domingo, 7 de abril de 2013

[Catolicos a Caminho] TEMPO PASCAL TEMPO DO ESPÍRITO SANTO (01) A FORÇA DO ESPÍRITO SANTO Som !

 

 

                    TEMPO PASCAL

              TEMPO DO ESPÍRITO SANTO !

 

                                                    (01)       A Força do Espírito Santo.

 

 -"Foi este Jesus que Deus  ressuscitou, de que nós somos testemunhas".(Act.2,32).

 

Então, como é que nós vamos celebrar este Tempo da Páscoa ?

Eis uma maneira de como a Igreja o vai fazer :

Desde agora e até ao Pentecostes, a Lirurgia da Palavra da Primeira Leitura de todas as Missas, é dos Actos dos Apóstolos.

Isto significa que para os próximos 50 dias, nós vamos seguir o que fizeram os primeiros cristãos, ao difundirem a Boa-Nova da Ressurreição nos caminhos de Roma.

Vamos lendo, histórias e mais hostórias de como o Espírito Santo infundia a sua força a todos os homens e mulheres para construirem a Igreja, e como eles próprios iam aprendendo a submeter-se à sabedoria e ao poder do Espírito Santo.

Todos tinham o cuidado de comunicar uns aos outros a mensagem da Salvação de Jesus Cristo.

Na sequência do seu Evangelho, Lucas escrveu o único Livro da Bíblia que descreve as primeiras décadas cruciais da primitiva Igreja.

Nós podemos assim aprender como os primeiros Cristãos viviam em comunidade, como oravam em conjunto e como levavam a mensagem do Evangelho aos gentios.

Aprendemos como os primeiros cristãos se amavam uns aos outros, as razões porque o faziam, e os sacrifícios que faziam pela construção da Igreja.

E assim é Pedro quem começa por nos dizer :

- "Foi este Jesus que Deus  ressuscitou, de que nós somos testemunhas".(Act.2,32).

E esta primeira mensagemn foi numa linguagem tão extraordinária, que todos os povos presentes e de línguas diferentes, a entenderam perfeitamente e com grande espanto, sobre as maravilhas do poder de Deus.

Isto, graças a Jesus de Nazaré, ressuscitado de entre os mortos e com a força do Espítrito Santo, como tinha sido prometido no Antigo Testamernto, pelo profeta Joel :

- "Nos últimos dias, diz o Senhor, derramarei o Meu Espírito sobre toda a criatura. Os vossos filhos e as vossas filhas, hão-de profetizar, e os vossos jovens terão visões, e as vossas filhas terão sonhos".(Act.2,17).

Lucas descreve-nos, num total de 28 capítulos, como  as vidas de pessoas vulgares se foram transformando pela força do Espírto Santo.

E nós hoje sabemos quantas pessoas se deixaram conduzir pela força do Espítito Santo e construiram a Igreja maravilhosa que nós temos.

Deus tem planos maravilhosos para todos nós durante todo este tempo da Páscoa, que nós havemos de saber cumprir se nos abrirmos ao Espírito Santo e nos deixarmos guiar por Ele.

Isto, porque a acção do Espírito Santo não acabou no último capíltulo dos Actos dos Apóstolos, (28) que começou com Pedro em Jerusalém e terminou com Paulo em Roma.

E a partir daí continuou com todos aqueles que construiram a Igreja sobre a Boa-Nova da Ressurreição, e vai continuando até ao fim dos tempos sob a promessa de Jesus de estar com a sua Igreja sob o poder e guia do Espírito Santo.

 

                                    John

                                                Nascimento

 

 

 

 

__._,_.___
Atividade nos últimos dias:
Para cancelar sua assinatura deste grupo, envie um e-mail para:
catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com

.

__,_._,___

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.

"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]