O Redator de Teresópolis: Atitude de Barbosa foi "desrespeitosa e grosseira", dizem associações |
O Redator… · Correspondências · Enviar ·
Publicidade:
O Redator de Teresópolis: Atitude de Barbosa foi "desrespeitosa e grosseira", dizem associações
Assine 0800 703 3000
SAC
Bate-papo
E-mail Grátis
Notícias
Esporte
Entretenimento
Mulher
Rádio
Vídeo
Shopping
UOL NotíciasPolítica
Últimas
Ciência
Cotidiano
Economia
Educação
Internacional
Jornais
Política
Mensalão
Eleições 2012
Escuta Essa!
Escândalos no Congresso
Pesquisas
Políticos do Brasil
Poder e política
Blogs
Notícias
Saúde
Tabloide
Tecnologia
+ Canais
Atitude de Barbosa foi "desrespeitosa e grosseira", dizem associações
782
Fernanda Calgaro
Do UOL, em Brasília
09/04/201315h54 > Atualizada 09/04/201318h38
Comunicar erroImprimir
Carlos Humberto/SCO/STF
As três principais associações de magistrados emitiram uma nota nesta terça-feira (9) criticando o comportamento do presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Joaquim Barbosa, em uma audiência ontem e afirmando que a história da Corte "contempla grandes presidentes e o futuro há de corrigir os erros presentes".
No encontro, pedido pelos representantes das entidades para apresentar reivindicações da categoria, houve bate-boca e o clima ficou tenso. Diversos temas foram alvo de críticas de Barbosa, mas o ápice da discussão se deu em torno dacriação de mais quatro tribunais regionais federais.
LEIA MAIS
Congresso ignora presidente do STF e cria quatro novos tribunais
Criação de novos TRFs 'implicará enormes custos ao erário', diz Barbosa
Novos tribunais podem custar R$ 8 bilhões ao ano, afirma ministro
Em certo momento, ele chegou a mandar que um dos magistrados baixasse o tom de voz e só falasse quando autorizado.
O documento é assinado pelo presidente da AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros), Nelson Calandra, da Ajufe (Associação dos Juízes Federais do Brasil), Nino Toldo, e o presidente em exercício da Anamatra (Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho), João Bosco de Barcelos Coura, que estavam presentes na audiência de ontem.
A Ajufe também soltou um comunicado separado em que repudia a acusação de Barbosa de que houve atuação "sorrateira" da entidade em favor da aprovação da criação de mais tribunais.
O documento critica o fato de o ministro ter dito que as entidades classe induziram o Congresso a erro. "Insinuar que uma associação de classe iludiu o Congresso Nacional é desmerecer e diminuir a capacidade técnica e política do parlamento brasileiro, que possui quadros experientes que jamais se submeteriam a artimanhas dessa natureza", afirma Nino Toldo, da Ajufe, no texto.
JOAQUIM BARBOSA DISCUTE COM JUÍZES DURANTE REUNIÃO NO STF; OUÇA
No documento, eles afirmam que Barbosa "agiu de forma desrespeitosa, premeditadamente agressiva, grosseira e inadequada". Acrescenta ainda que o presidente da Suprema Corte tem "dificuldade em conviver com quem pensa de modo diferente do seu, pois acredita que somente suas ideias sejam as corretas".
Leia abaixo a íntegra da nota:
A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) e a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), entidades de classe de âmbito nacional da magistratura, considerando o ocorrido ontem (8) no gabinete do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), vêm a público manifestar-se nos seguintes termos:
1. O presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa, agiu de forma desrespeitosa, premeditadamente agressiva, grosseira e inadequada para o cargo que ocupa.
2. Ao permitir, de forma inédita, que jornalistas acompanhassem a reunião com os dirigentes associativos, demonstrou a intenção de dirigir-se aos jornalistas, e não aos presidentes das associações, com quem pouco dialogou, pois os interrompia sempre que se manifestavam.
3. Ao discutir com dirigentes associativos, Sua Excelência mostrou sua enorme dificuldade em conviver com quem pensa de modo diferente do seu, pois acredita que somente suas ideias sejam as corretas.
4. O modo como tratou as Associações de Classe da Magistratura não encontra precedente na história do Supremo Tribunal Federal, instituição que merece o respeito da Magistratura.
