Augusto d… · Correspondências · Enviar ·
Publicidade:
Augusto de Piabetá: "Governo Hollande me transformou em militante", diz francês contrário ao casamento gay
Assine 0800 703 3000
SAC
Bate-papo
E-mail Grátis
Notícias
Esporte
Entretenimento
Mulher
Rádio
Vídeo
Shopping
UOL NotíciasInternacional
Últimas
Ciência
Cotidiano
Economia
Educação
Internacional
Atentado em Boston
Sucessão de Hugo Chávez
Papa Francisco
Conflito Israel-Palestina
Crise na Síria
Jornais internacionais
Notícias
Jornais
Política
Saúde
Tabloide
Tecnologia
+ Canais
"Governo Hollande me transformou em militante", diz francês contrário ao casamento gay
3
François Béguin
23/04/201306h00
Comunicar erroImprimir
Ampliar
Casamento gay gera protestos contra e a favor na França41 fotos
26 / 4121.abr.2013 - Homem segura cartaz onde se lê "apenas um pai, apenas uma mãe", em frente ao Hotel des Invalides, em Paris, durante protesto contra projeto que pode permitir o casamento gay na França Leia maisEtienne Laurent/ Efe/EPA
"Você participa da mobilização contra o 'casamento homossexual'? Conte-nos." Em menos de duas horas, o apelo ao testemunho publicado no último dia 15 de abril na primeira página do site do "Le Monde" recebeu mais de uma centena de respostas. Entre os que contribuíram, alguns dos quais foram contatados por e-mail ou por telefone, perfis de todas as idades, todas as profissões, originários de toda a França. Eles testemunham as modalidades de seu envolvimento. Todos, ou quase, dizem considerar-se vítimas de "desprezo" por parte do governo. E contam o tempo que têm dedicado nas últimas semanas a sua causa.
A mobilização contra o "casamento para todos" parece muitas vezes, em primeiro lugar, um batismo de fogo no engajamento político. Ghislain, 29, diretor de inovação em uma empresa start-up na região parisiense, conta que "nunca havia participado de uma manifestação, política ou sindical, antes de 17 de novembro de 2012", dia da primeira "Manifestação para Todos" em Paris. Para ele, 13 de janeiro foi "o choque do número, da massa, da mobilização. Um militante nasceu naquele dia", afirma. "Eu compreendi naquela tarde que o governo nos minimizaria e nos humilharia o quanto pudesse, mas que nada mais deteria nossa mobilização." Ele resume assim seu percurso: "Esse governo fez de mim um militante. Ele fez uso de folhetos, blog, conta no Twitter... dia, noite e fim de semana.
"Eu nunca havia me manifestado antes do mês de dezembro", conta também Philippe, 34, advogado em Lyon. Na eleição presidencial ele votou em François Bayrou no primeiro turno e em branco no segundo. Ele se define como cristão praticante.
"Um dever pela França"
LEIA MAIS
Prestes a aprovar casamento gay, França encara clima de tensão
Opositores e defensores do casamento gay tomam as ruas de Paris
Presidente francês denuncia os atos homofóbicos
Clémence, 28, e Thibaud, 25, não se conheciam, mas seus perfis e seus trajetos são próximos. Os dois se apresentam como católicos praticantes. Ela ensina história e geografia em um colégio de Seine-Saint-Denis, ele trabalha em um escritório de assessoria em Lyon. Próximos da UMP (Clémence entregou sua carteirinha pouco depois da eleição de Nicolas Sarkozy), o casamento homossexual era para eles um "ponto inegociável" e um "critério decisivo" do programa de François Hollande durante a eleição presidencial. Na única vez em que eles tinham se manifestado ainda eram adolescentes, foi durante a manifestação contra o Pacs em 1999.
Clémence, engajada na organização da Manifestação para Todos, dedica neste momento duas noites por semana à preparação de manifestações, sobretudo a colar cartazes. "Entre os amigos, nos perguntamos, o que fazíamos antes da manifestação", ela se interroga. "Só falamos disso." Em seu depoimento enviado ao "Le Monde", ela escreveu: "Mesmo que eu me canse de dedicar muito do meu tempo livre, faço isso como um dever pela França".
Thibaud, por sua vez, conta que nos últimos tempos seu investimento no Twitter (1.600 seguidores) lhe toma até duas horas por dia. "Eu transmito os artigos, respondo a personalidades, discuto com pessoas que têm pontos de vista contrários."
"Devo dizer que não sou um manifestante na alma", admite Paul, de Cergy, 22, em seu depoimento. "Quando desci à rua em 13 de janeiro, foi quase a contragosto, porque não gosto desse gênero de procedimento. Entretanto, pensei que a situação o exigia e que nossa simples presença bastaria para fazer admitir a necessidade de um debate nacional. Mas o desprezo arrogante e a ignorância culpada do governo me deixaram estupefato e um pouco decepcionado."
