quarta-feira, 22 de maio de 2013

ACI Digital: Papa Francisco visitará comunidade carente do Rio durante a JMJ














NOTÍCIAS DIÁRIAS · www.acidigital.com










21 de maio de 2013






Conhecida como a

Papa Francisco visitará comunidade carente do Rio durante a JMJ

RIO DE JANEIRO, 21 Mai. 13 (ACI) .- A agenda do Papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude Rio 2013, divulgada recentemente pelo Vaticano, está repleta de atividades com jovens e encontros solenes. Entre eles, já se encontra agendada a visita do Santo Padre ao Complexo de Manguinhos, uma comunidade carente e uma das mais violentas da Zona Norte do Rio de Janeiro, que vem sendo pacificada.

NOTÍCIA COMPLETA


SUGERIMOS HOJE:

FAÇA PARTE DA NOSSA REDE NO FACEBOOK
http://www.facebook.com/acidigitalport

SIGA AS NOSSAS NOTÍCIAS NO TWITTER
https://twitter.com/acidigital

ASSINAR · RSS · MP3/PODCAST · RECURSOS · PUBLICIDADE


MANCHETES DO DIA











VATICANO
Não deve existir luta de poder na Igreja, diz o Papa Francisco
Porta-voz vaticano nega que o Papa tenha feito um exorcismo em São Pedro
O Papa pede oração pelas vítimas de tornado em Oklahoma

BRASIL
Papa Francisco visitará comunidade carente do Rio durante a JMJ

MUNDO
Sacerdote caluniado por vídeo sexual reitera inocência e espera que a justiça seja feita
O Papa Francisco lançou App MISSIO
Papa ajudou jovem dependente de drogas na sua luta contra o vício





Católico em Dia



Evangelho:





Santo ou Festa:
Santa Maria Madalena de Pazzi



Um pensamento:

Busca a perfeio inclusive nas coisas pequenas.

São José Marello













VATICANO








Não deve existir luta de poder na Igreja, diz o Papa Francisco

VATICANO, 21 Mai. 13 (ACI/EWTN Noticias) .- Na habitual homilia da Missa que presidiu nesta manhã na Casa Santa Marta, o Papa Francisco disse que a luta de poder não deve existir na Igreja, e recordou que o verdadeiro poder é o serviço, a exemplo de Cristo que não veio para ser servido, mas para servir.

O Santo Padre meditou sobre o Evangelho de hoje quando Jesus fala da sua Paixão a seus discípulos e, estes, discutiam sobre quem era o melhor entre eles. "A luta pelo poder na Igreja não é coisa destes dias, começou então em tempos de Jesus". "Em sua chave evangélica -explicou o Papa- a luta pelo poder na Igreja não deve existir".

Francisco sublinhou que "o verdadeiro poder é o serviço. Como Ele fez, que veio para servir e não para ser servido, e seu serviço foi o serviço da Cruz. Ele se humilhou até a morte, a morte na Cruz, por nós, para nos servir, para nos salvar. E não há outro caminho na Igreja para seguir adiante. Para o cristão, ir adiante, progredir significa humilhar-se. Se não aprendermos esta regra cristã, nunca, nunca seremos capazes de entender a verdadeira mensagem de Jesus sobre o poder".

O Papa em sua homilia recordou que Santo Inácio de Loyola nos Exercícios Espirituais, pedia ao Senhor Crucificado "a graça da humilhação". Isto, reiterou o Papa é "o verdadeiro poder do serviço da Igreja".

O Santo Padre indicou que "o caminho do Senhor é Seu serviço: assim como Ele fez Seu serviço, nós temos que segui-lo, no caminho do serviço. Este é o verdadeiro poder da Igreja".

"Queria hoje rezar por todos nós, para que o Senhor nos dê a graça de compreender que o verdadeiro poder na Igreja é o serviço. E também para compreender a regra de ouro que Jesus nos ensinou com Seu exemplo: para um cristão, progredir, avançar significa rebaixar-se, ser menor. Peçamos esta graça", concluiu.

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo

Porta-voz vaticano nega que o Papa tenha feito um exorcismo em São Pedro

VATICANO, 21 Mai. 13 (ACI) .- O porta-voz do Vaticano, Padre Federico Lombardi, negou que o Papa Francisco tenha realizado um exorcismo na Praça de São Pedro no domingo 19 de maio na Solenidade de Pentecostes.

