Augusto d… · Correspondências · Enviar ·
Publicidade:
Augusto de Piabetá: "Hermanos al Rescate" Documental inédito de Madres y Mujeres Anti-Represión
Qualidade mediocre · Modem
Links:
1Vistos:
233
07/03/2013 11:43:31: "Hermanos al Rescate" Documental inédito de Madres y Mujeres Anti-Represión
Palavras-chave:hermanos, al, rescate,documental, inédito, de,madres, y, mujeres, anti-represión
Autorização: Todos os direitos reservados
‹Embed› Share Save
2 avaliação(ões)
Augusto de Piabetá — 07/03/2013 14:22:01:
http://notalatina.blogspot.com.br/2010/02/assassinado-orlando-zapata-tamayo-pelo.html
Editar comentário »
Contacte quem enviou »
Augusto de Piabetá — 07/03/2013 14:20:31:
QUARTA-FEIRA, 24 DE FEVEREIRO DE 2010
Assassinado Orlando Zapata Tamayo pelo regime comunista cubano
*1968 - † 2010
Quando esta edição for publicada já será o dia seguinte ao de uma morte que abalou e comoveu o mundo hispânico, especialmente os cubanos. No Brasil isto não vai ser comentado, nem numa discreta notinha de rodapé porque “não pega bem”, porque o país está atolado até a medula em escândalos e porque as preocupações brasileiras estão voltadas para a candidatura presidencial. É sempre assim: no Brasil, Cuba só é destaque quando Lula vai lamber as botas dos assassinos ditadores que esta imprensa servil tem o descaramento de chamar de “presidentes”. Ou então, quando o genocida Fidel é condecorado com alguma menção indecente, como ser indicado para “Prêmio Nobel da Paz”.
Mas o Notalatina, que começou sua existência na rede denunciando os crimes ocorridos nas masmorras castristas, não vai se furtar a esta denúncia e à homenagem a um mártir da revolução cubana, Orlando Zapata Tamayo, assassinado pelo regime castro-comunista, após 85 dias de greve de fome, maus-tratos, tortura física e psicológica, tudo isto resultante de uma prisão injusta durante a “Primavera Negra de Cuba”, ocorrida em 18 de fevereiro de 2003.
Depois que assumiu a Presidência do Brasil Lula esteve várias vezes em Cuba. Os opositores ao regime escreveram várias cartas e solicitaram entrevistas com ele, na tola esperança de que Lula pudesse interceder a seu favor mas, nem resposta às cartas nem encontro com os dissidentes este cúmplice de genocidas quis, obviamente porque esta gente não merece sua atenção. Hoje Lula estará em Cuba atendendo convite feito pelo ditador Raúl Castro e a morte de Zapata Tamayo não entrará na agenda, porque, certamente pensarão com alivio os dois criminosos comunistas, “é um ‘gusano’ a menos”.
A Constituição Cubana de 1986, garante:
Sobre “Direitos, Deveres e Garantias Fundamentais”:
Artigo 49. “Todos têm direito a que se atenda e proteja sua saúde. O Estado garante este direito”.
Artigo 53. “Todos os direitos de reunião, manifestação e associação são exercidos pelos trabalhadores, manuais e intelectuais, os camponeses, as mulheres, os estudantes e demais setores do povo trabalhador, para o qual dispõem dos meios necessários a tais fins.As organizações sociais e de massas dispõem de todas as facilidades para o desenvolvimento de tais atividades nas quais os membros gozam da mais ampla liberdade de palavra e de opinião, baseados no direito irrestrito à iniciativa e à critica”.
Artigo 57. “A liberdade e inviolabilidade de sua pessoa são garantidas a todos os que residem no território nacional. (...) O detido ou preso é inviolável em sua integridade pessoal”.
Há mais capítulos e artigos desta Constituição que são apenas fachada para uma farsa criminosa, mas fico apenas com estes para acusar o regime comunista dos ditadores Castro de violar a própria Carta Magna, contra aqueles que discordam de suas regras, como se pode ver com o assassinato de Orlando Zapata Tamayo e dos quase 300 presos políticos.