"O fundo do meu pensamento"
Facebook, Twitter, blogs... as redes sociais representam uma parte importante do envolvimento cotidiano dos adversários que responderam à solicitação do " Le Monde". "Esse compromisso de lutar contra esse projeto tem diversos sentidos para o futuro e ocupa o fundo do meu pensamento da manhã à noite, e me toma facilmente três horas por dia seguindo as ações nas redes sociais ou discussões com os amigos a favor ou contra, ou ainda participações nos atos realizados", testemunha por e-mail Esther, 36, de Bordeaux.
"O debate ocupou tal lugar em nossa vida cotidiana (almoços de amigos e de família, mural do Facebook, redes de e-mail) que é um pouco overdose", reconhece Phillippe, o advogado de Lyon. "Por isso agora nós evitamos falar, mas estamos sempre prontos a desfilar quando nossa vida familiar o permite."
O envolvimento de Pierre, 43, que trabalha no meio cultural em Paris, é "quase unicamente virtual". "Se eu não me manifesto na rua é porque pertenço a um meio onde seria difícil justificar minha posição", escreve ele, explicando como esse projeto de lei de certa forma o levou a pensar contra si mesmo. "Eu vivo um dilema. Parisiense burguês, de esquerda (eleitor do PS), ateu e razoavelmente moderno, estou--entretanto--, no 'campo oposto': os que recusam o casamento para todos, não devido a uma homofobia qualquer, mas por temer um desvio para as crianças.
"Há alguns dias", acrescenta, "eu lamento evidentemente os atos violentos de alguns sobre o assunto, mas confesso que recebi muito mal as caricaturas das pessoas favoráveis à lei. Impossível pensar tranquilamente nesse assunto sem ser tachado de homofóbico ou de reacionário. Portanto, não falo quase com ninguém sobre minha oposição."
"Ignorados, humilhados"
Em quase todos os depoimentos, a palavra "desprezo" surge com regularidade. "É claro que nos sentimos ignorados, humilhados, caricaturizados e desprezados", explica Irène, que se diz jornalista. "Somos apresentados como fascistas extremistas, o que é ridículo quando a gente se encontra no meio de um desfile de mães de família e de pessoas que saem do trabalho. Os manifestantes, nós todos, estamos chocados pelo fosso que separa nossas intenções da imagem transmitida pela mídia e a classe política. Estou convencida de que a mobilização ganhará amplitude até que a opinião dos manifestantes seja levada a sério. Era a única exigência no início: um debate verdadeiro. O fato de atirar 700 mil petições no lixo fez o copo transbordar."
"Existe uma verdadeira polícia do pensamento em nosso país", escreve Axelle, 25. "Se eu digo que penso que na minha opinião, vale mais para uma criança ter um pai e uma mãe, sou fascista, de extrema-direita, identitária, católica fundamentalista! Não, senhores jornalistas, senhores políticos, vocês estão enganados."
Tradutor: Luiz Roberto Mendes Gonçalves
Comunicar erroImprimir
UOL CLIQUES
Mude Já Para SKY HDTV
Imagens em alta definição a partir de R$89,90. Assine já!
Assine.Sky.com.br
Anuncie aqui
COMENTÁRIOS 3
Comentar com:
Perfil UOL
Lucas Pereira da Silva
12 horas atrás
Ah até que não está diferente daqui...
Responder
0
Denunciar
Ricardo Romano
20 horas atrás
PQ BCS NÃO ESTÃO PUBLICANDO MEUS COMENTÁRIOS?
Responder
0
Denunciar
Ricardo Romano
20 horas atrás
Engraçado é que quando as crianças são geradas sem condições e são jogadas em orfanatos, os homofóbicos não saem às ruas gritando, não se sentem "humilhados, desprezados ou ofendidos". Ou seja, eles FINGEM QUE ESTÃO FAZENDO ISTO POR AMOR A ESSAS CRIANÇAS. MAS É APENAS HOMOFOBIA. PURA E SIMPLES! E
Responder
2
Denunciar
Página 1 de 1
Anterior
Próxima
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso
Veja mais
França aprova projeto de lei que legaliza casamento gay
23/0417h56
Franceses comemoram aprovação de casamento gay no país23/0415h47
O Brasil também deve aprovar o casamento entre pessoas do mesmo sexo?23/0415h15
COMPARTILHE
SUA LEITURA
SIGA UOLNOTICIAS NO
Atentado de Boston
Defensora de acusado por atentado em Boston já defendeu terroristas 18
Acusado diz que atentado de Boston teve motivação religiosa 30
Erro em passagem aérea fez FBI perder pista de suspeito de Boston, diz TV
Questões não respondidas que podem desvendar o atentado em Boston
Você viu?