5. Esse respeito foi manifestado pela forma educada e firme com que os dirigentes associativos portaram-se durante a reunião, mas não receberam do ministro reciprocidade.
6. A falta de respeito institucional não se limitou às Associações de Classe, mas também ao Congresso Nacional e à Advocacia, que foram atacados injustificadamente.
7. Dizer que os senadores e deputados teriam sido induzidos a erro por terem aprovado a PEC 544, de 2002, que tramita há mais de dez anos na Câmara dos Deputados ofende não só a inteligência dos parlamentares, mas também a sua liberdade de decidir, segundo as regras democráticas da Constituição da República.
8. É absolutamente lamentável quando aquele que ocupa o mais alto cargo do Poder Judiciário brasileiro manifeste-se com tal desprezo ao Poder Legislativo, aos Advogados e às Associações de Classe da Magistratura, que representam cerca de 20.000 magistrados de todo o país.
9. Os ataques e as palavras desrespeitosas dirigidas às Associações de Classe, especialmente à Ajufe, não se coadunam com a democracia, pois ultrapassam a liberdade de expressão do pensamento.
10. Como tudo na vida, as pessoas passam e as instituições permanecem. A história do Supremo Tribunal Federal contempla grandes presidentes e o futuro há de corrigir os erros presentes.
Brasília, 9 de abril de 2013.
NELSON CALANDRA
Presidente da AMB
NINO OLIVEIRA TOLDO
Presidente da Ajufe
JOÃO BOSCO DE BARCELOS COURA
Presidente em exercício da Anamatra
Comunicar erroImprimir
UOL CLIQUES
Quer ganhar na Lotofácil?
Saiba como apostar melhor Esquemas para loterias
desdobramentos.guiadaloteria.br
Anuncie aqui
COMENTÁRIOS 782
Comentar com:
Perfil UOL
nhé
35 minutos atrás
Seria muito bom se tivéssimos mais homens como Joaquim Barbosa, homem com tutano, com coragem, contra tudo que tem cheiro "arroz queimado" imaginem partidos dirigidos por homens com essa integridade, muitos pés de rato iriam se ferrar.
Responder
0
Denunciar
Santosmaníaco
38 minutos atrás
Boa ministro! Os juízes estavam lá como corporação, na qualidade de representantes de classe. Há que se dar limites. A própria nota divulgada posteriormente mostra que o interesse é de classe e não o interesse da nação. Juízes independentes é o que a democracia precisa. Esse o exemplo dado. Muito bem. Não há dúvida que, ao colocar o assunto na mídia, o Sr. ajuda a democracia. Se foi sorrateiramente ou não, eu que leio três jornais todos os dias não estava ciente do que as corporações de estavam articulando. Parabéns Ministro!
Responder
0
Denunciar
OPS!!
39 minutos atrás
Tiririca, Enéias, Collor e tantos outros, todos tiveram grande aprovação popular. E agora o Joaquim... O povo sabe o que faz, sabe votar, sabe o que diz. É por isto que temos políticos excelentes neste país. KKKK. Se os juízes não fossem concursados e, sim, eleitos pelo povo, teríamos ótimos juízes também... kkkk
Responder
0
Denunciar
Merdi
47 minutos atrás
Dá-lhe Joaquim, esse povo só quer mamar e mandar a conta para o contribuinte, nós
Responder
0
Denunciar
Waldemar Cordeiro
48 minutos atrás
Sem entrar no mérito da discussão sobre a criação dos tribunais, discordo da forma ranzinza e prepotente como o Ministro Joaquim Barbosa tratou os juízes e distratou um jornalista há poucas semanas, com expressões pouco apropriadas. Traindo sua consciência autoritária, Joaquim Barbosa ressuscitou o "sabe com quem está falando?", rito do Brasil hierarquizado e autoritário, revestido de arrogância e presunção, tão bem explorado pelo antropólogo Roberto DaMatta. Lembrou muito o Presidente Figueiredo com o seu "quebro e arrebento". Naquela época, senti alívio quando José Sarney assumiu a Presidência, pelo menos pudemos conviver com um homem urbano, educado e civilizado. Para ser autoritário e praticar bravatas, não basta ser Presidente do STF, é necessário ter classe e o talento, o carisma e a perspicácia de um Jânio Quadros. Uma dose de humildade não faz mal a ninguém.
