terça-feira, 28 de maio de 2013

ACI Digital: Adoração com o Papa na Solenidade do Corpus Christi energiza católicos em todo o mundo














NOTÍCIAS DIÁRIAS · www.acidigital.com











28 de maio de 2013






Adoração com o Papa na Solenidade do Corpus Christi energiza católicos em todo o mundo


A HAIA, 28 Mai. 13 (ACI) .- O mundo católico estará unido com o Papa Francisco na festa do Corpus Christi, ocasião em que ele liderará uma "histórica" hora de Adoração Eucarística junto com fiéis de todo o mundo em simultâneo. A Adoração ocorre no contexto do Ano da Fé, convocado por Bento XVI e que o Papa Francisco dá continuidade.


NOTÍCIA COMPLETA



SUGERIMOS HOJE:

FAÇA PARTE DA NOSSA REDE NO FACEBOOK
http://www.facebook.com/acidigitalport

SIGA AS NOSSAS NOTÍCIAS NO TWITTER
https://twitter.com/acidigital

ASSINAR · RSS · MP3/PODCAST · RECURSOS · PUBLICIDADE


MANCHETES DO DIA











VATICANO

Nova cátedra acadêmica em Roma tem como objetivo renovar a cultura política da África
Adoração com o Papa na Solenidade do Corpus Christi energiza católicos em todo o mundo

AMÉRICA

Clube São Lorenzo fez uma homenagem ao Papa na festa de Maria Auxiliadora
Jovens saem às ruas para rezar e fomentar o amor à Virgem Maria

BRASIL

Coletas em prol da JMJ Rio2013 realizadas nas paróquias de todo o Brasil

MUNDO

Líder cristão denuncia o "reino do terror" dos muçulmanos contra cristãos na África
Polícia chinesa rodeia povo católico para impedir procissão Mariana

CONTROVÉRSIA

Bispo retira sacerdote que não quis abandonar maçonaria na França
Mais de um milhão protestam contra a lei de "matrimônio" gay na França





Católico em Dia



Evangelho:





Santo ou Festa:
São Germano de Paris



Um pensamento:

Com o amor ao prximo o pobre rico, sem o amor ao prximo o rico pobre.

Santo Agostinho de Hipona













VATICANO









Nova cátedra acadêmica em Roma tem como objetivo renovar a cultura política da África

ROMA, 27 Mai. 13 (ACI) .- O Cardeal Robert Sarah, Presidente do Pontifício Conselho Cor Unum e funcionário da Pontifícia Universidade Lateranense apresentou uma nova cátedra desta universidade pontifícia, cujo objetivo será estudar a política africana e formar novas gerações de líderes na doutrina social da Igreja.

A nova posição, foi nomeada em honra ao falecido Cardeal africano neste 23 de maio, "para lembrar que sua vida significava muito para o povo de Benin, para a Igreja na África, e para a Igreja universal", explicou o cardeal Sarah, presidente do Pontifício Conselho Cor Unum.

"Espero que esta cátedra em seu nome – na " Socialização Política da África "- irá iniciar a reflexão sobre a política no contexto Africano e preparar os futuros líderes da sociedade Africana que são guiados pela Doutrina Social da Igreja", o cardeal disse à imprensa.
Presidente Thomas Yayi Boni, do Benin, também esteve presente na conferência de imprensa deste 23 de maio elogiado este esforço, e falou em francês sobre a necessidade de uma renovação da cultura política na África.

Por sua parte, o Professor Martin Nkafu Nkemnkia, que dirige o Departamento da Universidade de Ciências Sociais e Humanas - Estudos Africanos, explicou que a cátedra será responsável pela realização de cursos e seminários, promovendo conferências e workshops, e buscando colaboração com instituições para aumentar e dar valor da cultura política Africana.

"A contribuição da cátedra será uma renovação, mas acima de tudo a formação de líderes, motivados por princípios éticos enraizados, para superar a difícil situação de crise e de corrupção, tanto por políticos, bem como na própria sociedade civil, através de um apenas uma visão econômica e de uma forma mais equilibrada do serviço que a política deve oferecer ", disse Nkafu.

