sábado, 11 de maio de 2013

ACI Digital: AIS doa mais 1 milhão de YouCats aos jovens do Brasil














NOTÍCIAS DIÁRIAS · www.acidigital.com










10 de maio de 2013






AIS doa mais 1 milhão de YouCats aos jovens do Brasil

SÃO PAULO, 10 Mai. 13 (ACI) .- Após distribuir em 2012 meio milhão de Catecismos YouCat para jovens por meio das dioceses do Brasil, a Ajuda à Igreja que Sofre começa a distribuir mais 1 milhão de exemplares do YouCat.

NOTÍCIA COMPLETA


SUGERIMOS HOJE:

FAÇA PARTE DA NOSSA REDE NO FACEBOOK
http://www.facebook.com/acidigitalport

SIGA AS NOSSAS NOTÍCIAS NO TWITTER
https://twitter.com/acidigital

ASSINAR · RSS · MP3/PODCAST · RECURSOS · PUBLICIDADE


MANCHETES DO DIA











VATICANO
Santa Sé fortalece a luta contra a lavagem de dinheiro
Histórico encontro: O Papa recebe o líder da Igreja Copta Ortodoxa do Egito
Viver a felicidade para mudar a cara "emburrada" de cristãos melancólicos, exortou o Papa

BRASIL
AIS doa mais 1 milhão de YouCats aos jovens do Brasil

MUNDO
O Papa expressa sua tristeza pelo mortal acidente naval na Itália

VIDA E FAMÍLIA
Primeira vez no mundo: Foi operado no ventre materno um bebê com obstrução na laringe





Católico em Dia



Evangelho:





Santo ou Festa:
São João de Ávila



Um pensamento:

Amar no olhar-se um ao outro; olhar juntos na mesma direo.

Saint-Exupery













VATICANO








Santa Sé fortalece a luta contra a lavagem de dinheiro

VATICANO, 10 Mai. 13 (ACI/EWTN Noticias) .- O Escritório de Imprensa do Vaticano informou que a Autoridade de Informação Financeira (AIF) da Santa Sé e do Estado da Cidade do Vaticano assinaram na terça-feira um memorando de entendimento em Washington D.C. com o Financial Crimes Enforcement Network (FinCEN), sua homóloga no Departamento do Tesouro dos Estados Unidos, para reforçar os esforços na luta contra a lavagem de dinheiro e as operações de financiamento do terrorismo em âmbito mundial.

O memorando foi assinado por Rene Brülhart, diretor da AIF e Jennifer Shasky Calvery, diretora do FinCEN e promoverá a cooperação bilateral mediante o intercâmbio de informações no setor financeiro.

Brülhart afirmou que "esta é uma indicação clara de como a Santa Sé e o Estado da Cidade do Vaticano assumem de modo muito sério a responsabilidade de combater a lavagem de dinheiro e o financiamento do terrorismo e de como se está cooperando nos níveis mais altos". "O Vaticano demonstrou ser um parceiro acreditável em âmbito internacional e se comprometeu decididamente no intercâmbio de informação para contrastar os fenômenos citados".

A AIF se constituiu em 2010 e começou a funcionar em abril de 2011. É a autoridade competente da Santa Sé e do Estado da Cidade do Vaticano para a informação financeira e a supervisão e regulação das operações financeiras de cara à prevenção e a luta contra a lavagem de dinheiro e o financiamento do terrorismo.

A AIF, informa uma nota, "encontra-se atualmente em negociações com organismos análogos de outros países e jurisdições, entre os quais países europeus, para a assinatura de memorandos de entendimento para reforçar a cooperação bilateral na luta contra a lavagem de dinheiro e o financiamento do terrorismo".

"Até agora se assinaram memorandos de entendimento com organismos da Bélgica, Espanha e Eslovênia e agora com os Estados Unidos que desempenha um papel especialmente importante na luta contra a lavagem de dinheiro. Estão em curso entendimentos com os organismos de 20 países mais e se prevê que com o passar do ano se chegue à assinatura com vários deles", informou a nota.

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo

Histórico encontro: O Papa recebe o líder da Igreja Copta Ortodoxa do Egito

VATICANO, 10 Mai. 13 (ACI/EWTN Noticias) .- A visita do Patriarca Tawadros II, líder da Igreja Copta Ortodoxa do Egito, "fortalece os laços de amizade e fraternidade que já unem a Sé de Pedro e a Sé de Marcos, herdeira de um legado inestimável de mártires, teólogos, santos, monges e discípulos fiéis de Cristo, que por gerações testemunharam o Evangelho, muitas vezes em situações de grandes dificuldades", disse o Papa Francisco ao recebê-lo nesta manhã no Vaticano.