Em declarações ao Grupo ACI, o diretor do Escritório de Imprensa da Santa Sé indicou que "o Papa não teve nenhuma intenção de realizar um exorcismo, portanto é absolutamente falso que tenha feito isto. Simplesmente fez uma oração pelo doente".

As especulações sobre o suposto exorcismo realizado pelo Papa surgiram devido a um vídeo colocado na Internet pelo canal TV 2000 da Conferência Episcopal Italiana. O vídeo é a promoção do programa "Vade Retro" (uma fórmula em latim que se usa nos ritos de exorcismo e que significa "volta atrás" ou "retrocede") no que o sacerdote legionário Juan Reveja apresenta um jovem ao Papa.

O que o presbítero disse ao Papa não se sabe, mas sim se vê o Santo Padre com o semblante sério e logo em atitude de oração pelo menino em cadeira de rodas. Depois impõe ambas as mãos sobre ele.

Enquanto o Papa rezava, escuta-se o som como de um grunhido que provém do jovem que abre a boca e se encolhe um pouco sobre sua cadeira de rodas.

Os guardas de segurança se vendo o que aconteceu se apressaram para pegar uma carta que o Padre Reveja tinha antes do Santo Padre passar para cumprimentar a seguinte pessoa.

"Como é normal, muitos doentes e muitas pessoas em dificuldade são apresentados ao Papa, e ele sempre ora por eles", disse o Padre Federico Lombardi ao Grupo ACI.

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo

O Papa pede oração pelas vítimas de tornado em Oklahoma

VATICANO, 21 Mai. 13 (ACI/EWTN Noticias) .- O Papa Francisco fez um chamado à oração pelas vítimas do tornado em Oklahoma (Estados Unidos) que até o momento cobrou a vida de dezenas de pessoas, entre as quais há várias crianças. Os números ainda não são de todo claros.

O tornado de aproximadamente dois quilômetros de diâmetro chegou à área metropolitana no segundo dia de uma série de tormentas que atingiram o estado de Oklahoma.

Conforme informam os meios locais, pelo menos duas escolas foram arrasadas pelo tornado que chega inclusive a uma velocidade de 320 quilômetros por hora.

A escola primária Plaza Towers foi a mais afetada. O tornado destruiu completamente o teto e derrubou paredes. Várias crianças foram retiradas dos escombros com vida e continuam os trabalhos de resgate.

Os grupos de resgate se encontram nestes momentos em operações de busca em vastas áreas da cidade. Os serviços de emergência estão tentando resgatar as pessoas que ficaram presas sob os restos das edificações. Os danos materiais também são abundantes.

Em seu tweet desta manhã, o Papa Francisco escreveu "Uno-me a dor das famílias que perderam seus entes queridos, muitos deles crianças, no tornado em Oklahoma. Oremos por eles".

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


BRASIL








Papa Francisco visitará comunidade carente do Rio durante a JMJ

RIO DE JANEIRO, 21 Mai. 13 (ACI) .- A agenda do Papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude Rio 2013, divulgada recentemente pelo Vaticano, está repleta de atividades com jovens e encontros solenes. Entre eles, já se encontra agendada a visita do Santo Padre ao Complexo de Manguinhos, uma comunidade carente e uma das mais violentas da Zona Norte do Rio de Janeiro, que vem sendo pacificada.

O Sumo Pontífice chega ao Brasil no dia 22 de julho e ficará hospedado na Residência do Sumaré, mesmo local onde também se hospedou o beato João Paulo II, em 1980 e 1997, suas duas visitas ao país.

Um dos momentos mais esperados e que, certamente, trará muita alegria aos moradores do Rio será a visita do Papa Francisco ao Complexo de Manguinhos, comunidade carente, recentemente pacificada e escolhida dentre todas as outras comunidades.

A visita acontecerá por volta das 11h, na quinta-feira, dia 25 de julho. O Papa irá abençoar o novo altar da igreja São Jerônimo Emiliano, primeira construída na comunidade; além de, se encontrar com alguns membros da comunidade paroquial. Em seguida, ao encontro de líderes da comunidade e moradores, o Santo Padre se dirigirá ao campo de futebol para dar a sua benção aos moradores e visitará a casa de uma família.

"A ideia principal dessa visita é mostrar ao Papa Francisco a realidade da cidade que ele está visitando. Não dá pra fingir que as favelas não existem, elas são parte importante do Rio", explica o assessor de imprensa da JMJ, Paulo Ubaldino.