Zapata foi preso em fevereiro de 2003 e condenado – num julgamento sumaríssimo e com provas e testemunhas falsas, como todos ou demais – a 3 anos de prisão, sendo esta pena aumentada mais tarde para 36 anos por delitos de “desacato”, “desordem pública” ou “resistência”. Zapata não foi o primeiro a morrer nestas circunstâncias, tampouco será o último, pelo menos enquanto esta maldição vigorar na Ilha. No livro “Cuba e castrismo: Greves de Fome no presídio político”, seu autor José A. Albertini relata os casos de dez presos políticos que morreram durante greves de fome em distintos períodos. São eles: Francisco Aguirre Vidaurreta e Luis Álvarez Ríos, El Príncipe, em 1967; Roberto López Chávez, Isla de Pinos em 1967;Carmelo Cuadra Hernández, La Cabaña, em 1969; Santiago Roche Valle, Kilo Siete, em meados da década de 1970;Pedro Luis Boitel Abrahan, El Príncipe, em 1972; Olegario Chalot Espileta, Boniato, em 1973; Reinaldo Cordero Izquierdo, Cinco e Meio, em 1973; Enrique García Cuevas, Cárcel Pretensazo, em 1973; José Barrios Pedré, Prisão Nieves Morejón, em 1977 e em 23 de fevereiro de 2010, Orlando Zapata Tamayo, hospital da Prisão de Combinado del Este em Havana.
E para provar a farsa dos próprios artigos desta Constituição de fachada, além da hediondez da morte de Zapata Tamayo, as notícias que me chegavam ontem, no início da noite, davam conta de que as residências dos opositores em Holguín, cidade natal de Zapata, estavam cercadas com policiais que impediam a saída ou entrada dos residentes ou amigos que ali quisessem entrar. Os telefones foram cortados e até a mãe de Zapata, a senhora Reina Tamayo Danger, que foi levada às pressas ao hospital para se certificar da morte do filho, estava impedida de falar com as pessoas. O jornalista José Ramón Pupo Nieves contou que puseram uma guarda nas escadas de sua casa, configurando-se assim a prisão domiciliar. Quer dizer, o regime comete um crime hediondo e os culpados e penalizados são os amigos do morto!
Às 10:30 da manhã de ontem, o Diretório Democrático Cubano, com sede em Miami, emitiu um vídeo onde alguns líderes opositores falaram por telefone com membros do Diretório, em uma entrevista coletiva, e davam as últimas notícias sobre Zapata, cuja vida já se extinguia. Vejam no vídeo abaixo:
No princípio da noite veio a dolorosa confirmação. E fico me perguntando: onde está a Igreja Católica cubana que não moveu uma palha na defesa deste ativista ou ofereceu consolo à sua mãe durante todo o período que durou esta tragédia? Onde está o Vaticano e seus puxa-saco do regime comunista da Ilha que nem uma vez se dirigiu, ou dirigiu uma palavra de conforto aos dissidentes ou de repreensão ao regime? Onde estão os incontáveis organismos de “direitos humanos” que emudeceram ante tal barbaridade?
Em 2008, quando faziam 40 anos do abate do monstruoso e frio assassino Ernesto Guevara, a Câmara dos Deputados fez uma sessão em sua homenagem. Mas nenhum desses hipócritas e pervertidos parlamentares irá hoje a tribuna denunciar este crime porque Orlando Zapata Tamayo era apenas um cubano pobre, pedreiro, negro e defensor da liberdade e democracia em seu país. Nenhuma destes “nobres” parlamentares irá derramar uma lágrima ou dirigir uma carta de pêsames à família enlutada, mas certamente fará discursos inflamados sobre o convênio assinado por Cuba e Brasil de importar a revolução através de seus agentes, que vêm implantar em cinco estados o programa “Si, yo puedo” de alfabetização.
Porém, Zapata não será esquecido, nem em Cuba, nem por todos aqueles que prezam a liberdade e por ela se arriscam e até doam suas vidas.
Segue abaixo um comunicado da organização “Diretório Democrático Cubano” sobre os fatos que levaram à morte este mártir da revolução cubana. Que Deus o acolha em Seu Reino entre os justos, onde não há mais dor nem sofrimento, e que console a família nesse momento tão doloroso. Que Deus nos abençoe a todos e nos fortaleça em Sua misericórdia e até a próxima!
Comentários e traduções: G. Salgueiro
*****
Diretório condena assassinato de Orlando Zapata Tamayo pelo regime castrista
Miami, 23 de fevereiro de 2010 – Diretório Democrático Cubano – O valente defensor da liberdade do povo cubano, Orlando Zapata Tamayo, morreu hoje assassinado pelo regime castrista, que negou-se a garantir seus direitos básicos. Zapata Tamayo, prisioneiro de consciência reconhecido pela Anistia Internacional, exigia tal garantia mediante uma greve de fome de mais de 80 dias de duração. Este grande da resistência cubana permanecia injustamente encarcerado desde 20 de março de 2003.
“Os abusos cometidos contra Orlando Zapata Tamayo comprovam que a tortura e o terror contra o povo são políticas de Estado sob o regime castrista. Esta morte é uma prova da prática do terrorismo de Estado”, assinalou Janisset Rivero, Secretária Nacional Adjunta do Diretório.
