segunda-feira, 29 de abril de 2013

[Novo post] O que dizer para as pessoas que dizem que Deus tanto pode ser “ele” quanto “ela”?





Augusto d… · Correspondências · Enviar ·
Publicidade:



Augusto de Piabetá: O que dizer para as pessoas que dizem que Deus tanto pode ser "ele" quanto "ela"?




tiago rodrigo silva publicou: "A Sagrada Escritura e a Sagrada Tradição nunca se referem a Deus na pessoa "ele" ou "ela". A palavra "ele" é mais usada. Este mesmo uso é invariavelmente seguido pelo Magistério da Igreja, na Liturgia e é estipulado como regra geral na Igreja. Jesus inici"

Novo post em Paraclitus


O que dizer para as pessoas que dizem que Deus tanto pode ser "ele" quanto "ela"?

by tiago rodrigo silva
A Sagrada Escritura e a Sagrada Tradição nunca se referem a Deus na pessoa "ele" ou "ela". A palavra "ele" é mais usada. Este mesmo uso é invariavelmente seguido pelo Magistério da Igreja, na Liturgia e é estipulado como regra geral na Igreja.
Jesus inicia a oração que Ele nos ensinou com "Pai Nosso". Um pai é identificado como "ele". O próprio Jesus é, obviamente, masculino; então seria inapropriado nos dirigirmos a Ele como um ser não masculino. E Jesus faz referencia ao Espírito Santo como "ele": "Mas o Advogado, o Espírito Santo, que o Pai vai enviar em meu nome, ele ensinará a vocês todas as coisas e fará vocês lembrarem tudo o que eu lhes disse." (João 14, 26).
Enquanto a Bíblia às vezes usa o feminino para exemplificar metáforas maternais para Deus, especialmente para a sabedoria divina- na qual em muitas passagens parece ser representada como uma pessoa divina e tem sido às vezes teologicamente identificada com o Filho de Deus- nunca a Escritura e a Sagrada Liturgia concordaram em chamar Deus de "ela", nem "ele".
Não existe ao longo da História do cristianismo expressão "inclusiva" para a linguagem referente á Deus.
Quanto ao sacerdócio exclusivamente masculino, o Santo Padre não poderia ter sido mais claro sobre esta questão. Na carta apostólica,Ordinatio Sacerdotalis, ele diz:
"Portanto, a fim de que todas as dúvidas possam ser removidas a respeito de um assunto de grande importância, uma questão que pertence à própria constituição divina da Igreja, em virtude do meu ministério de confirmar os irmãos (cf. Lc 22,32), declaro que a Igreja não tem absolutamente a faculdade de conferir a ordenação sacerdotal às mulheres e que esta sentença deve ser considerada como definitiva por todos os fiéis da Igreja".
Fonte: http://www.catholic.com/quickquestions/what-should-i-say-to-a-priest-who-refers-to-god-as-he-or-she
Traduzido por Tiago Rodrigo da Silva – Apostolado Spiritus Paraclitus

tiago rodrigo silva | abril 29, 2013 às 9:28 am | Categorias: Deus - Uno - Trino | URL: http://wp.me/p1Iwyb-2vy
Unsubscribe or change your email settings at Manage Subscriptions.
Problemas ao clicar? Copie e cola esta URL em seu navegador:
http://www.paraclitus.com.br/2013/doutrina/santissima-trindade/o-que-dizer-para-as-pessoas-que-dizem-que-deus-tanto-pode-ser-ele-quanto-ela/

29/04/2013 23:15:09


Share Save
0 avaliação(ões)





As bênçãos do toque do sino

Um padre tonto é tratado pela imprensa como se fosse um …

Tchau, Beto!

Adoração

Vídeos do Angueth

Tyrone Stofel

FÉ SEM OBRAS

http://www.comshalom.org/blog/carmadelio/

Nossa Senhora de Medjugorje

[Catolicos a Caminho] Segunda-feira, 29 de abril de 2013

Livros Católicos para Download

No espírito da ONU: Rev. Marcos Amaral e sua luta para …

Catholic Apologetics · News · Pope/Vatican · Interviews · Homilies · Reportage · Talks · Catechesis ·Mission · Pilgrimage · Liturgy · Prayer · Vocations · Testimony · Pro Life · Mary · Saints · Family ·Youth · Kids · Music · Fun

RSS Feed · Atom Feed · Contato · Publicidade · Expediente · Termos e Condições

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.

"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]