segunda-feira, 27 de maio de 2013

ACI Digital: Desafio Peregrino JMJ Rio2013 começa hoje no Facebook














NOTÍCIAS DIÁRIAS · www.acidigital.com










27 de maio de 2013






Desafio Peregrino JMJ Rio2013 começa hoje no Facebook


RIO DE JANEIRO, 27 Mai. 13 (ACI) .- Começa essa semana o Desafio Peregrino, uma oportunidade para os jovens de todo o país demonstrarem através da rede social Facebook, seu emprenho na preparação para a JMJ Rio2013.

NOTÍCIA COMPLETA


SUGERIMOS HOJE:

FAÇA PARTE DA NOSSA REDE NO FACEBOOK
http://www.facebook.com/acidigitalport

SIGA AS NOSSAS NOTÍCIAS NO TWITTER
https://twitter.com/acidigital

ASSINAR · RSS · MP3/PODCAST · RECURSOS · PUBLICIDADE


MANCHETES DO DIA












VATICANO
Cultura do bem-estar adormece e não deixa seguir Jesus, alerta o Papa
Cardeal Sandri pede desde o Líbano a libertação dos bispos e sacerdotes sequestrados na Síria
O Papa Francisco às crianças da Primeira Comunhão: Jesus nos dá a força para caminhar
O Papa: Rezemos pela conversão dos mafiosos
Deus não é abstrato, tem um nome: Deus é amor, diz o Papa

AMÉRICA
Bispos dos Estados Unidos aplaudem o avanço do projeto de lei de imigração

BRASIL
Desafio Peregrino JMJ Rio2013 começa hoje no Facebook

VIDA E FAMÍLIA
Foi declarada morta, deu à luz e acordou minutos depois





Católico em Dia



Evangelho:





Santo ou Festa:
Santo Agostinho de Cantuária



Um pensamento:

Compreendi que sem o amor, todas as obras so nada, at as mais brilhantes, como ressuscitar aos mortos e converter os povos.

Santa Teresinha do Menino Jesus













VATICANO








Cultura do bem-estar adormece e não deixa seguir Jesus, alerta o Papa

VATICANO, 27 Mai. 13 (ACI/EWTN Noticias) .- Em sua habitual homilia da Missa que celebrou nesta manhã na Casa Santa Marta, o Papa Francisco advertiu que a cultura do bem-estar e do fascínio pelo provisório deixa o homem preguiçoso e pouco corajoso para seguir Jesus.



Meditando na passagem do jovem rico, que se entristece porque Jesus lhe pede deixar tudo, o Papa alentou fazer um exame de consciência sobre as "riquezas" que hoje em dia nos impedem de aproximar-nos do Senhor.

O Santo Padre disse que "as riquezas são um obstáculo" que "não faz fácil o caminho para o Reino de Deus". Também advertiu que, "cada um de nós tem suas ‘riquezas’". Existe sempre, explicou, uma riqueza que nos "impede de nos aproximar de Jesus". E temos que detectar isto. Todos, continuou, "temos que fazer um exame de consciência sobre quais são as nossas riquezas, porque nos impedem de nos aproximar a Jesus no caminho da vida".

Francisco se referiu a duas "riquezas culturais": acima de tudo a "cultura do bem-estar, que nos deixa pouco corajosos, preguiçosos e também egoístas". O bem-estar, constatou o Bispo de Roma, "nos adormece, é uma anestesia".

"‘Não, não, mais de um filho não, porque não poderemos ir de férias, não poderemos ir a tal lugar, não poderemos comprar a casa’. Podemos seguir o Senhor, mas até certo ponto. Isto é o que faz o bem-estar: todos sabemos bem como é o bem-estar, mas isto nos destrói, despoja-nos daquele valor, daquela coragem forte que nos aproxima de Jesus. Esta é hoje a primeira riqueza da nossa cultura, a cultura do bem-estar".

Existe, além disso, "outra riqueza na nossa cultura", uma riqueza que nos "impede de nos aproximar de Jesus: é a fascinação do provisório". Nós, observou o Papa, estamos "apaixonados pelo provisório". As "propostas definitivas" que nos faz Jesus, particularizou, "nós não gostamos". Em troca nós gostamos do passageiro, porque "temos medo do tempo de Deus" que é definitivo.