Em outubro de 2009, Zapata foi brutalmente golpeado por militares da prisão estadual de Holguín de tal forma, que lhe provocaram um hematoma interno na cabeça sendo obrigados a operá-lo. Começou sua greve de fome em 3 de dezembro de 2009 na prisão de segurança máxima Kilo 8 de Camagüey. Durante 18 dias, o major Filiberto Hernández Luis, diretor dessa prisão, negou água a Zapata, que era a única coisa que ingeria. O efeito desta tortura foi induzir-lhe uma falência renal.Em meados de janeiro Zapata foi transferido ao hospital Amalia Simoni da cidade da Camagüey,onde o deixaram quase nu com um forte ar condicionado ligado, o que lhe provocou uma pneumonia. Apesar de seu critico estado de saúde, o regime o transferiu na semana passada ao hospital da Prisão de Combinado del Este em Havana,onde não existiam condições para tratá-lo.
O Diretório Democrático Cubano assinala, além disso, que este crime soma-se à longa lista de atrocidades cometidas pelo regime dos irmãos Castro, que incluem milhares de fuzilamentos e um sem-número de casos de cubanos que têm padecido injusta prisão.
Também encontram-se injustamente privados de liberdade e em terríveis condições de saúde, os também presos de consciência Ariel Sigler Amaya eNormando Hernández Gonzalez, casos que requerem o apoio e a solidariedade dos cubanos e da comunidade internacional.
“Já assassinaram Orlando Zapata Tamayo, já acabaram com ele. A morte de meu filho foi um assassinato premeditado. Agradeço a todos os irmãos que lutaram para não deixar meu filho morrer. Aconteceu outro Pedro Luis Boitel em Cuba” [1], disse Reina Tamayo Danger ao Diretório Democrático Cubano.
O Diretório Democrático Cubano condena este horrendo crime, e alça sua voz para que o regime de Raúl Castro e os principais responsáveis pela morte deste defensor do direitos humanos, sejam condenados por este ato de lesa-humanidade.
A morte de Zapata Tamayo não será em vão e iluminará o caminho da resistência cívica em Cuba até conseguir a liberdade.
[1] Pedro Luis Boitel é caso mais mencionado, por tratar-se de um jovem, quase adolescente, preso injustamente nas masmorras cubanas, e que morreu de inanição em 24 de maio de 1972 após 53 dias de greve de fome, conforme nos relata Armando Valladares em seu livro“Contra toda Esperanza”, editado pela Kosmos-Editorial S.A, Panamá, 1985, de quem foi companheiro de cela e assistiu seu martírio.
Os nossos leitores gostaram igualmente de
notalatina: Últimas notícias do caso Peña Esclusa
notalatina: As FARC já mandam na Colômbia!
notalatina: Após 200 anos de independência, a Venezuela volta a ser “colônia” de uma ilhota falida e escravizada há 54 anos...
notalatina: Choro por ti, Venezuela...
Recommended by
Postado por G. Salgueiro às 11:50 AM
Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar no Orkut
Reações:
12 comentários:
lualvipu disse...
Felicitaciones por tu valentía y objetividad, pues a los comunitas de todas las pelambres les fscina ocultar verdaddes como estas, pro publicar tstimonios siniestros en contra de sus odiados enemigos capitalistas. La dictadura cubana es una vergüenza histórica. Es increible que en el siglo de los derechos humanos y de las libertades humanas este tipo de bandidos con poder persistan en sus crimenes contra la especie humana con la venia complaciente de los gobernantes del hemisferio y el resto del mundo.
Coronel Luis Alberto Villamarin Pulido
Colombia
24 fevereiro, 2010 12:47
Stenio Guilherme Vernasque da Silva disse...
Esta é a esquerda de verdade.
Não aquela dos devaneios e falsos mitos vomitados em anso e anos de Marxismo Cultural.
Muitos "famosos" tatuam Che no Corpo.
A América Latina está no mais "quente" apogeu desta demanda, comandada pelo Foro de São Paulo.
Aliás o Foro de SP é tão assassino por isso quanto os irmão Castro sanguinários.
Vamos divulgar.
Abraços
24 fevereiro, 2010 16:43
Fusca disse...
Lula e os Castros lamentam? Que cinismo! Lula, que foi beijar os pés dos irmãos Castro, também não ligou a mínima para a greve de fome de D. Cappio e disse que preferia os milhões da transposição do S. Francisco. Estão é festejando a morte de mais uma vítima do regime.
24 fevereiro, 2010 17:27
Luiz Fernando Vaz disse...