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo

Adoração com o Papa na Solenidade do Corpus Christi energiza católicos em todo o mundo

A HAIA, 28 Mai. 13 (ACI) .- O mundo católico estará unido com o Papa Francisco na festa do Corpus Christi, ocasião em que ele liderará uma "histórica" hora de Adoração Eucarística junto com fiéis de todo o mundo em simultâneo. A Adoração ocorre no contexto do Ano da Fé, convocado por Bento XVI e que o Papa Francisco dá continuidade.

"Até mesmo algumas ilhas no meio do oceano ... Às duas da manhã - que nem sequer têm eletricidade - vão estar em comunhão com o Papa Francisco e conosco durante uma hora", disse o arcebispo Rino Fisichella que explicou a intensa reação que ele experimenta em relação ao evento de 2 de Junho.

"Eu tenho orgulho de dizer que este é um momento histórico para a Igreja, pois durante uma hora todas as igrejas do mundo estarão unidas. (...) Estaremos unidos porque a Eucaristia torna todos um só corpo e um só espírito, entrando no sentido mais profundo da Eucaristia", partilhou o arcebispo em entrevista ao grupo ACI no dia 28 de maio.

O encontro será uma hora de adoração simultânea para a Festa de Corpus Christi, que o Papa Francisco vai iniciar na Basílica de São Pedro, às 17:00h, horário de Roma.

O Arcebispo Fisichella anunciou no dia 28 de maio que há duas intenções para esta Hora Santa.

A primeira é pela "Igreja em todo o mundo estar unida hoje na Adoração da Santíssima Eucaristia", que o Senhor faça que ela sempre seja obediente à sua palavra, que ela apareça perante o mundo como "bela, sem mancha nem ruga, santa e sem defeito".

A segunda intenção é dedicada às pessoas em todo o mundo que sofrem com a violência, as drogas o tráfico de seres humanos, a insegurança econômica e por aqueles que foram empurrados às margens da sociedade.
Enquanto o Papa Francisco rezará em italiano e latim, as Horas Santas serão conduzidas no idioma local de cada país.

O Pontifício Conselho para a Nova Evangelização postou o programa que será usado em Roma no seu site, e em breve o disponibilizará também em seis idiomas.

O Ano da Fé será comemorado com outro grande evento no próximo mês, em um fim de semana dedicado à reflexão sobre encíclica "Evangelium Vitae" (O Evangelho da Vida), do Beato João Paulo II. Este será realizado em Roma entre os dias 15 e 16 de junho.

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


AMÉRICA









Clube São Lorenzo fez uma homenagem ao Papa na festa de Maria Auxiliadora

BUENOS AIRES, 28 Mai. 13 (ACI/EWTN Noticias) .- O clube esportivo argentino São Lorenzo de Almagro celebrou no dia 24 de maio as Festas Patronais de Maria Auxiliadora, e fez uma placa em homenagem ao seu "torcedor" mais ilustre, o Papa Francisco.

Logo depois da respectiva Missa, que faz apenas dois anos presidiu o então Arcebispo de Buenos Aires, Cardeal Jorge Mario Bergoglio, hoje Papa Francisco, o secretário do clube, Marcelo Vásquez, e o intendente Alejandro Maccio apresentaram a placa em homenagem ao Santo Padre.

Na placa, junto à imagem do Papa e a uma bandeira do São Lorenzo, lê-se "Obrigado Dom Jorge Mario Bergoglio. 24 de maio de 2011" e "Rezamos por você, Papa Francisco. 24 de maio de 2013".

Na Festa de Maria Auxiliadora, o clube argentino recorda a origem das suas cores, pois o padre Lorenzo Massa, fundador da equipe, inspirou-se no manto azul da Virgem Maria para escolher a camiseta que identificaria ao São Lorenzo, e que foi usada pela primeira vez em 1908.

Precisamente nas Festas Patronais que presidiu em 2011, o hoje Papa Francisco pediu que "nunca tirem Maria Auxiliadora do Clube porque é sua mãe, já que São Lorenzo nasceu em (o oratório) Santo Antônio sob o amparo da Virgem".