"Ele é o Senhor do tempo, nós somos os senhores do momento. Por quê? Porque nesse instante somos os que mandam: até aqui sigo o Senhor, depois já veremos… Uma vez, conheci uma pessoa que queria ser sacerdote, mas só por dez anos, não mais… Quantos casais, quantos casais se casam, sem dizê-lo, mas pensando com o coração: ‘até que dure o amor e depois veremos…’ A fascinação do provisório: esta é uma riqueza".

O Papa Francisco afirmou que "devemos nos converter em donos do tempo, fazemos breve o tempo reduzindo-o ao momento. Estas duas riquezas são aquelas que neste momento nos impedem de ir para frente. Penso em tantos, tantos homens e mulheres que deixaram a própria terra para serem missionários por toda a vida: isso é o definitivo!".

"Mas também, assegurou, penso em tantos homens e mulheres que ‘deixaram a própria casa para um matrimônio por toda a vida’; isso é ‘seguir Jesus de perto! É o definitivo!’. O provisório, repetiu o Papa Francisco, ‘é não seguir Jesus’, esse é ‘nosso território’".

"Ante o convite de Jesus, diante destas duas riquezas culturais pensemos nos discípulos: estavam desconcertados. Também nós podemos estar desconcertados por estas palavras de Jesus. Quando Jesus explicava alguma coisa ficavam ainda mais desconcertados".

Para concluir o Santo Padre animou pedir "ao Senhor que nos dê o valor de ir adiante, despojando-nos desta cultura do bem-estar, com a esperança – ao final do caminho, onde Ele nos espera - no tempo. Não com a pequena esperança do momento que não serve mais. Assim seja".

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo

Cardeal Sandri pede desde o Líbano a libertação dos bispos e sacerdotes sequestrados na Síria

ROMA, 27 Mai. 13 (ACI/EWTN Noticias) .- O Prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais, Cardeal Leonardo Sandri, realizou desde o Líbano uma chamada para a libertação dos dois bispos e dos dois sacerdotes sequestrados na Síria.

Assim, o Cardeal Sandri realizou uma "oração especial" a Maria no Santuário de Nossa Senhora da Paz em Zahleh, no Líbano. "Que Ela os console e os fortaleça na provação, enquanto nós elevamos uma forte chamada pela sua libertação e para que retornem a suas famílias e comunidades eclesiais", indicou.

O enviado vaticano se encontra de visita pastoral no Líbano desde 24 de maio. Continuando, viajará a Jordânia, onde permanecerá até o próximo sábado, para levar aos países da região do Oriente Próximo a saudação e a bênção do Papa Francisco.

Além da cerimônia no Santuário de Nossa Senhora da Paz em Zahleh, o cardeal Sandri se encontrou com os jovens voluntários do Caritas no Líbano, que estão enfrentando com outros organismos humanitários "a enorme tragédia dos deslocados provenientes da Síria" e recordou que as meditações da última Via Sacra no Coliseu com o Papa Francisco foram escritas precisamente por dois jovens libaneses.

Do mesmo modo, reuniu-se com o Sínodo Maronita Bkerké, visitou a casa geral das religiosas Soaritas, a das religiosas Alepinas, saudou os seminaristas no Santuário da Santa Rita e visitou o Carmelo de Harissa.

Por outro lado, nesta terça-feira, o prefeito da Congregação das Igrejas Orientais visitará a Jordânia para encontrar-se com os pastores e fiéis das diversas comunidades católicas, em particular com a grego-melquita de Petra e Filadelfia e do Patriarcado Latino de Jerusalém.

Além disso, na quinta-feira, assistirá a inauguração da Universidade de Madaba, que pertence ao Patriarcado latino de Jerusalém, a que assistirá também o Rei Abadia I Abdallah II da Jordânia. Por último, antes do seu regresso a Roma, o cardeal visitará o campo de refugiados procedentes da Síria e de outras regiões do Oriente Próximo.