Apenas o deputado Bolsonaro falou sobre Zapata e a derrama de dinheiro brasileiro em Cuba:
http://www.youtube.com/watch?v=J7zjA5ZXyGw
24 fevereiro, 2010 18:22
G. Salgueiro disse...
Hola, Luis, mi querido amigo,
Mil gracias por toda solidaridad y conocimientos que agregas a mi labor.
Como siempre estás correcto, cuando dices que a los comunistas les agrada ocultar hechos vergonzoso como ese. Pero, lo que más nos avergüenza a nosotros brasileños, es tener un presidente que aplaude todo eso o se calla, cómplice.
Saludos,
Gracia
24 fevereiro, 2010 18:34
G. Salgueiro disse...
Stenio, amigo,
Sim, o FSP está por trás de tudo isso mas aqui no Brasil ainda há quem nos rotule de "paranóicos" por denunciar os crimes desta mega-organização assassina.
Obrigada pelo comentário!
Abração
MG
24 fevereiro, 2010 18:36
G. Salgueiro disse...
Olá, Fusca,
Quando eu li seu comentário aprovei porque ia lhe responder que você certamente havia lido na pressa, pois não há nenhuma referência às lamentações do tirano sobre a morte de Zapata.
Entretanto, li agora do Pravda Tupinikin (O Globo) que o monstro Raúl falou isto mesmo e ainda teve a desfaçatez de culpar a vítima e os Estados Unidos!
Até quando estes vermes vão continuar impunes?
Obrigada pelo comentário e volte sempre!
Abração
MG
24 fevereiro, 2010 18:39
G. Salgueiro disse...
Olá, Luiz Fernando,
Mil vezes obrigada pelo envio deste vídeo do grande Bolsonaro, pois ele vai servir para ilustrar meu próximo artigo que já está "no forno", sobre o cinismo dos "defensores" dos direitos humanos e as estrondosas doações do nosso dinheiro para financiar uma ditadura genocida.
Ele já está rascunhado mas nada melhor para abrilhantá-lo do que este vídeo!
Abração e volte sempre!
MG
24 fevereiro, 2010 18:42
Salvador Vilanova disse...
Olá amiga Graça Salgueiro, meus respeitos por esse momento tenebroso da história contemporânea e que Deus lhe dê forças sempre para continuar sua luta, que é nossa.
Como posso encontrar a carta aberta na qual os cubanos pedem ajuda ao molusco?
Cordialmente,
SV
25 fevereiro, 2010 03:00
Daniel @ Garanhuns disse...
Obrigado por chamar atençao a este caso. Sou Cubano-Americano e moro em Garanhuns, Pernambuco. E bom saber que existem Brasileros concientes da realidade cruel de fidel, raul, e hugo chavez. Falei sobre voces no meu blog hoje, e addicionei no rss feed, na area "Blogs I Follow". Mas uma vez, obg, e desculpe meus erros na gramatica portugues. Possu falar sem problema nehum, mas escrever e otra coisa..
25 fevereiro, 2010 10:07
Tia Cê, a Luz emana de mim disse...
Graça, que tragégia!
Isso porque foi 1 CASO que veio a público. Quantas vidas foram igualmente massacradas por esses demônios endeusados por nosso governo de MIERDA, pelo robocop bolchevique Dilma e seus comparsas?
Cadê a Igreja Católica? Você mandou bem.
Vou mentalizar aqui no colon sigmóide de Fidel Castro para que se rompa e o leve sepses a fora para o inferno.
25 fevereiro, 2010 11:39
Anônimo disse...
LEITORES PERCEBEM A REALIDADE:
Esta é uma frase de um leitor do El Tiempo, da Colômbia, sobre a morte de Zapata:
"y mientras muere este disidente, Chávez y el enano Lula festejan, se abrazan, beben y ríen con los tiranos Castro!!!!"
Capitão
25 fevereiro, 2010 13:01
Postar um comentário
Links para esta postagem
Criar um link
Postagem mais recentePostagem mais antigaInício
Assinar: Postar comentários (Atom)
COLABORADORES
A. B. Machado
G. Salgueiro
DE QUEM É ESTA ASSINATURA?
É de Don Álvaro Uribe Vélez, presidente da Colômbia, que enviou uma carta para a Graça Salgueiro. Clique na assinatura e leia o artigo.
FREE PLAZAS VEGA
Libertem o Cel. Plazas, prendam a Juíza Maria Stella Jara e seus cúmplices. Clique na imagem para ler e assinar a petição.