O Pontífice recordou o memorável encontro que aconteceu há quarenta anos entre os predecessores de ambos, o Papa Paulo VI e o Papa Shenouda III, que os uniu "em um abraço de paz e fraternidade depois de séculos de recíproca distância".

A Declaração Comum assinada então pelos dois Papas representou "um marco no caminho ecumênico" e graças a ela se instituiu uma comissão de diálogo teológico entre ambas as Igrejas, que deu bons resultados e preparou o terreno para o diálogo mais amplo entre a Igreja Católica e toda a família das Igrejas ortodoxas orientais, que continua até nossos dias.

O Papa Francisco disse que "nessa declaração solene, nossas Igrejas professaram, em consonância com a tradição apostólica ‘uma única fé em Deus uno e trino’ e a ‘divindade do único Filho encarnado de Deus [...] Deus perfeito em relação à Sua divindade e perfeito homem em relação à Sua humanidade’. Reconheceram que a vida divina nos é dada e alimentada através dos sete sacramentos e se sentiram ligadas à veneração comum à Mãe de Deus".

O Santo Padre manifestou sua alegria porque uma e outra Igreja se reconhecem "unidas pelo único batismo, do qual é expressão especial a nossa oração comum, que anseia pelo dia em que, cumprido o desejo do Senhor, poderemos comungar em um único cálice".

"Conscientes de que o caminho pela frente possa ainda ser longo, mas não queremos esquecer a longa estrada já percorrida, que resultou em momentos brilhantes de comunhão, entre os quais eu gostaria de lembrar a reunião em fevereiro de 2000, no Cairo, entre o Papa Shenouda III e o Beato João Paulo II, peregrino, durante o Grande Jubileu, nos locais de origem da nossa fé. Estou convencido de que, com a orientação do Espírito Santo, a nossa oração perseverante, o nosso diálogo e a vontade de construir dia-a-dia a comunhão no amor mútuo nos permitirão trazer novos e importantes passos rumo à plena unidade".

O Papa agradeceu também ao Patriarca sua atenção com a Igreja Copta Católica que se traduziu, entre outras coisas na instituição de um "Conselho Nacional das Igrejas Cristãs", "sinal importante da vontade de todos os que crêem em Cristo para desenvolver na vida cotidiana relações sempre mais fraternas e estar a serviço de toda a sociedade egípcia, da qual é parte integrante".

"Saiba, Sua Santidade, que seu esforço em favor da comunhão entre os credentes em Cristo, assim como Seu interesse vigilante pelo bem de seu país e pelo papel das comunidades cristãs na sociedade egípcia, encontram um eco profundo no coração do Sucessor de Pedro e toda a comunidade católica".

"Se um membro sofre, todos sofrem juntos, e se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele".

Francisco disse logo que "é uma lei da vida cristã e, nesse sentido, podemos dizer que existe também um ecumenismo do sofrimento: como o sangue dos mártires foi semente de força e fertilidade para a Igreja, assim a partilha do sofrimento diário pode tornar-se um instrumento eficaz de unidade".

"Isso é verdade, de certa forma, também no contexto mais amplo da sociedade e na relação entre cristãos e não-cristãos: do sofrimento comum, pode de fato germinar, com a ajuda de Deus, perdão, reconciliação e paz", concluiu o Pontífice invocando a proteção comum de São Pedro apóstolo e São Marcos Evangelista.

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo

Viver a felicidade para mudar a cara "emburrada" de cristãos melancólicos, exortou o Papa

VATICANO, 10 Mai. 13 (ACI/EWTN Noticias) .- Na habitual homilia da Missa que celebra na Casa Santa Marta, o Papa Francisco disse hoje que a felicidade é um dom do cristão que o sacia interiormente e que não deve ficar parada, mas deve avançar; para poder assim pregar e anunciar Jesus aos demais.

À Missa, concelebrada pelo Arcebispo de Mérida (Venezuela), Dom Baltazar Cardozo, e pelo abade primado dos beneditinos Notker Wolf, estiveram presentes alguns grupos de empregados da Rádio Vaticano, acompanhados pelo seu diretor geral, Padre Federico Lombardi.

Em sua homilia, o Papa remarcou a atitude gozosa dos discípulos, no tempo entre a Ascensão e Pentecostes: "os cristãos são homens e mulheres felizes, como nos ensina Jesus e a Igreja especialmente neste tempo. Mas o que é essa felicidade? É a alegria? Não: não é o mesmo. Alegrar-se é bom, mas a felicidade é algo mais, é outra coisa. É uma coisa que não provêm de razões momentâneas: é uma coisa mais profunda. É um dom".