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo

Jovens saem às ruas para rezar e fomentar o amor à Virgem Maria

REDAÇÃO CENTRAL, 28 Mai. 13 (ACI/EWTN Noticias) .- Em várias cidades da América, neste mês especial dedicado à Maria, jovens pertencentes a diferentes grupos ou movimentos eclesiais, saíram às ruas para realizar diferentes ações em torno da oração do Santo Terço e para oferecer rezar junto com as pessoas uma "Ave Maria" pelas suas intenções pessoais, fomentando assim o amor e a devoção à Mãe de Deus.

Em El Salvador membros de diversos grupos juvenis participaram no sábado passado 18 de Maio do "Dia M (Maria) El Salvador", saindo às ruas para rezar o Terço e distribuir 30 mil deles em diferentes pontos da cidade e em centros comerciais.

Na Cidade do México (México) na quinta-feira passada 23 de maio, aproximadamente 200 jovens membros do Centro Estudantil Masculino e do Clube Faro y Giro, cheios de entusiasmo saíram às ruas para mostrar sua fé distribuindo terços às pessoas que encontravam no caminho convidando-as para rezar.

No Equador, em Santo Domingo, centenas de jovens se reuniram no sábado 25 de maio no Parque Intergeneracional el Bomboli, para rezar juntos o Santo Terço, como parte da campanha "10 mil Terços para Santo Domingo".

No Peru durante este mês, um grupo de jovens de Signos de Contradição, saíram pelas diferentes ruas de Lima, para oferecer a oração de uma "Ave Maria" a todas as pessoas que encontravam pelo caminho. Os jovens levavam um pôster que dizia "Ave Marias Grátis", conseguindo que mais de 100 pessoas estejam dispostas a parar por um momento e rezar junto com eles.

Também um grupo de jovens missionários do Movimento Laços de Amor Mariano, saíram no sábado 25 de maio por um dos maiores parques da cidade de Lima para rezar em peregrinação um Terço chamando a atenção de centenas de jovens que se reúnem todos os fins de semana nesse parque. A oração do Terço terminou com uma serenata a Maria com um simples violão em mão, frente a uma estátua da Virgem localizada no mesmo parque.

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


BRASIL









Coletas em prol da JMJ Rio2013 realizadas nas paróquias de todo o Brasil

RIO DE JANEIRO, 27 Mai. 13 (ACI) .- Neste final de semana, dias 25 e 26 de maio, as missas e celebrações da Solenidade da Santíssima Trindade houve coletas destinadas à Jornada Mundial da Juventude Rio 2013, em todo o país. Uma iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a fim de ajudar nos custos da JMJ.

A coleta foi definida na 51ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, realizada no mês de abril, em Aparecida, SP. "Somos convidados a fazer um gesto generoso para ajudar a Arquidiocese do Rio de Janeiro a enfrentar os imensos encargos necessários para a realização desse evento mundial da Juventude, no qual também receberemos com alegria o papa Francisco.", disse o cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo metropolitano, em mensagem aos párocos de São Paulo, uma das maiores arquidioceses do mundo.

As contribuições serão distribuídas da seguinte maneira: 45% irão para o Instituto Jornada Mundial da Juventude; 30% para as Dioceses e Prelazias; 10% para o encontro Mundial dos Jovens Universitários, em Belo Horizonte(MG); 10% serão destinados a CNBB, para cobrir os gastos da peregrinação da Cruz da JMJ e do Ícone de Nossa Senhora; e 5% para o Encontro Intereclesial de Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), na Diocese de Crato (CE).

Em carta, o Cardeal Raymundo Damasceno Assis, arcebispo de Aparecida e presidente da CNBB, lembrou do compromisso firmado com o Papa Bento XVI, na missa de encerramento da JMJ em Madri no ano de 2011, onde o pontífice anunciou que a Jornada2013 seria na cidade do Rio de Janeiro. Este é "um grande convite à conversão", ressaltou o cardeal.