INDIQUE O NOTALATINA
ONLINE AGORA
8 Usuários Online
BUSCA NO BLOG
NOTALATINA EM SEU E-MAIL
Cadastre seu e-mail:
Delivered by FeedBurner
VOCÊ NA INTERNET
DOAÇÃO/DONATION - PAYPAL
DOAÇÃO/DONATION - BANCO
Você pode ajudar a manter o site no ar? Maria das Graças de Arruda Salgueiro - Banco SANTENDER: 033 - Agência: 4059 - C/C: 010004612 - CPF: 103.261.624-53. Obrigada.
YO NO COOPERO CON LA DICTADURA CUBANA
OBSERVATORIO BRASILEÑO
HEITOR DE PAOLA
OLAVO DE CARVALHO - SITE
OLAVO DE CARVALHO - RÁDIO
UNOAMERICA
MÍDIA SEM MÁSCARA
SEGUIDORES
CONTADOR DE VISITAS
FEEDJIT LIVE TRAFFIC FEED
ARQUIVO DO BLOG
► 2013 (7)
► 2012 (30)
► 2011 (30)
▼ 2010 (60)
► 12/26 - 01/02 (1)
► 12/19 - 12/26 (1)
► 11/21 - 11/28 (2)
► 10/10 - 10/17 (1)
► 10/03 - 10/10 (1)
► 09/26 - 10/03 (1)
► 09/19 - 09/26 (1)
► 09/12 - 09/19 (1)
► 08/29 - 09/05 (1)
► 08/15 - 08/22 (1)
► 08/01 - 08/08 (1)
► 07/18 - 07/25 (3)
► 07/11 - 07/18 (3)
► 07/04 - 07/11 (2)
► 06/20 - 06/27 (3)
► 06/13 - 06/20 (1)
► 05/30 - 06/06 (3)
► 05/16 - 05/23 (1)
► 05/09 - 05/16 (4)
► 05/02 - 05/09 (1)
► 04/11 - 04/18 (1)
► 03/28 - 04/04 (5)
► 03/21 - 03/28 (2)
► 03/07 - 03/14 (5)
► 02/28 - 03/07 (1)
▼ 02/21 - 02/28 (3)
Áudios do velório e sepultamento de Orlando Zapata...
O sepultamento de Zapata e a carta a Lula
Assassinado Orlando Zapata Tamayo pelo regime comu...
► 02/14 - 02/21 (1)
► 01/31 - 02/07 (4)
► 01/24 - 01/31 (1)
► 01/17 - 01/24 (2)
► 01/10 - 01/17 (1)
► 01/03 - 01/10 (1)
► 2009 (54)
► 2008 (33)
► 2007 (23)
► 2006 (22)
► 2005 (36)
► 2004 (92)
► 2003 (13)
► 2002 (86)
Modelo Simple. Tecnologia doBlogger. — « Detalhes
Editar comentário »
Contacte quem enviou »
Augusto de Piabetá — 07/03/2013 14:15:36:
http://notalatina.blogspot.com.br/2013/02/zapata-tamayo-hermanos-al-rescate-e-os.html
Editar comentário »
Contacte quem enviou »
Augusto de Piabetá — 07/03/2013 14:14:38:
DOMINGO, 24 DE FEVEREIRO DE 2013
Zapata Tamayo, Hermanos al Rescate e os cinco espiões cubanos
Eu havia dito que não ia mais falar da blogueira cubana e não vou mesmo, pois deixo que aVERDADEIRA DISSIDÊNCIA, aqueles que sofreram na carne os horrores da perseguição, tortura, prisão e morte de seus familiares que esta criatura jamais conheceu, falem. Eles têmAUTORIDADEpara tal. E não posso deixar passar batido o que provocou verdadeiro repúdio entre os dissidentes, uma vez que esta criatura foi apresentada ao mundo como “opositora ao regime”. Entretanto, tendo a chance de viajar pelo mundo, em vez de cumprir com aquilo que se dizia dela e toda a oposição - sobretudo os exilados que lhe deram um voto de confiança como uma voz dissidente - esperava ansiosamente, defendeu os mesmos objetivos-chave dos ditadores Castro. Em vez de pedir a libertação dos presos-políticos, ela pediu a liberdade dos cinco espiões castristas. E isso ninguém perdoa, mesmo que depois ela tivesse retificado dizendo que foi “ironia”. Não colou, nem para mim e muito menos para os dissidentes cubanos.
Ontem completou 3 anos do assassinato do opositor Orlando Zapata Tamayo e hoje, 17 anos do assassinato de quatro jovens do grupo de socorro “Hermanos al Rescate”. Rendo minhas homenagens a eles, republicando a edição que fiz por ocasião do falecimento de Zapata Tamayo, e aos Hermanos al Rescate, através de um vídeo inédito que documenta o momento da ação criminosa e depoimentos de familiares dos assassinados.