"A alegria, se queremos vivê-la em todo momento, no fim se transforma em superficialidade e nos faz sentir um pouco ingênuos, tolos, sem a sabedoria cristã (...). A felicidade é outra coisa. A felicidade é um dom do Senhor, é como uma unção do Espírito; é a certeza de que Jesus está conosco e com o Pai".

O homem feliz, prosseguiu, é um homem seguro. Certo de que "Jesus está conosco, que Jesus está com o Pai". Mas esta felicidade, perguntou-se o Papa, "podemos engarrafá-lo um pouco, para tê-la sempre conosco?".

"Não, porque quando queremos ter essa felicidade só para nós ao final adoece e nosso coração se encolhe um pouco, e nossa cara não transmite felicidade, mas só melancolia, o que não é saudável".

"Algumas vezes estes cristãos melancólicos têm a cara de "pimenta com vinagre" daqueles que não tem a vida bonita. A felicidade não pode ficar parada: deve avançar. É uma virtude peregrina. É um dom que caminha pelo itinerário das nossas vidas, caminha com Jesus: rezar, anunciar Jesus e a felicidade alonga e alarga o caminho".

O Papa explicou que a felicidade "é propriamente uma virtude dos grandes, daqueles grandes que estão acima das pequenezas humanas, que não se deixam envolver em picuinhas da comunidade e da Igreja, pois olham sempre ao horizonte".

A felicidade é "peregrina", ressaltou o Santo Padre. "O cristão canta com felicidade, caminha e leva esta felicidade".

A felicidade, disse logo o Papa, "é o dom que nos leva à virtude da magnanimidade. O cristão é magnânimo, não pode ser covarde: é magnânimo. E justamente a magnanimidade é a virtude do respiro, é a virtude de ir sempre adiante, mas com aquele espírito cheio do Espírito Santo. A felicidade é uma graça que devemos pedir ao Senhor".

"Nestes dias de maneira especial, porque a Igreja se convida, a Igreja nos convida a pedir a felicidade e também o desejo: aquilo que leva para frente a vida do cristão é o desejo. Quanto maior for o desejo, maior será a felicidade. O cristão é um homem, é uma mulher de desejo: desejar cada vez mais no caminho da vida. Peçamos ao Senhor esta graça, este dom do Espírito: a felicidade cristã. longe da tristeza, longe da simples alegria… que é outra coisa. É uma graça que devemos pedir".

Hoje, concluiu o Papa Francisco, há um belo motivo para a felicidade pela presença em Roma de Tawadros II, Patriarca de Alexandria. É um motivo de gozo, sublinhou, "porque é um irmão que vem ao encontro da Igreja de Roma para falar", para fazermos juntos "um trecho do caminho".

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


BRASIL








AIS doa mais 1 milhão de YouCats aos jovens do Brasil

SÃO PAULO, 10 Mai. 13 (ACI) .- Após distribuir em 2012 meio milhão de Catecismos YouCat para jovens por meio das dioceses do Brasil, a Ajuda à Igreja que Sofre começa a distribuir mais 1 milhão de exemplares do YouCat.

No início a meta foi, através das dioceses, alcançar os jovens engajados e que iriam à JMJ Rio. Já nesta segunda distribuição, a AIS buscou contatar diretamente os diversos grupos de estudo do catecismo jovem pelo Brasil e também atender às poucas dioceses que não foram contempladas no primeiro envio.

“A receptividade das dioceses durante a primeira campanha foi tão grande que os catecismos acabaram rapidamente. A demanda foi muito maior do que poderíamos prever”, afirma José Corrêa, diretor da AIS no Brasil. “Por isso decidimos promover uma nova doação, agora com mais 1 milhão de exemplares”, explica. “Agora, contamos mais uma vez com a generosidade e a ação cristã de nossos benfeitores para que consigamos cobrir o 1 milhão que estamos distribuindo”, completa o diretor.

Os catecismos já estão chegando às dioceses e paróquias de todo o país. Segundo Dom Caetano, bispo da diocese de Bauru, 50 mil exemplares serão distribuídos às famílias de 41 municípios por meio da pastoral da família e da juventude. “Estamos no ano da fé e que graça receber esse catecismo de linguagem moderna para renovar os dons do Espírito e poder mais evangelizar na direção da fé católica”, afirma Dom Caetano.

Também a Arquidiocese do Rio de Janeiro, que receberá peregrinos de todo o país durante a JMJ, já recebeu mais 50 mil catecismos. Como anfitriões desse encontro, é preciso que esses jovens discípulos possam viver esse chamado. Segundo Johannes Hügel, colaborador da AIS e do YouCat, a vigília com o Santo Padre durante a JMJ será um momento especial. Os coordenadores do YouCat preparam uma grande surpresa: “É importante que todos os participantes levem seu YouCat. Será um momento muito especial”.