Responder
0
Denunciar
gersoncj
54 minutos atrás
O ministro não foi grosseiro, apenas manifestou sua opnião, que convenhamos, é a favor do Brasil. Já os nobres colegas, devem estar preocupados pois já devem ter iniciado o leilão para ocupar os novos TRFs, assim como seus votos que são todos comprados a preços muito elevados (vide exemplo recente em SP). Bastaria a receita federal verificar a compatibilidade entre a renda com o patrimônio pessoal, para descobrir que talvez tenhamos 2% de juízes honestos, o resto, deveria estar dividindo espaço com Beira-Mar.
Responder
0
Denunciar
Silvio Milhomem Milhomem
55 minutos atrás
Sarnei tem uma belisima estatua para homenagealo no inferno
Responder
0
Denunciar
Silvio Milhomem Milhomem
56 minutos atrás
Quem pode com esse senado podre ,e com essa camara de deputados nojenta ,ninguem ;So se soltasse uns tres boing ,mesmo assim sobraria vestigios ; Estao fazendo uma estatua em memoria deles la no inferno.
Responder
0
Denunciar
*Shake*
58 minutos atrás
Não, Joaquim Barbosa, eu não estou com você. Eu me informo e te conheço de outros atos, a mim vc não engana. Pena q a população precise tanto de super heróis a ponto de perder o senso crítico, se é que um dia o teve...
Responder
0
Denunciar
fermanso961
59 minutos atrás
ao Ilmo Presidente do Supremo Tribunal que ele esta certissimo em nao concordar com esses mamadores do dinheiro publico tentam implantar mais uma mamata PAU NELES O senhor esta de parabenssssssssssssssss
Responder
0
Denunciar
Página 1 de 79
Anterior
Próxima
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso
Veja mais
Tema da conexão Bandnews TV e Jornal Gente desta terça-feira
09/0410h03
Criação de novos tribunais foi ato "sorrateiro", diz Barbosa09/0408h28
Joaquim Barbosa discute com juízes durante reunião no STF09/0402h17
COMPARTILHE
SUA LEITURA
SIGA UOLNOTICIAS NO
Visitantes manuseiam armas em feira de equipamentos militares no Rio
Operação prende 92 suspeitos de desviar R$ 1 bi em 12 Estados 295
O que você acha das megaoperações para combater a corrupção?
Acho que são eficientes e devem ser feitas mais vezes
Acho que são televisivas e não funcionam
Nada é capaz de acabar com a corrupção no Brasil
VotarResultado parcial
Sabe qual é o tamanho do arsenal da Coreia do Norte? Confira 159
Concurso escolhe melhor foto de 2012; vote na sua preferida
Curiosas
Morador de rua ganha US$ 50 mil na loteria e prefere continuar na rua
Mecânico espertão dá "voltinha" e destrói carrão de R$ 1,5 milhão
Garoto de oito anos ganha bolo dinossauro de 1,3 metro de comprimento
'Artista da comida' recria obras-primas em torradas
Mais incríveis
Calor leva a galera para praias e parques
OMG! Você já viu bicho mais bizarro que este?
Qual é o cientista mais sexy do mundo? Vote
As celebridades em fotos "vergonha alheia"
Marcha das Vadias luta por direito das mulheres
Veja a semelhança entre bichos e seus donos
Convenção de tatuagens pelo mundo
Gosma em suco e mais alimentos impróprios
Parece, mas não é! Veja as fotos
Vejas as fotos dos internautas do UOL
Você Manda
Faça "aquela" pose super TOP, envie a sua "foto do espelho" e vire miss aqui no UOL!