Na descrição do vídeo produzido em 2011 pela organização “M.A.R. por Cuba”, lê-se: “Em 24 de fevereiro de 2011 vai-se completar 15 anos da derrubada de dois aviões bimotores do grupo humanitário “Hermanos al Rescate”, por parte de um avião militar MIG-19 do governo cubano. Um informe da Comissão Interamericana de Direitos Humanos de 29 de setembro de 1999, chegou à seguinte conclusão: ‘O Estado de Cuba é responsável pela violação do direito à vida - Art. I da Declaração dos Direitos e Deveres do Homem - em prejuízo de Carlos Costa, Pablo Morales, Mario de la Peña e Armando Alejandre, os quais pereceram como conseqüência de ações diretas de seus agente na tarde de 24 de fevereiro de 1996, enquanto riscavam o espaço aéreo internacional’. Em Hermanos al Rescate chegaram a participar voluntários de dezessete nacionalidades distintas, entre eles três pilotos argentinos, os Hermanos Lares”.
Yoani Sánchez pede a libertação dos cinco e o fim do embargo, mas se esquece de pedir a libertação dos presos-políticos cubanos que estão nas prisões castristas
Nota do Blogueiro de Baracutey Cubano
Já estão se mostrando as cartas e as caras e, no melhor dos casos, a muito limitada visão política de Yoani Sánchez.
Yoani erroneamente acusou os Estados Unidos de “ingerencista” pelo Embargo norte-americano imposto à tirania castrista, ao qual Yoani, do mesmo modo que a tirania, lhe chama de “bloqueio”. Yoani SIM está sendo ingerencista quando se intromete para pedir a liberdade dos 5 espiões confessos da Red Avispa que se encontram em solo norte-americano, alguns deles cidadãos norte-americanos de nascimento, que espionavam contra os Estados Unidos, ao mesmo tempo em que planejavam ações terroristas. Yoani tem acesso à Internet, portanto a ignorância não é o seu pecado. O Embargo norte-americano foi a justa resposta ao roubo das propriedades norte-americanas, sem que esses confiscos fossem a juízo para debater as quantidades ou formas de pagamento delas, que era o que estabelecia a Constituição de 1940, a qual aceitava a nacionalização de propriedades estrangeiras, embora a incipiente tirania o que levou a cabo realmente com esse roubos foi sua ESTATIZAÇÃO. A restauração da Constituição de 1940 foi uma das bandeiras ou pilares que Fidel Castro usou para captar prosélitos e seguidores durante a luta contra o regime de Fulgencio Batista. Yoani sabe muito bem, pois não é tão jovem, que as arcas de Cuba as roubou e dilapidou a tirania castrista de múltiplas maneiras antes da captura e prisão dos espiões terroristas da Red Avispa. A propaganda, a subversão, a doutrinação e a repressão foram algumas dessas maneiras, sem esquecer os luxos da cúpula castrista como foram, por exemplo, as mais de 50 luxuosas residências que Fidel Castro teve por todo o país. Yoani SánchezSIM, devia pedir a LIBERTAÇÃO imediata de todos os presos políticos cubanos em Cuba, assim como pedir também a investigação da morte de opositores, em particular, a de Oswaldo Payá Sardiñas.
Yoani Sánchez disse posteriormente a essas declarações que não entenderam suas palavras, pois ela as havia dito em sentido irônico. Para que cada um valore o sentido correto dessas palavras, assistam ao vídeo com suas declarações. Não obstante, darei aqui minha opinião: minha opinião é de que não havia ironia nem nada sarcástico em suas palavras sobre os 5 espiões e terroristas, já que essa petição estava no “pacote” ou “comboio” com a petição da retirada da Base de Guantánamo e o levantamento do Embargo, que ela chamou em várias ocasiões de “bloqueio”, que é a que usa a tirania.
Não creio que uma filóloga, nada inexperiente na comunicação e seus meios, não tenha podido encontrar palavras que deixassem claramente exposto o sentido irônico ou sarcástico de suas palavras sobre os 5 espiões. Outra razão pela qual tenho essa opinião é que hoje, 21 de fevereiro, no programa televisivoLa Diferencia, conduzido pelo jornalista Roberto Rodríguez Tejera do canal Telemiami, em uma entrevista ao vivo com Reinaldo Escobar, esposo de Yoani Sánchez, Escobar expressou que essas palavras de sua esposa foram ditas com ironia, porém ocorreu que no final da entrevista Escobar expressou que com respeito às famílias dos pilotos mortos (referindo-se aos 4 pilotos assassinados nos dois aviões civis desarmados da organização humanitária Hermanos al Rescate derrubados por aviões de guerra castristas) e pelos quais foram sentenciados alguns dos membros do MININT que hoje cumprem prisão nos Estados Unidos, devem deixar essa novela de Montescos e Capuletos e virar a página. Essas palavras as disse em tom depreciativo. O condutor do programa, que havia anunciado erroneamente que as declarações de Yoani no Congresso do Brasil haviam sido ditas hoje, quando realmente foram ditas ontem, não comentou nada a respeito dessas palavras do esposo de Yoani Sánchez.
