sexta-feira, 3 de maio de 2013

[Catolicos a Caminho] A SABEDORIA DE DEUS É MAIOR DO QUE A NOSSA Som !

 





----- Original Message -----


From: nascimentoja@shaw.ca


To: nascimentoja@shaw.ca


Sent: Friday, May 03, 2013 10:36 AM


Subject: A SABEDORIA DE DEUS É MAIOR DO QUE A NOSSA Som !








A SABEDORIA DE DEUS

É MAIOR DO QUE A NOSSA !



- "Nós somos loucos por causa de Cristo, e vós sábios em Cristo".(1 Cor.4,10).



Antes de responder a algumas perguntas que lhe fizeram, Paulo ocupa-se de um segundo tema de muita importância : A sabedoria de Deus contra a sabedoria humana.

Paulo adverte os coríntios de que não devem sucumbir à tentação de novos convertidos, dizendo-lhes sarcasticamente :

- "Já estais saciados ! Já estais ricos ! Reinais sem nós !".(1 Cor.4,8).

Na euforia dos primeiros crentes em Cristo Ressuscitado, alguns poderiam facilmente cometer o erro de se julgarem muito sábios superficialmente a respeito do Evangelho, que eles devem compreender mais em profundidade.

O que o mundo vê como sabedoria, Deus o vê como loucura.

E, tal como Paulo oferece da sua experiência, o que o mundo vê como loucura, poderia na verdade ser sabedoria.

Não sem um pouco de cansaço do mundo, Paulo oferece o seu próprio exemplo :

- "Até esta hora sofremos fome, sede e desnudez; somos esbofeteados, andamos vagabundos (...) Tornámo-nos como o lixo do mundo, a escória de todos até agora".(1 Cor.4,11-13).

Um novo convertido está convencido de que tudo é possível e certamente tudo se pode conseguir.

Mas um discipulo dedicado, depois de muitos anos de trabalho de evangelização, aprende que deve estar para além de certas respostas ambíguas e hostís do mundo, para se colocar do lado da Verdade que sempre habita dentro e para além do tempo presente.

Todas essas coisas alicerçadas na fé, são manifestações da sabedoria de Deus.

Todos os discípulos de Cristo sentem os mesmos problemas de Paulo, colocados no tempo presente, nos condicionamentos de agora em que, sobretudo através dos meios de comunicação social, utilizados muitas vezes por pessoas sem convicções morais ou religiosas para o trabalho que desepenham, fazem gala em apresentar sobretudo o que é escândalo para o mundo, generalizando-o, o que, evidentemente está gravemente errado e pode tornar-se, para além de difamação, também cruel calúnia.

Quando se fazem questionários na via pública, escolhem-se quase sempre pessoas de fraca representação humana social ou cultural, para colherem informações escandalosas ou pelo menos difamatórias como suporte de uma sociedade muito diferente e muito digna de todo o respeito.

Através da Internet, certos meios de comunicação social pedem comentários a respeito dos mais variados assuntos, comentários esses que são uma verdadeira vergonha, embora apresentem apenas opiniões pessoais que só definem quem as escreve e colocam mal quem as pede, mas sacodem a água do capote.

E tudo isto, nos tempos de hoje, torna a evangelização muito mais difícil para toda a Igreja, no trabalho dos seus membros, que se sentem por vezes frustrados e desanimados, perante uma sabedoria humana a tentar ultrapassar a sabedoria divina..



John

Nascimento










__._,_.___


| através de email | Responder através da web | Adicionar um novo tópico

Mensagens neste tópico (1)




Atividade nos últimos dias:


Visite seu Grupo


Para cancelar sua assinatura deste grupo, envie um e-mail para:

catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com










Trocar para: Só Texto, Resenha Diária • Sair do grupo • Termos de uso














.




__,_._,___

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.

"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]