Com uma população de aproximadamente 1.152 pessoas, de acordo com dados do Censo 2010, compilados pelo Instituto Pereira Passos. A Comunidade de Varginha era uma zona violenta e conhecida como "Faixa de Gaza", antes da pacificação, programa de recuperação do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

A Vigília de Oração acontecerá no sábado, a partir das 19:30h, em Guaratiba, no Campus Fidei. O Papa Francisco ficará no país até domingo, dia 28 de julho, quando celebrará a missa de encerramento da JMJ e os jovens brasileiros passarão a cruz e do ícone mariano aos jovens do próximo país sede da Jornada.


voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


MUNDO








Sacerdote caluniado por vídeo sexual reitera inocência e espera que a justiça seja feita

MADRI, 21 Mai. 13 (ACI) .- O Pe. Javier Ruiz López, ex-pároco de Churra, em Cartagena (Espanha), expressou sua tristeza pelas calúnias das que foi objeto a raiz do vídeo que foi manipulado para fazer acreditar que teve um encontro sexual com outro homem; entretanto, reiterou sua inocência e manifestou sua confiança em que as autoridades farão justiça.

"Dentro do possível estou tranquilo, mas isto é um sofrimento", expressou a uma jornalista de La Opinión de Murcia. "A vida me deu várias pauladas, mas esta foi a pior, porque jamais poderia imaginar que isto acontecesse comigo", acrescentou desde a casa de espiritualidade onde se encontra enquanto se faz justiça ao caso que também afetou a sua família, entre eles seus pais de 70 e 71 anos.

O Pe. Ruíz López, que foi pároco de Churra durante dez anos, disse que está "sereno e com a consciência muito tranquila". Indicou que tomou "muito bem" a decisão do Bispo local, Dom José Manuel Lorca, de destituí-lo do seu cargo. "Ele tomou a decisão que era melhor para mim (...). Ele me apoia e confia em mim", afirmou.

"Aconselhou-me que desaparecesse, sobretudo pelo reboliço midiático e pelas ligações dos meios". "O que tenho muito claro é que a obediência ao meu bispo me salvará", relatou a jornalista.

O sacerdote disse que não sabe quem poderia ter feito a montagem. Indicou que embora a maioria do povo se leve bem com ele, também "há pessoas que não gostam de mim, muito poucas, mas há".

O Pe. Ruíz assinalou que agora só deseja desconectar e esperar que no tribunal "façam seu trabalho". Enquanto isso continuará na casa de espiritualidade.

Como se recorda, logo após a difusão do vídeo através das redes sociais, o perito da Agência de Proteção dos Direitos Cidadãos, José Ortega, advertiu que se trata de uma gravação manipulada.

No programa "Espelho Público" de Antena 3, o perito assinalou que o vídeo foi manipulado pois se a imagem do suposto sacerdote for analisada, se pode ver que o pescoço está mais fundo do que o normal e que "o umbigo está deslocado oito centímetros à direita", perdendo sua posição natural de permanecer em linha reta com a garganta. Além disso, indicou, vê-se que a camisa preta do ex-pároco foi superposta.

Ortega explicou que isto se pode fazer com o programa de edição After effects, usado para conseguir efeitos especiais, e que na Agência de Proteção dos Direitos do Cidadão só demoraram dez minutos em ver que se tratava de uma montagem.

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo

O Papa Francisco lançou App MISSIO

ROMA, 21 Mai. 13 (ACI/EWTN Noticias) .- Bastou somente um toque na tela de um iPad para que o Papa Francisco se convertesse no primeiro Pontífice em lançar um novo aplicativo para dispositivos móveis e telefones inteligentes, que procura expandir a marca missionária da Igreja no mundo digital, pondo a disposição as notícias de Roma, como histórias, fotos das atividades missionárias, assim como outros documentos.

O lançamento do App MISSIO aconteceu na sexta-feira passada, 17 de maio, na Sala Clementina do Vaticano durante uma reunião que o Papa teve com os 120 diretores nacionais das Obras Missionárias Pontifícias de todo o mundo.

Em uma entrevista ao Grupo ACI no mesmo dia do lançamento, o Diretor Nacional dos Estados Unidos, Padre Andrew Small, relatou que "Aperto aqui?" foi a pergunta que o Santo Padre lhe fez depois que ele mostrou o seu iPad explicando o que tinha que fazer.