ENVIE SUA FOTO
Mundo animal
Jiboia é achada dentro de farmácia no RJ
Bombeiros socorrem cavalo atacado por enxame de abelhas
Jacaré é encontrado em piscina de escola no Rio
Cão pit bull ataca e mata a dona em casa no interior de SP
Top 5 mais lidas do mês
Tensão entre as Coreias se acirra
Gata vence o Miss Brasil World 2013
Ônibus cai de viaduto no Rio
Homem chuta ativista do Femen
USP exuma restos mortais de d. Pedro
Álbuns
Olho Mágico08/0414h09
Olho Mágico07/0422h36
Cientistas exploram o Ártico há mais de cem anos06/0406h00
Olho Mágico05/0417h32
Loterias
Mega Sena
Lotomania
Federal
Dupla Sena
Lotofácil
Timemania
Quina
Loteca
Lotogol
Comunicar erroErratasFale com o UOL Notícias
BUSCAR
Shopping UOL
TVDiversos modelos a partir de12x de R$ 58,25
RelógiosAproveite! Lindos modelos a partir deR$ 79,90
Home TheaterSom de cinema a partir de6x de R$ 33,78
PoltronasDiversos tipos a partir de12x de R$ 20,18
MusculaçãoExercite-se em casa! A partir deR$ 5,61
CelularDiversos modelos a partir deR$ 99
Notebook
Tênis
Câmera digital
Relógios
GPS
Tv LCD
Ar Condicionado
Perfumes
Celular e Smartphone
HOME UOL
ENTRETENIMENTO
NOTÍCIAS
MULHER
ESPORTES
RÁDIO UOL
TV UOL
JOGOS
BATE-PAPO UOL
ESPECIAIS
Carnaval 2013
BBB13
Libertadores 2013
Campeonato Paulista 2013
Chuvas pelo Brasil
Verão 2013
SPFW
ECONOMIA
Bolsas e Ações
Empresas
Empregos
UOL Invest
POLÍTICA
Escândalos no Congresso
Escuta Essa!
Pesquisas
Políticos do Brasil
TECNOLOGIA
Downloads
Dicas
Guias de produtos
Mundo Apple
SAÚDE
Bem-estar
Cérebro e mente
Dieta e boa forma
Jairo Bouer
SERVIÇOS
Cotações
Horóscopo
Loterias
Tempo e Trânsito
SIGA UOL NOTÍCIAS
RSS
Celular
© 1996-2013 UOL - O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados. Hospedagem: UOL Host
10/04/2013 01:47:54
Share Save
0 avaliação(ões)
O Redator de Teresópolis — 10/04/2013 01:50:49:
http://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2013/04/09/atitude-de-barbosa-foi-desrespeitosa-e-grosseira-dizem-associacoes.htm
Editar comentário »
Contacte quem enviou »
O Redator de Teresópolis — 10/04/2013 01:50:21:
Saltar para o conteúdo principal
Assine 0800 703 3000
SAC
Bate-papo
E-mail Grátis
Notícias
Esporte
Entretenimento
Mulher
Rádio
Vídeo
Shopping
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Opinião
Política
Mundo
Economia
Cotidiano
Esporte
Cultura
F5
Tec
Ciência
Saúde
Blogs
+SEÇÕES
LOGIN
ASSINE A FOLHA
ATENDIMENTO
Folha de S.Paulo
Um jornal a serviço do Brasil
QUARTA-FEIRA, 10 DE ABRIL DE 2013 01H48
SÃO PAULOSÃO PAULO 18°COUTRAS CIDADES
Busca
Site Impresso Guia Folha
TEMAS DO DIA
CÂMARA DOS DEPUTADOS
FELICIANO
VIOLÊNCIA NO RIO
COREIAS
CLASSIFICADOS
TV FOLHA
HORÓSCOPO
ACERVO FOLHA
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Veja mortes e m
EN
ES
Maior | Menor
Enviar por e-mail
Comunicar erros
Link
Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/04/2013 - 19h46
Congresso ignora presidente do STF e cria quatro novos tribunais
PUBLICIDADEMÁRCIO FALCÃO
FELIPE SELIGMAN
DE BRASÍLIA
Ignorando apelos do comando do STF (Supremo Tribunal Federal), a Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (3) uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que cria mais quatro tribunais regionais federais.
A proposta segue para promulgação do Congresso Nacional. O texto não traz os custos nem a quantidade dos cargos necessários para os novos tribunais. Fica estabelecido apenas um prazo de seis meses para a instalação das cortes.
Criação de novos TRFs 'implicará enormes custos ao erário', diz Barbosa
Atualmente, existem cinco tribunais regionais --Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco e Rio Grande do Sul, que julgam processos com origem nos demais Estados.
A emenda aprovada cria tribunais com sedes em Belo Horizonte, Salvador, Curitiba e Manaus.