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo

O Papa Francisco às crianças da Primeira Comunhão: Jesus nos dá a força para caminhar

VATICANO, 27 Mai. 13 (ACI/EWTN Noticias) .- Na manhã de ontem, ao realizar sua primeira visita pastoral a uma paróquia de Roma, a Paróquia de Santa Isabel e Zacarias, onde presidiu a Santa Missa e deu a Primeira Comunhão a 16 crianças, o Papa Francisco remarcou que "Jesus nos dá a força para caminhar".

Em sua homilia, que foi um diálogo com as crianças que iam receber a sua Primeira Comunhão, o Santo Padre sublinhou que "Jesus caminha conosco, nos ajuda, nos guia. E também nos dá a força para caminhar. Sustenta-nos nas dificuldades e também nas tarefas da escola". Este último motivou as alegres risadas das crianças presentes.

"Esta é a vida cristã, falar com o Pai, com o Filho e com o Espírito Santo. Jesus nos salvou, mas também caminha conosco na vida".

Francisco recordou às crianças que "o Pai cria o mundo, Jesus nos salva e o Espírito Santo o que faz? Ele nos ama, nos dá o amor".

O Papa perguntou às crianças "como Jesus nos dá força? Isto vocês sabem", ao que eles responderam "com a comunhão".

"Com a comunhão nos dá a força", indicou o Papa, "Ele vem a nós. Mas um pedaço de pão nos dá tanta força?".

"Não", responderam as crianças, negando que se trate de um simples pedaço de pão, "é o Corpo de Cristo".

O Santo Padre indicou que aquilo que está sobre o altar parece "pão, mas não é propriamente pão, é o Corpo de Jesus".

"Jesus vem ao nosso coração. Pensemos nisso, o Pai nos deu a vida, Jesus nos deu a salvação, nos acompanha, nos guia, nos sustenta, nos ensina. O Espírito Santo, nos ama, nos dá o amor. Pensemos em Deus assim e peçamos à Virgem, nossa Mãe que venha sempre rapidamente para nos ajudar, que nos ensine a compreender bem como é Deus".

O Papa também assinalou às crianças o exemplo da Virgem Maria, que "quando ela acabou de receber o anúncio de que seria a mãe de Jesus e também a notícia de que sua prima Isabel estava grávida – diz o Evangelho – saiu depressa, não esperou. Não disse: ‘Mas agora estou grávida, devo cuidar de minha saúde, minha prima tem amigos que poderão ajudá-la’".

"Ela ouviu algo e ‘saiu depressa’. É bonito perceber isso da Virgem Maria, nossa Mãe, que vai com pressa, porque tem isso dentro de si: ajudar. Vai para ajudar, não para se gabar e dizer a sua prima: ‘Mas escute, agora eu que mando, porque sou a Mãe de Deus!’ Não, não fez isso. Foi até lá para ajudar! E Nossa Senhora é sempre assim. É a nossa Mãe, que sempre vem imediatamente quando precisamos".

Francisco disse que "seria bom adicionar às Ladainhas da Virgem uma que diga assim: ‘Senhora que vai com pressa, rogai por nós’, porque ela vai sempre depressa, não se esquece de seus filhos".

"Quando seus filhos estão com problemas, têm alguma necessidade e a invocam, ela vai imediatamente. E isso nos dá a segurança, a segurança de ter a Mãe ao lado, sempre ao nosso lado".

O Papa pediu que "pensemos nesta graça da Virgem de estar perto de nós sem nos fazer esperar. Ela está sempre para nos ajudar. Tenhamos confiança nisto".

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo

O Papa: Rezemos pela conversão dos mafiosos

VATICANO, 27 Mai. 13 (ACI/EWTN Noticias) .- Em suas palavras após a oração do Ângelus, ante os milhares de fiéis reunidos na Praça de São Pedro, o Papa Francisco exortou rezar pela conversão dos "mafiosos e mafiosas" que exploram e causam dor nos homens, mulheres e crianças.

O Santo Padre recordou que ontem foi proclamado Beato o Pe. Giuseppe Puglisi, "sacerdote e mártir, assassinado pela máfia em 1993".