O tratado sobre a permanência da Base de Guantánamo levou-se a cabo entre dois governos LEGÍTIMOS e DEMOCRÁTICOS em eleição e em exercício e, até que não exista um governo democrático em Cuba que exija o fim dessa base militar, a mesma se manterá.
Yoani devia expressar ao Congresso brasileiro que os Estados Unidos são um dos maiores sócios comerciais que a tirania cubana tem, assim como os Estados Unidos são o maior provedor de alimentos a Cuba, chegando estes a 80% dos alimentos que chegam a Cuba, assim como o relevante fato de que os Estados Unidos são o maior fornecedor de ajuda humanitária a Cuba, bem como de remessas, e que ambas somam mais de 3 milhões de dólares anuais. A tirania sempre seguirá lançando a culpa de seus fracassos econômicos aos Estados Unidos. No caso do levantamento do Embargo norte-americano, a tirania continuará lançando a culpa nos Estados Unidos da mesma maneira que Hugo Chávez a lança aos norte-americanos em que pese que a Venezuela de Hugo Chávez nunca teve um Embargo norte-americano.
Os tiranos sempre lançam a culpa de seus fracassos em outros e sempre haverá pessoas que acreditarão, ou fingem acreditar, da mesma maneira que muitos cubanos em Cuba aceitam que a ausência ou limitação de alimentos como a mandioquinha, a mandioca, a batata-doce, a batata e o sal, o peixe, tomate, frutas tropicais, o leite natural de vaca, etc., tenham a ver com o Embargo norte-americano. O medo e o oportunismo, além de provocar a aceitação e o acatamento, cegam e fazem calar...
Yoani Sánchez põe “uma boa e três más”. Isso me fez lembrar que na manifestação na qual morreu em 1961 o jovem católico Armando Socorro Sánchez produto das balas de uma metralhadora checa castrista, havia membros da Segurança do Estado (segundo conta um deles em um livro de testemunhos do MINIT publicado em Cuba e escrito pelo então oficial e jornalista Juan Carlos Fernández) que nessa manifestação golpeavam os manifestantes anti-castristas enquanto eles, os membros da Segurança do Estado, gritavam palavras de ordem anti-castristas que confundiam os manifestantes atacados. (A esse respeito, leiam o excelente artigo “O Agitador” do historiador Carlos I. S. Azambuja. G.S.).
Yoani Sánchez pode ou não ser uma legítima ativista cívica, porém o mais importante é não centrar toda a representação, as esperanças e os sonhos de todo um povo, nela ou em qualquer outra pessoa. Se for assim, não aprendemos nada desta trágica história de 54 anos. Por certo em Cuba se dizem umas palavras dentro da oposição que podem ofender por não ser “politicamente corretas” e elas são: “todo mundo é da Segurança do Estado até que se prove o contrário”. Ninguém deve se ofender por essas palavras, já que as desagradáveis surpresas foram muitas nestas mais de cinco décadas de ditadura totalitária. O importante é que essas palavras não devem nos deter no dizer e no atuar para conseguir a liberdade, a democratização e o progresso em Cuba. Essas palavras só nos devem incentivar a ser mais reflexivos, inteligentes e prudentes.
Por último, a atual “tarefa de choque” do castrismo é aparentar que em Cuba se estão fazendo mudanças que levarão a mudanças substanciais. Há várias maneiras de ajudar o castrismo nessa tarefa mesmo sem ser agentes: uma delas é sendo seus idiotas úteis.
Comentários e traduções: G. Salgueiro
Os nossos leitores gostaram igualmente de
notalatina: Choro por ti, Venezuela...
notalatina: O destino da Venezuela nas mãos de Cuba e Rússia
notalatina: Na queda de braço da paz na Colombia, perdem as vítimas das FART
notalatina: As FARC já mandam na Colômbia!
Recommended by
Postado por G. Salgueiro às 10:48 PM
Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar no Orkut
Reações:
2 comentários:
Anônimo disse...