Nos últimos dias, o presidente do STF, Joaquim Barbosa, trabalhou diretamente para evitar a aprovação da matéria. O ministro argumenta que a medida amplia os gastos da Justiça e não resolverá o problema de excesso de trabalho.
Barbosa chegou a reunir no início do mês com os presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), para pedir a suspensão da PEC.
O ministro teria se comprometido em apresentar uma "sugestão" ao texto e teria alegado que a medida poderia ser inconstitucional.
Antes da aprovação da PEC, Barbosa encaminhou ofício reiterando sua posição. Na mensagem, o presidente do Supremo se disse "extremamente preocupado" com a possibilidade de aprovação da proposta.
Para ele, "a ampliação gigantesca da estrutura pública implicará enormes custos permanentes e sempre crescentes ao erário".
Barbosa lembra que os cinco tribunais têm hoje 36.400 servidores, sendo que 11.400 não são efetivos.
A pressão de Barbosa não teve efeito. A matéria foi aprovada hoje, em segundo turno, com por 371 votos a favor, 54 votos contrários e seis abstenções. A sessão foi comandada pelo vice-presidente André Vargas (PT-PR).
O líder do governo, Arlindo Chinaglia (PT-SP), e o PSOL recomendaram votos contrários ao texto. PMDB, PT, PSB e PDT liberaram suas bancadas.
"Não podemos imaginar se na federação teremos dinheiro para a criação desses tribunais. Além disso, pergunto: é a prioridade dos mais pobres? Suponho que não até porque o presidente do Supremo está contra", disse Chinaglia.
Para o coordenador da frente parlamentar criada em 2011 para apoiar a proposta, deputado Amauri Teixeira (PT-BA), há uma sobrecarga evidente dos tribunais regionais federais.
"Justiça lenta não é justiça, e eu quero que qualquer jurista me prove que os tribunais superiores têm iniciativa de proposta de emenda à Constituição", afirmou.
Segundo a proposta, o Tribunal Regional Federal da 6ª Região terá sede em Curitiba e jurisdição nos Estados do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.
O Tribunal Regional Federal da 7ª Região terá sede em Belo Horizonte e jurisdição em Minas Gerais.
O Tribunal Regional da 8ª Região terá sede em Salvador e jurisdição na Bahia, e o Tribunal Regional Federal da 9ª Região terá sede em Manaus e jurisdição no Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima.
VEJA OUTROS TEXTOS PARA VISITANTES COMENTAREM
+ CANAIS
Acompanhe a Folha Poder no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook
+ NOTÍCIAS EM PODER
Juiz aceita denúncia contra ex-governador e mais 11 por desvio
Presidente do STM rebate Barbosa e rejeita fim da Justiça Militar
Procuradoria move ação contra ex-dirigentes da Fundação Sarney
Aliado de Renan é eleito para o Conselho de Ética do Senado
+ LIVRARIA
VAR-Palmares roubou cofre de governador de São Paulo
Correspondente do 'Guardian' escreve livro sobre Hugo Chávez
Karl Marx considerava Simón Bolívar 'medíocre e grotesco'
Livros sobre liderança omitem os detalhes sórdidos
Companhia das Letras publicará textos inéditos de Eric Hobsbawm
LIVRARIA DA FOLHA
SOBRE O CÉU E A TERRA
Abraham Skorka, Jorge Bergoglio (Papa Francisco)
De:
24,90
Por: 19,90
COMPRAR
A ERA DE NAPOLEÃO
Alistair Horne
De:
39,90
Por: 33,90
COMPRAR
'Modelo de herói define padrão de comportamento', diz autor
Herzog, Breno, Rubens Paiva e repressão; veja livros sobre a ditadura
Autor de 'Trabalho Interno' debate causas e efeitos da crise de 2008
Julgamento de Battisti é uma farsa, diz autor; ouça
Leia trecho de 'Um Bom Professor Faz Toda a Diferença'
Anuncie aqui
UOL Cliques
Cliente Caixa Vai de Visa
Concorra a pacotes para a Copa das Confederações da FIFA. Cadastre-se!promocoesvisa.com.br
É Muito Mais C3
O modelo que mudará sua maneira de ver o mundo. A partir de R$39.990Citroen.com.br/NovoC3
Qualicorp: Plano de Saúde
Encontre Seu Plano de Saúde. SulAmérica, Amil, Unimed e Outras!economizecomaqualicorp.com.br
Comentar esta reportagemVer todos os comentários (14)
umba (503)(03/04/2013 20h23) há 6 dias
google+
Responder
Denuncie
5
0
.....criar quatro novos tribunias!!!!! menos grave !!! o verdadeiro interesse é aumentar o numero de Ministros do STF!!!!
