domingo, 28 de abril de 2013

[Catolicos a Caminho] TEMPO PASCAL, TEMPO DO ESPÍRITO SANTO (05) RECEBER O ESPÍRITO Som !

 











TEMPO PASCAL

TEMPO DO ESPÍRITO SANTO !



(05) Receber o Espírito !



O Livro dos Actos dos Apóstolos mostra-nos que Deus quer encher-nos, surpreender-nos e mesmo guiar-nos dia após dia.

Mas, como é que isto se pode realizar ?

Deve ser como o Espírito Santo nos mostrar.

Assim, podemos considerar alguns exemplos de como o Espírito Santo nos guia nas nossas vidas.



1º . – Abrir o nosso coração.

Isto pode parecer simples, mas neste nosso mundo tão saturado, é um verdadeiro desafio.

Telefones (tele-móveis), Televisão, Computadores, Estações de Rádio e Televisão alimentados por Videos de toda espécie – incluindo pornografia ao domicílio - são tudo coisas que parecem tornar a nossa vida fácil e maravilhosa sem fronteiras.

Mas todas estas facilidades têm tornado a vida de muita gente como um pesadelo, qualquer coisa muito preocupante, especialmente no que diz respeito a uma boa educação e uma tremenda responsabilidade.

Isto é muito importante porque, para além do mais, nos rouba muito tempo que podia ser empregado de maneira mais valiosa para o cumprimento dos nossos valores essenciais.

Nós temos que criar espaço nas nossas vidas, arranjar tempo e disponibilidade, para uma abertura à acção do Espírito Santo.



2º. – Formar a nossa mentalidade.

Como será difícil guardar a tranquilidade do nosso coração se não tivermos alguma coisa que nos desperte a nossa atenção !

É por isso que será muito importante e vantajoso, dispendermos algum tempo do nosso dia-a-dia com a meditação sobre as verdades de Deus.

Podemos, por exemplo, fazer algumas reflexões sobre a Liturgia da Palavra da Missa de cada dia, que podemos encontrar no nosso Missal, se não podermos ir diariamente à Missa.

Podemos também ler e meditar sobre algum ponto do Catecismo da Igreja Católica para que ele não continue a ser palavra morta para a nossa vida.

Podemos ainda ler alguns tópicos da vida dos Santos ou dos escritos dos santos Padres e Doutores da Igreja, bem como sobre a Pastoral e a Liturgia da Igreja, por vezes tão esquecida ou mal tratada.

Temos portanto muitas opções que podemos escolher, para termos a certeza e a vantagem de permanecermos mais unidos a Deus através do Espírito Santo, segundo esta palavra de Paulo aos Filipenses :

- "Quanto ao resto, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, tudo o que é virtuoso e louvável, é o que deveis ter em mente".(Fil.4,8).



3º . – Tomar nota para reflectir.

Escrever em qualquer caderno de apontamentos, aquela frase ou aquele pensamento que mais nos impressionar na leitura de cada dia, como inspiração do Espírito Santo, para que, oportunamente nos possamos lembrar dele e do que ele mais nos recomenda.

Doutra maneira, não teremos mais nada que, durante o dia, nos faça esquecer as muitas preocupaçõpes, problemas, desgostos e inquietações que nos absorvem quase por completo sem qualquer resolução à vista e que podem tornar a nossa vida inútil.



4º . – Sempre actualizados.

É preciso que sintamos, de vez em quando, a presença de Deus na nossa vida, através dos dons do Espírito Santo.

Devemos estar abertos à voz de Deus, através da ajuda do Espírito Santo, que nos pode dar uma ajuda oportuna, sobretudo nos momentos mais difícies, através de um momento de reflexão, para estarmos sempre actualizados e em sintonia com o nosso testemunho de vida que temos que dar a cada momento, mesmo nas coisas mais simples, porque um simples bom exemplo, mesmo numa atitude humana, pode valer mais do que um bom discurso.

E assim a nossa vida continua.

O Livro dos Actos dos Apóstolos, não nos diz tudo quanto o Espírito Santo opera em nós, porque ele continua a sua acção em nós todos os dias.

Ele, ao longo dos tempos, tem transformado pessoas humildes em grandes figuras da Igreja e da Sociedade, à imitação do que fez Jesus enquanto viveu no meio e nós, edificando assim a Sua Igreja através dos tempos e dando-lhe o poder de se difundir pela Evangelização, e assim há-de continuar até ao fim dos tempos sob a promessa de Jesus e, em cada época, pelos ensinamentos do Magistério da Igreja.

É através do Magistério da Igreja que nós devemos estar unidos a Jesus como os ramos da videira ao seu tronco que é a Cepa.

E é só assim que nós podemos produzir frutos abundantes que nos alimentem para a vida eterna, para uma união íntima a toda a Santíssima Trindade.



John

Nascimento










__._,_.___


| através de email | Responder através da web | Adicionar um novo tópico

Mensagens neste tópico (1)




Atividade nos últimos dias:


Visite seu Grupo


Para cancelar sua assinatura deste grupo, envie um e-mail para:

catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com










Trocar para: Só Texto, Resenha Diária • Sair do grupo • Termos de uso














.




__,_._,___

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.

"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]