Padre Werenfried - fundador da Ajuda à Igreja que Sofre - dizia que “o simples desejo de um Papa é para nós uma ordem”. E, mesmo após sua morte em 2003, a AIS mantém seu carisma, abraçando a responsabilidade da nova evangelização com entusiasmo no projeto YouCat (Catecismo Jovem) que foi desejo de Sua Santidade Bento XVI.

Finalmente, para despertar o clima da JMJ entre seus benfeitores, a Ajuda à Igreja que Sofre lança uma campanha exclusiva de evangelização: aqueles que adquirirem a camiseta comemorativa da AIS na JMJ receberão gratuitamente um exemplar do YouCat.

A camiseta pode ser adquirida pelo site http://www.ais.org.br/loja-virtual ou, através do 0800 77 099 27.

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


MUNDO








O Papa expressa sua tristeza pelo mortal acidente naval na Itália

ROMA, 10 Mai. 13 (ACI/EWTN Noticias) .- O Papa Francisco expressou a sua tristeza pelas vítimas do acidente ocorrido na noite desta terça-feira no porto de Gênova (Itália), onde sete pessoas morreram, quatro ficaram feridas, e três continuam desaparecidas.

Em 7 de maio o navio de carga "Jolly Nero", da companhia Messina saía do porto e perdeu o controle; depois do qual se chocou com a torre de controle que pelo impacto foi derrubada.

Ainda se desconhecem as causas do acidente e as investigações continuam.

Ao receber a notícia do fatídico incidente o Papa Francisco enviou um telegrama às vítimas através do Secretário de Estado Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone.

"Uno-me a vocês de maneira próxima e com o pensamento", pode-se ler no texto publicado pela Rádio Vaticano.

"O Sumo Pontífice –continua–, compartilha da dor da cidade e está orando por aqueles que morreram", pode-se ler no telegrama segundo fontes de Rádio Vaticano.

O Santo Padre também "pede a rápida recuperação dos feridos ao Senhor, invocando a proteção da Nossa Senhora da Guarda para aqueles que foram afetados pelo trágico acontecimento e envia sua benção apostólica".

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


VIDA E FAMÍLIA








Primeira vez no mundo: Foi operado no ventre materno um bebê com obstrução na laringe

BARCELONA, 10 Mai. 13 (ACI/Europa Press) .- Os hospitais Sant Joan de Déu de Esplugues de Llobregat e Clínic de Barcelona (Espanha) operaram pela primeira vez no mundo com êxito um feto de 21 semanas que tinha uma obstrução na laringe, uma patologia que na maioria dos casos resulta na morte antes de nascer.

A operação, que aconteceu em 14 de março de 2012, foi divulgada nesta quinta-feira, dez meses depois do nascimento do bebê que se chama Gonzalo e tem uma vida normal e sem sequelas.

A paciente foi enviada desde Barcelona do Hospital da Cartagena, onde detectaram que o feto tinha os pulmões muito dilatados e isso comprimia o coração e podia levar a uma parada cardíaca.

"Dávamos tudo por perdido, nos disseram em Cartagena que tínhamos que abortar, mas que antes fôssemos a Barcelona", relatou Francisco, o pai do bebê, ante os meios de comunicação.

Em Barcelona, os médicos confirmaram que a laringe do feto estava totalmente obstruída, o que impedia que os pulmões expulsassem suas secreções pela traqueia, e ofereceram aos pais uma intervenção para desobstruir a laringe, em todo o mundo já tentaram fazer este procedimento três vezes sem êxito.

A equipe de cirurgia fetal do Sant Joan de Déu e do Clínic operou o feto no ventre da mãe, introduzindo um fetoscopio --um endoscópio especial de só 3 milímetros de grossura-- que confirmou que a laringe estava obstruída por uma membrana que, posteriormente, perfuraram e eliminaram.

O chefe do serviço de cirurgia fetal, Eduard Gratacós, explicou que "a operação foi preparada durante uma hora e meia para imobilizar o feto e colocá-lo na posição correta, e a cirurgia em si durou somente 22 minutos".

Esta é a primeira vez no mundo que se desobstrui uma laringe em um feto no ventre materno, uma operação "que é muito complexa já que é difícil chegar à traqueia sem romper nada", disse Gratacós.

A obstrução laríngea é uma má formação estranha que provoca a morte da maioria de fetos que a sofrem, e os que sobrevivem acabam falecendo ou com sequelas muito graves, já que o tecido pulmonar fica gravemente prejudicado.

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo






PARA CANCELAR A ASSINATURA O INSCREVER UM AMIGO, PREENCHA O FORMULÁRIO AQUI
COMENTÁRIOS OU PERGUNTAS A acidigital@acidigital.com
http://www.acidigital.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.

"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]