O comentário não representa a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem
Giovanni (71)(03/04/2013 21h09) há 6 dias
google+
Responder
Denuncie
2
0
É SÓ ISSO QUE ELES SABEM FAZER, CRIAR ENCARGOS AO INVÉS DE CORTAR GASTOS, AUMENTAM-NOS. ISSO AQUI NÃO TEM JEITO MESMO.UM DIA, QUEM SABE, A CASA CAI....
O comentário não representa a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem
Pj (967)(04/04/2013 08h06) há 5 dias
google+
Responder
Denuncie
1
0
Brincadeirinha do Ministro Joaquim Barbosa, está querendo monopolizar e centralizar o poder. Devia sim se preocupar em enxugar esse número exorbitante de 36 mil funcionários para os cinco tribunais, investir em tecnologia, usar ferramentas inovadoras para esses fins, e acabar com esse número enorme de papel e burrocracia, em pleno século 21.
O comentário não representa a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem
Termos e condições
Folha de S.Paulono
PUBLICIDADE
AS ÚLTIMAS QUE VOCÊ NÃO LEU
Dilma e Joaquim Barbosa assistem a apresentação da orquestra sinfônica venezuelana
Deputados esvaziam plenário e impedem votação da reforma política
Procurador pede que STF abra ação criminal contra Feliciano
Feliciano ironiza e condiciona renúncia à saída de petistas de comissão
Erramos: Edifício é marco da arquitetura moderna no país
PUBLICIDADE
+ LIDASÍNDICE
Vídeo mostra tentativa de corrupção a policial de UPP no Rio
Em Londres, Lula encontra Bono e fala de 'Bolsa Família mundial'
Procurador pede que STF abra ação criminal contra Feliciano
Feliciano ironiza e condiciona renúncia à saída de petistas de comissão
Deputados esvaziam plenário e impedem votação da reforma política
+ COMENTADAS
Brasil coloca sob sigilo apoio financeiro a Cuba e a Angola
Presidente da Câmara diz que não pode fazer mais nada no caso Feliciano
+ ENVIADASÍNDICE
Brasil coloca sob sigilo apoio financeiro a Cuba e a Angola
Em Londres, Lula encontra Bono e fala de 'Bolsa Família mundial'
LIVRARIA DA FOLHA
O POVO BRASILEIRO (DVD)
Isa Grinspum Ferraz
De: 54,90
Por: 36,90
COMPRAR
O PODEROSO CHEFÃO: THE COPPOLA RESTORATION - TRILOGIA (DVD)
Francis Ford Coppola
De: 99,90
Por: 39,90
COMPRAR
SOBRE EDUCAÇÃO E JUVENTUDE
Zygmunt Bauman
Por: 34,90
COMPRAR
A ECONOMIA DAS CRISES
Nouriel Roubini, Stephen Mihm
De: 39,90
Por: 35,90
COMPRAR
THE BEATLES: SPECIAL EDITION - LIVE CONCERTS (DVD)
The Beatles
De: 64,90
Por: 44,90
COMPRAR
Folha de S.Paulo
FOLHA DE S.PAULO
Sobre a Folha
Expediente
Folha en español
Folha in English
E-mail Folha
Empreendedor Social
Fale Conosco
Ombudsman
Atendimento ao Assinante
ClubeFolha
PubliFolha
Banco de Dados
Datafolha
Folhapress
Treinamento
Folha Memória
Trabalhe na Folha
Publicidade
Feeds do site
Regras de acesso ao site
Login
Assine a Folha
Folha de hoje
Folha Digital
POLÍTICA
Poder
Poder&Política
Eleições
Folhaleaks
MUNDO
Mundo
BBC Brasil
ECONOMIA
Mercado
Folhainvest
Indicadores
OPINIÃO
Editoriais
Blogs
Colunas
Tendências/Debates
COTIDIANO
Cotidiano
Revista sãopaulo
DNA Paulistano
Educação
Ranking Universitário
Trânsito
Pelo Brasil
Ribeirão Preto
Loterias
Chuvas
ESPORTE
Esporte
Brasileiro
Copa 2014
Rio 2016
Paulista 2013
Tênis
Turfe
F1
CIÊNCIA
Ciência
Ambiente
SAÚDE
Equilíbrio e Saúde
CULTURA
Comida
Cartuns
Guia
Folhateen
Grade de TV
Ilustrada
Ilustríssima
Melhor de SP
Quadrinhos
Serafina
TEC
Tec
F5
F5
Horóscopo
Televisão
Bichos
Humanos
Celebridades
Horóscopo
Colunistas
Estranho!