"Padre Puglisi, foi um sacerdote exemplar, dedicado especialmente à pastoral juvenil. Educando as crianças segundo o Evangelho, as retirava da máfia e por isso esta tentou derrotá-lo matando-o. Na realidade, porém, ele que venceu, com Cristo Ressuscitado".

Francisco assinalou que "eu penso nas dores de tantos homens e mulheres, mesmo as crianças, que são explorados por muitas máfias, que os exploram obrigando-os a fazer um trabalho que os torna escravos, com a prostituição, com tantas pressões sociais".

"Por trás destas explorações, desta escravidão, existem as máfias. Oremos ao Senhor para que converta o coração dessas pessoas. Não podem fazer isso! Não podem fazer de nós, irmãos, escravos!".

O Santo Padre assinalou que "devemos orar ao Senhor! Oremos para que estes mafiosos se convertam a Deus e louvemos ao Senhor pelo luminoso testemunho de Pe. Giuseppe Puglisi e valorizemos seu exemplo!".

O Papa também expressou sua saudação a "todos os peregrinos presentes, às famílias, aos grupos paroquiais que vieram da Itália, Espanha, França e de muitos outros países".

"Saúdo particularmente à Associação Nacional São Paulo dos Oradores e dos Círculos Juvenis, que nasceu faz 50 anos há serviço dos jovens. Queridos amigos, São Felipe Néri, que hoje recordamos, e o Beato Giuseppe Puglisi apoiem seus esforços. Saúdo o grupo de católicos chineses aqui presente, reunido em Roma para rezar pela Igreja na China, invocando a intercessão de Maria Auxiliadora".

O Papa Francisco também saudou "àqueles que promovem o "Dia do Alívio", em favor dos doentes que vivem a reta final de sua caminhada terrena, bem como a Associação Italiana de Esclerose Múltipla. Obrigado por seu compromisso! Cumprimento a Associação Nacional Arma de Cavalaria e os fiéis de Fiumicello, perto de Pádua".

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo

Deus não é abstrato, tem um nome: Deus é amor, diz o Papa

VATICANO, 27 Mai. 13 (ACI/EWTN Noticias) .- Em suas palavras prévias à oração do Ângelus, ante os milhares de fiéis congregados na Praça de São Pedro, o Papa Francisco recordou que "Deus não é algo vago, o nosso Deus não é um Deus "spray", é concreto, não é abstrato, mas tem um nome: ‘Deus é amor’".

Este amor, disse o Santo Padre, "não é um amor sentimental, emocional, mas o amor do Pai, que é a fonte de toda a vida, o amor do Filho que morreu na cruz e ressuscitou, o amor do Espírito que renova o homem e o mundo.".

"Pensar que Deus é amor nos faz muito bem, porque nos ensina a amar, a nos doar uns aos outros como Jesus se doou a nós e caminha conosco. Jesus caminha conosco na estrada da vida".

Ao celebrar-se hoje o domingo da Santíssima Trindade, o Papa remarcou que "a Santíssima Trindade não é produto do raciocínio humano, é o rosto com o qual Deus mesmo se revelou, não do alto de um trono, mas caminhando com a humanidade".

"É Jesus que nos revelou o Pai e nos prometeu o Espírito Santo. Deus caminhou com seu povo na história do povo de Israel e Jesus caminhou sempre conosco e nos prometeu o Espírito Santo que é fogo, que nos ensina tudo o que não sabemos, que dentro de nós nos conduz, nos dá boas ideias e boas inspirações".

O Papa indicou que "hoje louvamos a Deus não por um mistério particular, mas por Ele mesmo, ‘por sua imensa glória’, como diz o hino litúrgico. Louvamos a Ele, rendemos graças a Ele porque Ele é amor e porque nos chama a entrar no abraço da sua comunhão, que é a vida eterna".

"Confiamos o nosso louvor às mãos da Virgem Maria. Ela, a mais humilde entre as criaturas, graças a Cristo já alcançou a meta da nossa peregrinação terrena: já está na glória da Trindade. É por isso que Maria, nossa Mãe, a Virgem Maria, resplandece para nós como um sinal de esperança segura".