"Eu estava muito ansioso para ter o sinal e que tudo funcione", contou o sacerdote, "o Santo Padre apertou o botão e apareceu um pequeno aviso na parte superior – chamado notificação de apertar- que dizia: o ‘Papa Francisco lançou App MISSIO’".

O Pontífice "parecia um pouco surpreso", recordou Pe. Small e assinalou que o lançamento efetivo do aplicativo foi simples.

O botão se denomina "Evangelizantur", que significa "foram evangelizados" em latim. O sacerdote explicou que dado que o aplicativo está disponível em Inglês, espanhol, italiano, alemão, francês, português, chinês e árabe, os que a desenvolveram, decidiram a frase latina para o lançamento.

O Pe. Small, além disso, disse que o objetivo do aplicativo é ajudar o Papa e a Igreja a ampliar o alcance de sua mensagem, com uma ênfase particular nos jovens.

"Desde a sua eleição, o Papa Francisco chegou muito mais além do Vaticano atingindo a vida das pessoas de maneira simples e significativa", observou o sacerdote e adicionou que com este aplicativo, o Pontífice põe "o Evangelho missionário nos bolsos de milhões de pessoas, jovens e velhos, ricos e pobres, crentes e na busca de crer".

App MISSIO foi desenvolvido pela empresa Little iAPPS e está disponível de maneira gratuita na iTunes App Store e no Google Play.

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo

Papa ajudou jovem dependente de drogas na sua luta contra o vício

ROMA, 21 Mai. 13 (ACI/EWTN Noticias) .- O Papa Francisco ajudou um jovem carteiro argentino a salvar-se do abismo da dependência das drogas, o Papa se converteu em seu pai espiritual quando ainda era Arcebispo de Buenos Aires.

O Padre Guillermo Ortiz é um sacerdote jesuíta que faz parte desta história de superação e que, precisamente, conheceu Francisco quando ainda era o superior provincial da Companhia de Jesus.

"Quando vivia em Buenos Aires –recorda-, conheci este rapaz. Escutava-me pela rádio e como é carteiro, conhecia o endereço do escritório e começou a me buscar para falar de temas espirituais. Ele estava saindo da droga graças à oração, e pedia sempre conselho espiritual".

O jovem –cujo nome não revelou para proteger sua privacidade-, tinha passado muito tempo sem visitá-lo e isso começou a preocupa-lo, até que um dia, tropeçou-se com ele pela rua e o encontrou totalmente recuperado.

"Sabe com quem estive Padre? Com o Cardeal Bergoglio! –explicou-lhe-. Passei pela Cúria e lhe deixei um papelzinho com o meu nome e meu telefone dizendo que queria falar com ele, e no sábado seguinte estava no meu quarto descansando e meu pai tocou na porta. Disse-lhe que não toque porque era meu dia de descanso e queria estar um pouco mais na cama! Mas meu pai disse, não pode ser, é que o Cardeal está te ligando!".

"O mesmo Cardeal –continua o Pe. Ortiz-, tinha ligado para ele para perguntar quando podia ir encontrá-lo. Sem um calendário a mão, deu uma resposta imediata!… Estas coisas são muito lindas e a gente se pergunta: Mas de onde tira tempo?!".

O sacerdote relatou orgulhoso que finalmente o jovem conseguiu superar sua dependência com a ajuda da oração, tendo sempre um diretor espiritual, falando com sacerdotes e, neste caso em particular com o Cardeal Bergoglio, quem lhe ajudou "a seguir sua luta contra a droga".

O que mais me marcou foi que o Cardeal Bergoglio sempre teve "esta proximidade com as pessoas, que não há barreiras", "inclusive como Bispo, como Cardeal não tinha secretários e ligava diretamente para as pessoas, atendia tudo o que pedissem", conclui.

O Pe. Ortiz atualmente dirige a seção espanhola da Rádio Vaticano, a rádio do Papa, e depois da eleição de Bergoglio como Pontífice de Roma, teve a ocasião de falar com ele em várias ocasiões e saudá-lo pessoalmente.

Recentemente, participou de uma das Missas matutinas que Francisco quis celebrar todos os dias, junto a todo o pessoal que trabalha a serviço do Vaticano.

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo






PARA CANCELAR A ASSINATURA O INSCREVER UM AMIGO, PREENCHA O FORMULÁRIO AQUI
COMENTÁRIOS OU PERGUNTAS A acidigital@acidigital.com
http://www.acidigital.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.

"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]