Eu Amo
#fofices
Fotos
Vídeos
+SEÇÕES
Acervo Folha
Classificados
Em Cima da Hora
Erramos
Especiais
Folha Transparência
Folha Íntegra
Folhinha
Fotografia
Horóscopo
Infográficos
Turismo
Folha 10
The New York Times
Financial Times
The Guardian
TV FOLHA
TV
CLASSIFICADOS
Imóveis
Veículos
Empregos
Negócios e Carreiras
PAINEL DO LEITOR
Painel do Leitor
Semana do Leitor
Envie sua Notícia
Paute a Folha
Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
CURSOS
ON-LINE
Inglês
Alemão
Sonho Grande
Livro narra como foi construído um império financeiro no Brasil
De:
39,90
Por: 31,90
PUBLICIDADE
Compare preços:
TVDiversos modelos a partir de 12x de R$ 52,43
Home TheaterSom de cinema a partir de 7x de R$ 25,70
Câmera Digital | Tênis | Mais...
Aquitaine
Novo Preço para o Peugeot 207 1.4 a partir de R$ 26.990 e Taxa de 0,99%
Sua vez Gafisa
Apartamentos nas melhores regiões de São Paulo com ofertas imperdíveis.
Ofertas Chevrolet
Condições especiais em toda linha 0km.
EF Englishtown
RECEBA GRÁTIS! Dicas de inglês no seu e-mail todos os dias!
Vale Suiço
O mais belo resort das montanhas! Aproveite!
Passarela
Confira este e muitos outros modelos exclusivos!
Aquitaine
Novo Peugeot 208 Ele está chegando Cheio de novidades Descubra agora!
Flores Online
Flores e Presentes com 10% de desconto. Clique aqui.
FIAT
Aproveite o IPI reduzido na rede FIAT. Compre o seu!
Galax Note 2
Desfrute desta incrível tela e instale os melhores apps de Android!
CMA Educacional
Viva sua liberdade financeira! Aprenda sobre o mercado de ações.
Nova Chevrolet
Venha conhecer os lançamentos: Prisma, Onix e Sonic.
Celulares
A partir de R$ 69. Compre o seu!
Gps
A partir de apenas R$ 169. Aproveite!
Câmera Digital
Sony a partir de 10X R$ 31,90.
Netbooks
A partir de 12X R$ 63. Confira!
Tablets
A partir de R$ 340. Confira!
Home Theater
A partir de R$ 169 em até 12x
Voltar ao topo da página — « Detalhes
Editar comentário »
Contacte quem enviou »
Governo do PT usa caso Marco Feliciano para abafar …
ADHT: Defesa Hetero
Artigos de SÃO JOSÉ
Os jornalistas que descobriram a festa surpresa organizada …
Direitista, cristão, sionista… As esquerdas mundo afora …
Competência é isso
PT faz vaquinha, e Valério diz que paga a parte do Lula
O fantasma de Chávez: uma assombração dirigida por Cuba?
PARA PENSAR.............. Os 5 Generais Presidentes.
A verdade sufocada
Ricardo Lewandowski entra para a história com a conquista …
PT quer instalar ditadura online
Catholic Apologetics · News · Pope/Vatican · Interviews · Homilies ·Reportage · Talks · Catechesis · Mission · Pilgrimage · Liturgy ·Prayer · Vocations · Testimony · Pro Life · Mary · Saints · Family ·Youth · Kids · Music · Fun
RSS Feed · Atom Feed · Contato · Publicidade · Expediente ·Termos e Condições
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.
"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]