A Virgem Maria, assinalou o Santo Padre, "é a Mãe da esperança, em nosso caminho, Ela é a Mãe da esperança. É também a Mãe que nos conforta, a Mãe da Consolação e a Mãe que nos acompanha na caminhada. Agora rezemos todos juntos à Nossa Senhora, a Mãe que nos acompanha em nossa jornada".

Francisco também recordou que esta manhã "fiz a?minha primeira visita a uma paróquia da Diocese de Roma. Agradeço ao Senhor e vos peço para orar pelo meu serviço pastoral na Igreja de Roma, que tem a missão de presidir a caridade universal".

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


AMÉRICA








Bispos dos Estados Unidos aplaudem o avanço do projeto de lei de imigração

WASHINGTON DC, 27 Mai. 13 (ACI/EWTN Noticias) .- Os Bispos dos Estados Unidos assinalaram que a aprovação de um importante projeto de lei de reforma migratória no respectivo Comitê do Senado dos Estados Unidos representa um "passo importante" nos avanços deste tema, e insistiram ao plenário do Senado a que considerem a norma logo que seja possível.

Sobre este projeto de lei aprovado por 13 votos a favor e 5 contra, o Arcebispo de Los Ángeles, Dom José Gómez, disse em 23 de maio que "aplaudo o Presidente (do Comitê) Patrick Leahy e os membros por seu esforço que reforçará a cooperação bipartidária".

O também Presidente do Comitê de Migração da Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unido (USCCB por suas siglas em inglês), solicitou ao Senado modificar o projeto de lei com o fim de ampliar "o caminho à cidadania" e desta maneira incrementar que um maior número de pessoas possam "sair das sombras".

O projeto de lei de 867 páginas permitiria que onze milhões de residentes ilegais nos Estados Unidos, obtenham a condição de imigrante temporal sempre e quando cumprirem com alguns requisitos sugeridos pela lei, conforme informou o jornal The Washington Post.

Uma delas é que toda aquela pessoa que se acolha a esta lei, deve ter chegado ao país antes de 31 de Dezembro de 2011 e permanecido de forma contínua no mesmo.

No comunicado, Dom Gómez criticou os recortes aos aspectos baseados na família do sistema de imigração, escreveu que "não devemos abandonar nosso enfoque nas famílias, que são a coluna vertebral de nossa sociedade".

Assinalou também que "a unidade familiar, baseada na união de um esposo e uma esposa e seus filhos, deve continuar sendo a pedra angular do sistema de imigração de nossa nação".

Conforme informou a agência Reuters, a contraparte do projeto de lei na Câmara de Representantes discute com a oposição se a saúde federal deveria estar proibida para os imigrantes indocumentados durante a transição à residência legal e ao status de residente permanente.

Por outro lado vários republicanos da Câmara disseram que o projeto de lei do Senado não passará à Câmara. O Senado consideraria a legislação em junho, embora seu passo não seja seguro.

A USCCB sempre procurou através de diferentes gestões, cortar o período de espera das pessoas que desejam solicitar a residência permanente e ampliar a data limite de elegibilidade.

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


BRASIL








Desafio Peregrino JMJ Rio2013 começa hoje no Facebook

RIO DE JANEIRO, 27 Mai. 13 (ACI) .- Começa essa semana o Desafio Peregrino, uma oportunidade para os jovens de todo o país demonstrarem através da rede social Facebook, seu emprenho na preparação para a JMJ Rio2013.

A peregrina, Jacqueline Oliveira, 20 anos, está contando os dias para o encontro com o Papa Francisco e topou o desafio, "vamos mostrar aos jovens o verdadeiro sentido da caminhada cristã e tirá-los de toda superficialidade que o mundo traz. Espero ser uma testemunha viva da felicidade que é a caminhada com Jesus e Maria!", afirmou.