Os fiéis que não puderam comparecer as missas e Solenidades, também poderão enviar as suas contribuições:
Depósito identificado na Caixa Econômica Federal Ag: 2220
OP: 03 – CONTA CORRENTE: 200-0




voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


MUNDO









Líder cristão denuncia o "reino do terror" dos muçulmanos contra cristãos na África

ROMA, 28 Mai. 13 (ACI/EWTN Noticias) .- Os cristãos na República Centro-africana são vítimas de diversas agressões, como saques, execuções, abusos e torturas, por parte de militantes islâmicos, o que se estabeleceu como "um reino do terror" desde março, em que os rebeldes Seleka tomaram controle do país.

Conforme informou a agência vaticana Fides, que recolheu a denúncia de um pastor de uma igreja local, nos últimos meses se realizaram assassinatos de cristãos, enquanto que os rebeldes procuram sacerdotes e trabalhadores cristãos para golpeá-los e obrigá-los a entregar dinheiro ou suas vidas.

Além disso, os lugares de culto e propriedades privadas dos cristãos são atacados e saqueados.

A violência obrigou que os cristãos abandonem suas casas e se refugiem no campo, o que soma mais de 200 mil deslocados e 49 mil refugiados em países vizinhos.

Os líderes cristãos locais denunciaram que a crise no país é ignorada pelos meios de comunicação e a população predominantemente cristã se sente abandonada pela comunidade internacional.

Margaret Vogt, enviada da ONU à República Centro-africana, insistiu na semana passada ao Conselho de Segurança a analisar a possibilidade de um desdobramento de forças de segurança para "conter o estado atual de anarquia" no país, e pediu que se imponham sanções contra os rebeldes acusados.

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo

Polícia chinesa rodeia povo católico para impedir procissão Mariana

ROMA, 28 Mai. 13 (ACI/EWTN Noticias) .- A polícia chinesa rodeou no domingo o povo de Donglu para impedir que 90 por cento de sua população que se declara católica celebrasse uma procissão à Virgem Maria, que segundo a tradição local apareceu no céu em 1900 durante a rebelião dos Boxers.

Conforme informou AFP, os efetivos puseram controles nas estradas que conduzem ao povo e inclusive expulsaram do lugar a jornalistas desta agência logo depois de terem ingressado por pequenas estradas.

Os policiais vigiam Donglu todos os meses de maio depois do que aconteceu em 1995 quando milhares de peregrinos chineses e estrangeiros se congregaram no lugar. Esse ano as autoridades locais mobilizaram milhares de soldados, prenderam sacerdotes e destruíram um altar feito para a Virgem Maria pelos ativistas católicos.

Segundo AFP, nos postos de controle a polícia chamou as pessoas a realizar suas atividades religiosas "no marco da lei". Entretanto, 200 fiéis, entre eles crianças, reuniram-se perto da igreja para preparar a procissão.

Os fiéis afirmam que continuam acontecendo milagres depois da aparição da Virgem. Um católico chinês mostrou ao jornalista do AFP uma fotografia de um sacerdote cujas mãos teriam supurado sangue durante a celebração da Eucaristia no ano passado.

Por sua parte, as autoridades não explicaram o motivo do cerco, somente um policial disse que "o turismo não está autorizado aqui".

As relações diplomáticas entre a China e o Vaticano se romperam em 1951, dois anos depois da chegada ao poder dos comunistas que expulsaram os clérigos estrangeiros.

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


CONTROVÉRSIA









Bispo retira sacerdote que não quis abandonar maçonaria na França

PARIS, 28 Mai. 13 (ACI/EWTN Noticias) .- O Bispo de Annecy (França), Dom Yves Boivineau, retirou do seu cargo como pároco da Paróquia Montjoie Arly-Sainte-Anne ao sacerdote Pascal Vesin, ao recusar renunciar à loja maçônica a que também pertence desde 2001.

A Igreja sempre condenou a maçonaria. Já no século XVIII os Papas o fizeram com muito mais força, e no XIX persistiram nisso. No Código de Direito Canônico de 1917 se excomungava aos católicos que dessem seu nome à maçonaria.

No Código de Direito Canônico de 1983 a menção explícita da maçonaria e a conseguinte excomunhão desapareceram, confundindo a alguns. Entretanto, o então Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, Cardeal Joseph Ratzinger, hoje Bispo emérito de Roma Bento XVI, esclareceu em uma publicação que os princípios da maçonaria continuam sendo incompatíveis com a doutrina da Igreja, e que os fiéis que pertençam a associações maçônicas não podem acessar à Sagrada Comunhão.

