OVELHAS SEM PASTOR !
- "Encheu-se de compaixão por aquela gente, porque eram como ovelhas sem pastor". (Mc.6,34).
Não é de estranhar que se use o "Rebanho" como uma imagem da Igreja.
A cultura em que nasceu o Cristianismo e a orientação missionária que lhe foi dada era muito familiar com um pastor e o seu rebanho.
Na primitiva Igreja a imagem de Cristo foi apresentada como a de o Bom Pastor :
- "Eu sou o Bom Pastor : O Bom Pastor dá a vida pelas suas ovelhas". (Jo.10/11).
Portanto todo o capítulo X do Evangelho de S. João sugere que a Igreja é um Rebanho com os seus pastores.
Outras vezes são as ovelhas que são a imagem do povo :
- "Ide primeiramente às ovelhas perdidas da casa de Israel". (Mt.10/6).
Jesus compara Israel com a ovelha perdida, sem pastor :
- "Contemplando a multidão, encheu-Se de compaixão por ela, pois estava cansada e abatida, como ovelhas sem pastor". (Mt. 9/36).
A ovelha perdida é objecto de várias parábolas e o tema do Bom Pastor que dá a vida pelas suas ovelhas não é exclusivo do Novo Testamento, porque já no Antigo Testamento apareceu :
- "O Senhor é meu pastor, nada me falta". (Sl.23/1).
O Novo Testamento fala do rebanho com o seu pastor :
- "Esta noite todos vos escandalizareis por Minha causa, porque está escrito : Ferirei o pastor e as ovelhas do rebanho dispersar-se-ão". (Mt.26/31).
- "Na mesma região, encontravam-se uns pastores, que pernoitavam nos campos, guardando os seus rebanhos durante a noite". (Lc.2/8).
- "Tomai cuidado convosco e com todo o rebanho de que o Espírito Santo vos constituiu administradores, para apascentardes a Igreja de Deus...". (Act.20/28).
- "E o Deus da paz que, pelo sangue da Aliança eterna, ressuscitou dos mortos, o grande Pastor das ovelhas, Jesus Cristo Nosso Senhor". (He. 13/20).
- "Apascentai o rebanho que Deus vos confiou, velando por ele, não constrangidos, mas de boa vontade...". (1 Pe. 5/2).
O Evangelho deste 4º Domingo da Páscoa –C, volta ao tema dos Rebanhos e das ovelhas sem pastor, na repetição de uma imagem da Igreja e da sua solicitude pelos seus membros, para os lembrar que Jesus é o Bom Pasrtor e a Igreja, no cumprimento da sua missão evangelizadora, quer que todos os seus membros se salvem.
-"As minhas ovelhas escutam a minha voz; Eu conheço-as, e elas seguem-Me"
Em virtude desta união com Cristo, o cristão sente-se já salvo em plenitude, experimenta uma inabalável segurança, que tem o seu fundamento no próprio poder do Pai, de que Jesus participa, pois é um com Ele.
Nascimento
catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.
"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]