terça-feira, 30 de abril de 2013

[Catolicos a Caminho] ONDE ESTÁ DEUS Som !

 











ONDE ESTÁ DEUS ?




Esta é uma pergunta recorrente e que vamos fazer ou devemos fazer durante todo o Tempo Pascal e na expectatva da vinda do espírito Santo..

Na verdade, ainda não ultrapassámos a imagem de um Deus que, se não é responsável pelo que nos acontece, pelo menos, serve-se das nossas desventuras para nos acordar e nos pôr à prova, na certeza de que as coisas acontecem quando têm que acontecer.

Todavia, já o profeta Isaías nos apontou uma resposta quando nos disse :

- "Tende coragem, não temais ; aí está o vosso Deus ; vem para fazer justiça e dar a recompensa, Ele próprio vem salvar-nos".

Deus opõe-se a tudo o que nos faz mal e nos fere; não é responsável pelo lado negativo das nossas vidas e reserva para Si a resposta final e definitiva, que é sempre uma resposta de vida e de salvação, uma resposta que sempre nos projeta para o horizonte final e perfeito das nossas vidas.

Jesus, o Filho de Deus é o profeta anunciado por Moisés ::

- "O Senhor teu Deus, fará surgir para ti, do seio da tua gente, do meio dos teus irmãos, um profeta como eu que hás-de escutar".(Deut.18,15).

Em oposição aos magos e adivinhos pagãos, os Israelitas teriam os profetas, dos quais, o primeiro no tempo e valor era Moisés, e o último e maior é Cristo.

Temos, portanto, que saber ouvir e saber esperar.

Não é que Deus não nos possa dar respostas a curto prazo, porque, por vezes Deus corresponde no imediato às súplicas de seus filhos, mas quando o faz, é sempre para nos dar um sinal de salvação oportuno que nos reserva para o fim dos tempos, onde só chegaremos pela fé, que também Ele desperta em nossos corações pela graça do Espírito Santo.

Assim, iremos todos a caminho do absoluto.

Logo no princípio da humanidade a serpente disse para Eva, como num desafio :

- "Sereis como deuses".(Gn.3,5).

E Jesus, mais tarde havia de fazer um novo desafio aos seus discípulos :

- "Sede perfeitos como vosso Pai é perfeito".

Uma utopia ?

Não ! Trata-se de nos pormos a caminho daquela que é a perfeição – poderíamos dizer santidade – de Deus, o dom absoluto.

A cada instante somos convidados, duma forma ou doutra, a dar a nossa vida, na perspectiva do dom último e definitivo.

A perfeição a que somos chmados e a santidade que é a nossa vocação, consiste numa vida toda ela estruturada em função do dom.

A lógica do dom é que nos humaniza e, por isso, ser santo é tender sempre para uma maior autenticidade da nossa condição humana.

Desse modo seremos reconhecíveis como filhos de Deus e então, se perguntarmos onde é que está Deus, teremos que reconhecer acima de tudo que Deus está, ou deve estar, dentro de nós e é lá que o devemos procurar.



As belezas da Natureza Proclamam a existência,

O poder e a Bondade Deus !...



Onde está Deus?

Perguntam às vezes, na sua indignação ou no seu desespero, aqueles que se vêem confrontados com os dramas da existência e desconcertados com o aparente silêncio ou alheamento de Deus como se Deus Se esquecesse deles...

Onde está Deus?

Perguntam escandalizados com o espectáculo de horror e dos sofrimentos incompreensíveis que se abatem sobre o seu quotidiano como uma fatalidade que não são capazes de aceitar...

Onde está Deus?

Ouvimos nós, os crentes, porventura sem nos darmos conta de que essa interrogação nos atinge directamente e nos é dirigida também a nós...

Se tivéssemos sido fiéis à nossa própria vocação, e olhássemos mais pelos nossos irmãos, mesmo aqui ao nosso lado, talvez não existisse tanta gente a perguntar por Deus...

Se formos fiéis à nossa vocação, nós seremos, em todos os momentos, junto de cada homem, a prova de que Deus continua entre nós e a seu lado...

Na verdade, cada cristão é ungido pelo Espírito Santo para ser essencialmente um sacramento vivo de Deus junto dos seus irmãos...

Dito doutro modo : Cada cristão é chamado a ser, pela sua proximidade e solicitude, pela sua misericórdia e perdão, a Imagem do próprio Deus, que não abandona os seus filhos!...



******


Se Deus está no meio de nós, ou aqui ao nosso lado,

Teremos que viver em comunhão com Deus.

...... \\



John


Nascimento











__._,_.___


| através de email | Responder através da web | Adicionar um novo tópico

Mensagens neste tópico (2)




Atividade nos últimos dias:


Visite seu Grupo


Para cancelar sua assinatura deste grupo, envie um e-mail para:

catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com




















Trocar para: Só Texto, Resenha Diária • Sair do grupo • Termos de uso














.




__,_._,___

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.

"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]