Conforme explicou a Diocese de Annecy em um comunicado publicado em 26 de maio, "em razão da sua ativa participação em uma loja maçônica", o Pe. Vesin "foi afastado do seu cargo pelo Bispo Yves Boivineau, Bispo de Annecy, a pedido de Roma".

A diocese francesa sublinhou que "apesar da incompatibilidade dos princípios, em termos de fé e seus requerimentos morais, o sacerdote em questão, pároco na diocese de Annecy, é um membro da Grande Loja Maçônica do Oriente da França desde 2001".

O Bispo foi informado do caso por uma carta anônima em 2010, recorda o comunicado, entretanto, ao interrogar o sacerdote, este inicialmente o negou.

No ano seguinte, o Bispo solicitou ao Pe. Vesin "abandonar a Maçonaria para continuar seu ministério sacerdotal", entretanto, "a pessoa, optando pela ‘absoluta liberdade de consciência’, como se diz, assinalou que sua intenção é viver na membresia dual".

Com o consentimento do Vaticano, Dom Boivineau iniciou um diálogo com o sacerdote para resolver o assunto, e "desde o início, o Padre Vesin foi claramente informado da sanção".

"Ainda assim, ele decidiu não renunciar à Maçonaria", assinalou a diocese francesa.

"Em março passado, interveio a decisão da Congregação para a Doutrina da Fé", mas "o Padre Vesin reiterou seu desejo de permanecer dentro da maçonaria".

Ante sua persistência nesta decisão, "o Bispo lhe notificou as consequências de sua eleição".

Apesar desta última decisão, advertiu a diocese francesa, "nada está fechado, pois de acordo à vontade do Bispo sua sanção, chamada ‘medicina’, pode ser retirada" e fica de poder "do Padre Pascal Vesin manifestar claramente sua decisão de retornar à Igreja".

"A misericórdia vai com a verdade", concluiu o comunicado.

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo

Mais de um milhão protestam contra a lei de "matrimônio" gay na França

PARIS, 28 Mai. 13 (ACI/Europa Press) .- Mais de um milhão de pessoas, segundo os organizadores, ou 150.000 pessoas, segundo a Polícia, saíram neste domingo às ruas de Paris para protestar contra a aprovação do matrimônio homossexual.

A marcha culminou ante o Hospital dos Inválidos com uma multidão que abarrotou as zonas ajardinadas que rodeiam o histórico edifício, situado em pleno centro da capital francesa. A campanha foi realizada por organizações de base e contou com o apoio rápido da Igreja Católica.

Também se somaram ao protesto destacados políticos de direita, como o líder da União por um Movimento Popular (UMP), o principal partido da oposição, Jean-François Copé, quem realizou um chamado aos jovens a somar-se ao seu partido para manter assim a pressão sobre o governo de centro-esquerda.

"O próximo encontro deveria ser nas urnas das eleições municipais", afirmou Copé em referência aos comícios previstos para o ano que vem e com os que os conservadores esperam rentabilizar estas mobilizações.

Enquanto, um grupo de extrema direita entrou na sede do governante Partido Socialista e abriu um cartaz contra o matrimônio gay e exigindo a demissão do presidente François Hollande.

A manifestação se desenvolveu em meio de um importante esquema de segurança de 4.500 agentes. O próprio ministro do Interior, Manuel Valls, tinha pedido no sábado que à manifestação não acudissem as famílias com crianças pequenas ante o risco de violência.

Agora, uma vez aprovada a lei na Assembleia Nacional, o movimento procura fortalecer-se para enfrentar-se a possíveis novas iniciativas legislativas do governo socialista, como a que poderia tramitar-se sobre reprodução assistida ou a adoção por parte de casais homossexuais.

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo






PARA CANCELAR A ASSINATURA O INSCREVER UM AMIGO, PREENCHA O FORMULÁRIO AQUI
COMENTÁRIOS OU PERGUNTAS A acidigital@acidigital.com
http://www.acidigital.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.

"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]