viver, exatamente como está.

Eles deveriam liberar eleições democráticas e se candidatarem.

Como dizem que o povo cubano quer continuar aquela vida maravilhosa, com certeza ganhariam 98% dos votos.

Por que tanto medo das eleições? Se é tão bom, o melhor lugar do mundo para se viver graças a eles, por que precisa ser uma ditadura?

É um paradoxo.

Mas se eles forem iinteligentes vão acatar a minha sugestão, nada como uma eleição para mostrar o massivo apoio que eles dizem que têm.

Seria bom eles pedirem à ONU que acompanhasse a apuração, não custa comprovar também a crediblidade na votação e na apuração, certo?

responder

reportar abuso
7up2down

Twitter
joao
21/02/2013, 22h56
Há muito o congresso já deveria ter colocado

o pilantra do Bolsonaro nos trinques
confiscar seu soldo e arrancar
a patente de militar que tão vergonhosamente
esse traste ostenta!

03 respostas

responder

reportar abuso
1up13down

Twitter
joao
21/02/2013, 22h23
o homem nao foi a Lua, filminho de hollywood pra enganar otario

03 respostas

responder

reportar abuso
1up13down

Twitter
joao
21/02/2013, 22h08
Israel eh um pais mais pobre q Cuba

02 respostas

responder

reportar abuso
1up13down

Twitter
joao
21/02/2013, 22h01
um exemplo da perversidade yanque: Uruguay tinha um nível econômico e social superior ao europeu ate a invasão yanque em 1970, olha como o Uruguay esta hoje, da a té do de tanta pobreza favelas, terrível

01 resposta

responder

reportar abuso
0up10down

mais comentários
COMENTAR


Últimas
Notícias
Fotos
00h22 Ao menos 13 morrem em tragédia com fogos de artifício no...
22h54 Bachelet anuncia volta ao Chile e aumenta rumores sobre...
20h07 Corpo de Chávez repousa no Museu Histórico da Revolução
mais notícias »



Mais vistos
NOTÍCIAViolino do Titanic é encontrado, 101 anos após o naufrágio216.401 visitas
FOTOFoto:Mercedes mostra seu 1º veículo com 6 rodas desde os anos 30600.455 visitas
VÍDEOVídeo:Bebê "comanda" aula de dança contemporânea em NY; veja36.304 visitas





Celular
Notícias
Envie INFO para 83772 ou acesse o Terra no celular ou tablet para saber das últimas notícias.

Ver mais
Acesse do celular ou tablet:www.terra.com.br


CAPA
NOTÍCIAS
ECONOMIA
ESPORTES
DIVERSÃO
VIDA E ESTILO
TERRA TV
SUNDAY TV
SONORA
OFERTAS
VC REPÓRTER
CHAT
mapa do site
central do assinante
fale conosco
trabalhe no terra
aviso legal e privacidade
assine terra
anuncie
rss
twitter
terra no mundo
© COPYRIGHT 2013, TERRA NETWORKS BRASIL S.A.


v
Siga o Terra

Fechar


Fechar

Conecte-se e compartilheFacebook
Saiba mais
Fechar
Ao conectar-se com sua conta do Facebook, você está tornando sua experiência no Terra muito mais social e divertida.

Compartilhe seus interesses
Nas páginas onde a Barra Terra está presente, o título dos artigos que você vistar é publicado no Facebook, ajudando você a indicar conteúdos interessantes para os seus amigos. Chamamos este recurso de Leitura Social.

Controle sua experiência
Você pode ligar ou desligar a Leitura Social sempre que quiser, diretamente na Barra Terra.

Meu time
Veja as últimas notícias do seu time, de acordo com o clube que você curte no Facebook.

Acesse o tBox
Agora o tBox está disponível emhttp://tbox.terra.com.br. Acesse seus e-mails e redes sociais de um só lugar.
16/03/2013 02:37:59


Share Save
0 avaliação(ões)




Augusto de Piabetá — 16/03/2013 02:38:57:

http://noticias.terra.com.br/mundo/america-latina/yoani-fidel-gostava-da-repressao-como-show-raul-nao-deixa-rastro,14e11c710fcfc310VgnVCM20000099cceb0aRCRD.html
Editar comentário »
Contacte quem enviou »


Blogueira Yoani Sánchez diz que tem medo, mas não …

Entre estrelas, flores e risos

Um dia a maioria de nós irá se separar.

Veja o perfil e os desafios que terá o primeiro Papa …

Brasileiro vai de ônibus com o Papa Francisco para missa e …

A AMÉRICA LATINA ENTRA NA HISTÓRIA

O Papa: Como o bom vinho que melhora com os anos, os idosos …

Damas de Blanco

Aliado de Lupi, Manoel Dias é escolhido por Dilma para ser …

Yoani Sánchez revela planos de criar veículo de …

Assunto: Alerta do Google - Militância gay

Porta-voz do Vaticano confirma cirurgia em pulmão do papa …

Catholic Apologetics · News · Pope/Vatican · Interviews · Homilies ·Reportage · Talks · Catechesis · Mission · Pilgrimage · Liturgy ·Prayer · Vocations · Testimony · Pro Life · Mary · Saints · Family ·Youth · Kids · Music · Fun

RSS Feed · Atom Feed · Contato · Publicidade · Expediente ·Termos e Condições

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.

"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]