Concordo mesmo Graça que não podemos
ser idiotas uteis mas acho também que
devemos olhar bastante oque esta acontecendo em torno da Yone, digo estas manifestações agressivas que esta acontecendo com ela, foi assim na Alemanha nazista antes do holocausto e todas outras coisas terríveis
Gostaria de saber oque você acha
dessas manifestações Graça
Obrigado
Rafael
26 fevereiro, 2013 20:09
G. Salgueiro disse...
É evidente que eu REPUDIO VEEMENTEMENTE essas manifestações estúpidas, violentas, de total falta de civilidade como se fossem homens das cavernas, Rafael!
Entretanto, isso tem um "lado bom" - se é que podemos dizer assim -, pois deixa à mostra que tipo de gente é esta que defende uma ideologia assassina desde sua concepção. Muita gente tola acredita que PT, PSTU, PSOL, PCB, PCdoB e assemelhados defendem a "dignidade da pessoa humana", "a liberdade de expressão" e a "pluralidade de idéias". Com esses atos de vandalismo eles mesmos desmontaram a farsa de um discurso oco que é repetido sem qualquer reflex ão, sobretudo das cátedras universitárias.
Esses que se sujeitaram ao papel de cães raivosos não passam de títeres de víboras que pagam para idiotas úteis fazerem o trabalho sujo, uma gente cheia de ódio e rancor no coração, movida pelos sentimentos mais baixos, mesquinhos e invejosos que um ser humano possa nutrir.
Sempre discordei da "oposição" atribuída a esta criatura, mas minha oposição a ela sempre foi no campo das IDÉIAS e creio que se poderia desmascará-la com perguntas inteligentes que a deixassem encurralada, e não agindo feito marginais não lhe dando o direito de se expressar e/ou defender seus pontos de vista.
Grande abraço e volte sempre!
MG
26 fevereiro, 2013 21:50
Postar um comentário
Links para esta postagem
Criar um link
Postagem mais recentePostagem mais antigaInício
Assinar: Postar comentários (Atom)
COLABORADORES
A. B. Machado
G. Salgueiro
DE QUEM É ESTA ASSINATURA?
É de Don Álvaro Uribe Vélez, presidente da Colômbia, que enviou uma carta para a Graça Salgueiro. Clique na assinatura e leia o artigo.
FREE PLAZAS VEGA
Libertem o Cel. Plazas, prendam a Juíza Maria Stella Jara e seus cúmplices. Clique na imagem para ler e assinar a petição.
INDIQUE O NOTALATINA
ONLINE AGORA
7 Usuários Online
BUSCA NO BLOG
NOTALATINA EM SEU E-MAIL
Cadastre seu e-mail:
Delivered by FeedBurner
VOCÊ NA INTERNET
DOAÇÃO/DONATION - PAYPAL
DOAÇÃO/DONATION - BANCO
Você pode ajudar a manter o site no ar? Maria das Graças de Arruda Salgueiro - Banco SANTENDER: 033 - Agência: 4059 - C/C: 010004612 - CPF: 103.261.624-53. Obrigada.
YO NO COOPERO CON LA DICTADURA CUBANA
OBSERVATORIO BRASILEÑO
HEITOR DE PAOLA
OLAVO DE CARVALHO - SITE
OLAVO DE CARVALHO - RÁDIO
UNOAMERICA
MÍDIA SEM MÁSCARA
SEGUIDORES
CONTADOR DE VISITAS
FEEDJIT LIVE TRAFFIC FEED
ARQUIVO DO BLOG
▼ 2013 (7)
► 03/03 - 03/10 (1)
▼ 02/24 - 03/03 (1)
Zapata Tamayo, Hermanos al Rescate e os cinco espi...
► 02/17 - 02/24 (1)
► 01/27 - 02/03 (1)
► 01/20 - 01/27 (1)
► 01/06 - 01/13 (2)
► 2012 (30)
► 2011 (30)
► 2010 (60)
► 2009 (54)
► 2008 (33)
► 2007 (23)
► 2006 (22)
► 2005 (36)
► 2004 (92)
► 2003 (13)
► 2002 (86)
Modelo Simple. Tecnologia doBlogger. — « Detalhes
Editar comentário »
Contacte quem enviou »
1·2·3Mais de Augusto de Piabetá: ›
JESUS O FILHO DE DEUS
Anjo
lia*** sousa***
Catholic Apologetics · News · Pope/Vatican · Interviews · Homilies ·Reportage · Talks · Catechesis · Mission · Pilgrimage · Liturgy ·Prayer · Vocations · Testimony · Pro Life · Mary · Saints · Family ·Youth · Kids · Music · Fun
RSS Feed · Atom Feed · Contato · Publicidade · Expediente ·Termos e Condições
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.
"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]