Explicando sobre a importância do apostolado nestes âmbitos, o coordenador de mídia e redes sociais da agência ACI Digital, José Bazo, destacou o valor da iniciativa: "As redes sociais respondem a uma dinâmica muito profunda do ser humano: a comunhão. Diante do grande evento que vai marcar a vida da Igreja no Brasil, essa iniciativa torna os jovens mais participativos na tarefa evangelizadora. O jovem gosta de aceitar desafios, pois têm essa força que os leva a empreender grandes coisas".

Segundo o regulamento do Comitê Organizador Local para o desafio, todo o conteúdo dever ser produzido pelo jovem ou pelo grupo, utilizando camisetas e produtos com o logo oficial da Jornada. "Acredito que campanhas como essa podem se tornar um ciclo evolutivo, muitos jovens serão animados a participar desta ação", comenta o peregrino Lucas Teixeira, de 21 anos. O material será avaliado por uma equipe que julgará a criatividade e originalidade, respeitando o tema do dia.

Os vencedores de cada dia serão compartilhados na fanpage da JMJ Rio2013 e no sábado, os internautas conhecerão o vencedor da semana. Os prêmios são surpresas e não poderão ser revertidos em dinheiro.

"Além de expandir a JMJ para outros milhares de jovens, cria um 'clima' legal entre os peregrinos e o evento, antes mesmo de acontecer!", destaca a jovem Gabrielle Bertoni, 19 anos, que participará pela primeira vez da Jornada Mundial da Juventude.
Para mais informações acesse a página oficial do evento: (https://www.facebook.com/events/248395075303168/)

Confira também os desafios de cada dia:
SEGUNDA-FEIRA: mandar uma foto sobre como você preparou ou está preparando a sua inscrição como peregrino na JMJ.
TERÇA-FEIRA: um vídeo de como você está promovendo a JMJ na sua paróquia.
QUARTA-FEIRA: foto individual ou em grupo com camisetas, imagens e o logo na Jornada, em um local inusitado.
QUINTA-FEIRA: gravar um vídeo convidando o maior número de pessoas para participarem da JMJ.
SEXTA-FEIRA: enviar um vídeo com o bispo, padre ou alguma personalidade da sua diocese convidando quem ainda não se inscreveu para a JMJ Rio2013.


voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


VIDA E FAMÍLIA








Foi declarada morta, deu à luz e acordou minutos depois

WASHINGTON DC, 27 Mai. 13 (ACI/EWTN Noticias) .- Erica Nigrelli, uma jovem professora norte-americana, colapsou em uma sala de aula às 36 semanas de gravidez, e seu coração deixou de bater. Um rápido atendimento médico conseguiu que seu bebê nascesse embora ela estivesse tecnicamente morta… até que minutos depois do parto voltou à vida.

Os fatos ocorreram em Missouri City, Texas, onde Erica trabalha na escola secundária Elkins. Conforme informa a rede Fox News, que esta semana difundiu a história, tudo ocorreu faz três meses quando a mulher de 32 anos estava com um colega de trabalho em uma sala de aula e perdeu o conhecimento.

"Aparentemente eu disse ‘me sinto muito frágil’ e abaixei a minha cabeça e essencialmente desmaiei", recordou Nigrelli. Seu marido, que também é professor no Elkins disse que se dirigiu à sala, abriu a porta "e Erica estava deitada no chão".

Os colegas de trabalho da Erica a socorreram com ressuscitação cardiopulmonar e um desfibrilador, conseguiram que ela resistisse até a chegada dos paramédicos que a levaram a toda pressa ao hospital.

A cesárea de emergência foi praticamente post-mortem, pois o coração de Erica não estava batendo.

Depois de voltar para a vida, os médicos detectaram que Erica tinha um defeito cardíaco, por isso apesar de ter somente 32 anos lhe implantaram um marca-passo.

Sua filha, Elayna, tem atualmente três meses, pesa 4 quilogramas e em pouco tempo deixaria as ajudas respiratórias devido às sequelas de ter nascido nestas extremas circunstâncias.

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo






PARA CANCELAR A ASSINATURA O INSCREVER UM AMIGO, PREENCHA O FORMULÁRIO AQUI
COMENTÁRIOS OU PERGUNTAS A acidigital@acidigital.com
http://www.acidigital.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.

"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]