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Augusto de Piabetá: {Augusto de Piabetá} Fwd: [MUNDO CATÓLICO] FÉ SEM OBRAS (30) A EUCARISTIA E A NOSSA MISSA Som !
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De: <nascimentoja@shaw.ca>
Data: 14 de abril de 2013 19:07:37 BRT
Para: <Undisclosed-Recipient:;>
Assunto: [MUNDO CATÓLICO] FÉ SEM OBRAS (30) A EUCARISTIA E A NOSSA MISSA Som !
Responder A:MundoCatolico@yahoogrupos.com.br
FÉ SEM OBRAS
A EUCARISTIA E A NOSSA MISSA. (30)
A celebração da Eucaristia é o «Supremo acto de culto» para os Católicos, e está no «Verdadeiro coração da nossa Religião».
Segundo o Concílio Vaticano II, a Eucaristia é «um Sacramento de amor, um Sinal de unidade, uma Obrigação de caridade e um Banquete pascal, onde Cristo é consumido e nos é dado o penhor da glória de Jesus.
Ela é a essência da Religião, o seu coração e a sua maior glória».
Há quatro razões ou finalidades na Missa :
* Adoração.
* Contrição.
* Acção de Graças.
* Súplica.
Nós vamos à Missa para Adorar a Deus, para lhepedir perdão dos nossos pecados, para lheagradecer, e para orar e pedir pelas nossas necessidades.
A Adoração é a primeira razão ou finalidade da Missa; embora as outras razões sejam boas e meritórias, não são omotivo pelo qual nós vamos à Missa.
Para que a Eucaristia seja o exacto e grande poder da nossa vocação cristã, da nossa missão cristã, nós devemos orientar o nosso acto de culto directamente para Deus, porque não há nada maior para um Cristão do que a Missa.
A única coisa melhor do que a Missa é outra Missa.
Os Cristãos que adoram e contemplam juntos a Sagrada Eucaristia, dão o maior testemunho de uma «Verdadeira Comunidade».
A reverência para com a Sagrada Eucaristia, deve ser guardada e respeitada pelos sacerdotes, como por todos os ministros ordinários e extraordinários da Comunhão, pelos leitores, acólitos, cantores, catequistas e membros de qualquer movimento paroquial e por todas e cada uma das pessoas que se encontram na Igreja onde se deve guardar o silêncio.
É evidente que os cumprimentos e saudações entre amigos, devem ser feitos antes ou depois da Missa, fora do lugar reservado ao culto e à liturgia.
Depois da Missa, cada cristão deveria sentir o desejo e a necessidade de levar para a sua vida a mensagem recebida e de a comunicar aos outros.
Para viver verdadeiramente a nossa Missa, é absolutamente necessário ter nela uma
PARTICIPAÇÃO ACTIVA !
Os Cânticos da Missa não são para exibição, mas para dar aos fiéis mais oportunidade de participarem activamente e viverem mais profundamente a Liturgia da Missa.
Na Liturgia da celebração da Missa, nada se faz por pura exibição, mas para que todos os fiéis possam participar activamente e com sentido de Igreja.
Através do Missal ou de qualquer outro livro que exista na Igreja, os fiéis são convidados a dialogar com o celebrante e devem fazê-lo colectivamente, isto é, a uma só voz, quer recitando, quer cantando.
Para a recitação, basta um pouco de atenção, mas é necessário que os fiéis saibam acompanhar a Missa, nas suas partes ordinárias e no próprio de cada tempo litúrgico, o que, numa grande maioria, isto não acontece, por simples ignorância ou uma condenável falta de interesse.
Logo por aqui se pode avaliar a participação dos fiéis e a sua vivência do Mistério da Missa e da Presença Real.
Quanto aos Cânticos, há vários pontos que merecem uma reflexão especial.
Sobretudo aqui se deve evitar a exibição por parte do coro, para não tirar aos fiéis a oportunidade de participar.
Em algumas Igrejas o coro e os fiéis cantam durante todo o tempo em que na Igreja se procede à recolha das oferendas, e esta é a maneira mais perfeita.
Noutras Igrejas, enquanto se procede à recolha das oferendas, apenas o coro ou uma solista, se exibem, deixando todo o resto da assembleia apenas a ouvir e depois só canta enquanto se faz a entrega das oferendas, e isto não pode estar certo.
Todos os cânticos, na sua letra e no seu estilo musical, devem ser de tipo religioso, como convite a uma mais íntima participação dos fiéis.
Tradicionalmente o acompanhamento musical tem sido feito através de um Órgão, o que me parece mais apropriado, mas recentemente tem-se adoptado o uso da guitarra e de outros instrumentos, normalmente usados em música profana, sem melodia e apenas com um ritmo muito acentuado, cujo estilo, não convida nada ao recolhimento e pode até ter uma orientação muito diferente, porque cai numa linha de exibição que deixa muito a desejar.
Os Cânticos da Missa não são, portanto, nem para exibição nem para entretenimento, como acontece nos teatros e em outros lugares de distracção e recreio, porque a Missa não deve ser comparada com um espectáculo.
Os Cânticos, são para elevar o espírito numa oração mais profunda, porque «quem bem canta reza duas vezes», e para valorizar e preencher espaços vazios enquanto se realizam actos mais demorados, como é a entrada e a saída da celebração, como é o Ofertório e a Comunhão, e só para isso, para que o sacerdote celebrante e toda a assembleia não fiquem parados à espera que os cânticos terminem.
Como nem toda a gente sabe ler música, muitos Cânticos aprendem-se de ouvido e executam-se de memória, de modo que é sempre mais apropriado, sobretudo em comunidades mais pequenas e onde nem há música de fundo, escolher Cânticos mais divulgados para que todos possam participar.
Portanto, no contexto de uma Fé sem Obras, a partcipação activa – por obras - que devemos dar à "nossa Missa" deve obrigar-nos a não ficarmos apenas à espera que a missa acabe.
John
Nascimento
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Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.
"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]