Garoto de seis anos sobrevive a ataque de jacaré na Flórida 19
Câmara de SP aprova Bilhete Único Mensal e fim de baile funk na rua 6
Grávida quer vender cabelo de 1,40m para comprar enxoval de bebê 34
Acusado de 16 estupros é solto depois de ficar pouco mais de um ano preso 39
Miss Brasil World 2013: "Venci pela minha determinação"
Curiosas
Uón! Buldogue vira Forrest Gump e ganha concurso de beleza
Tá com sede? Garrafona de 2 m armazena 200 L de vinho na República Tcheca
Cão australiano tem latido mais alto do mundo, com 113.1 decibéis
Mais de 2.000 "observadores da Lua" tentam bater recorde no México
Mais incríveis
Calor leva a galera para praias e parques
OMG! Você já viu bicho mais bizarro que este?
As celebridades em fotos "vergonha alheia"
Convenção de tatuagens pelo mundo
Camisinha em lata e mais alimentos impróprios
Qual é o cientista mais sexy do mundo? Vote
Marcha das Vadias luta por direito das mulheres
Veja os protestos do Femen pelo Brasil e pelo mundo
Parece, mas não é! Veja as fotos
Vejas as fotos dos internautas do UOL
Você acha que quanto menor a renda e a escolaridade, maior o respeito à lei?
Sim. Os mais humildes são mais honestos
Saiba mais
Não. Essa relação é equivocada
Saiba mais
Não tenho opinião
Saiba mais
VotarResultado parcial
Mundo animal
Filhote de tigre é apresentado pela primeira vez para visitantes de zoológico
Leitão é salvo do matadouro após nascer com dois focinhos e três olhos
Clique Ciência: Qual animal copula mais vezes em um dia?
Top 5 mais lidas do mês
Ataques em maratona de Boston
Chaco vira cérebro em foto especial
Ameaça de guerra na Coreia do Norte
Avião cai no mar e todos sobrevivem
Fuga do "maníaco da cruz"
Álbuns
Olho Mágico23/0418h47
Olho Mágico22/0418h28
Olho Mágico19/0417h14
Veja os bichos que foram notícia na semana19/0406h00
Olho Mágico18/0414h10
Olho Mágico16/0416h01
Loterias
Mega Sena
Lotomania
Federal
Dupla Sena
Lotofácil
Timemania
Quina
Loteca
Lotogol
Comunicar erroErratasFale com o UOL Notícias
BUSCAR
Shopping UOL
TabletAproveite! A partir de12x de R$ 24,92
RelógiosDiversos modelos a partir de7x de R$ 10,27
TênisDiversas marcas a partir deR$ 59,90
Adega de VinhosConfira aqui! A partir de9x de R$ 29,99
PoltronaReclinável, a partir de5x de R$ 59,80
Samsung GalaxyAproveite! A partir de10x de R$ 37,90
Notebook
Tênis
Câmera digital
Relógios
GPS
Tv LCD
Ar Condicionado
Perfumes
Celular e Smartphone
HOME UOL
ENTRETENIMENTO
NOTÍCIAS
MULHER
ESPORTES
RÁDIO UOL
TV UOL
JOGOS
BATE-PAPO UOL
ESPECIAIS
Carnaval 2013
BBB13
Libertadores 2013
Campeonato Paulista 2013
Chuvas pelo Brasil
Verão 2013
SPFW
ECONOMIA
Bolsas e Ações
Empresas
Empregos
UOL Invest
POLÍTICA
Escândalos no Congresso
Escuta Essa!
Pesquisas
Políticos do Brasil
TECNOLOGIA
Downloads
Dicas
Guias de produtos
Mundo Apple
SAÚDE
Bem-estar
Cérebro e mente
Dieta e boa forma
Jairo Bouer
SERVIÇOS
Cotações
Horóscopo
Loterias
Tempo e Trânsito
SIGA UOL NOTÍCIAS
RSS
Celular
© 1996-2013 UOL - O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados. Hospedagem: UOL Host
24/04/2013 03:50:25
Share Save
0 avaliação(ões)
Augusto de Piabetá — 24/04/2013 03:53:39:
http://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/le-monde/2013/04/23/o-governo-hollande-me-transformou-em-militante-diz-frances-contrario-ao-casamento-gay.htm
Editar comentário »
Contacte quem enviou »
Oração à Nossa Senhora de Lourdes
Travelers Left Waiting After Big Cuts
Nossa Senhora de Medjugorje
ADHT: Defesa Hetero
ABSURDO: ATIVISTAS GAYS ATACAM BISPO
São Jorge – a história de um santo muito amado
Oração a São Jorge
Milagre Eucarístico de Scala
Milagre Eucarístico de Scala
Fotos de Revoltados ON LINE · Página de Revoltados ON LINE
ADHT: Defesa Hetero
REFORMARAM ATÉ MESMO A BÍBLIA
Catholic Apologetics · News · Pope/Vatican · Interviews · Homilies · Reportage · Talks · Catechesis ·Mission · Pilgrimage · Liturgy · Prayer · Vocations · Testimony · Pro Life · Mary · Saints · Family ·Youth · Kids · Music · Fun
RSS Feed · Atom Feed · Contato · Publicidade · Expediente · Termos e Condições
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.
"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]