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Augusto de Piabetá: MANDAMENTO NOVO !
MANDAMENTO NOVO !
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Ao Mandamento de nos amarmos uns aos outros que Jesus nos deixou quando lavou os pés aos Seus discípulos se chama o Mandamento Novo -Mandatum novum do vobis....
Na Liturgia de Quinta-Feira Santa é costume, depois da homilia,Proclamar o Mandamento Novo, à imitação do que Jesus fez na Última Ceia :
- "No decorrer da ceia[...]levantou-Se da mesa, tirou as vestes e, tomando uma toalha, colocou-a à cinta. Depois, deitou água numa bacia e começou a lavar os pés aos discípulos e a enxugá-los com a toalha que pusera à cinta". (Jo, 13,1 -5).
As celebrações de Quinta-Feira Santa incluem, portanto, a cerimónia doLava-Pés, que começou a celebrar-se no século V em algumas Igrejas; no século VII na Espanha e na Gália e no século XII em Roma.
Este ritual imita Jesus na Última Ceia numa acção de humildade e serviço..
João salienta o gesto de Jesus lavando os pés dos seus discípulos e deixando como Seu testamento em palavra e exemplo, o fazerem o mesmo entre os irmãos.
Não ordena que repitam o mesmo rito, mas que façam como Ele, isto é, que repitam em todo o tempo e para toda a comunidade, gestos de serviço mútuo, não estandardizados, mas nascidos da criatividade daquele que ama, através dos quais se torne presente o amor supremo de Cristo pelos Seus, "amou-os até ao fim".
Todo o gesto de amor se torna, portanto, sacramento, isto é, visibilização, encarnação, linguagem simbólica da única realidade : o amor do Pai, o amor em Cristo, de todos os que crêem.
Em muitas Igrejas, o celebrante que preside, repete o mesmo gesto de humildade e serviço, lavando os pés a doze membros da comunidade.
Na primitiva Igreja este gesto era muito vulgar ao longo de todo o ano como acto de caridade e era considerado como sacramento, ou sinal visível do amor de Cristo.
Sendo a Eucaristia a obra prima do amor de Jesus, a prova suprema do Seu amor, compreende-se bem porque é que Ele escolheu a Última Ceia para fazer a proclamação solene do seu Mandamento Novo, o de nos amarmos uns aos outros :
- "Um Novo Mandamento vos dou : Que vos ameis uns aos outros; assim como Eu vos amei, vós também vos deveis amar uns aos outros. É por isto que todos saberão que sois Meus discípulos...". (Jo. 13,34-35).
Foi antes de partir para o Pai e antes de instituir a Eucaristia que Jesus nos deixou o seu Mandamento Novo .
Diz o Catecismo da Igreja Católica :
1337. - Tendo amado os seus, o Senhor amou-os até ao fim. Sabendo que era chegada a hora de partir deste mundo para regressar ao Pai, no decorrer duma refeição, lavou-lhes os pés e deu-lhes o mandamento do amor. Para lhes deixar uma garantia deste amor, para ficar sempre junto dos seus e os tornar participantes da sua Páscoa, instituiu a Eucaristia como memorial da sua Morte e da sua Ressurreição, e ordenou aos Apóstolos que a celebrassem até ao seu regresso, "estabelecendo-os, então, sacerdotes do Novo Testamento" (Conc.de Trento:DS 1740).
1823 . – Jesus faz da caridade o mandamento novo. Amando os seus "até ao fim"(Jo.13,1), manifesta o amor do Pai, que Ele próprio recebe. E os discípulos, amando-se uns aos outros, imitam o amor de Jesus, amor que eles recebem também em si. É por isso que Jesus diz : «Assim como o Pai Me amou, também Eu vos amei. Permanecei no meu amor».(Jo.15,9). E ainda : «É este o meu mandamento : que vos ameis uns aos outros, como Eu vos amei».(Jo.15,12).
E o Mandamento Novo, ou o Mandamento do Amor, permanece na Igreja, tendo como base e Testemunho, a celebração contínua da Eucaristia em toda a terra como Presença Real de Deus vivo no meio de nós.
John
Nascimento
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Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.
"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]